Home America do Norte Transporte Público em Toronto – Dicas e Informações

Transporte Público em Toronto – Dicas e Informações

por Anderson Kaiser
Transporte Público em Toronto - Canada
Compartilhe:

Confira nossas dicas e informações sobre o transporte público em Toronto. Como funciona, o melhor bilhete para se adquirir e como fazer a integração entre os diversos meios de transporte pela cidade.

Resolvemos usar apenas transporte público em Toronto por alguns motivos. O primeiro deles foi economia, pois iríamos ficar um tempo na cidade e não valeira o custo de alugar um carro.

Além disso, o transporte público em Toronto é bem eficiente e você consegue se deslocar facilmente pela cidade. É um pouco complicado no começo, mas você acaba pegando o jeito e entendendo como ele funciona. E, se você for ficar apenas pelas imediações das atrações turísticas e do centro da cidade, ele vai te atender muito bem.

Explicando o Transporte Público em Toronto

O sistema de transporte da cidade é operado pela TTC (Toronto Transit Commission) e engloba ônibus, metrô e streetcar. Por esse motivo você consegue facilmente trocar de um para o outro e eles acabam se complementando no seu percurso.

Metropass / Presto

Com o Metropass / Presto você pode utilizar todos os meios de transporte de forma ilimitada pagando uma taxa fixa mensal. É uma ótima opção para quem vai ficar bastante tempo na cidade ou até mesmo fazer um intercâmbio.

Transporte Público em Toronto - Cartão Presto

Se você não precisa adquirir o cartão mensal, também pode comprar bilhetes que valem por uma semana ou um dia todo. Todos na modalidade de uso ilimitado. O bilhete que server por um dia chama-se Day Pass. Falamos um pouco dele no post Como Usar o Day Pass em Toronto.

Cartão Day Pass em Toronto - Canada - Transporte Público em Toronto

Tipos de Passagens e Tarifas do Transporte Público em Toronto
  • Token: São vendidos nas estações do metrô. Parecem uma moeda e são utilizadas para pagar os bondinhos (streetcar), ônibus e metrô. Custam CAN$ 3,00 (Setembro/2018) mas devem ser comprados no mínimo 3, saindo por CAN$ 9,00.
  • Pass: São os passes que permitem a utilização de forma ilimitada por um período de tempo. Podem ser diários (Day Pass) CAD$ 12,50,  Semanais (Weekly Pass) CAN$ 43,75 ou Mensais (Montly) CAN$ 146,25. Preços de Setembro/2018.
  • Transfer: São passagens (ou bilhetes) utilizados para fazer integração com outro meio de transporte. Por exemplo, você paga o ônibus com um token, e pega um transfer para poder ingressar no metrô. Ou pega o metrô e utiliza o transfer para o streetcar. Nas estações podem ser pegos em máquinas, próximas as catracas ou nos guichês. Nos ônibus ou streetcar são entregues pelo motorista.

Transporte Público em Toronto - Transfer

As máquinas para pegarem os “transfers” nas estações são iguais essa da foto acima. Basta apertar o botão e pegar o ticket para ser utilizado em outro meio de transporte.

Idosos (65+ anos) e estudantes (13+ até 19 anos e que comprovem que estão estudando) pagam valores diferentes para cada tipo de passagem acima.  Todas as tarifas atualizadas podem ser verificadas no site da TTC.

Andando de ônibus e streetcar em Toronto

Se você for se aventurar no transporte público em Toronto, você provavelmente irá precisar pegar um ônibus ou mesmo streetcar e algum momento. Nem todas as atrações turísticas ficam próximas de estações do metrô, e esses meios de transpote são ótimos para complementar o trajeto até o destino final.

Ponto de Ônibus: a maioria dos pontos de ônibus que você vai encontrar pela cidade (mesmo nos bairros mais residenciais) são como o da foto abaixo.

Transporte Público em Toronto - Ponto de Ônibus

Ao lado do ponto você sempre encontra a marcação de quais ônibus passam naquela parada. É importante mencionar que não é necessário fazer sinal para o motorista. Eles param em todos os pontos obrigatoriamente. O que pode acontecer às vezes, é você sinalizar ao motorista que não vai pegar aquela linha (no caso de paradas que passam mais de uma).

Os motoristas não dão troco e não aceitam pagamento em dinheiro. Você até pode pagar em dinheiro, desde que seja o valor exato em moedas e que você deverá depositar em uma caixinha logo na entrada. Por esse motivo é sempre importante ter crédito no seu metrocard / presto ou ter sempre um token em mãos.

Se você for precisar de um ticket para fazer a integração com metro ou streetcar, peça ao motorista assim que entrar no ônibus e que efetuar o pagamento.

O streetcar é bem parecido com o ônibus em questão de utilização, pagamento etc. A diferença é que eles andam sobre trilhos.

Como usar o Day Pass em Toronto - Canada - Transporte Público em Toronto

Tem algo bem importante de se comentar sobre o streetcar que para nós foi estranho na primeira vez que fomos usar. Os trilhos não ficam próximos das calçadas, eles ficam na segunda faixa. Então quando eles param para desembarcar e pegar passageiros, eles abrem a porta “no meio da rua”.

Mas o interessante é que todos os motoristas e ciclistas respeitam e esperam o embarque e desembarque e só passam depois que ele está com a porta fechada. Então, não se assuste (como foi com a gente) e pegue ele sem medo, mesmo tendo que entrar no meio da rua pra isso. 😉

Metrô

O metrô em Toronto também é bem eficiente. Ele atende bem a área mais central da cidade e a maioria das atrações turísticas você consegue chegar com ele.

Transporte Público em Toronto - Metrô

As principais linhas são a Linha 1 (Norte – Sul) e a Linha 2 (Leste – Oeste). São as maiores e que passam por grande parte da cidade, cruzando ela toda. Mesmo assim, é importante ter em mente que você poderá precisar sair do metrô e pegar um ônibus ou mesmo streetcar.

As vezes a distância entre os locais nem é tão grande, mas pela facilidade de não pagar e por ser rápido, vale mais a pena ir para o ponto e fazer a integração com os ônibus do que ter que andar 4 ou 5 quadras entre uma atração e outra.

No site da TTC você encontra alguns mapas que podem ser úteis. Um deles é o mapa do metrô, o outro é o mapa da rede toda e também tem o mapa do streetcar. Todos os mapas estão neste link e ajudam bastante.

Aplicativo para o transporte público em Toronto

Se teve algo que nos ajudou nessa viagem foram os aplicativos de celular. Primeiro é importante mencionar que o Google Maps é bastante útil em Toronto. Ele calcula bem as rotas e indica com eficiência quais as linhas e direções tomar. Foi ótimo nesse sentido pois facilitou bastante em nossos roteiros. Só tínhamos que prestar atenção se estávamos indo na direção certa.

Sim, chegamos a pegar o ônibus certo mas na direção errada. No começo foi um pouco complicado de nos direcionar entre Norte, Sul, Leste ou Oeste. Mas acabamos pegando o jeito. Rs

No entanto, um outro aplicativo que foi bem útil nesse sentido foi o Transit Now: TTC, MBTA, NextBus. Você consegue baixá-lo na Play Store (Android) ou na App Store (iOS).

Transporte Público em Toronto - App Transit Now

Ele mostra em tempo real as linhas que você escolher, e você acompanha no mapa o deslocamento. É importante pois você não precisa ficar no ponto esperando sem saber que horas o ônibus vai chegar. E ele funciona com precisão, acredite. Ajuda bastante nos dias frios de inverno. Você provavelmente irá preferir ficar dentro da estação ou de alguma loja esperando o ônibus chegar.

Como comentamos, o transporte público em Toronto é bem prático e eficiente. Não é difícil se acostumar com ele, mas pode confundir no início. Fizemos praticamente tudo na cidade sem precisar pegar sequer um táxi. Para quem está chegando na cidade, pode ser um pouco estranho se adaptar com os tickets e tokens, mas você logo pega o jeito. No começo ficamos observando bastante as pessoas para entender como algumas coisas funcionavam. No fim, deu tudo certo e um errinho aqui, outro ali, chegamos onde queríamos.

E você, tem alguma dica ou dúvida? Manda pra gente.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário