Home America do SulBrasil Trilha da Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira

Trilha da Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira

por Anderson Kaiser
Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo
Compartilhe:

Desbravamos a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, e vamos contar todos os detalhes desse passeio repleto de belas surpresas. Uma caminhada em meio à mata atlântica nativa com vista panorâmica de São Paulo.

É difícil pensarmos em trilhas e contato com a natureza quando falamos sobre passeios para se fazer em São Paulo, não é mesmo? Mas sim, existem lugares que proporcionam esse tipo de atividade e que ficam bem próximos do centro da capital paulista, inclusive.

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação e proteção ambiental de parte da Serra da Cantareira e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Para você ter uma ideia do tamanho, o parque localizado na zona norte de São Paulo atravessa outros três municípios: Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo - Divisa de Municípios

Ele é dividido em núcleos. Quatro deles são abertos à visitação:

Núcleo da Pedra Grande

Como primeiro contato com o Parque da Cantareira, resolvemos conhecer o núcleo Pedra Grande. Sua trilha principal nos leva até a Pedra Grande, uma formação rochosa que fica a uma altura de 1.010 metros acima do nível do mar e proporciona uma visão panorâmica da cidade de São Paulo.

Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo - Mapa

O local possui uma boa infra-estrutura, com banheiros e bebedouros logo na entrada. E essa é uma boa hora para reabastecer suas garrafas de água e de usar os sanitários, pois só encontramos esses locais novamente no final das trilhas.

Por falar em trilha, o Núcleo Pedra Grande possui 4 que podem ser exploradas:

  • Trilha da Pedra Grande
  • Trilha da Bica
  • Trilha do Bugio
  • Trilha da Figueira
Trilha da Pedra Grande

A principal trilha do parque é também a mais longa, com 9,6 km de extensão (total do percurso ida e volta, sendo 4,3 km cada trecho).  Ela é toda asfaltada e com placas que indicam a direção até chegar ao mirante (Pedra Grande).

Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

As entradas das demais trilhas passam ou começam nela, então pelo menos parte dela você deverá percorrer obrigatoriamente. Até chegar à formação rochosa no final do percurso, você vai caminhar por dentro de mata nativa e passar por belas paisagens.

Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

Depois de desbravarmos as tantas subidas pelo caminho, chegamos finalmente à nosso destino. Do mirante é possível avistar o Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, com muita sorte em dias bem limpos, até mesmo a Serra do Mar.

Mirante da Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo
Mirante e Pico do Jaraguá na Trilha da Pedra Grande no Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

O local é bem tranquilo e depois da longa caminhada as pessoas aproveitam para descansar, apreciar a paisagem e até mesmo para fazer um lanchinho. Fomos em um feriado prolongado, e mesmo assim encontramos o parque bem vazio.

Ao lado do mirante você ainda encontra o Museu Casa de Pedra, onde são realizadas exposições. Quando fomos ele estava fechado e dentro só vimos uma maquete da Serra da Cantareira. Ao lado do museu também encontramos banheiros.

Lago das Carpas

Um pouco antes de chegar ao mirante existe uma bifurcação onde a trilha passa a ser de terra e que leva até o Lago das Carpas.

Trilha do Lago das Carpas - Nucleo Pedra Grande - Parque estadual da Cantareira - São Paulo

Essa trilha tem 3 km de extensão, já considerando o percurso de ida e volta. Ao final dela chegamos ao Lago das Carpas, que em seu entorno possui um parque infantil, uma área para lanches, inclusive com mesas, e também possui sanitários. Ali aproveitamos para reabastecer nossas garrafas com água de uma bica.

Lago das Carpas - Nucleo Pedra Grande - Parque estadual da Cantareira - São Paulo
Lago das Carpas - Nucleo Pedra Grande - Parque estadual da Cantareira - São Paulo

Logo no início o segurança do parque nos indicou que esse local era bastante procurado por pessoas para fazerem piquenique. De fato encontramos alguns casais e famílias nas mesas e espalhados pelo gramado comendo e esticando as pernas.

A dica é ir conhecer o mirante da Pedra Grande e aproveitar também uma tarde na beira do lago.

Lembre-se que o local é em meio à mata nativa. Você verá placas informativas por toda a trilha a respeito de animais que habitam o parque. Nós estamos entrando no ambiente deles, e não o contrário. Quem sabe você também não encontra alguns por lá. 😉

Cobra no Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande em São Paulo
Informações Técnicas sobre a Trilha da Pedra Grande e Lago das Carpas

Extensão Trilha da Pedra Grande: 9,6 km (ida e volta)
Extensão Trilha Lago das Carpas: 3,0 km (ida e volta)
Nível de dificuldade: Médio. Apesar da trilha ser asfaltada, ela possui muita subida. O que pode pegar os menos preparados de surpresa.
Tempo de percurso: Para as duas trilhas, algo em torno de 3 horas. Mas considere o tempo que você irá ficar no local apreciando a paisagem.
Horário do Parque:  Sexta, Sábado e Domingo das 08:00 às 17:00. Mas a entrada é só até as 15:00.
Dica: Lembre-se de levar água e garrafas. O parque não possui lanchonetes ou bebedouros nas trilhas, mas você encontra água e banheiros no fim de cada uma delas e também na portaria.

Como Chegar?

O Parque Estadual da Cantareira fica na Zona Norte de São Paulo. A entrada do Núcleo Pedra Grande fica à apenas 10 km do centro da cidade.

A entrada fica na Rua do Horto, 1799.  Em frente existem vagas demarcadas de estacionamento, mas também pode parar na rua.

Para quem vai de transporte público até o Núcleo Pedra Grande, a melhor opção é ir até a Estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1 – Azul) e pegar o ônibus 2020 – Horto Florestal.  Você desce no ultimo ponto, em frente ao Horto, e caminha até a entrada do Parque Estadual da Cantareira.

Quanto Custa?

O preço para entrar no parque é de R$ 15,00 por pessoa (em Agosto/2019).  Meia entrada para estudantes e professores. Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 não pagam. Não aceita cartões, pagamento apenas em dinheiro.

Mora ou está passeando pela capital paulista? Confira o que já escrevemos e o que fazer em São Paulo.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

1 comentário

Juliana Proença 08/06/2018 - 8:30 pm

Que lugar lindo! Fiquei encantada!! Só fiquei com medo dessa cobra na última foto rsrs, mas ainda assim vale a pena conhecer! Obrigada pela dica!

Reply

Deixe um Comentário