São Paulo finalmente tem seu Circular Turismo, que passa por algumas das principais atrações e avenidas da cidade. Não é mais uma grande novidade na cidade, mas já podemos fazer um tour diferente e conhecer diversos locais de uma única vez. Confira dicas, percurso e informações sobre esse passeio.
Pode parecer um pouco controverso, mas o Circular Turismo de São Paulo é uma boa opção tanto para quem tem bastante tempo de aproveitar a capital paulista quanto para quem não tem.
Se você tem pouco tempo pela cidade, apenas o Circular Turismo já será suficiente por te levar por muitos dos principais pontos turísticos da região central de São Paulo.
Mas, se você estiver com tempo de sobra, poderá utilizá-lo para te levar em todas as paradas e poderá descer em cada uma e conhecer cada local em detalhes e até explorar um pouco as proximidades.
Pontos de Parada do Circular Turismo de São Paulo
O percurso total do Circular Turismo tem duração de aproximadamente 1 hora, se você não desembarcar em nenhuma das paradas. Ele possui paradas em pontos específicos da cidade, que são as seguintes:
1 – Praça da República – É deste local que sai o Circular Turismo de São Paulo. Bem no centro da cidade, possui muita história e bela arquitetura em volta. Aos finais de semana tem uma feirinha de artesanatos com diversos itens e centenas de barracas. Costuma ser mais movimentada aos Domingos.
2 – Estádio do Pacaembu / Praça Charles Miller – A segunda parada é em um dos estádios mais famosos de São Paulo – o Pacaembu – e que hoje também abriga o Museu do Futebol. Aos Sábados também ocorre a famosa “feira-livre”, e é uma ótima oportunidade de se comer o famoso “pastel de feira” de São Paulo.
3 e 4 – Avenida Paulista – MASP e Casa das Rosas – As duas próximas paradas ficam na Avenida Paulista. Esta dispensa muitas apresentações por ser um dos centros financeiros mais importantes da cidade e também palco de praticamente todas as manifestações políticas.
Aqui o Circular Turismo faz duas paradas, uma quase no começo, em frente ao MASP – Museu de Artes de São Paulo e a segunda parada já quase no final em frente à Casa das Rosas.
5 – Parque do Ibirapuera – Um dos locais mais frequentados pelos paulistanos, o Parque do Ibirapuera é uma das poucas áreas verdes da cidade e é cheio de atrações. No trajeto do Circular Turismo é possível observar o lago com suas famosas fontes.
6 – Centro Cultural de São Paulo – O Centro Cultural é um espaço destinado ao lazer e à cultura. Com uma enorme biblioteca, também é muito utilizado para apresentações, espetáculos e para pesquisas.
7 – Liberdade – O famoso “bairro japonês” de São Paulo é onde diferentes culturas se juntam, mas também onde a predominância da cultura nipônica faz do local um atrativo na cidade. Vale a pena conhecer a famosa Feirinha da Liberdade aos finais de semana.
8 – Pateo do Collegio – Local onde a Cidade de São Paulo foi fundada, abriga um museu de arte sacra, uma cripta e um café. Próximo da Sé e do marco zero da cidade.
9 – Theatro Municipal – Um dos prédios mais icônicos e famosos do centro de São Paulo, o teatro é palco para espetáculos e shows mas não podemos esquecer de mencionar sua bela arquitetura.
Aproveitando todas as Paradas do Circular Turismo de São Paulo
Estando com tempo, é possível descer em todas as paradas e conhecer os arredores. Alguns dos locais são só para fotos, mas muitas das atrações podem ser visitadas e conhecidas um pouco mais em detalhes.
Aqui estão algumas sugestões para se conhecer próximo de cada parada do Circular Turismo.
1 – Praça da República – Antes mesmo de embarcar, você já pode conhecer os famosos Edifício Copan e Edifício Itália, que ficam bem ao lado do ponto de partida do ônibus.
Ainda como sugestão nas proximidades, está a Biblioteca Mario de Andrade, Igreja da Consolação e a famosa Rua Santa Ifigênia.
2 – Estádio do Pacaembu / Praça Charles Miller – Aqui você conhece locais como o Museu do Futebol (que fica embaixo da arquibancada do estádio) e o Museu de Arte Brasileira da FAAP.
3 e 4 – Avenida Paulista – MASP e Casa das Rosas – As duas paradas já são um atrativo na Avenida Paulista, mas além do MASP e da Casa das Rosas, você também tem próximo o Prédio da Gazeta e o Parque Trianon.
5 – Parque do Ibirapuera – Esse já é um local que irá ocupar boa parte do seu tempo pois o parque é grande. Mas os arredores também tem algumas ótimas atrações. Vale muito a pena conhecer o Obelisco – Mausoléu aos Heróis de 32, o Monumento às Bandeiras e o Museu de Arte Contemporânea.
Sem contar as próprias atrações de dentro do parque como o a OCA, o Planetário do Ibirapuera, a Marquise do Ibirapuera, o Auditório Oscar Niemeyer e o Museu Afro Brasil.
6 – Centro Cultural de São Paulo – Aqui a visita é mais rápida se não for conhecer de fato o Centro Cultural. Ele vale a visita para algumas fotos e nos arredores você encontra a Catedral Nossa Senhora do Paraíso e a Catedral Ortodoxa.
7 – Liberdade – Nesta parada o interessante é observar a decoração da ruas e das casas. Pode-se observar muito da influência oriental, e aos finais de semana a parada obrigatória é na Feirinha da Liberdade, uma ótima opção gastronômica da região.
Além disso, outras opções na região são o Museu da Imigração Japonesa e o Templo Budista Busshinji.
8 – Pateo do Collegio – Essa talvez seja uma das regiões com mais atrações, pois está localizado bem no centro da cidade e tem muita coisa nos arredores para se conhecer.
O próprio Pateo do Collegio (Patio do Colégio) é uma atração que deve ser visitada. Mas está bem perto de atrações como a Catedral da Sé e da Cripta da Catedral da Sé.
Próximo também encontramos atrações como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (BVMF), Mosteiro São Bento, Solar da Marquesa de Santos e os famosos prédios Edifício Martinelli, Edifício Matarazo e o Farol Santander (Edifício Altino Arantes).
9 – Theatro Municipal – Só o teatro já merece uma visita e tem até uma Visita Guiada ao Teatro Municipal que pode ser feita. E essa região é também onde estão boa parte das atrações que podem ser conhecidas.
Não pode ficar de fora: Galeria do Rock, Galeria Olido, Shopping Light (pela sua arquitetura), Praça do Correio, Viaduto do Chá, Prefeitura de São Paulo e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Note que essas são algumas das principais atrações próximas de cada parada. Em cada uma delas existem diversas outras que podem ser conhecidas e exploradas. No mapa no início deste post colocamos as mais relevantes localizadas próximo das paradas para que se visualize a distância.
Informações do Circular Turismo de São Paulo
Para fazer o tour com o Circular Turismo, você paga R$ 40,00 (preço em Janeiro/2018) e pode utilizar o bilhete por 24 horas. Não tem limite de utilização dentro desse período, então você pode embarcar e desembarcar em qualquer ponto quantas vezes quiser.
O pagamento é feito dentro do próprio ônibus e aceitam, dinheiro e cartões de crédito e débito. Se atente que nenhum outro local está autorizado a vender o bilhete para embarque no ônibus. Então cuidado com golpes.
O tour é oferecido em Português, Inglês e Espanhol e funciona nos seguintes horários: De segunda a sexta-feira: às 9:00, 11:20 e 14:10; Aos sábados: às 8:00, 10:30 e 13:30. Esses horários correspondem à saída da Parada 1 – Praça da República. No entanto é possível iniciar o passeio embarcando em qualquer ponto de parada do circuito.
Aos Domingos e feriados, saídas às 10:00, 10:40, 12:00, 12:40, 15:00, 16:10, 17:10 e 17:50.Esses horários correspondem à saída da Parada 1 – Praça da República. Importante mencionar que Domingo a Avenida Paulista é fechada para carros e ele faz um percurso alternativo.
Para mais detalhes e informações adicionais, visite o site do Circular Turismo de São Paulo.
Veja o que já publicamos sobre São Paulo – Capital. E não deixe de conferir um passeio diferente pelo Subterrâneo de São Paulo, da pra encaixar a maioria nas paradas do Circular Turismo. Confira também nosso Roteiro de Fim de Semana em São Paulo.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |
4 comentários
Cuánto tiempo se espera en una parada la llegada del siguiente bus
Hola Ivan. De lunes a viernes, son tres salidas: 9h, 11h20 y 14h10. Estos son los horarios en la “Parada 1”. Todo el recorrido completo dura aproximadamente 1 hora. Entonces, dependiendo de la parada que esté, pasará un poco después de estos horarios. Sábados las salidas son: 8:00, 10:30 y 13:30. Domingo y dias festivos: 10:00, 10:40, 12:00, 12:40, 15:00, 16:10, 17:10 y 17:50.
otimas informações
Olá Silvia, que bom que gostou e que elas foram úteis. Se tiver alguma dúvida ou quiser mais detalhes ou informação, manda pra gente. 😉