Home America do SulBrasil Roteiro de 1 dia em Sabará – Minas Gerais

Roteiro de 1 dia em Sabará – Minas Gerais

por Anderson Kaiser
Roteiro 1 dia em Sabará - Cidades Históricas - Minas Gerais
Compartilhe:

Durante nosso roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais, passamos 1 dia em Sabará e vamos contar em detalhes os locais que visitamos, quais as principais atrações da cidade e nossas dicas de lá.

Como Chegar em Sabará

Sabará fica na região metropolitana de Belo Horizonte e é uma excelente opção pra se fazer um bate-volta saindo da capital mineira. Do centro de BH, você não demora mais do que 30 minutos para chegar nessa pequena, mas charmosa, cidade histórica.

Você pode aproveitar e fazer um roteiro de 1 dia em Sabará, como nós fizemos, sem se preocupar com hospedagem ou onde ficar na cidade. Nós estávamos hospedados em Belo Horizonte e apenas estendemos em um dia nossa estadia por lá, antes de partirmos para nosso roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais.

Você pode, inclusive, sair um pouco mais tarde para não ter que enfrentar o trânsito do horário de pico e mesmo assim irá aproveitar com tranquilidade todas as atrações da cidade.

Roteiro de 1 dia em Sabará

Nós recomendamos começar o seu roteiro de 1 dia em Sabará pela Igreja Nossa Senhora do Ó. Primeiro por que ela é o cartão postal da cidade. Segundo pelo fato dela ser a atração mais distante de nosso roteiro, então depois de visitá-la, todos os outros locais já são voltando sentido Belo Horizonte, o que facilita na hora de ir embora.

Roteiro de 1 dia em Sabará - Cidades Históricas de Minas Gerais - Igreja Nossa Senhora do Ó

Construída em 1675, é uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais. Se por fora ela tem essa aparência simples, por dentro é que ela encanta com sua beleza, seu altar em ouro e com seu teto representando diversas passagens bíblicas.

Dica: procure pela Marília, e peça para ela explicar todos os detalhes sobre a construção e o local. Uma senhora bem simpática que em 15 ou 20 minutos vai te contar a história da igreja, suas curiosidades, explicar sobre sua decoração e contar um pouco da história de Sabará. Tivemos uma verdadeira aula com ela. 😉

Não deixe de reparar nas casinhas ao redor da igreja. Elas foram todas revitalizadas e pintadas, o que dá um charme adicional à região. Em algumas delas funcionam alguns

Da Nossa Senhora do Ó, vá para a Praça Getúlio Vargas. Por lá você vai encontrar a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Essa também vale a pena entrar para conhecer sua arquitetura e decoração.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Sabará - Minas Gerais

Lembrando que é necessário comprar um ingresso para conhecer a igreja. Quando fomos (em Janeiro/2019) pagamos R$ 5,00 e o ingresso dava direito à conhecer tanto a Nossa Senhora do Ó quanto a Nossa Senhora da Conceição. Na Praça Getúlio Vargas você também encontra um chafariz.

Passe pela Capela de Nossa Senhora do Pilar e siga em direção ao Museu do Ouro. É impressionante como pouquíssimas pessoas sabem que em Sabará existe esse museu. Inclusive alguns guias e moradores de regiões próximas sequer indicavam essa atração e ficavam surpresos quando mencionávamos que tínhamos ido.

Mas voltando ao roteiro, vale a pena conhecer o museu pela história. Para saber como era produzido o ouro e como era feita a cobrança do “Quinto”, imposto pago à Coroa Portuguesa. Tanto os objetos quanto as maquetes são bem interessantes.

Roteiro de 1 dia em Sabará - Cidades Históricas de Minas Gerais - Museu do Ouro

Aliás, visitando as cidades históricas de Minas Gerais, nunca deixe de reparar nos tetos dos lugares por onde passar. Você irá se impressionar com a quantia e diversidade de arte e adornos que podem estar ali.

Continuando nosso roteiro de 1 dia em Sabará, fomos então conhecer a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Aqui tivemos nosso primeiro contato com as obras de Aleijadinho, o maior nome da arte barroca brasileira. Nessa igreja se destacam seus trabalhos no coro, na decoração em pedra sabão da fachada e no púlpito. Sem contar que dentro da igreja existem algumas de suas obras em arte sacra.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Sabará - Cidades Históricas de Minas Gerais

Aliás, foi também nesta igreja que ficamos surpresos ao saber que andávamos por cima de várias covas vazias, antigamente utilizadas para enterrar pessoas importantes. É possível inclusive observar por todo o chão da igreja os números dessas covas, uma ao lado da outra, ultrapassando facilmente o número 100. Claro que logo se percebeu que isso não funcionaria, devido ao mau cheiro que se instalava nas igrejas, fazendo então com que os restos mortais fossem removidos.

Depois de visitá-la, fomos para a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Como naquela época os escravos não podiam frequentar as igrejas, eles decidiram criar sua própria em 1768. Por falta de recursos, ela nunca chegou a ser concluída e em 1888 a obra foi totalmente abandonada com a abolição da escravatura.

As ruínas da construção abandonada são legais para se ter uma idéia de como as igrejas eram construídas naquela época. Além disso, a capela principal pode ser visitada, e ela ainda conta com um pequeno museu de arte sacra.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Dica: Se você chegar lá em horário de visita (08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00) e encontrar o portão fechado, peça ajuda na barraquinha de pastel que fica ao lado. O pessoal que vende a comida é quem cuida da igreja. E o pastel é bom. #ficaadica 😉

Ao lado você vai encontrar também o Chafariz do Rosário. Nas proximidades você encontra a Casa Borba Gato (que apesar do nome, não foi onde nasceu o famoso bandeirante) onde existe uma biblioteca aberta apenas à pesquisadores.

Casa Borba Gato
Casa Borba Gato

Tem também o Teatro Municipal de Sabará, que é o segundo mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Quando fomos (Janeiro/2019) estava fechado para obras de revitalização. Ficamos sabendo que era para terem sido terminadas em 2018, mas não foi o que aconteceu. E tem ainda o Solar do Padre Correia, onde funciona a Prefeitura de Sabará.

Por fim, passamos na Igreja de São Francisco de Assis e terminamos o dia indo visitar o Chafariz do Kaquende. Além de ser um ponto histórico e turístico na cidade, ainda é fonte de água potável para quem mora ou visita o local. Na foto abaixo você pode ver o pessoal parando e enchendo galões com a água do chafariz.

Chafariz do Kaquende
Roteiro de 1 dia em Sabará – Chafariz do Kaquende

Além de todas as atrações que mencionamos acima, não deixe de reparar na arquitetura das casas e ruas de Sabará. É realmente uma viagem no tempo e uma cidade muito bacana.

Mapa – Roteiro de 1 dia em Sabará – Minas Gerais

No mapa abaixo, destacamos todos os locais mencionados nesse post. Assim você pode também programar o seu roteiro baseado na localização das atrações.

Onde Comer em Sabará

Nós não temos um restaurante específico para indicar. Mas tem alguns pontos que você pode encontrar comida boa e barata na região. Começando pela Praça Getúlio Vargas. Ao redor da praça você encontra diversos bares e restaurantes que servem almoço no estilo self-service. O mesmo quando você estiver na Nossa Senhora do Rosário. A praça em frente tem alguns restaurantes também, sem contar a barraca de pastel ao lado da igreja, como já mencionamos.

Já o local que achamos mais completo e com uma maior variedade foi entre a Prefeitura (Solar do Padre Correia) e o Teatro Municipal. Nos arredores da Praça Santa Rita você encontra bares, padarias, restaurantes e sorveterias.

Onde se Hospedar em Sabará

Sabará é uma cidade histórica bem pequena. Você quase não encontra um local para se hospedar na região. Nas proximidades não tem mais que duas ou três pousadas. Confira a lista de pousadas em Sabará. Nossa sugestão é realmente se hospedar em Belo Horizonte e fazer um bate-volta até a cidade.

Não deixe de ver também tudo o que já publicamos sobre Minas Gerais. Esse é o primeiro post do nosso roteiro pelas Cidades Históricas de Minas. Confira.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário