Home America do Norte Roteiro de 6 dias em Toronto – Canada

Roteiro de 6 dias em Toronto – Canada

por Anderson Kaiser
Roteiro de 6 dias em Toronto - Canada - Vista da Cidade
Compartilhe:

Nesse roteiro de 6 dias em Toronto vamos falar dos locais que passamos, os passeios que fizemos, e também vamos dar dicas de onde comer, o que fazer, onde se hospedar e como se locomover pela cidade.

Nós ficamos mais de 20 dias no Canadá e tivemos a oportunidade de conhecer diversas cidades e diferentes regiões, como Niagara Falls, Quebec City, Vancouver e Victoria. Mas nossa primeira parada foi em Toronto.

Transporte Público em Toronto

Como não pegamos carro durante o período que ficamos na cidade, já começamos a nos aventurar pelo transporte público desde o momento que chegamos no aeroporto.

Nossa primeira tarefa era ir até o centro da cidade (Downtown) para poder pegar o metrô até onde ficaríamos. Táxi e Uber por lá são bem carinhos. Do aeroporto até o centro da cidade você não paga menos do que CAD$ 50,00 / 70,00. Então nós tínhamos duas opções se quiséssemos economizar: Up Express ou Ônibus. A primeira opção é um trem que interliga o aeroporto até a Union Station, bem no centro da cidade e custa CAD$ 12,35 (Junho/2019).

UP Express Trem do Aeroporto de Toronto até Downtown

Já o ônibus custa CAD$ 3,50, mas ele te deixa em um outro terminal, na estação Kipling. E de lá você deve pegar o metrô até a Union Station ou para outra estação que precise ir. Nós fizemos um post exclusivo sobre Como ir do Aeroporto de Toronto até Downtown, com todas as dicas e informações.

O transporte público de Toronto não é complicado. Pode parecer meio confuso no começo, mas em pouco tempo você pega o jeito. Ele é bem completo e você consegue conhecer toda a cidade sem precisar de carro. Algumas vezes vai precisar trocar do metrô para o ônibus ou street-car, mas a integração entre eles é gratuita.

Como usar o Day Pass em Toronto - Canada - Transporte Público em Toronto

Você pode conferir nosso Guia do Transporte Público de Toronto para mais detalhes, dicas e informações.

Onde se Hospedar em Toronto

Se você estiver indo à passeio para Toronto, a resposta mais direta de onde se hospedar é o centro da cidade (Downtown). A região é um pouco mais cara para ficar, isso é fato. Mas você estará perto de praticamente todas as atrações turísticas da cidade e provavelmente estará do lado de uma estação de metrô ou de um ponto de ônibus. E dependendo de onde escolher ficar, poderá ir à pé para diversos passeios e atrações.

Downtown Toronto é dividido em quadrantes, cada um com suas peculiaridades e atrações. Os mais procurados são Old Downtown, Entertainment & Financial District, Yonge-Dundas e Kensington-Chinatown.

Se você quer ficar em uma região mais agitada, então Young-Dundas é onde você deve se hospedar. Por lá, recomendamos alguns hotéis como o Marriott Downtown, o Saint James Hotel ou o Bond Place. Os três ficam bem pertinho do metrô. Entre o Entertainment & Financial District, recomendamos o One King West, Fairmont Royal York ou o Sheraton Centre.

Uma outra opção bem em conta em Downtown é o Holiday Inn Express. Se você procura Hostels, existem opções bem localizadas como o Hi Toronto Hostel, The Clarence Park e o Toronto Rooms and Suites.

Se nenhum acima te interessou, confira todas as opções de Hotéis e Hospedagem em Toronto. Você também tem a opção de ficar um pouco mais distante de Downtown e pegar um Airbnb. Existem opções bem em conta. Se nunca usou, faça seu cadastro com nosso link e ganhe um desconto na primeira hospedagem.

Importante: não esqueça da importância de sempre viajar com um Seguro Viagem. O Canadá não oferece atendimento médico gratuito para turistas. Então é sempre importante estar coberto durante a viagem. Faça uma cotação nos nossos parceiros Real Seguros e Seguros Promo.

Roteiro de 6 dias em Toronto

Dia 1 – O primeiro dos nossos 6 dias em Toronto começou por Downtown. Tentamos eliminar a maior parte das atrações dessa região já no começo pois assim conseguiríamos ir em outros locais mais afastados com mais calma. Exatamente por esse motivo, esse foi o dia mais corrido de nosso roteiro.

Dica: mesmo que você vá ficar poucos dias, mas pretende conhecer as principais atrações da cidade, nós recomendamos que você compre o City Pass. A economia é realmente vantajosa pois você tem acesso à 5 pontos turísticos com quase 40% de desconto. Você pode comprar online no site do City Pass (CAD$ 92,00 em Julho/2019) ou na hora em qualquer uma das atrações que fazem parte dele.

Comece o passeio bem cedo pela Union Station. Essa é a principal estação de Downtown e impressiona por sua imponência. É interessante observar sua arquitetura.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Union Station

Sem sair da estação, procure as placas e siga para o Sky Walk. Esse túnel conecta a estação até o Rogers Centre, que será seu próximo destino. Além de permitir uma vista diferente da cidade, por ser um túnel de vidro com vista de alguns prédios do centro, ele ainda te protege se estiver viajando no inverno.

No Rogers Centre você irá encontrar três atrações: a CN Tower, o Ripley’s Aquarium e o estádio de baseball do Blue Jays. Desses três, nesse dia apenas o estádio ficará de fora. Mas como você passará em frente, aproveite para tirar algumas fotos dele e da famosa escultura: The Audience. Ela retrata os fãs do time assistindo um jogo.

Toronto à Pé - Roteiro 1 Dia - Rogers Centre - The Audience

Hora de usar o City Pass para conhecer a CN Tower e o Ripley’s Aquarium. Reserve a parte da manhã para conhecer essas duas atrações. Na CN Tower você tem uma vista panorâmica de Toronto e é uma excelente maneira de conhecer a cidade logo no início da sua viagem.

Roteiro de 6 dias em Toronto no Canadá - Vista da CN Tower.
Roteiro de 6 dias em Toronto – Vista da CN Tower

Visitar a torre é um passeio rápido. Já o Ripley’s Aquarium é um pouco mais demorado pois ele é maior e leva em torno de 2 horas para ver tudo sem correria.

As principais atrações são os tanques de arraias e o túnel que passa em baixo do aquário, onde diversos peixes e até tubarões nadam em cima de você.

Tubarão no Ripley’s Aquarium

Tanto a CN Tower quanto o Ripley’s Aquarium fazem parte do City Pass. Mas se você não comprou, os ingressos custam: CAD $38,00 e $39,00 – respectivamente (preços de Julho/2019).

Hora de começar a andar de verdade pela cidade. Saindo do aquário e atravessando a rua, você vai encontrar o Roundhouse Park, onde você encontra o Toronto Railway Museum. O museu não é grande e tudo bem se você não quiser conhecer, pois a principal atração por lá são as locomotivas e trens antigos que estão expostos no parque.

Ao lado dos trens você vai encontrar a Steam Whistle Brewing. Uma fábrica de cerveja que oferece também uma visita guiada. Só o prédio já vale a pena ser conhecido. As visitas são só com agendamento (neste site) mas se você quiser experimentar a cerveja você pode pedir no balcão. Nós recomendamos a “unfiltered“.

Provavelmente já é hora do almoço, então nossa dica é ir comer no St. Lawrence Market. Do Roundhouse Park, suba em direção à Union Station e no caminho até o mercado sugerimos que pare em dois locais: no Hockey Hall of Fame e no Berczy Park.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Hockey Hall of Fame

No Hall of Fame vale a pena o registro da escultura dos jogadores e da arquitetura do prédio. No Berczy Park pare para ver a fonte que é bem legal, cheia de estátuas de gatos e cachorros. Em frente você vai encontrar o Gooderham Buildin.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Gooderham Building

O prédio tem um destaque especial pela decoração de sua fachada. O desenho confunde, e faz a gente pensar que ele tem muito mais janelas do que aparenta.

O St. Lawrence Market fica na próxima quadra. Você vai encontrar bons locais para comer e beber. As lojas de doces também são uma atração cheia de guloseimas.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Lojas no St. Lawrence Market

Nossa sugestão é comer o famoso Peameal Bacon, típico da cidade e que virou atração entre os turistas. Para prová-lo, recomendamos o Carousel Bakery. O lanche é feito na hora e estava bem saboroso.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Lojas no St. Lawrence Market - Peameal Bacon

Depois de repor as energias ainda temos uma última sugestão, que é caminhar mais algumas quadras até o Distillery District.

Os prédios antigos que antes pertenciam a uma destilaria de whisky hoje se transformaram em lojas e restaurantes que fazem desse local um passeio único. É um ótimo destino para terminar o dia. Além de poder tomar um café ou sorvete, conforme vai escurecendo o local vai ficando iluminado e a paisagem se transforma.

Toronto à Pé - Roteiro 1 dia - Prédio no Distillery District

Na volta, não deixe de ver como Downtown Toronto fica com outra cara durante a noite.

Ufa. Terminamos o primeiro dia. Realmente esse foi o dia mais puxado e cansativo de nosso roteiro, mas conseguimos ver boa parte das atrações da região de uma vez. Veja o Roteiro de 1 dia à Pé por Toronto, que falamos em detalhes de todos esses locais.

Dia 2 – O segundo dia do nosso roteiro de 6 dias em Toronto começa com a Casa Loma. A estação de metrô mais próxima dela é a Dupont (Linha 1). Esse imponente castelo foi construído em 1914 e hoje é uma das atrações turísticas da cidade. Também está inclusa no City Pass, mas se você não comprou, o ingresso custa CAD $30,00 (preço em Julho/2019).

Roteiro de 6 dias em Toronto – Casa Loma

É uma visita um pouco mais demorada, pois o castelo conta com 4 andares a serem vistos, sem deixar de mencionar o telhado, que pode ser acessado por uma escadinha bem apertada. A vista lá do alto é imperdível e pode-se ver praticamente toda Downtown.

Além disso, a visita termina nos estábulos que ficam do outro lado da rua e o acesso a ele é através de um túnel, construído alguns anos depois do castelo ter sido finalizado.

Saindo da Casa Loma, vá para a Spadina House, que fica do lado. A entrada custa CAD $10 e as visitas são guiadas. Esse museu é interessante pois conta a história e a rotina da região nos anos entre 1900 e 1930. Como viviam as famílias no local, como foram afetadas pela guerra e como a cidade evoluiu no período. É importante se atentar para o horário das visitas guiadas. Você encontra todos os detalhes nesse link.

Volte para a estação Dupont, mas dessa vez passando por dentro do Spadina Park. Ele é bem pequeno mas oferece uma vista interessante do horizonte e da Spadina Rd. Você ainda corta caminho entre a Casa Loma e o metrô. Não falamos de passar por ele na hora que estiver chegando pois ele fica no alto e possui vários degraus pra subir. Mas para ir embora é só descida e fica mais fácil. 😉

Novamente no metrô, vá para a Young-Dundas Square, descendo na estação Dundas (Linha 1). Esse é provavelmente um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, e ótimo lugar para compras e para comer. Algumas pessoas chamam de Times Square de Toronto.

Na esquina fica o Toronto Eaton Centre, um enorme shopping e point de compras da cidade. As principais lojas e marcas famosas estão por lá. Tem também uma praça de alimentação boa, sem contar os restaurantes e lanchonetes no entorno.

Volte para o metrô e vá até a estação Osgoode (Linha 1). Pegue um bilhete de integração no metrô e na esquina da Queen St. West com a University Av. pegue o Street Car 501 (Humber) para ir para o Graffiti Alley. Preste atenção pois são apenas 5 paradas até chegar lá.

O Graffiti Alley é um beco cheio de arte de rua a céu aberto e com várias pinturas em muros e paredes. Vale a pena passar e conhecer.

Roteiro de 6 dias em Toronto – Graffiti Alley

Perto do Graffiti Alley fomos comer o mais famoso prato típico do Canadá, o Poutine. Ali pertinho tem o Smoke’s Poutinerie. Fica a uns 400 metros e pode-se ir a pé, na 578 Queen St.

Dia 3 – Nosso terceiro dia foi todo reservado para conhecermos a Toronto Island. Em alta temporada ela tem atrações para o dia todo. Você pode caminhar por toda a ilha e ir parando nas praias. Cada uma tem uma paisagem diferente e todas muito belas de se apreciar.

A balsa para a Toronto Island sai do Jack Layton Ferry Terminal. É pertinho da Union Station. Se você chegou até a Union de metrô, nem é necessário sair da estação para ir até o Terminal. Siga as placas para pegar o Street Car que vai te deixar em frente. As linhas 509 (Spadina Station) e 510 (Exhibition) te levam até a parada Queens Quay Ferry Docks Terminal. Você pode comprar o ticket da balsa no local, ou evitar fila e comprar online neste link. O ticket custa CAD $8,19 por pessoa.

A Toronto Island é um passeio para o dia todo se você for em alta temporada. São três ilhas interligadas, e a idéia é você passar por pelo menos duas delas e ir conhecendo as principais atrações de cada uma. Nós recomendamos pegar a balsa para Hanlan’s Point. Apesar de não ser o ponto mais badalado da ilha, essa parte possui uma bela paisagem, e você vai caminhando até a Centre Island. Além disso, a balsa para esse ponto é menos concorrida.

Hanlan's Point Beach em Toronto Island
Hanlan’s Point Beach com uma bela vista de Downtown Toronto ao fundo.

Entre o Hanlan’s Point e a Centre Island nós indicamos que você passe nos seguintes pontos: conheça a Hanlan’s Point Beach, caminhe pela Lakeshore Ave, onde você poderá ver inúmeras embarcações ancoradas e pessoas nas mesas fazendo pique-nique, e pare no Gibraltar Point Lighthouse, que tem fama de ser um farol mal assombrado. Continue na Lakeshore Ave até chegar à Centre Island.

Uma observação sobre a Hanlan’s Point Beach é que a primeira parte dela é “clothes optional“. Sim, os dois primeiros quilómetros dessa praia é uma praia de nudismo. Nós falamos um pouco mais em detalhes sobre isso no post: Praia de Nudismo em Toronto.

Gibraltar Point Lighthouse em Toronto Island
Gibraltar Point Lighthouse

Em Centre Island é onde as coisas acontecem e onde você vai encontrar praticamente todas as atrações da ilha. Por isso que não recomendamos começar por ela, pois você chegaria nos outros pontos já sem pique. Além das belas paisagens, é nessa área que estão os quiosques e barraquinhas de comida. Não deixe de experimentar as famosas (e deliciosas) Beaver Tails de sobremesa.

Nessa área, dê uma esticada nas pernas na Chelsea Beach. Com uma barreira de pedras, ela não tem ondas e a água, apesar de gelada, é bem calma e muito boa para curtir em dias de calor.

Chelsea Beach em Toronto Island
Chelsea Beach em Toronto Island

Vá também ao Centre Island Pier (não vá com comida, pois as gaivotas atacam e roubam da sua mão). O Lakeshore Splash Pad é ótimo para as crianças se molharem nos dias de verão e do lado você tem a Avenue of the Island, com fonte, chafariz e um jardim bem legal. De Junho à Agosto, você também pode visitar o Centreville Amusement Park, um parque de diversões com atrações para crianças e adultos. Tem teleférico, trenzinho, jogos, carrossel e diversas atividades.

Centreville Amusement Park em Toronto Island
Teleférico no Centreville Amusement Park

Se você não quiser comer nos quiosques perto do píer, ao lado da entrada do Centreville você encontra o Carousel Café.

Ao final, não deixe de aproveitar as belas paisagens da ilha e a maravilhosa vista que você tem de Downtown quando estiver voltando de balsa.

Roteiro de 6 dias em Toronto – Vista de Downtown na balsa para a Toronto Island

Dia 4 – Esse dia reservamos para algumas comprinhas. Mas não sem antes visitar um ou outro ponto da cidade. Começamos cedo pelo Toronto Sign. Ele fica perto de três estações de metro: St. Patrick, Osgoode e Queen (todas na linha 1).

Toronto Sign bem cedinho durante nosso roteiro de 6 dias em Toronto

Na praça do letreiro você encontra dois prédios que valem a pena serem fotografados. O primeiro é a prefeitura, com sua fachada moderna e cheia de curvas. E o segundo é o Toronto Old City Hall, o antigo prédio da prefeitura, que tem a torre do relógio e uma arquitetura bem legal.

Roteiro de 6 dias em Toronto – Old City Hall em Toronto

Fomos então conhecer Chinatown. Não é difícil de ir andando até lá. Da praça da prefeitura, vá caminhando sentido a estação St. Patrick. Vire à esquerda na Dundas St. e você estará no caminho certo. No cruzamento da Dundas St. com Spadina Ave., vire à esquerda e você chegou.

Se você aprecia arte, logo depois que passar pela estação St. Patrick, não deixe de conhecer o Art Gallery of Ontario (AGO). Só o prédio já impressiona.

Em Chinatown, vá explorando as lojinhas. Se quiser experimentar algo típico da culinária chinesa, os restaurantes dessa região são parada obrigatória. Alguns nem possuem cardápio em inglês, então será uma aventura.

Ainda na região, visite o Kensington Market. Um mercado com produtos naturais, bares, restaurantes e música, dependendo do dia e horário que você for. Na última sexta-feira de cada mês, eles fecham as ruas ao redor e o mercado dobra de tamanho. Datas e informações nesse link.

Para finalizar o dia de compras, vá ao Dufferin Mall, que fica ao lado da estação Dufferin (Linha 2) do metrô. Esse shopping tem lojas como Marshalls e H&M (roupas), Toys”R”Us (brinquedos), GAP Outlet e um enorme Walmart. Sem contar outras lojas de eletrônicos, relógios, celulares etc. É um shopping bem completo.

Dia 5 – Dos nossos 6 dias em Toronto, nós ainda não havíamos reservado um para relaxar e conhecer alguns dos parques da cidade, e olha que a cidade possui ótimas opções de escolha.

Começamos o dia pelo High Park. Ele é o maior parque de Toronto e além de ser um dos mais bonitos, é também o mais completo em questão de atrações. O acesso é bem fácil e fica ao lado da estação High Park (Linha 2) do metrô.

Nele você vai encontrar diversas trilhas que passam por belas paisagens à beira do lago, pistas de corrida e ciclofaixas, estacionamento, quadras e campos de futebol, baseball e playground para as crianças. Além disso ainda tem um zoológico, um parque para cachorros, uma área de piquenique, estufas e jardins com diversas plantas e flores, que mudam a paisagem a cada estação do ano.

Roteiro de 6 dias em Toronto - Trilha do High Park à beira do lago
Roteiro de 6 dias em Toronto – Trilha do High Park à beira do lago

Esse é um dos raros parques de Toronto em que você encontra um restaurante. A grande maioria deles na cidade são para as pessoas aproveitarem e levarem seus próprios lanches. No High Park você tem o The Grenadier Cafe. Experimentamos o brunch deles, bom e bem completo, atende duas pessoas tranquilamente. Mas eles também possuem opções de almoço e jantar. Você tem informações de horários e de eventos no site do High Park.

Saindo do High Park, no caminho de volta para Downtown, paramos no Queen’s Park. Ele fica entre duas estações do metrô: Queen’s Park e Museum (ambas da Linha 1). É uma parada rápida para conhecer o Ontario Legislative Building. O castelo onde hoje funciona a Assembléia Legislativa de Ontário é um dos mais bonitos da cidade e pode ser visitado em um tour guiado. Mas só a vista por fora já é mais que suficiente, se você não estiver no pique de conhecer por dentro em detalhes.

Para horários e informações de visitas guiada, consulte esse site.

Dia 6 – Infelizmente nosso último dia em Toronto. Mas ainda tínhamos alguns lugares para conhecer antes de nos despedirmos da cidade. Precisávamos ir até a última atração do City Pass: o Royal Ontario Museum. Reserve no mínimo uma manhã inteira para ele, ou até mais, pois ele é enorme.

Ele fica em frente à estação Museum (linha 1). Possui exposições temporárias que mudam frequentemente, e as galerias fixas, com exibições de dinossauros, mamíferos, objetos de diversas culturas e povos, história canadense entre outras atrações.

Dinossauro no Royal Ontario Museum em Toronto

No site do Royal Ontario Museum você encontra as informações do que está sendo exibido no momento.

Em frente ao Museu, não deixe de ver a Church of the Redeemer. Fica bem na esquina e não tem como confundir. Vale a pena ver o contraste de uma antiga construção de quando Toronto estava começando a ser construída, rodeada de prédios, lojas e avenidas movimentadas.

Do museu, vale a pena dar uma esticada até o Princes Gates. Não tem metrô perto, mas em frente à Union Station você pode pegar a linha de ônibus 509 – Harbourfront to Exhibition e descer na entrada. Essa região é cheia de atrações e eventos, tanto que é onde você encontra o Exhibition Place. Tem centros de exposições, teatros, estádio e muitas das festas e feiras de Toronto acontecem ali.

Princes Gates em Downtown – Roteiro de 6 dias em Toronto

Nós não fomos lá pelas exibições, mas para dar uma esticada nas pernas no Coronation Park e no The Toronto Inukshuk Park. Eles ficam um do lado do outro e possuem uma boa área verde em frente ao lago, onde você tem uma visão do Yacht Club com seus vários barquinhos chegando e saindo à todo momento.

E assim terminamos nosso Roteiro de 6 dias em Toronto. Nessa mesma viagem nós ainda ficamos 3 dias em Niagara, pegamos um trem para 3 dias em Quebec City e também fomos para o outro lado do país para ficar 6 dias em Vancouver e 1 dia em Victoria.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário