Home America do Sul Cidades Históricas de Minas Gerais e Belo Horizonte
Cidades Historicas de Minas Gerais e Belo Horizonte - Roteiro
Compartilhe:

Fomos conhecer as Cidades Históricas de Minas Gerais e incluímos Belo Horizonte em nosso roteiro. Nesse post vamos dar todos os detalhes da nossa viagem, com dicas de atrações turísticas, passeios, gastronomia e hospedagem.

No total, nossa viagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, durou 11 dias. Conseguimos conhecer tudo sem pressa e aproveitamos bastante cada um dos lugares que passamos e seus diversos passeios.

Nosso roteiro foi todo feito de carro e pegamos ele já no Aeroporto de Confins, assim que chegamos em Minas Gerais. Dessa forma tivemos muito mais liberdade de locomoção, e conseguimos incluir locais mais afastados em algumas das cidades.

Abaixo colocamos todos os locais que passamos e na ordem que visitamos . Se quiser pular para algum destino específico, basta clicar no link.

Sabará (1 Dia)
Belo Horizonte (3 Dias)
Itabirito (Parada)
Mariana (1 Dia)
Ouro Preto (2 Dias)
Inhotim (1 Dia)
Tiradentes (2 Dias)
São João Del Rei (1 Dia)
Congonhas (Parada)

Sabará (1 Dia)

Sabará foi a primeira das Cidades Históricas de Minas Gerais que visitamos. Apesar de estarmos hospedados em Belo Horizonte, pois chegamos no fim do dia anterior, aproveitamos que era um dia no meio da semana e fomos conhecer a cidade mais vazia.

Cidades Históricas de Minas Gerais - Sabará - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Sabará fica na região metropolitana de Belo Horizonte, então até lá não gastamos mais do que 30 ou 35 minutos de carro. É perfeita para um bate-volta e foi o que fizemos.

A cidade é pequena e você consegue com tranquilidade conhecer praticamente todas as atrações. Nossa dica do que não pode ficar de fora do seu roteiro:

Comece pela Igreja Nossa Senhora do Ó. O bairro por si só é uma atração, com suas casa todas coloridas. Faça o tour pela igreja que é o cartão postal da cidade. Não deixe de pedir uma pequena explicação sobre o local e saia de lá com uma verdadeira aula de história.

Siga então para a Praça Getúlio Vargas. Por lá você encontra um antigo chafariz e em frente à praça está a Igreja Nossa Senhora da Conceição. O ingresso comprado para visitar a Nossa Senhora do Ó também serve para essa igreja. Então é 2 pelo preço de 1. No entorno da praça você encontra uma boa variedade de comércio, bares e restaurantes.

Visite depois a Capela de Nossa Senhora do Pilar e vá para o Museu do Ouro de Sabará. Uma parada obrigatória para conhecer um pouco da história da exploração em Minas Gerais.

Depois uma visita à Igreja Nossa Senhora do Carmo irá finalmente te apresentar às obras de Aleijadinho. Nessa igreja ele foi responsável pelas obras do coro, da fachada em pedra sabão e do púlpito. Sem deixar de mencionar tantas outras peças de arte sacra.

Em seguida vá conhecer a inacabada Igreja Nossa Senhora do Rosário, feita por e para os escravos. Ao lado dela uma rápida parada no Chafariz do Rosário e nas proximidades também fica a Casa Borba Gato. Ainda na região não deixe de passar pelo Teatro Municipal de Sabará e pelo Solar do Padre Correia (onde hoje é a Prefeitura de Sabará).

Pra finalizar, antes de voltar para Belo Horizonte, passe pela Igreja de São Francisco de Assis e termine no Chafariz do Kaquende.

Todos esses passeios em detalhes você encontra no nosso Roteiro de 1 dia em Sabará.

Belo Horizonte (3 Dias)

Depois de passar o dia anterior todo em Sabará, aproveitamos o começo do fim de semana para ficarmos 3 dias em Belo Horizonte.

Belo Horizonte é cheia de atrações, mas você consegue facilmente explorar a cidade toda e praticamente todas os seus principais pontos turísticos em dois ou três dias. Só tome cuidado com a sua escolha dos dias, pois Segunda-Feira praticamente nenhum dos locais estarão abertos à visitação. Nossa dica do que não pode ficar de fora do seu roteiro:

Comece conhecendo a Lagoa da Pampulha e o cartão postal da capital mineira: a Capela de São Francisco de Assis. Ainda em volta da lagoa, não deixe de conhecer a Casa do Baile, o Portal da Memória e a Casa Kubitschek.

Explore a região central da capital mineira e conheça o Mercado Central. Um paraíso gastronômico. Não deixe de almoçar por lá em um dos concorridos bares e restaurantes. Ainda na região, não deixe de passar pela Galeria Ouvidor.

Explore a região da Praça da Liberdade. Além de poder fazer uma visita guiada ao Palácio da Liberdade, por lá você também encontra o Memorial Minas Gerais, o Circuito Liberdade, o Centro Cultural Banco do BrasilMuseu das Minas e do Metal e o Prédio Verde: Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Aos domingos vá à Feira Hippie na Avenida Afonso Pena e aproveite para conhecer o Parque Américo Renné Giannetti. Além de muito artesanato, as barracas com pratos típicos mineiros são uma atração. O difícil é escolher o que comer com tantas opções.

Não deixe de conhecer também a Praça do Papa e ter uma bela vista panorâmica da cidade. Ali pertinho fica o Parque das Mangabeiras, que vale a pena ser visitado.

Se estiver com tempo de sobra no fim de semana, vale uma Visita Guiada ao Mineirão. Estádio que foi reformado e utilizado em alguns dos jogos da Copa do Mundo no Brasil.

Para comer e aproveitar a vida noturna e gastronômica de BH, explore as diversas opções da Praça Tiradentes, da Rua Pium-Í e da Rua Tomás Gonzaga.

Confira em detalhes todos os passeios acima no nosso Roteiro de 3 dias em Belo Horizonte.

Itabirito (Parada)

Depois de explorar Belo Horizonte, voltamos para nosso roteiro pelas Cidades Históricas de Minas Gerais. De BH, nosso destino era Mariana, mas fizemos uma rápida parada no caminho em Itabirito.

Estação de Itabirito em Minas Gerais

Itabirito fica entre Belo Horizonte e Ouro Preto / Mariana. Então não foi um desvio longo. Já que fica no meio do caminho, paramos para esticar as pernas e conhecer o seguinte:

A Mercearia Paraopeba, que é praticamente uma atração turística da cidade. Um lugar que podemos chamar de singular, pra dizer o mínimo. Você encontra de tudo um pouco, com destaque para comidas e alimentos de produtores locais. Difícil sair sem experimentar uma boa variedade de queijos e doces.

Cidades Históricas de Minas Gerais. Mercearia Paraopeba em Itabirito

Em frente à mercearia tem a simpática Paróquia de São Sebastião e duas quadras pra frente a Estação Ferroviária de Itabirito.

Antes de voltar para a estrada, não deixe de comer um pastel de angu na cidade. Criado lá mesmo em Itabirito, foi considerado em 2010 patrimônio imaterial do município. Nada melhor do que experimentar o prato onde ele nasceu. 😉

Mariana (1 Dia)

A parada em Itabirito foi bem rápida. Nós ainda chegamos antes do almoço em Mariana e tivemos tempo de sobra para aproveitar as atrações da cidade.

Mariana fica bem próxima de Ouro Preto. Por isso não passamos a noite na cidade, mas tivemos tempo suficiente para conhecer as principais atrações sem correria. O que é visita obrigatória em Mariana:

Comece seu passeio pela Praça da Sé, onde você encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. É nessa região que você também vai encontrar grande parte do comércio da cidade, incluíndo restaurantes.

Uma curta caminhada te leva até a Praça Gomes Freire, ao lado da praça está o Chafariz São Francisco e a Casa do Conde de Assumar. Subindo um pouco mais está a Igreja Nossa Senhora do Carmo, aberta à visitação. Em seu entorno também está a Igreja São Francisco de Assis , o Pelourinho e a Câmara Municipal de Mariana, que já foi quartel, cadeia e até a prefeitura da cidade.

Um pouco mais longe do centro está a Igreja São Pedro dos Clérigos. Ela fica em uma região bem alta da cidade, o que permite uma vista panorâmica de Mariana.

Por fim, termine o dia na Mina de Ouro da Passagem, sem dúvida um dos passeios mais legais da cidade, onde um vagão de madeira te leva para dentro de uma mina de ouro desativada.

Confira em detalhes todos os passeios acima no nosso Roteiro de 1 dia em Mariana.

Ouro Preto (2 Dias)

Depois da Mariana, chegamos no fim da tarde em Ouro Preto para continuar nossa saga pelas Cidades Históricas de Minas Gerais. Hora de subir ladeira, simbóra?

Chegamos em Ouro Preto depois de passar o dia todo em Mariana. Por esse motivo, vamos considerar apenas 2 dias de roteiro na cidade.

Na noite anterior só tivemos tempo de dar uma volta de reconhecimento e parar para comer em um restaurante perto do hotel. No entanto, dois dias completos são suficientes para visitar as principais atrações da cidade. O que é fundamental conhecer em Ouro Preto:

A Praça Tiradentes é um bom local para iniciar seu primeiro dia na cidade. Lá fica o Monumento à Tiradentes e em frente você pode visitar o Museu da Inconfidência. Lá dentro está o Panteão dos Inconfidentes e a forca de Tiradentes.

Ao lado do museu está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com diversas obras de Aleijadinho. Do outro lado do museu está a Feira de Artesanato no Largo do Coimbra, popularmente conhecida como Feirinha de Pedra Sabão.

Em frente à feirinha fica a Igreja de São Francisco de Assis e descendo a escada na sua lateral você chega até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. De lá, visite a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Essas três igrejas juntas fazem parte do Circuito Museu Aleijadinho. Visitando as três você consegue observar a diversidade de obras, adornos, arte sacra e esculturas de Aleijadinho. Nesta última também está a sepultura de Aleijadinho.

Um pouco mais afastado do centro, tem a Igreja de São Francisco de Paula. Com entrada gratuita para visitação, uma vantagem de visita-la é sua localização: estando na parte mais alta de Ouro Preto, permite uma vista panorâmica de toda a cidade. Ainda dá tempo de conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia e a Igreja Matriz de Santa Ifigênia. Tudo isso só no primeiro dia.

Para o segundo dia, visite o Teatro Municipal de Ouro Preto. De lá, vá ao Museu Casa dos Inconfidentes para conhecer a história da inconfidência e depois vá para a Casa dos Contos. Apesar de não parecer lógico fazer essas visitas nessa ordem, por questão de deslocamento, faz todo sentido em relação à fatos históricos e sua cronologia. Na Casa dos Contos ainda existe uma exposição de moedas brasileiras e uma senzala.

Por fim, termine o segundo dia na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A igreja mais rica de Ouro Preto e a segunda mais rica do Brasil em quantidade de Ouro em suas peças.

Nós temos muito mais detalhes no nosso Roteiro de 3 dias em Ouro Preto. Dá uma conferida no post.

Inhotim (1 Dia)

Para dar uma quebrada no ritmo de igrejas e do roteiro pelas Cidades Históricas de Minhas Gerais, vale a pena sair bem cedo de Ouro Preto e ir para Brumadinho para conhecer o Instituto Inhotim.

Instituto Inhotim em Brumadinho - Cidades Históricas de Minas Gerais

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Fica à aproximadamente 100 km de Ouro Preto e é um passeio mais do que recomendado tanto pela bagagem cultural quanto para diversificar um pouco sua viagem.

Nota: Nós acabamos não visitando Inhotim quando fizemos esse roteiro. Estávamos em Belo Horizonte na semana que rompeu a barragem de Brumadinho :-(. Ele com certeza teria entrado na lista e por esse motivo deixamos aqui (sem contar qual foi nossa experiência) para incentivar a visita, tanto ao instituto quanto à cidade.

Tiradentes (2 Dias)

Como não fomos à Inhotim, no fim da tarde saímos de Ouro Preto em direção à Tiradentes.  É um percurso de aproximadamente 180 km, mas se programe com o horário pois você deverá levar em torno de 3 horas aproximadamente.

Cidades Históricas de Minas Gerais - Tiradentes - Igreja Matriz de Santo Antônio

Tiradentes é uma das menores entre as Cidades Históricas de Minhas Gerais, e se você se hospedar no centro histórico, conseguirá conhecer a maior parte das atrações à pé. O que não pode ficar de fora em sua visita à Tiradentes:

Visite o Chafariz de São José, depois vá à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Em frente à igreja fica o Museu de Sant’Ana, que hoje funciona onde antes era a antiga cadeia da cidade. As casas e construções do local são outra atração que vale a pena prestar atenção aos detalhes. Visite a Capela de São João Evangelista e em frente à capela fica a Estátua de Tiradentes.

Ainda no centro histórico, visite a Capela Senhor Bom Jesus da Pobreza, perto dessa igreja está a maior parte dos restaurantes e lojinhas de artesanato de Tiradentes. Depois, vá de carro até a Igreja de São Francisco de Paula, onde você terá uma das melhores vistas da cidade por causa de sua localização. Ali pertinho também fica a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Deixamos o “melhor” para o final do dia: visite a Igreja Matriz de Santo Antônio, e assista à um concerto de órgão, instalado na igreja em 1785 (pode ser necessário comprar o ingresso com antecedência).

No segundo dia fizemos alguns passeios mais distantes, incluindo uma rápida visita à Bichinho/Prados, que fica na divisa com Tiradentes.

O que colocamos em nosso roteiro nesse dia: Começamos pela Casa Torta que fica bem na entrada da cidade. Em frente à casa, fomos no Empório Maria Monteiro, uma parada rápida para ver móveis e um pouco do artesanato da cidade, e em seguida continuamos em direção à cidade, paramos primeiro na Igreja Nossa Senhora da Penha, e por fim fomos à Galeria Bichinho, onde a maior parte das lojas de artesanato estão localizadas e que faz Bichinho ser tão especial e procurada.

Na volta para Tiradentes paramos no Museu do Automóvel da Estrada Real. De volta à cidade, fomos até a estrada na entrada de Tiradentes para molhar os pés na Cachoeira São José (em alguns mapas aparece como Cachoeira bom Despacho) onde também fica o Totem do Marco Zero da Estrada Real.

Dependendo de quanto tempo você ainda tem, ou se sobrou espaço em seu roteiro, considere visitar o Santuário da Santíssima Trindade e a Capela Santo Antonio do Canjica. Nesses dois locais só passamos em frente e tiramos poucas fotos.

São João Del-Rei (1 Dia)

Ainda hospedados em Tiradentes, reservamos nosso terceiro dia para conhecer São João Del-Rei e fazer o passeio de trem entre as duas cidades, afinal uma viagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais não poderia deixar um trem histórico de fora.

Trem entre Tiradentes e São João Del-Rei – Cidades Históricas de Minas Gerais

Como iríamos fazer ida e volta de trem, nossa primeira dica aqui é para contratar um dos tours que são oferecidos já na saída da estação. Eles levam na maior parte das principais atrações da cidade e ainda sobra um tempo para uma última explorada e para comer antes de pegar o trem de volta.

O que vimos e que estava incluso no tour: Centro Histórico de São João Del-Rei, Igreja Nossa Senhora do Carmo (e história das diversas construções ao redor da igreja), Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja São Francisco de Assis e o cemitério atrás da igreja onde está enterrado Tancredo Neves, político e presidente (não empossado) do Brasil.

Igreja São Francisco de Assis em São João Del-Rei – Cidades Históricas de Minas Gerais

O tour ainda passa por diversos outros pontos da cidade e os guias explicam os diversos fatos históricos, mas sem parar. De volta à estação, da tempo de sobra de almoçar na região e ainda conseguimos conhecer rapidamente o Mercado Municipal de São João Del-Rei, a Ponte da Cadeia e ainda passamos em frente ao Museu da FEB, onde na entrada existe um antigo canhão de guerra.

No meio da tarde voltamos de trem para Tiradentes. Uma última dica é não deixar de observar a paisagem durante todo o percurso. Fazendas, morros, lagos e até uma mineradora fazem parte da vista entre as duas cidades. Nossas últimas horas em Tiradentes passamos no centro histórico conhecendo as lojas, cafés, vendo artesanatos e comendo.

Congonhas (Parada)

Saímos bem cedo de Tiradentes em direção novamente à Belo Horizonte para devolver o carro no aeroporto e pegar o nosso voo de volta, mas ainda tínhamos um último desvio pra fazer no caminho de volta: conhecer Congonhas e as obras de Aleijadinho.

A última das Cidades Históricas de Minas Gerais foi realmente uma parada bem rápida para podermos conhecer as obras e a principal atração da cidade antes de voltarmos para Belo Horizonte. O que ver na rápida parada em Congonhas:

Comece pelas seis capelas com as 66 esculturas de Aleijadinho, as obras em tamanho real representam os sete grupos de passos da Paixão de Cristo. Veja os 12 apóstolos feitos em pedra sabão em frente ao Santuário do Bom Jesus de Matozinhos e por fim visite a igreja para apreciar sua arquitetura. Se estiver com tempo de sobra, visite o Museu de Congonhas, que fica ao lado do santuário e amplia a experiência das obras (nós não tivemos tempo de visitar o museu).

Cidades Históricas de Minas Gerais – Congonhas: Capelas, Santuário e Museu

E assim concluímos nosso roteiro pelas Cidades Históricas de Minas Gerais e por Belo Horizonte. É um passeio repleto de história, com muitas ladeiras e que adoramos ter feito.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário