Home America do SulBrasil Ano Novo em Monte Verde – Minas Gerais

Ano Novo em Monte Verde – Minas Gerais

por Anderson Kaiser
Compartilhe:

Passamos o ano novo em Monte Verde e vamos contar o que achamos da festa, das opções de bares e restaurantes e dar dicas do que fazer, onde ficar e quais atrações visitar.

Nós escolhemos Monte Verde para passar o fim do ano por ser um lugar tranquilo e que historicamente não é tão quente quanto praia, por exemplo. Nós pegamos dias de calor e céu bem limpo, mas no fim do dia a temperatura já começava a cair e ficava bem agradável e até um certo friozinho de noite. Então acabamos acertando na nossa escolha.

Hospedagem para o Ano Novo em Monte Verde

As comemorações na cidade ocorrem na Av. Monte Verde, principal rua da cidade e onde estão localizadas grande parte das atrações, passeios e do comércio e gastronomia do local. Existem diversas pousadas nessa avenida, mas é bom lembrar que quanto mais próximo das atrações, mais caras vão ficando as diárias.

Nós ficamos hospedados em uma rua paralela por dois motivos: o primeiro é que queríamos um local mais calmo e por que estávamos procurando um hotel / pousada que fosse pet friendly. O motivo de ser mais afastado foi exatamente para evitar que o barulho dos fogos e das comemorações incomodassem os pets. Por esse motivo escolhemos o Chalés Lauterbrunnen.

Chalés Lauterbrunnen em Monte Verde Minas Gerais - Ano Novo em Monte Verde

Ele não fica longe das atrações turísticas da cidade, mas está localizado em uma rua paralela. Era exatamente o que queríamos e além disso o preço estava bem atrativo para a época. Aceitavam pets, café da manhã incluso, confortável e barato? Claro que foi nossa escolha. Fizemos um review completo dele no post sobre o Chalés Lauterbrunnen.

Se você quiser ficar mais próximo do centro, for de ônibus ou quiser deixar o carro parado para aproveitar melhor as atrações, procure ficar em alguma hospedagem na própria Avenida Monte Verde. Entre elas sugerimos algumas como Chalé Lanelli,  Caluan ApartmentApart Avenida e o Maison Bleue Suites. Nós também já ficamos na Pousada Jardim das Montanhas por lá e recomendamos, mas ela é bem mais afastadas do que todas essas que citamos acima.

Decoração da Cidade

Durante as festas de final de ano a cidade recebe uma decoração toda especial, que começa já no portal de entrada e se estende por todas as lojas e restaurantes da avenida.

Ano Novo em Monte Verde - Minas Gerais - Decoração da Entrada da Cidade

É interessante ir caminhando pela cidade e ir observando a decoração e a iluminação feita em praças, fachadas e ruas.

A decoração fica mais interessante durante a noite, quanto tudo fica iluminado e vemos como o local se transforma.

Decoração de Ano Novo em Monte Verde - Minas Gerais
Ceia de Ano Novo em Monte Verde

Quem passa o réveillon fora de casa geralmente se preocupa com as comemorações e com a ceia, não é mesmo? Praticamente todos os bares e restaurantes do centro turístico ofereciam ceia. Nós pesquisamos a maioria com antecedência e muitos iriam preparar um cardápio especial para a virada de ano e outros iriam continuar com seu cardápio normal, mas com algumas alterações.

Nós escolhemos para a ceia o Bom Di + Bistrô. Eles não tinham um cardápio muito diferente para a passagem de ano, mas foi um lugar que já tínhamos ficado interessados em conhecer e que estava com um preço bom. No final, acabamos optando por um rodízio de fondue e estava muito bom.

Ceia de Ano Novo em Monte Verde - Bom Di + Bistro - Fondue

Eles não tem um site, mas fizemos a reserva antecipada por telefone e pagamos uma “taxa de reserva” de R$ 50,00. Nos anos anteriores eles revertiam essa taxa em desconto na ceia, não fazem mais isso e esse valor é apenas para garantir um lugar realmente. Você pode encontrar eles na página do Bom Di + Bistro no facebook.

Restaurante Bom Di + Bistro

Em relação às demais opções, praticamente todos os restaurantes da Av. Monte Verde oferecem esse serviço. Alguns dos outros que pesquisamos e recomendamos:

  • Galinha da Roça: para a ceia iriam ter um buffet especial à vontade com leitão;
  • Boteco do Lago: tinham um cardápio especial para a virada, mas com algumas opções de bebidas e cervejas do cardápio. Aliás, a decoração deles era uma das mais iluminadas e chamativas da cidade;
  • Fritz Choperia: Tinham um menu especial para a ceia com “comida de boteco” a vontade e com cervejas próprias inclusa no preço. Mas da maioria que pesquisamos, foi um dos mais caros. Não saia menos de R$ 150,00 por pessoa, mas era realmente tudo incluso;
  • Café Pinhão: Um dos maiores bares / restaurante da região, estava oferecendo um cardápio especial para a ceia.

Vale a pena reservar antecipadamente? Nossa resposta é: depende. Se você tem preferência por algum restaurante específico e quer garantir um lugar nele, então vale. Mas a maioria cobra uma taxa ou um adiantamento ou uma porcentagem do valor total antecipadamente. Agora, se você só quiser um lugar para comer e comemorar na virada do ano e qualquer um te agradar, vale a pena caminhar pela avenida quando estiver lá e ir observando as opções e escolher um na hora ou reservar com algumas horas de antecedência.

Encontramos muitos com lugares disponíveis ainda na véspera e a maioria iria funcionar normalmente com seu cardápio normal. Então não teriam algo “especial” para a virada, mas iriam oferecer comida normalmente.

Atrações e o que fazer em Monte Verde

Para quem vai passar o ano novo em Monte Verde, tem muita coisa pra se fazer. É importante mencionar que todas as atrações e passeios funcionam normalmente nesse período, então se você estiver procurando o que fazer na cidade, quiser fazer uma trilha, um passeio 4×4 ou apenas aproveitar as lojas e a gastronomia, vai encontrar tudo aberto.

Alguns dos locais que não podem faltar na sua visita: Portal de Monte Verde, Roda D’água, Centro Comercial e Turístico, Máquina à Vapor, Vila dos Esquilos no Shopping Celeiro e Mirante do Aeroporto. Todos esses você consegue fazer em uma caminhada, pois ficam bem próximos uns dos outros. O mais longe é o aeroporto, mas de carro fica à menos de 5 minutos do centro.

O que fazer no Ano Novo em Monte Verde, Minas Gerais - Patinação no Gelo

Você pode se aventurar e ir até uma pista de patinação no gelo ou contratar um passeio 4×4 para te levar até algum mirante, como a Pedra Redonda . Se não quiser ir com uma empresa, você pode fazer o percurso à pé pela Trilha do Parque Ecológico Verner Grinberg ou explorar uma trilha menor: Trilha do Pinheiro Velho, que vai até o aeroporto.

Nós fizemos um post mais completo sobre a cidade e damos dicas mais detalhadas sobre todos os passeios e atrações acima. Dá uma conferida em Viagem para Monte Verde.

Festa de Ano Novo em Monte Verde

O ano novo em Monte Verde não tem necessariamente uma “festa”. Os bares e restaurantes ficam abertos e cada um tem sua comemoração, mas não tem uma apresentação feita pela cidade. No entanto, na virada eles fazem uma queima de fogos que pode ser observada da Praça da Árvore, já quase no fim da avenida.

Praça da Arvore durante o Ano Novo em Monte Verde - Minas Gerais

É nesse local que o pessoal se reúne para acompanhar os fogos, comemorar o novo ano e estourar suas espumantes para celebrar. Então se programe para estar lá na hora que der meia noite.

De alguns dos restaurantes que ficam próximos da praça é possível ver os fogos, então não chega a ser necessário sair para ver. O atendimento nesse dia se estende até um pouco mais tarde. No entanto, tirando as comemorações dos estabelecimentos, não tem muito o que fazer na cidade após esse período.

Nós gostamos muito de ter passado o ano novo em Monte Verde. A cidade fica bem movimentada na época, mas dentro do aceitável, e o clima é bem agradável. Mesmo que você pegue dias mais quentes, durante a noite vai encontrar uma temperatura agradável para sair, explorar a cidade e também para aproveitar as comemorações de fim de ano.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário