Desbravamos a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, e vamos contar todos os detalhes desse passeio repleto de belas surpresas. Uma caminhada em meio à mata atlântica nativa com vista panorâmica de São Paulo.
É difícil pensarmos em trilhas e contato com a natureza quando falamos sobre passeios para se fazer em São Paulo, não é mesmo? Mas sim, existem lugares que proporcionam esse tipo de atividade e que ficam bem próximos do centro da capital paulista, inclusive.
Parque Estadual da Cantareira
O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação e proteção ambiental de parte da Serra da Cantareira e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Para você ter uma ideia do tamanho, o parque localizado na zona norte de São Paulo atravessa outros três municípios: Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.
Ele é dividido em núcleos. Quatro deles são abertos à visitação:
- Núcleo Pedra Grande;
- Núcleo Engordador;
- Núcleo Águas Claras;
- Núcleo Cabuçu.
Núcleo da Pedra Grande
Como primeiro contato com o Parque da Cantareira, resolvemos conhecer o núcleo Pedra Grande. Sua trilha principal nos leva até a Pedra Grande, uma formação rochosa que fica a uma altura de 1.010 metros acima do nível do mar e proporciona uma visão panorâmica da cidade de São Paulo.
O local possui uma boa infra-estrutura, com banheiros e bebedouros logo na entrada. E essa é uma boa hora para reabastecer suas garrafas de água e de usar os sanitários, pois só encontramos esses locais novamente no final das trilhas.
Por falar em trilha, o Núcleo Pedra Grande possui 4 que podem ser exploradas:
- Trilha da Pedra Grande
- Trilha da Bica
- Trilha do Bugio
- Trilha da Figueira
Trilha da Pedra Grande
A principal trilha do parque é também a mais longa, com 9,6 km de extensão (total do percurso ida e volta, sendo 4,3 km cada trecho). Ela é toda asfaltada e com placas que indicam a direção até chegar ao mirante (Pedra Grande).
As entradas das demais trilhas passam ou começam nela, então pelo menos parte dela você deverá percorrer obrigatoriamente. Até chegar à formação rochosa no final do percurso, você vai caminhar por dentro de mata nativa e passar por belas paisagens.
Depois de desbravarmos as tantas subidas pelo caminho, chegamos finalmente à nosso destino. Do mirante é possível avistar o Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, com muita sorte em dias bem limpos, até mesmo a Serra do Mar.
O local é bem tranquilo e depois da longa caminhada as pessoas aproveitam para descansar, apreciar a paisagem e até mesmo para fazer um lanchinho. Fomos em um feriado prolongado, e mesmo assim encontramos o parque bem vazio.
Ao lado do mirante você ainda encontra o Museu Casa de Pedra, onde são realizadas exposições. Quando fomos ele estava fechado e dentro só vimos uma maquete da Serra da Cantareira. Ao lado do museu também encontramos banheiros.
Lago das Carpas
Um pouco antes de chegar ao mirante existe uma bifurcação onde a trilha passa a ser de terra e que leva até o Lago das Carpas.
Essa trilha tem 3 km de extensão, já considerando o percurso de ida e volta. Ao final dela chegamos ao Lago das Carpas, que em seu entorno possui um parque infantil, uma área para lanches, inclusive com mesas, e também possui sanitários. Ali aproveitamos para reabastecer nossas garrafas com água de uma bica.
Logo no início o segurança do parque nos indicou que esse local era bastante procurado por pessoas para fazerem piquenique. De fato encontramos alguns casais e famílias nas mesas e espalhados pelo gramado comendo e esticando as pernas.
A dica é ir conhecer o mirante da Pedra Grande e aproveitar também uma tarde na beira do lago.
Lembre-se que o local é em meio à mata nativa. Você verá placas informativas por toda a trilha a respeito de animais que habitam o parque. Nós estamos entrando no ambiente deles, e não o contrário. Quem sabe você também não encontra alguns por lá. 😉
Informações Técnicas sobre a Trilha da Pedra Grande e Lago das Carpas
Extensão Trilha da Pedra Grande: 9,6 km (ida e volta)
Extensão Trilha Lago das Carpas: 3,0 km (ida e volta)
Nível de dificuldade: Médio. Apesar da trilha ser asfaltada, ela possui muita subida. O que pode pegar os menos preparados de surpresa.
Tempo de percurso: Para as duas trilhas, algo em torno de 3 horas. Mas considere o tempo que você irá ficar no local apreciando a paisagem.
Horário do Parque: Sexta, Sábado e Domingo das 08:00 às 17:00. Mas a entrada é só até as 15:00.
Dica: Lembre-se de levar água e garrafas. O parque não possui lanchonetes ou bebedouros nas trilhas, mas você encontra água e banheiros no fim de cada uma delas e também na portaria.
Como Chegar?
O Parque Estadual da Cantareira fica na Zona Norte de São Paulo. A entrada do Núcleo Pedra Grande fica à apenas 10 km do centro da cidade.
A entrada fica na Rua do Horto, 1799. Em frente existem vagas demarcadas de estacionamento, mas também pode parar na rua.
Para quem vai de transporte público até o Núcleo Pedra Grande, a melhor opção é ir até a Estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1 – Azul) e pegar o ônibus 2020 – Horto Florestal. Você desce no ultimo ponto, em frente ao Horto, e caminha até a entrada do Parque Estadual da Cantareira.
Quanto Custa?
O preço para entrar no parque é de R$ 15,00 por pessoa (em Agosto/2019). Meia entrada para estudantes e professores. Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 não pagam. Não aceita cartões, pagamento apenas em dinheiro.
Mora ou está passeando pela capital paulista? Confira o que já escrevemos e o que fazer em São Paulo.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |
1 comentário
Que lugar lindo! Fiquei encantada!! Só fiquei com medo dessa cobra na última foto rsrs, mas ainda assim vale a pena conhecer! Obrigada pela dica!