Home Dicas Visto Americano – Como Solicitar e Agendar?

Visto Americano – Como Solicitar e Agendar?

por Anderson Kaiser
visto us visa visto americano renovação
Compartilhe:

Visto Americano, o tão temido pedacinho de papel que nos deixa apreensivo. Apesar de toda a aura sobre esse assunto, não é lá um bicho de sete cabeças. E na verdade o processo é até simples para se conseguir uma autorização de entrada nos Estados Unidos.

Claro que estamos falando da modalidade  B1/B2, que é a permissão de entrada para Negócios / Turismo, respectivamente. Na “teoria” turistas só precisariam do B2, mas ambos são concedidos durante a emissão, uma vez que o tempo de permanência de ambos é o mesmo (6 meses). Abaixo vou descrever o processo para solicitar o visto e algumas dicas do processo.

Basicamente o processo do Visto é o seguinte:

  • Preenchimento do Formulário (DS-160) para B1/B2
  • Pagamento da Taxa Consular (em Dólar)
  • Agendamento para Foto / Coleta de Impressão Digital
  • Agendamento para a Entrevista no Consulado

Vamos ao processo detalhado de retirada do visto. Lembrando que o turista deve comparecer obrigatoriamente à dois locais diferentes para concluir todo o processo: o primeiro é no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde será tirada a foto e coletadas as impressões digitais, e o segundo é o consulado em si, onde será feita a entrevista com um agente consular.

Dica: Para que o visto seja aprovado, seu passaporte precisa ter no MINIMO 6 meses de validade. Além disso, os Estados Unidos exigem que a validade dele seja de 6 meses a contar da data de entrada. Na dúvida, e para evitar problemas, vá com um passaporte com um bom período de validade. Veja a dica de como tirar ou renovar seu passaporte.

Assim como os novos passaportes nacionais, o visto tem validade de 10 anos. Portanto um passaporte novo é o ideal, pois ambos irão ter a mesma data de validade.

Passo 1

Tudo começa com o preenchimento do formulário DS-160, que deve ser feito no seguinte endereço: https://ceac.state.gov/genniv/. Tenha em mente que esse formulário é a sua porta de entrada para os Estados Unidos e o mais importante documento de todo o processo. Muitos dos vistos que são negados acontecem por causa de preenchimento errado desse formulário.

Dica: O próprio consulado diz para “não comprar passagens antes de ter certeza da aprovação do visto“, mas no momento do preenchimento do formulário ele tem um campo sobre Data da Viagem (Ida e Volta). Você deve preencher esse campo com a Data Aproximada que está planejando sua viagem.

O formulário é bem intuitivo, e a maioria dos campos é de múltipla escolha, mas alguns campos devem ser de escritos. Os campos DEVEM ser preenchidos em Inglês.

Dica²: Ainda em relação ao preenchimento, em determinado momento ele irá perguntar se você já fez planos sobre sua viagem e onde ficará hospedado durante o período de permanência. Por esse motivo é importante não ter comprado ainda as passagens / hotel, mas já ter uma ideia e planejamento de onde ficará, pois os dados de hotel e telefone para contato são imprescindíveis no momento do preenchimento do formulário.

Após finalizar o preenchimento –  certifique-se que tudo está correto, todas as informações foram colocadas sem erros – imprima o formulário, pois ele será necessário nos próximos passos.

Passo 2

Chegou o momento de gastar dinheiro, com o DS-160 preenchido você agora precisa pagar a taxa do Consulado para poder fazer os agendamentos e a entrevista, além disso, a taxa inclui o valor do “frete”. Uma vez que seu visto é aprovado, o passaporte fica no consulado e eles te enviam posteriormente via Correios com o visto, então esse valor do envio será cobrado de você.

O processo agora continua através do seguinte site: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv. Nele você irá gerar o Boleto para pagar a taxa e também é o local onde fará o agendamento pra o CASV e para o Consulado. Lembrando que o agendamento para o CASV DEVE SER ANTES do Consulado. Você também pode efetuar o pagamento usando seu cartão de crédito, mas lembre-se que a cobrança será em dólar e seu cartão precisa ser Internacional.

Dica: Você irá preencher nesse momento os dados de entrega do seu visto, preste basante atenção nessas informações pois é onde os correios ou a empresa de entregas irá tentar te encontrar para fazer a entrega. Dados errados podem comprometer o envio.

Passo 3

Chegou a hora de ir ao CASV no dia e horário agendado. Você DEVERÁ levar Seu Passaporte, a confirmação do DS-160 (que foi preenchido e impresso no Passo 1) e o comprovante de agendamento. Você irá tirar foto e colher as impressões digitais e todos os documentos acima serão devolvidos à você para que sejam apresentados na entrevista no consulado.

Dica: uma coisa muito importante é que todos os documentos, papeis e comprovantes NÃO PODEM TER NENHUM TIPO DE RASURA. Nada escrito neles. Se tiver qualquer coisa desse tipo, você não poderá entrar.

Passo 4

Chegou a hora da entrevista no consulado. Os documentos básicos são exatamente os mesmos que você tem que levar ao CASV: Passaporte, Confirmação do DS-160 e Comprovante do Agendamento. Mas além deles existem todos os outros documentos que comprovem seu vinculo com o Brasil e que são imprescindíveis para agilizar o processo de obtenção do visto.

Nota: Geralmente a entrevista (em português) é bem tranquila e o agente consular irá te perguntar sobre a viagem, quando você planeja ir, onde ficará, quanto tempo etc. Não costuma demorar mais do que 10 minutos. Mas, alguns agentes podem pedir confirmações adicionais em relação à seu vínculo no Brasil para ter certeza que você não vá imigrar de forma ilegal. Sim, eles são paranoicos a esse ponto. E é nesse momento que levar todos os documentos que comprovem seu vínculo no Brasil fará diferença.

Quais são esses documentos? Basicamente: Contrato de Trabalho (Carteira de Trabalho) assinado, ou contrato de empresa (se for dono), contrato de imóvel – se for proprietário de imóvel ou de algum terreno – declaração de imposto de renda, extrato bancário dos últimos 6 meses, documento de carro e qualquer outro documento que comprove que você tem vínculos aqui e que retornará depois da viagem.

Teve o Visto Aprovado?

Se sim, basta aguardar o envio do passaporte no endereço cadastrado no Passo 2, o que pode demorar até 10 dias úteis para ser emitido mais o prazo de entrega. Você também pode querer retirar o passaporte no CASV (você deve escolher essa opção quando estiver pagando a taxa de envio). Para retirar no CASV, você deve acompanhar com o número de seu formulário DS-160 o andamento e quando estiver disponível ir buscar.

Se não, você terá que fazer alguns dos procedimentos novamente, pois algumas vezes o visto é negado por erro de preenchimento do formulário DS-160, ou por falta de documentação. Então será necessário corrigir os dados, ou reagendar a entrevista e dessa vez ir com todos os documentos solicitado polo agente consular.

Renovação do Visto

O processo de renovação do visto é basicamente o mesmo, a diferença é que agora você preenche o formulário DS-160 (Passo 1) faz o agendamento (Passo 2) e se dirige até o CASV. Todo o processo de renovação é feito pelo CASV se você já teve seu visto aprovado anteriormente. Em ALGUNS CASOS o CASV pode solicitar que você agende uma entrevista no consulado, apenar para verificar alguma informação etc, mas via de regra, se você já teve visto aprovado, a renovação é praticamente “automática”.

Veja o que muda no processo de Renovação do Visto Americano após as novas mudanças sancionadas pelo presidente Donald Trump neste link

Resumo

Apesar de parecer complexo, o visto americano é bem simples de ser tirado, e raros são os casos em que ele é negado, salvo em casos de preenchimento errado ou inconsistência dos dados. O consulado e o governo americano facilitaram muito a entrada de turistas nos Estados Unidos. Então vá tranquilo e se atente ao preenchimento dos dados que é garantia de liberação.

Tem alguma dúvida ou experiência com o processo? Deixe um comentário a respeito.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário