Home America do Norte Roteiro de 3 dias em Quebec City – Canada

Roteiro de 3 dias em Quebec City – Canada

por Anderson Kaiser
Roteiro de 3 dias em Quebec City - Chateau Frontenac
Compartilhe:

Quantos dias ficar em Quebec? Para responder essa pergunta, vamos detalhar como foi nosso Roteiro de 3 dias em Quebec City, os locais que visitamos, os passeios que fizemos e vamos dar também algumas dicas e informações sobre a cidade.

Quebec é um pedacinho (não tão pequeno) da França no Canadá. É uma das cidades mais antigas da América do Norte, e possui uma charme e uma arquitetura que são de encher os olhos. Tem quem faça uma parada rápida na cidade saindo de Montreal, mas nós recomendamos pelo menos um roteiro de 3 dias em Quebec. Assim dá pra ter certeza que nenhuma atração principal ficou de fora da sua visita e você terá tempo de apreciar com calma todos os detalhes da cidade.

Roteiro de 3 dias em Quebec – Como Chegar à Quebec?

As duas principais maneiras de se chegar à Quebec são por avião ou de trem. O Aeroporto Internacional Jean Lesage fica à 30 minutos mais ou menos do centro histórico. Apesar de ser o principal aeroporto da cidade, não é muito bem atendido por transporte público, então é recomendado pegar um Uber/Táxi ou um serviço de transfer até o centro.

Uma segunda opção é ir até Quebec de trem. A estação e terminal Gare du Palais está muito bem localizada e fica à menos de 5 minutos andando do centro. Foi dessa forma que chegamos à cidade. Pegamos um trem em Toronto, descemos em Montreal e fizemos uma conexão até Quebec.

Trem de Toronto até Quebec City

De Toronto até Montreal o percurso é de aproximadamente 5 horas e de Montreal até Quebec o tempo de viagem é de 3h45min. No total são praticamente 9 horas de viagem, mas que decidimos fazer para poder ter essa experiência um pouco diferente e também aproveitar as belas paisagens do percurso. Financeiramente falando, o preço não é tão diferente de uma passagem de avião com companhias low cost. Nesse caso escolhemos mesmo pela vontade e curiosidade de fazer dessa forma. Foi assim que chegamos para aproveitar esse nosso roteiro de 3 dias em Quebec.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Paisagem do Trem de Toronto até Quebec

Dica: Você pode querer conhecer Montreal durante sua parada na cidade. Para isso recomendamos ficar entre um ou dois dias por lá. Não deixe de conferir as dicas sobre o que fazer em Montreal.

Roteiro de 3 dias em Quebec – Onde se Hospedar?

Para se ter uma ótima experiência em Quebec e sentir o clima da cidade, provavelmente o melhor local para se hospedar será dentro da cidade murada. Você vai ver mais abaixo que falamos bastante de Vieux-Quebec e Haute Ville durante nosso roteiro, e esses dois locais são os principais para uma ótima imersão no ambiente.

Claro que não podemos deixar de sugerir o Chateau Frontenac, o cartão postal da cidade e um dos mais imponentes, e que apesar de tudo, não é o mais caro. Algumas outras opções bem localizadas são: Hotel Manoir des Remparts, Hotel Port-Royal, Les Lofts Notre-Dame, Hotel Manoir Morgan e Auberge Maeva. Tem também os já conhecidos Hilton Québec e o Marriott Downtown. Todos esses em conta e com boa avaliação. Se nenhum deles te agradar, veja outras opções de hotéis em Quebec no booking.com.

Outra opção é ficar nas diversas casas e apartamentos do AirBnb. Se cadastre por esse link e receba um desconto na sua primeira hospedagem.

Importante: se você também vai fazer um roteiro de 3 dias em Quebec, ou viajar para o Canadá, lembre-se sempre de fazer o Seguro Viagem. Faça uma cotação com a Real Seguros e com a Seguros Promo.

Roteiro de 3 dias em Quebec

Como fomos para Quebec de trem, passamos praticamente o dia viajando. Não fizemos muito na noite que chegamos, mas como estávamos hospedados próximo do centro, aproveitamos para caminhar pela Rue Saint-Jean. Essa é uma das principais ruas para os turistas e você provavelmente irá passar por ela várias vezes. É onde você encontra boa parte das lojas, bares e restaurantes. É uma das ruas mais movimentadas do centro histórico.

Comemos e demos uma volta para apreciar alguns prédios e conhecer a vida noturna da cidade, mas sem exageros pois nossos passeios começavam realmente no dia seguinte.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Passeio Noturno Rue Saint-Jean

Dia 1 – Nosso primeiro dia foi reservado à parte antiga / histórica de Quebec City (Vieux-Québec). Porém, antes de irmos explorar a cidade, nosso dia começou com um café da manhã na Confeitaria Paillard. Ela fica na 1097 Rue Saint-Jean. O lugar é sempre bem concorrido, mas o café da manhã vale a pena. Você pode pedir por pratos individuais, ou os combos sugeridos no cardápio. Além disso, as diversas opções de pães, doces e rosquinhas são uma ótima pedida para começar o dia ou para carregar na mochila durante seus passeios.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Confeitaria e Padaria Paillard

Café tomado, fomos em direção ao Vieux-Port (Old Port / Antigo Porto) e no caminho passamos pelo Gare du Palais, a estação e terminal da cidade. Se você também chegou de trem, já deve ter passado por ele, mas vale o registro novamente. É uma imponente e bela construção com arquitetura francesa.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Fonte no Gare du Palais

Entramos no Marché du Vieux-Port (Mercado do Antigo Porto), um mercado frequentado mais pelos locais do que turístico, mas interessante de se visitar pois você encontra muitos produtos frescos. É um bom lugar para parar um pouco e se esquentar nos dias frios tomando um café. Além disso, ele dá acesso ao Vieux-Port (Antigo Porto), que era nosso destino inicial.

Marché du Vieux Port - Mercado do Antigo Porto
Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Port - Antigo Porto

Do porto, caminhamos para a Place Royale, e se já estávamos sentindo o clima francês da cidade, agora fomos totalmente transportados para a França. Ruas estreitas, cheias de comércio e com um ambiente totalmente europeu. Nossa parada inicial foi na Igreja Notre Dame des Victoires (Nossa Senhora das Vitórias) que apesar de ter um interior simples, tem seu formato que lembra um castelo.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Notre Dame des Victories

Esse ponto pode ser considerado o marco zero de Quebec. Foi ali que a cidade foi fundada em 1608. Ainda na Vieux Quebéc, fomos até o Quartier Petit Champlain, o bairro comercial mais antigo da América do Norte.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Quartier Petit Champlain

Entre lojas de roupas, artesanatos, cafés, restaurantes e artistas de rua, encontra-se de tudo um pouco nessa região. Vale a pena caminhar com calma por seu entorno.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Lojas Quartier Petit Champlain

Recomendamos a Confiserie Madame GiGi (Confeitaria Madame Gigi) que fica na 84 Rue du Petit Champlain para um café, uma xícara de chá quente e alguns doces e bolos. Lugar apertadinho, mas com um excelente atendimento e doces bem gostosos.

Se estiver com tempo, ainda na parte baixa de Quebec você encontra o Museu da Civilização (Musée de la Civilisation). Nós “pulamos” essa atração pois tínhamos muita coisa para conhecer, mas é uma boa pedida para quem está viajando com crianças.

Depois de explorar a região, fomos para a Haute Ville (Parte Alta da Cidade). Se você não quiser enfrentar subidas e escadas até essa parte, é recomendado pegar o Funiculaire, uma espécie de elevador / bondinho que faz apenas esse trajeto. Custa CAD $3,50 por pessoa.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Funiculaire Quartier Petit Champlain

Você desembarca em frente ao Château Frontenac, o hotel mais famoso e, segundo os guias de Quebec, o mais fotografado do mundo. Já foi palco de diversos filmes e séries e é realmente uma atração na cidade. Nós deixamos ele um pouquinho de lado para poder aproveitar a vista do porto lá de cima, e também por que ele estava na nossa programação do dia seguinte. 😉

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Haute Ville - Porto

Terminamos o dia com um passeio pelas ruas da Haunte Ville, onde visitamos algumas galerias cheias de artesanato e obras de arte e também onde fomos comer. A galeria fica na esquina da com a Rue de Buade x Rue du Trésor.

Vieux Quebec - Haute Ville - Galeria Rue de Tresor

Se estiver procurando locais mais descolados, bares e night clubs mais “moderninhos” e jovens, você pode se aventurar na Grande Allée Est, em conjunto com a Rue Saint-Jean é uma das principais ruas para encontrar comércio, atrações, bares e restaurantes. Nós demos uma volta por lá, mas preferimos comer mais próximo do hotel e ficamos com a Polina Pizzeria. Fica na 44 Rue Saint Louis, que é continuação da Grande Allée.

Dia 2 – Durante nosso roteiro de 3 dias em Quebec, esse segundo dia foi o único que pegamos neve na cidade, mesmo não sendo inverno. Estávamos na cidade nos últimos dias de Outubro e mesmo assim pegamos bastante frio. Isso não atrapalhou em nada nossa experiência, e deixou a cidade ainda mais bonita.

Neste dia começamos indo em direção novamente à Haute Ville. Nosso café da manhã foi no mais do que recomendado Le Café Buade (31 Rue De Buade). Atendimento excelente, preço muito bom e apenas um prato serviu tranquilamente 2 pessoas.

Vieux Quebec - Haute Ville - Le Cafe Buade

O café fica ao lado da primeira atração do nosso roteiro, a Basílica de Notre Dame de Quebéc. Terminada em 1647, foi a primeira igreja de pedra construída na cidade.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Haute Ville - Notre Dame de Quebec

Vale a pena uma parada para visitar. Continuamos subindo e finalmente chegamos ao Château Frontenac. O hotel mais imponente de Quebec. É considerado um hotel de luxo, mas você encontra algumas ofertas às vezes, dependendo da época do ano. Se não for se hospedar, pelo menos pode entrar na recepção e ter uma idéia do tamanho e beleza dele.

Depois de conhecê-lo de perto, fomos para o Terrasse Dufferin, que fica ao lado do hotel. É nesse “calçadão” de madeira que você desembarca do Funiculaire. A vista dele impressiona e de lá você tem acesso à diversas atrações na cidade.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Haute Ville - Terrasse Dufferin
O Terrasse Dufferin com neve e ao lado o Château Frontenac

Fique um tempinho apreciando a arquitetura, o porto e a parte baixa de Quebec. Se estiver aberto, não deixe de conhecer o museu subterrâneo das ruínas do antigo forte e Château Saint-Louis. Custa CAD $4 (Fevereiro/2019) por pessoa, mas abre apenas em alta temporada, geralmente de Maio à Outubro.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Haute Ville - Praça de Armas no Terrasse Dufferin

Continue pelo Terrasse Dufferin e você irá passar por algumas atrações como a Praça de Armas, até chegar ao Promenade des Gouverneurs. Uma trilha de madeira que leva até a La Citadelle de Québec. É uma caminhada para fazer com calma, por diversos motivos. Primeiro que a vista que você tem do Rio São Lourenço (Saint-Laurent) é muito legal. Segundo que a caminhada exigirá um pouco de esforço pois tem muitos degraus. Perdemos as contas, mas passou dos 200.

Se você optar por ir durante o inverno, bem no começo do Promenade des Gouverneurs você vai encontrar um tobogã (Les Glissades de la Terrasse). Custa CAD $3,00 por cada descida (ou CAD $10 por 4 descidas) que pode chegar até 70 km/h e fica aberto de Dezembro à Março.

Seguindo pela trilha, chega-se à La Citadelle de Québec, e você pode fazer um tour guiado pelo forte. O passeio tem duração de 1 hora e custa CAD $16,00 (Fevereiro/2019).

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Vieux Quebec - Haute Ville - La Citadelle de Quebec

Se não quiser fazer o tour para conhecer a Citadelle, continue circulando o local e você irá encontrar dois belos parques para esticar as pernas. O primeiro é o Plains of Abraham e o segundo é o Pierre-Dugua-De-Mons Terrace. Ambos permitem belas vistas panorâmicas da cidade e do rio.

Vieux Quebec - Haute Ville - Plains of Abraham

Dependendo da hora, vale a pena esperar o entardecer para observar a cidade e o Frontenac iluminados. De volta à cidade, fomos para a Rue Saint-Jean novamente experimentar os famosos e deliciosos crepes da Le Casse-Crepe Breton. Preços dentro do esperado e os crepes são realmente bem gostosos, vale a pena dar uma passada por lá.

Vieux Quebec -  Le Casse-Crepe Breton

Dia 3 – O último dia no nosso roteiro de 3 dias em Quebec foi um pouco diferente. Saímos do centro turístico e histórico da cidade para ir em um parque nacional visitar uma cachoeira. Descobrimos por acaso e decidimos incluí-la de última hora em nosso roteiro. E não nos arrependemos.

Fomos conhecer a Chute Montmorency, que fica dentro do Parc de la Chute-Montmorency. Um parque nacional que fica a aproximadamente 30 minutos do centro histórico e que possui uma bela cachoeira formada pelo Rio Montmorency.

Cachoeira em Quebec - Parc de la Chute Montmorency - Roteiro de 3 dias em Quebec

Descemos até o Vieux-Port novamente e em frente ao Gare du Palais pegamos o ônibus da linha 800 até o parque nacional. O interessante é que tanto a entrada do parque quanto o acesso à cachoeira são de graça. Então é uma boa pedida para colocar no seu roteiro. As paisagens são impressionantes e o lugar é fantástico. Todos os detalhes desse passeio estão no post: Cachoeira em Quebec.

É um passeio que nos tomou parte da manhã e um pouco da tarde pois acabamos não indo tão cedo. Mas entre o trajeto de ida e volta e conhecer o parque, dá pra fazer tudo em uma manhã. No total entre 2 ou 3 horas são suficientes para conhecer tudo sem correria. Mesmo tendo incluído esse passeio de última hora, ele não atrapalhou em nada nosso roteiro de 3 dias em Quebec.

De volta ao centro, fomos dar mais algumas voltas e passar em locais que ainda não havíamos ido nos dias anteriores. Também aproveitamos para olhar com mais calma a arquitetura e andar tranquilamente por essa pequena Europa no Canadá.

Ruas de Vieux Quebec

Não deixe de visitar também o Porte Kent e o Porte Saint-Louis, você provavelmente irá passar por esses portões em algum momento, mas vale uma parada com mais calma. Se estiver com mais tempo, vá à Assemblée Nationale du Québec. No entorno da cidade ainda existem algumas outras igrejas que merecem pelo menos uma foto, basta ir observando suas torres durante a caminhada e você as encontra em ruazinhas paralelas da Vieux Quebec ou mesmo em Haute Ville.

Roteiro de 3 dias em Quebec City - Praças de Haute Ville

No fim do dia, fomos comer no Pub Irlandês St-Patrick. Muita gente recomendou, mas acabamos tendo uma péssima experiência com eles, tanto no atendimento quanto com a comida. Vale o registro pois vários locais indicaram, mas no fim das contas acabou não sendo o que esperávamos e não é um lugar que recomendaríamos. No entanto, pode ser que tenha sido um dia de azar para nós.

Fizemos esse roteiro de 3 dias em Quebec pois tínhamos tempo de sobra durante nossa viagem, mas a verdade é que 2 dias são suficientes para ver as principais atrações turísticas da cidade. Um conselho que damos é que você realmente tente ir até a cachoeira se conseguir encaixar, vale muito conhecer.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

1 comentário

Beneth Santana Torquato 27/11/2019 - 10:01 am

Excelente post Anderson! Ta muito completo e informativo!
A gente ta planejando um intercâmbio pro Canadá ano que vem, e já vou colocar Quebec na lista de lugares pra conhecer. 😀

Reply

Deixe um Comentário