Home America do Sul Fim de Semana em São Paulo – Capital

Fim de Semana em São Paulo – Capital

por Anderson Kaiser
Fim de Semana em São Paulo - Vista Cidade
Compartilhe:

Não foi uma tarefa fácil, mas fizemos um roteiro de um fim de semana em São Paulo, tentando incluir a grande maioria das atrações que a cidade tem a oferecer, ou pelo menos as principais, para você voltar pra casa realmente dizendo que conheceu nossa querida “sampa”.

Não é exagero dizer que São Paulo é uma cidade que não dorme, e o que nos encanta da capital paulista é que você encontra o que quiser a qualquer hora do dia. Quer comer uma pizza ou um hamburger as 2:00 da manhã? Tem. Quer aproveitar um barzinho até o dia amanhecer, tem opções até perdermos a conta.

Mas também sabemos que muitas pessoas vem para a capital paulista à trabalho. No entanto, isso não impede que você conheça a cidade e aproveite suas atrações. Por esse motivo, resolvemos escrever um pequeno roteiro sobre o fim de semana em São Paulo. Assim você tem tempo de conhecer essa (desculpe pelo clichê) selva de pedras que tanto adoramos.

Onde se hospedar para um fim de semana em São Paulo

Você ficando apenas um fim de semana em São Paulo ou vários dias, é importante escolher bem o local onde irá se hospedar e procurar uma região que seja bem centralizada. Nesse sentido, nós recomendamos que você fique ou na região da Avenida Paulista, ou no centro de São Paulo.

As duas regiões são as melhores para se hospedar, possuem preços acessíveis e você tem ônibus e metrô bem pertinho para poder se deslocar pela cidade facilmente. Uma das únicas observações ao escolher um hotel na região do centro, é que à noite a região fica bem vazia e é necessário ter atenção redobrada ao caminhar pelas ruas, então sempre dê preferência, se possível, para locais próximos da Av. Paulista.

Uma boa pedida é o Ibis Budget Paulista. Quase na esquina da Av. Paulista e do lado da estação de metrô. Da mesma rede, tem o Ibis São Paulo, que fica na própria avenida, mas é o irmão mais “rico” da rede. Uma outra opção também é ficar no Blue Tree Premium Paulista. Você também pode ver no booking.com as diversas opções de hotéis em São Paulo. Via de regra, a grande maioria nessa região que mencionamos vai atender bem, e quase todos tem café da manhã, pois são em grande parte voltados à viagens de negócios.

Fim de Semana em São Paulo – Sexta-Feira

O fim de semana começa na Sexta depois do expediente, correto? 😉 Se você estiver chegando em São Paulo na sexta-feira, ou já estiver na cidade, vale a pena já começar conhecendo a vida noturna da capital paulista. E nesse sentido, não temos do que reclamar. Se estiver em algum hotel do centro ou na região da Avenida Paulista, nossa sugestão é aproveitar a noite de Sexta na Rua Augusta.

Você irá encontrar todo tipo de atividade por lá. Dezenas de bares com mesas espalhadas pelas calçadas, restaurantes para todos os paladares e com certeza uma rua com a maior diversidade de grupos que você poderá encontrar em uma cidade. Basta caminhar pela rua e em poucos minutos você irá encontrar rodas de samba, bares de rock, bares LGBT, grupo de skatistas e diversas outras “tribos” compartilhando o mesmo espaço em busca da agitação noturna da cidade.

Fim de Semana em São Paulo – Sábado

Sábado é dia de levantar bem cedo para começar a explorar a cidade. Se você não tiver tomado café no hotel, recomendamos fazer algo bem paulistano, que é tomar um café em uma das tantas “padocas” (apelido carinhoso que damos às padarias por aqui) de São Paulo. O que pedir? Café com leite e pão na chapa é tradição e se você olhar em volta verá que é praticamente unanimidade dos clientes.

Roteiro Fim de Semana em São Paulo - Padaria Santa Efigênia Café Pão na Chapa

Pegue o metrô até a estação Praça da República (Linha 1 Vermelha ou Linha 4 Amarela) e tome seu café na Santa Efigênia Pão e Cia. Esse é um lugar estratégico para começar nosso roteiro de fim de semana em São Paulo. Ela fica na Av. Ipiranga, 200. Pertinho da estação do metrô e em baixo de nossa primeira parada o Edifício Copan.

Fim de Semana em São Paulo - Edifício Copan

O Copan é um dos mais famosos edifícios de São Paulo. Inaugurado em 1966 a arquitetura é de Oscar Niemeyer e ele é um dos prédios mais imponentes da região central da cidade. As visitas monitoradas só podem ser feitas durante a semana e com agendamento, mas é bem interessante passar por ele e poder apreciar essa bela construção na cidade. Um outro ponto bem conhecido, e que fica pertinho, para se apreciar é o Edifício Itália.

Roteiro Fim de Semana em São Paulo - Edifício Itália

Fica na Av. Ipiranga, 344, ao lado do Copan. É o segundo maior prédio da cidade e no topo fica o famoso Terraço Itália, restaurante com uma vista panorâmica excelente de boa parte da cidade.

Depois de conhecer os dois mais icônicos prédios dessa região, é hora de fazer um tour por diversos locais da cidade. Lembra que falamos para chegar bem cedo na região? A idéia é pegar o Circular Turístico de São Paulo. Ele é uma boa pedida mesmo que você tenha bastante tempo livre na cidade, pois passa em locais importantes para o turismo de SP.

Circular Turismo de São Paulo - Onibus Turistico da Capital Paulista - Fim de Semana em São Paulo

O ponto inicial é a Praça da República, em frente à estação e ao lado dos edifícios que acabamos de mencionar, por isso falamos que era um local estratégico para começar. A primeira saída dele no Sábado é às 8:00, a próxima só às 10:30. Para todos os detalhes do itinerário e informações, veja o post Circular Turismo de São Paulo.

Pegue o ônibus e vá passando pelas atrações. Você verá o Estádio do Pacaembu, passará pela Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural, Igreja do Paraíso e voltará ao centro. Nesse momento, ignore as paradas da Av. Paulista, pois nosso destino é o Parque do Ibirapuera. Um dos cartões postais da cidade, vale a pena dar uma volta por ele, mesmo que seja bem rápido.

Roteiro Fim de Semana em São Paulo - Parque do Ibirapuera

Essa parada já tira três atrações da sua lista de locais para conhecer em São Paulo. Claro que o parque, mas também o Monumento às Bandeiras e o Obelisco. Todos um do lado do outro.

Roteiro Fim de Semana em São Paulo - Parque do Ibirapuera - Monumento às Bandeiras

Volte para o ônibus e desça na parada Pateo do Collegio. Esse local tem uma importância histórica para São Paulo pois foi onde a cidade foi fundada. Se tiver com tempo visite o museu de arte sacra que fica lá dentro, mas conhecer por fora já vale. Para mais informações e detalhes, veja o post que fizemos sobre o Pateo do Collegio.

patio do colegio sao paulo - fim de semana em São Paulo

Hora de fazer uma caminhada. Do Pateo do Collegio, vá caminhando até a Praça da Sé para conhecer o Marco Zero de São Paulo e também a Catedral da Sé. É uma das mais imponentes igrejas da capital e possui uma bela arquitetura. Informações como horários e o que fazer, você encontra no post sobre a Catedral da Sé.

catedral da sé centro são paulo - roteiro fim de semana em são paulo

Da Praça da Sé, desça em direção ao Metro Anhangabaú pela Rua Benjamin Constant seguindo pela rua Libero Badaró. Esse caminho passa por algumas arquiteturas bem interessantes do centro como a Faculdade de Direito no Largo do São Francisco e você chega no Viaduto do Chá, onde é possível ver o prédio da Prefeitura de São Paulo e o nosso destino final do centro no sábado, o Teatro Municipal.

Roteiro Fim de semana em São Paulo - Teatro Municipal

Em frente ao Teatro Municipal, tem o Shopping Light. No térreo, bem na entrada, não deixe de visitar a Padaria Benjamin e experimentar uma deliciosa croissant de chocolate deles. A fachada do shopping também impressiona.

Já que está no centro, recomendamos jantar pela região. Se tem algo que nós paulistanos nos orgulhamos é de nossa pizza. Então nossa sugestão é ir à um rodízio e experimentar quantas fatias você aguentar comer. Uma dica bem legal na região é ir na Pizzaria Copan. Fica no Copan e você terá a oportunidade de comer em um dos prédios mais icônicos da cidade. Abre de Segunda a Sábado das 11:00 às 23:30. Não funciona aos domingos. Você encontra mais informações e detalhes no site da pizzaria.

Fim de Semana em São Paulo – Domingo

Continuando nosso fim de semana em São Paulo, reservamos o domingo para explorar um pouco a Avenida Paulista. Lembra que falamos para não se preocupar muito com ela durante o passeio do Circular Turismo? Pois o motivo era poder passear por ela com calma. Aos Domingos a avenida é fechada para os carros e fica livre para pedestres, ciclistas e está cheia de apresentações. A idéia é passar a manhã toda por lá e conhecer boa parte das atrações.

Chegue à Av. Paulista pela estação Brigadeiro (Linha 2 – Verde). Nessa parada existem diversas atividades. Comece pela Japan House. Um centro cultural criado pelo governo japonês para divulgar a cultura, costumes e tecnologia japonesa. A entrada é grátis e você pode aproveitar para tomar um café lá dentro. De domingo fica aberto das 10:00 às 18:00 Você encontra mais detalhes no site da Japan House.

Fim de Semana em São Paulo - Japan House

Em frente à Japan House você vai encontrar a Casa das Rosas. Também possui entrada grátis e você pode aproveitar tanto os jardins quanto a arquitetura do local. Existem algumas exposições por lá que mudam de tempos em tempos. No Domingo abre das 10:00 às 18:00. Informações sobre as exposições você encontra nesse site.

Casa das Rosas na Avenida Paulista - parada do Circular Turismo em São Paulo - Roteiro de Fim de Semana em São Paulo

Ao lado da Casa das Rosas está o SESC Avenida Paulista. É um espaço cheio de atividades, mas nosso objetivo nele é subir até o terraço para ter uma vista panorâmica da avenida e de boa parte da região central de São Paulo.

Fim de Semana em São Paulo - Vista da Paulista no alto do SESC
Fim de Semana em São Paulo tem a Av. Paulista liberada apenas para pedestres.
Fim de Semana em São Paulo - Vista do SESC Paulista

Aos Domingos a entrada é das 10:00 às 19:00. Existe uma fila especial para subir até o terraço e é preciso pegar uma senha de controle de acesso. Mas ainda assim a entrada é grátis e mesmo nos dias mais concorridos, a fila anda rápido.

Hora de fazer uma caminhada e percorrer toda a Av. Paulista indo sentido Metro Consolação. A idéia é passar pelas atrações e conhecer os pontos principais do local. Durante a caminhada você irá passar pelo MASP, pelo Parque Trianon, pelo Conjunto Nacional, e irá terminar na Praça dos Ciclistas.

Fim de Semana em São Paulo - Praça dos Ciclistas - Slack Line
Apresentação de Slack Line na Praça dos Ciclistas durante o fim de semana em São Paulo

Quais são as paradas obrigatórias durante o percurso? Ao passar pelo MASP, desça a rua lateral ao museu para chegar até o Mirante 9 de Julho. Um lugar estratégico para ter uma visão um pouco diferente de uma das principais avenidas da cidade, e quem sabe tomar um café. Quando estiver no Conjunto Nacional, não deixe de entrar e conhecer a Livraria Cultura, a maior do país.

Lugares Geek em Sao Paulo - Livraria Cultura - Fim de Semana em São Paulo

No fim do percurso, você passou por toda a Av. Paulista e pôde observar todas as suas atrações. Hora de pegar o metrô novamente e ir até a Estação Luz (Linha 1 – Azul). Da estação, caminhe até o Mercado Municipal de São Paulo (o famoso Mercadão). Aproveite para almoçar por lá e experimentar o famoso sanduíche de mortadela. De domingo fica aberto das 06:00 às 16:00. Damos todos os detalhes no post Mercado Municipal de São Paulo.

mercado municipal de são paulo

Ainda no centro, é hora de conhecer um dos principais prédios da cidade, o Farol Santander. Não tem como fazer um roteiro de fim de semana em São Paulo sem passar por uma das principais atrações turísticas da cidade. Do mercadão até lá, é uma caminhada de 10 minutos, no máximo

Farol Santander no Centro de São Paulo - Fim de Semana em, São Paulo

Não colocamos ele no roteiro no Sábado, pois iria ficar bem corrido de fazer, mas você vai reparar que é bem perto de alguns dos locais que já tinha passado no dia anterior. Fica aberto das 09:00 às 19:00 no Domingo, e custa R$ 20,00 (inteira) por pessoa. É fácil de conseguir ingresso na porta, mas se quiser garantir, compre antecipadamente pelo site. A entrada é com hora marcada, mas comprando no local pode ter que esperar um pouco, então é melhor já ter um horário programado para fazer a visita. Confira todos os detalhes no nosso post sobre o Farol Santander.

Saindo do Farol Santander, pegue novamente o metrô e vá até a Estação Vila Madalena (Linha 2 – Verde). Chegando na estação, pegue um Uber/Taxi até o Beco do Batman. Se quiser ir à pé, é uma caminhada de uns 15 minutos. O local é famoso por ser uma galeria de arte / grafite à céu aberto, e possui muitos desenhos interessantes no local.

É uma visita rápida ao local, para algumas poucas fotos. Mas a região é excelente para você terminar o seu dia. A Vila Madalena é um paraíso para quem gosta de bares, restaurantes, vida noturna e diversão. Mesmo que você tenha um perfil mas tranquilo, com certeza vai encontrar um local para comer e tomar uma boa cerveja. As ruas próximas ao Beco do Batman são voltadas à gastronomia. Então basta escolher o local que mais te agrada e aproveitar.

Não é tarefa fácil escrever sobre o que fazer em um fim de semana em São Paulo. A cidade tem muita coisa pra ver, muitas atrações turísticas e locais interessantes para se visitar. No entanto, os locais que mencionamos nesse post são os principais pontos da cidade e alguns dos cartões postais de SP. Pelo menos você consegue falar que conheceu São Paulo e muitas de suas atrações.

Se quiser explorar um pouco mais a cidade, existem diversos outros passeios imperdíveis por São Paulo. Você pode, inclusive, fazer um roteiro por algumas das lojas mais nerds da cidade ou mesmo um passeio pelo subterrâneo de São Paulo. Confira algumas dicas de onde comer e o índice com todos nossos posts.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário