Home America do SulBrasilSão PauloLitoral de São PauloSão SebastiãoBoiçucanga O que fazer em Boiçucanga – Litoral de São Paulo

O que fazer em Boiçucanga – Litoral de São Paulo

por Anderson Kaiser
O que fazer em B oiçucanga no Litoral Norte de São Paulo - Praia de Boiçucanga
Compartilhe:

Nesse post vamos falar sobre o que fazer em Boiçucanga, no Litoral Norte de São Paulo e dar alguma dicas de passeios, onde comer e quais praias visitar.

Boiçucanga é um bairro e uma praia de São Sebastião. Fica a aproximadamente 160 km de São Paulo, e uma viagem de carro demora algo em torno de 3 horas. A viagem é bem tranquila e só é um pouco mais demorada pois vários trechos são de baixa velocidade por serem área urbana ou beira da praia. Em compensação, boa parte do percurso é passando por belas paisagens.

Se você vai de ônibus, a linha São Paulo – Boiçucanga é operada pela Viação Litorânea e sai do Terminal Rodoviário Tietê praticamente todos os dias e demora aproximadamente 4h20min. O preço da passagem em Maio/2019 era de R$ 57,81. Você pode comprar a passagem online neste site.

Boiçucanga é uma região com ótima infraestrutura. Nós havíamos pesquisado algumas coisas, mas ficamos impressionados que conseguimos encontrar tudo que precisávamos sem ter que nos deslocar para longe. Isso nos ajudou bastante quando pesquisávamos sobre o que fazer em Boiçucanga, pois encontramos bares, restaurantes, mercados, comércio e até um shopping.

Onde se Hospedar em Boiçucanga?

A região tem uma grande quantidade de hotéis e pousadas. Então encontrar um local para ficar por lá não será difícil. Nós ficamos na Pousada Dolce Villa. Escolhemos esta por ficar bem próxima da praia, o que facilitou nosso deslocamento. Além disso, os preços que encontramos estavam muito bons e a localização em uma região bem central, perto de todo o comércio e restaurantes.

Pousada Dolce Villa em Boiçucanga Litoral Norte de São Paulo

Fizemos um review completo, que você pode ler em: Pousada Dolce Villa. Você também pode pesquisar os preços e ofertas em Pousada Dolce Villa no Booking.com.

Além dela, se você estiver procurando outras opções, podemos sugerir algumas como a Pousada Cavalo Marinho. Se preferir algo bem mais próximo da praia, a Pousada DiMari é uma opção “pé na areia” e bem pertinho fica a Pousada Casa de Pedra. Já a Atena Praia Hotel fica atravessando a rua da praia. Todas essas são muito bem avaliadas na região. Mas você também pode consultar outras opções de hotéis em Boiçucanga.

O Que Fazer em Boiçucanga – Praias

A Praia de Boiçucanga é pequena, e não tem muito o que fazer a não ser aproveitar o mar. Não costuma ser uma praia de mar agitado, e nos dias que ficamos na cidade estava bem tranquilo e pudemos aproveitar o local.

O que fazer em Boiçucanga - Litoral Norte de São Paulo - Praia de Boiçucanga

A praia é em formato de ferradura e nas duas extremidades possui rochas e morros, que formam uma bela paisagem. Na extremidade direita, por causa dessas formações, o mar costuma ser mais agitado. Já na esquerda, lá no finalzinho, tem uma interessante barreira onde, além do mar ser mais calmo, o Rio Boiçucanga deságua nele.

O que fazer em Boiçucanga - Litoral Norte de São Paulo - Barreira na Praia de Boiçucanga

Nessa área você também encontra a Marina do Canto do Rio, de onde saem as embarcações e também onde você pode contratar passeios de navegação, jet-ski etc.

Apesar de só ter essa praia, a região é estratégica pois fica perto de diversas outras que podem ser conhecidas e aproveitadas, e estão a poucos quilômetros de distância. Abaixo está uma pequena lista de praias próximas e que valem a pena serem visitadas:

  • Maresias: Fica a apenas 6 quilômetros de distância e é uma praia de mar mais agitado, bem procurada por surfistas;
Maresias
  • Praia do Toque Toque Grande;
  • Praia do Toque Toque Pequeno;
  • Praia do Paúba;
  • Praia de Santiago;
  • Praia da Baleia.
Praia da Baleia

Das opções acima, visitamos a maioria e mesmo que você não tenha muito tempo, recomendamos ir pelo menos nessas: Praia da Baleia, Praia de Toque Toque Grande (que apesar do nome, é menor que a de Toque Toque Pequeno 🤷🏻‍♂️) e Maresias.

Bares e Restaurantes

Não dá pra falar sobre o que fazer em Boiçucanga sem falar de bares e restaurantes. E nesse sentido a região está bem servida. Na beira da praia, ou em algumas ruas paralelas, não é difícil encontrar um bom lugar para comer. Tem opções para todos os gostos e bolsos.

Nós fomos em alguns e passamos em frente outros e alguns dos que indicamos são:

  • Sebasthiana – Beach Bar & Restaurante: Um bar pé na areia, que serve tanto refeição quanto petiscos. Bom para um fim de noite ou para comer porções e beber alguma coisa enquanto curte a praia;
  • Frida Restaurante e Bar: Se você estiver procurando um lugar mais gourmet e até mesmo romântico, essa é a pedida. Mas vá se preparando pois ele não é barato, Um casal não gasta menos de R$ 180,00 / 200,00 por lá;
O que fazer em Boiçucanga - Litoral Norte de São Paulo - Frida Restaurante
  • Restaurante Cheiro Verde: Tem uma sacada com vista para o mar e serve pratos e petiscos. No andar de baixo tem uma cafeteria com bolos e tortas que é muito elogiada;
  • Alho Poró: Fica dentro do Beira Praia Shopping e também segue o estilo de pratos e petiscos;
  • Caravela Restaurante: Restaurante com um deck na beira da praia, servem carnes, frutos do mar e massas. Também possuem drinques e batidas. Bom atendimento, com preços dentro da média para os bares e restaurantes na beira da praia.
  • Cia da Esfiha: Preço bom e esfihas gostosas. Esse local simples tem esfihas boas e com um preço baixo. Uma ótima opção para aquele dia que você quer comer uma besteira e não gastar muito;
  • Subway: Por falar em comer gastando pouco, você pode fazer uma parada no Subway, que fica na avenida da praia, e comer algo rápido e pagando pouco.

A região tem muitas outras opções. Essas são apenas algumas de nossas sugestões. No entanto, durante uma caminhada na avenida em frente à praia você poderá ver que existem diversas outras opções no local.

Se estiver procurando uma padaria, vá à Empório dos Pães. E para uma sorveteria, na região você encontra a Sorveteria Rocha Artesanal e a Sorveteria Rochinha.

Trilhas

Se você é do tipo que viaja em busca de aventura, não vai se decepcionar e com certeza vai encontrar o que fazer em Boiçucanga nesse sentido. Bem pertinho do centro você encontra duas trilhas. Uma das trilhas leva até uma cachoeira e a outra até uma praia.

Trilha do Ribeirão de Itu: Essa trilha na verdade é dividida em duas partes e cada uma delas termina em uma cachoeira. A primeira parte é considerada de baixa dificuldade indicada para o público em geral. Já a segunda parte só é indicada para pessoas com bom preparo físico, pois possui muitas subidas e a mata é um pouco fechada.

A primeira cachoeira na Trilha do Ribeirão de Itu é a Cachoeira da Pedra Lisa, e a distância até ela é de 1,2km. Já até a segunda queda, que é a Cachoeira Samambaiaçu, são mais 1,5km.

O que fazer em Boiçucanga - Litoral Norte de São Paulo - Trilha do Ribeirão de Itu - Cachoeira Pedra Lisa
Trilha do Ribeirão de Itu – Cachoeira Pedra Lisa – Fonte: Parque Estadual Serra do Mar
O que fazer em Boiçucanga - Litoral Norte de São Paulo - Trilha do Ribeirão de Itu - Cachoeira Samambaiaçu
Trilha do Ribeirão de Itu – Cachoeira Samambaiaçu – Fonte: Parque Estadual Serra do Mar

Trilha da Praia Brava: Essa trilha é considerada de moderada intensidade e não é recomendada para quem não tem um bom preparo físico. Ela possui uma certa elevação e é por mata fechada. No entanto, ao final, você chegará em uma praia praticamente deserta: a Praia Brava, que fica entre as praias de Maresias e Boiçucanga.

Trilha da Praia Brava – Fonte: Parque Estadual Serra do Mar

É importante sempre lembrar de levar repelente e água para fazer as trilhas. Podemos dizer que o repelente seja até mais importante que a água, pois tem muitos borrachudos na região.

Nós gostamos bastante de ter conhecido Boiçucanga e pensamos que iríamos ficar por lá apenas como base para outros locais, mas descobrimos que em questões de infra-estrutura, passeios e gastronomia, a região não deixa a desejar em nada.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário