Home America do Sul Roteiro de 1 dia em Mariana – Minas Gerais

Roteiro de 1 dia em Mariana – Minas Gerais

por Anderson Kaiser
Compartilhe:

Em nossa passagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais, fizemos um roteiro de 1 dia em Mariana. A cidade tem várias atrações, muitas igrejas e até uma mina de ouro que pode ser visitada. Confira todos os detalhes abaixo.

Mariana é uma cidade cheia de atrações, com vários locais para se visitar e diversos pontos turísticos para conhecer e aproveitar. Nós recomendamos que você fique pelo menos 1 dia inteiro por lá, para poder conhecer tudo com calma. Algumas pessoas recomendam parar apenas na Mina da Passagem (vamos falar dela mais para frente no post) à caminho de Ouro Preto, mas nós achamos que a cidade vale ser explorada com mais calma.

Saímos de Belo Horizonte para passar o dia em Mariana e depois seguir viagem para Ouro Preto. Esse tempo foi suficiente para conhecermos as principais atrações e aproveitar a bela cidade.

Roteiro de 1 dia em Mariana – Cidade Histórica de Minas Gerais

Nossa dica é que comece o passeio pela Praça da Sé. É onde você encontra também a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. Foi construída em 1703 e só se tornou uma igreja matriz em 1745, quando a Vila de Ribeirão do Carmo se tornou definitivamente Mariana.

Roteiro de 1 dia em Mariana - Cidades Históricas de Minas Gerais - Praça da Sé e Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção

Essa é uma região central da cidade e tanto em volta da praça quanto nas ruas laterais você encontra muito comércio. Tanto lojas de artesanatos e lembrancinhas quanto restaurantes. Então é um local estratégico para almoçar.

Dali é possível ir à pé até a Praça Gomes Freire. Um tranquilo e simpático espaço onde é possível relaxar um pouco.

Praça Gomes Freire em Mariana - Minas Gerais

Como essa região é uma continuação da Praça da Sé, também é um local de comércio e restaurantes. É interessante observar as ruas do entorno, com suas casas antigas e arquitetura local. Ao lado da praça está o Chafariz São Francisco. Este um pouco esquecido e mal conservado, mas vale o registro.

Caminhe agora até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. A visita à igreja custa R$ 2,00 (Outubro/2019) e é interessante observar sua arquitetura e visitar seu interior com peças e objetos de época.

Roteiro de 1 dia em Mariana - Cidades Históricas de Minas Gerais - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Uma parte triste da história da igreja conta que em 1999 ela pegou fogo, destruindo toda a nave, coro, forros, altares e púlpitos. Somente entre os anos de 2003 e 2005 que foi restaurada. Parte da construção que se vê é restauração e parte foi o que se preservou do incêndio. Além disso, é possível ver muitos dos objetos queimados em exposição no local, como um pequeno museu com a lembrança do ocorrido.

Todo o quarteirão em volta da Igreja do Carmo é cheio de atrações. Em frente à ela, você encontra a Igreja São Francisco de Assis, construída em 1762 e com elementos na fachada feitos por Aleijadinho, o Pelourinho, construído em 1750 e destruído em 1871, sendo restaurado em 1980 com as peças originais.

Em frente à Igreja São Francisco de Assis está a Câmara Municipal de Mariana, que já foi Quartel, Cadeia Pública, Fórum e Prefeitura.

À direita, Câmara municipal. Igreja São Francisco de Assis ao fundo com o Pelourinho em frente.

Na lateral da igreja você encontra a Casa do Conde de Assumar. Você provavelmente irá passar por ela ao subir da Praça Gomes Freire sentido as igrejas, ou na volta.

Roteiro de 1 dia em Mariana – Palácio / Casa do Conde de Assumar

De lá, pegamos o carro e fomos para a Igreja São Pedro dos Clérigos. Construída entre 1752 e 1753, nunca foi terminada, tendo apenas a capela-mor totalmente finalizada. É uma construção bem interessante e por estar em uma região mais alta da cidade, permite uma vista panorâmica.

Roteiro de 1 dia em Mariana - Cidades Históricas de Minas Gerais - Igreja São Pedro dos Clérigos

Da igreja, finalmente fomos para a Mina de Ouro da Passagem. Esse é com certeza um dos passeios mais legais de Mariana. O passeio dura aproximadamente 45 minutos e você entra em uma mina de ouro desativada, que fica a mais de 120 metros de profundidade.

Funciona todos os dias, das 09:00 à 17:00 e custa R$ 88,00 por pessoa (Outubro/2019). O pagamento é somente em dinheiro. No entanto, é um passeio que é praticamente obrigatório em Mariana.

A descida começa em um vagão de madeira preso à trilhos e puxado por um motor com cabos de aço. Então já tivemos um pouco de adrenalina logo no início.

Carrinho na Mida de Ouro da Passagem em Mariana - Minas Gerais

O vagão é seguro, vai bem devagar e é possível experimentar como era feito o transporte dos mineradores na época. Conforme ele vai descendo, é possível ter um gostinho de como é a mina de ouro já nos primeiros metros. Uma experiência realmente fantástica.

Uma dica: lá em baixo não deixe de tirar uma foto do lago, que fica com uma coloração bem azulada dependendo do ângulo que você está. A água é tão limpa e calma que é difícil perceber se tratar de um lago, caso ninguém te avise.

Roteiro de 1 dia em Mariana - Minas Gerais - Mina de Ouro da Passagem
Lago na Mina de Ouro da Passagem em Mariana - Minas Gerais
Lago dentro da Mina de Ouro da Passagem

A Mina de Ouro da Passagem hoje é particular e está desativada, só aberta para visitas turísticas. Já teve mais de 350 toneladas de ouro retirado quando estava em funcionamento. Tem esse nome pois fica exatamente na passagem entre Mariana e Ouro Preto. Quando ainda funcionava existiam túneis e ligações entre as duas cidades, atualmente desativados e fechados para acesso. Para informações atualizadas de preços e horários, visite o site da mina da passagem.

E com isso, terminamos nosso roteiro de 1 dia em Mariana e partimos para explorar Ouro Preto. Não deixe de ver todos os nossos posts sobre as Cidades Históricas de Minas Gerais.

Abaixo temos um mapa com todos os locais que passamos e que indicamos nesse post, para você poder se programar.

Onde Comer em Mariana

Se você também for fazer o roteiro de 1 dia em Mariana, provavelmente irá querer parar em algum lugar para comer. Bem no centro da cidade é onde você vai encontrar boa parte dos bares e restaurantes da região.

No entorno da Praça da Sé, da Praça Gomes Freire ou da Igreja São Francisco de Assis é onde você encontra bares, lanchonetes, docerias, fast-food e restaurantes self-service ou à la carte. Nós optamos pelo Restaurante Gaveteiros, na própria Praça da Sé. Local simples, em conta e com buffet self-service com saladas, pratos quentes, massas e sobremesa. Nessa mesma região você encontra opções para todos os gostos e bolsos.

Onde se Hospedar em Mariana

Nós acabamos não passando a noite em Mariana. Saímos bem cedo de Belo Horizonte, ficamos o dia todo na cidade e no fim do dia, depois de conhecer a mina, fomos para Ouro Preto. No entanto, se você pretende ficar por lá um pouco mais, confira todas as opções de hotéis da cidade neste link.

Se você quiser ficar bem no centro histórico, perto das principais atrações que mencionamos acima, recomendamos a Pousada Ouro Real, a Pousada do Chafariz, a Pousada Rainha dos Anjos ou o Hotel Providência.



Booking.com

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário