Home America do Sul Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte – Minas Gerais

Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte – Minas Gerais

por Anderson Kaiser
Igreja Pampulha - Roteiro de 3 Dias em Belo Horizonte - Minas Gerais
Compartilhe:

Fizemos um Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte, antes de irmos conhecer as Cidades Históricas de Minas Gerais, e vamos contar os detalhes dessa viagem, os locais que passamos, dicas de passeios, de hospedagem e outras informações.

Quantos Dias Ficar em Belo Horizonte?

BH não é um destino muito complicado e 2 ou 3 dias são mais do que suficientes para conseguir aproveitar bastante a cidade, seus pontos turísticos e não perder nenhuma das principais atrações do local.

Se você puder ficar em Belo Horizonte um fim de semana inteiro, melhor ainda, pois pode aproveitar a cidade quando ela está mais calma, sem muito trânsito, e também quando ocorrem alguns eventos exclusivos.

No nosso caso, fizemos um roteiro de 3 dias em Belo Horizonte pois a usamos como base para conhecer as Cidades Históricas de Minas Gerais, então resolvemos ficar esse período para aproveitar as coisas com calma.

Onde se Hospedar em Belo Horizonte?

Os dois melhores bairros para se hospedar em Belo Horizonte são Lourdes ou Savassi, pois estão bem próximos do centro. Dependendo de onde você estiver consegue até ir à pé em algumas atrações e um Uber/Táxi dessa região para qualquer ponto turístico mais afastado não sai tão caro.

Você pode conferir no Booking.com todas as opções de hospedagem na Savassi ou em Lourdes. Nós ficamos nessa região e recomendamos. Do hotel fomos andando para alguns bares e restaurantes. Também estávamos a uma curta caminhada da Praça da Liberdade e de outras atrações na região.

Nós ficamos hospedados no Ibis Budget Afonso Pena. Confira os preços e promoções no link e não deixe de ver o review que fizemos a respeito. Além do Ibis, também falamos do Boulevard Park Hotel aqui no blog, confira nosso review.

Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte

Nós chegamos em Belo Horizonte no fim da tarde de uma Sexta-Feira, para aproveitar ao máximo o Sábado e o Domingo já na cidade. Deixamos as malas no hotel e fomos procurar um lugar para comer.

Pertinho do hotel paramos na Praça Tiradentes, na esquina da Avenida Brasil com a Avenida Afonso Pena. Nossa idéia nem era parar nela, mas quando descobrimos que lá tem uma unidade do Porks – Porco e Chope, fomos correndo.

Nosso primeiro contato com eles foi em Curitiba. O local é simples, serve apenas o que diz o nome: Porco e Chope. O cardápio é enxuto e o valor de qualquer comida é de R$ 10,00. Os chopes são artesanais, então vale a pena experimentar alguns e conhecer diferentes sabores. Entre as porções, recomendamos pegar o Bacon com Melaço de Cana. Há também lanches de costelinha ou pernil.

Se não for muito seu estilo, na praça existem outros bares e restaurantes que servem porções, hamburgers e outros pratos. O ambiente é simples, mas te apresenta um pouco da vida noturna de BH. A praça fica cheia de mesas e cadeiras e cada restaurante leva os pedidos até sues clientes.

Roteiro de 3 dia em Belo Horizonte – Sábado

No sábado, começamos o dia bem cedo indo até a Lagoa da Pampulha. Iniciamos a caminhada pelo cartão postal de BH, a Capela de São Francisco de Assis. Fica aberta das 8:00 às 18:00. Uma taxa de R$ 5,00 é cobrada se você quiser conhecê-la por dentro, onde inclusive constam algumas obras Portinari.

Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte - Lagoa da Pampulha - Capela de São Francisco de Assis

Vale caminhar pela Lagoa e apreciar, além de sua bela paisagem, alguns outros pontos como a Casa do Baile, o Portal da Memória e a Casa Kubitschek. Essa última construída por Oscar Niemeyer para ser a casa de fim de semana do então presidente Juscelino Kubitschek, onde hoje é um museu que pode ser visitado. A entrada é grátis e funciona de Terça à Domingo das 09:00 às 18:00.

Casa do Baile na Lagoa da Pampulha

Depois de explorar a região, fomos até o Mercado Central na Av. Augusto de Lima, 744. Nossa sugestão é que você se perca entre as tantas barracas de doces, queijos, cachaças, artesanatos e utensílios para a casa. Explore o mercado pela sua variedade e não deixe de sair de lá com pelo menos um doce de leite e um queijo minas. 😉

Queijos no Mercado Central de Belo Horizonte

O Mercado Central aos sábados fica aberto das 7:00 às 18:00. Não deixe de comer por lá. Nós fomos no Comida di Buteco. E que comida boa, sô. Pedimos uma Carne Acebolada com Mandioca e um Tutu de Feijão. Saímos empanturrados.

Depois do almoço, fomos conhecer a Praça da Liberdade. Você provavelmente não vai conseguir conhecer todas as atrações dela em um dia. Mas seguindo essa ordem que estamos sugerindo, você consegue fazer uma Visita Guiada ao Palácio da Liberdade, que aos sábados vai até às 16:00 e depois conhecer o Memorial Minas Gerais, que fica aberto até às 18:00, mas você só pode entrar até 17:30.

Palácio da Liberdade na Praça da Liberdade - Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte - Minas Gerais
Palácio da Liberdade

Aproveite para dar uma esticada nas pernas e relaxar na praça observando a paisagem. Termine o dia na Rua Pium-Í. Não é preciso andar muito para identificar os inúmeros bares, restaurantes e botecos com suas mesas espalhadas pela calçada. Essa é uma região bem boêmia e badalada da cidade, com uma vida noturna agitada.

Um outro achado gastronômico foi na Savassi, ao lado do nosso hotel. Lugar simples, estilo boteco, com mesas de plástico espalhadas pela calçada, mas onde comemos ótimos espetinhos, de todos os tipos. Experimente o Gonçalves Espetos na R. Gonçalves Dias, 652. Além dos espetinhos, eles têm uma grande variedade de cervejas, algumas artesanais de produtores mineiros e chopes. Então é uma boa para conhecer sabores locais.

Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte – Domingo

No Domingo, a atração é começar o dia na Feira Hippie da Avenida Afonso Pena. No entanto, nossa recomendação é que antes de explorar a feira você entre no Parque Américo Renné Giannetti. Ele fica na mesma avenida e a entrada é bem no meio da feira. Dentro do parque aproveite para conhecer a Praça Pôr do Sol, o Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes. Sem deixar de mencionar o Lago dos Barcos (que você pode alugar um barquinho ou pedalinho), a Lagoa do Quiosque e a Lagoa dos Marrecos.

Lago do Parque Américo Renné Giannetti

Hora de explorar a Feira Hippie. São muitas barracas de artesanato, roupas, lembrancinhas, objetos de decoração e para a casa. Aproveite para comer em uma das tantas barraquinhas que você encontra nas duas pontas da feira. É comida de rua, saborosa, cheia de tempero e com aquele gostinho mineiro. O cheiro da comida fica no ar. Pratos típicos da culinária local, petiscos, porções. Tem de tudo.

Feira Hippie da Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte

Essa parte é opcional, mas se quiser voltar à Praça da Liberdade, poderá visitar os museus que ficaram faltando no dia anterior como o Circuito Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu das Minas e do Metal e o Prédio Verde: Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Nós pulamos esse circuito de museus e fomos para outras atrações.

Da feira, fomos direto para a Praça do Papa. Essa praça é interessante por alguns motivos. Primeiro que ela fica em uma região bem alta de BH e permite uma excelente vista panorâmica de boa parte da cidade. Além disso, foi rebatizada com esse nome pois foi onde o Papa João Paulo II fez uma missa para os mineiros quando visitou o Brasil.

Praça do Papa no Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte - Minas Gerais
Praça do Papa em Belo Horizonte

A praça fica no caminho para um outro destino que queríamos conhecer, o Parque das Mangabeiras. Ao pé da Serra do Curral, o parque tem uma bela paisagem, possui trilhas, quadras e uma área grande de lazer. É importante mencionar que é preciso ter tomado a vacina contra a febre amarela para poder entrar no local.

Boa parte dos restaurantes de Belo Horizonte não ficam abertos para o jantar aos Domingos. É um dia complicado para se comer à noite. Na Savassi (onde ficamos hospedados) encontramos poucos. Se você estiver na região, você encontra alguns locais abertos na já mencionada Praça Tiradentes.

Na Rua Tomás Gonzaga e no entorno da Praça da Liberdade, você acha alguns restaurantes que atendem até tarde. Já que está na região, aproveite a vista durante a noite e também não deixe de tomar um sorvete na Goccia di Latte, que fica na Av. Alvares Cabral, 1039.

Praça da Liberdade à Noite no nosso Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte - Minas Gerais
Praça da Liberdade à Noite
Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte – Segunda-Feira

A Segunda-Feira não é um dia muito favorável para os turistas em Belo Horizonte. A maioria das atrações estarão fechadas. Então o jeito foi dar uma explorada na região central antes de pegarmos a estrada para conhecer as Cidades Históricas.

Se você quiser fazer algumas compras, conheça a Galeria Ouvidor. Um dos shoppings mais antigos de BH, tem praticamente de tudo, de perfumes a eletrônicos, lembrancinhas, roupas e muitos outros produtos. Explore seus diversos andares, não só pela variedade mas pela história do local.

A região possui várias lojas, bares e restaurantes. E você está pertinho do Mercado Central, se esqueceu algo ou precisar se abastecer de última hora.

Uma última dica: se for ficar mais do que o fim de semana em Belo Horizonte, aproveite para fazer uma Visita Guiada ao Mineirão (mais detalhes nesse site). Faça o passeio no Sábado de manhã e vá em outra oportunidade à Lagoa da Pampulha. Aos Sábados e Domingos, as visitas são de hora em hora das 9:00 às 13:00. Durante a semana, de Terça à Sexta das 9:00 às 16:00.

Deixamos aqui embaixo um mapa com todos os locais que passamos e que comentamos neste nosso Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte.

Vale a Pena Alugar Carro em Belo Horizonte?

Pelos nossos cálculos e pelo roteiro que fizemos, recomendamos pegar um carro em Belo Horizonte. Só o percurso do Aeroporto de Confins até o centro da cidade ficaria em torno de R$ 65,00 / 70,00 com Uber. O que já seria mais do que uma diária. Sem contar que conseguimos uma boa promoção com a Rentcars.com. Dê uma conferida no preço deles.

Tivemos a liberdade de ir para locais mais distantes e aproveitar várias atrações. Não teríamos feito alguns deles se dependêssemos de transporte público, e se fôssemos contabilizar o que iríamos gastar com Táxi / Uber em todos os passeios, daria quase o valor de algumas diárias. Além disso, iríamos pegar o carro de qualquer forma para conhecermos as Cidades Históricas de Minas Gerais. Então optamos por pegar o carro já no aeroporto e assim poder aproveitar mais a cidade.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário