Home America do SulArgentina Buenos Aires – Roteiro de 7 Dias na Argentina

Buenos Aires – Roteiro de 7 Dias na Argentina

por Anderson Kaiser
puerto madero puente de la mujer 1 dia em buenos aires argentina
Compartilhe:

Buenos Aires é um daqueles lugares que nós brasileiros adoramos visitar. Além disso, é um dos primeiros destinos internacionais de muita gente por aqui, seja em função da distância ou até mesmo da valorização do Real em relação ao Peso Argentino. Mas o que não podemos negar é que é difícil ir pra Buenos Aires e não se encantar ou querer voltar. Vamos descrever aqui como foi nosso roteiro de 7 dias por lá e o que fizemos na casa de nossos hermanos.

buenos aires argentina obelisco B.A

Vale mencionar que esta não foi nossa primeira viagem para Buenos Aires. Mas essa foi a primeira vez que fomos com tempo de aproveitar a cidade. Nossa primeira vez lá foi para um treinamento e tínhamos apenas o Domingo livre para “turistar” pela cidade. Claro que nos agarramos a cada minuto desse dia para conhecer o máximo que pudemos.

Então, se você tem pouco tempo para conhecer a cidade, veja o post que fizemos para aproveitar Buenos Aires em apenas um dia.

Voo

Como vivemos de promoções, demoramos para achar um voo dentro de nosso orçamento. Mas depois de muita pesquisa e espera, acabamos encontrando uma boa oferta da Qatar Airways. E foi exatamente a escolha do voo que determinou quanto tempo ficaríamos por lá. Pegamos aquelas promoções em que há uma data pré-determinada de ida e volta. Nosso voo sairia de São Paulo Quarta-Feira à noite, e voltaria 1 semana depois, na Quarta-Feira, também a noite. O que nos deu 7 dias para aproveitar a cidade.

qatar airways buenos aires argentina

Gostamos bastante de voar com a Qatar Airways, e até nos surpreendemos com o serviço oferecido e a qualidade. Quer detalhes dos voos deles para Buenos Aires? Veja neste post que fizemos.

Dica: Está indo para Buenos Aires? Fazer um Seguro Viagem é muito importante e recomendado. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo. Você compara preços em diversas seguradoras e pode ter desconto no pagamento por boleto.

Hotel

Nossa hospedagem foi no Howard Johnson 9 de Julio. Um hotel que fica bem na região central de Buenos Aires, próximo à alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Obelisco, Casa Rosada etc. Mas nem tudo são flores. Se da outra vez que ficamos hospedado em um hotel 5 estrelas tivemos problemas, com esse não poderia ser diferente. 🙁

Howard Johnson 9 de Julio Buenos Aires

Sempre consideramos bastante as opiniões e avaliações de outras pessoas para decidir por um hotel. E com esse fizemos o mesmo. O que nos surpreendeu, pois acabamos tendo muito azar em um local que estava com a avaliação boa. Confira nosso relato completo sobre o Howard Johnson 9 de Julio em Buenos Aires.

Sempre procuramos hotéis em nosso parceiro Booking.com. Reserve o Howard Johnson com eles. Não gostou dele ou quer evitar os problemas que tivemos? Pesquise outras opções de hotéis em Buenos Aires.

Primeiro Dia – Quinta-Feira

Como chegamos um pouco tarde na noite anterior, não tivemos tempo de fazer muita coisa, apenas de comer algo rápido e ir descansar. Nosso primeiro dia começaria agitado. Já que estamos em Buenos Aires, nada mais justo do que ir conhecer Buenos Aires, correto? Errado.

Para nosso primeiro dia já havíamos reservado uma passagem de balsa para ir conhecer Colonia del Sacramento, no Uruguai. A travessia de Buenos Aires até Colonia dura aproximadamente 50 minutos e é um desses passeios que são obrigatórios se você tem um pouco mais de tempo na Argentina.

colonia del sacramento uruguai farol

Com sua arquitetura ainda em estilo colonial e totalmente preservada até os dias de hoje, é um passeio relaxante e bem interessante. Ficando na margem do Rio de la Plata, a paisagem encanta e faz você querer ficar lá por toda sua viagem.

colonia del sacramento uruguai paseo

Não é difícil ir de Buenos Aires até Colonia. Como dissemos, de balsa a travessia é feita de forma rápida e tranquila. Quer saber todos os detalhes sobre como fazer essa travessia? Confira as dicas completas neste link. Falamos sobre as empresas, os horários e até dica para economizar na passagem.

Quer incluir Colonia no seu roteiro? Vá e se encante, assim como nós. Confira todos os detalhes e dicas em Colonia del Sacramento – Um dia no Uruguai.

No final do dia, voltamos para Buenos Aires e fomos para o hotel, dar uma esticada nas pernas. Resolvemos jantar nas proximidades mesmo e escolhemos o Rioja Restaurant. Fica na esquina do hotel e a comida e carne eram boas, mas achamos que não valeu tanto o custo x benefício. É um lugar mais procurado para jantares de negócios. Não é ruim, mas caro devido ao tipo de público.

Segundo Dia – Sexta Feira

Nosso segundo dia começou com uma aventura pelo Metro de Buenos Aires. O transporte público deles é bem eficiente e o transito meio caótico. Então nos locomovermos pela cidade de Metro foi a melhor opção. Depois que você entende as linhas e descobre onde quer ir, percebe que é uma ótima alternativa. E acredite, ele atende quase todos os principais pontos turísticos da capital argentina.

Esse dia fomos conhecer alguns parques famosos da cidade. Começamos pelo Jardim Botânico de Buenos Aires. Ele não é tão grande e pode ser visto em poucas horas. O que foi ideal para começarmos o dia passando por ele.

jardim botanico de buenos aires argentina estatua predio

Uma boa quantidade de árvores e plantas, nativas de diversas partes do mundo estão ali à mostra. Sem contar uma série de estátuas e réplicas de obras de artistas famosos. Vale a pena conhecer. Para todos os detalhes de horários e o que encontrar no Jardim Botânico de Buenos Aires, confira o post que fizemos sobre ele.

De lá, partimos para o Jardim Japonês de Buenos Aires. Um local bem interessante e todo voltado à cultura e decoração japonesa. Também possui uma biblioteca, restaurante, loja de lembrancinhas, uma casa de chá e alguns quiosques de fast-food.

Jardim Japones de Buenos Aires ponte

Apesar de tudo, ele nem é muito grande. Você consegue fazer esse passeio em algumas poucas horas por lá, considerando que irá fazer uma pausa para um lanche ou mesmo almoçar.

O restaurante não é dos mais baratos. Mas se quiser algo típico da culinária japonesa, este é o lugar para uma refeição.

Jardim Japones de Buenos Aires entrada

Aqui cabe uma dica. Tanto o Jardim Botânico quanto o Jardim Japonês, ficam em uma mesma região do bairro Palermo. Mas entre um e outro a caminhada é boa. Fizemos o percurso à pé, mas se quiser economizar suas solas de sapato, pegue um táxi, será uma corrida bem curta e você pagará algo em torno de R$ 10,00. Quer saber mais? Veja o post que fizemos sobre o Jardim Japonês de Buenos Aires.

De lá, mais uma caminhada, e dessa vez fomos até o Planetário Galileo Galilei, na mesma região. Bem da verdade, esses três parques ficam no mesmo “miolo”, e todos são bem próximos uns dos outros. Então essa é uma boa oportunidade de passar por todos e tirá-los de seu roteiro de uma única vez.

Planetario Galileo Galilei Buenos Aires

O Planetário Galileo Galilei oferece mostras sobre astronomia, tem um museu do planetário e até uma sala de projeção 4D. Um ótimo passeio fora do circuito turístico, mas que vale a pena. Aos finais de semana eles fazem observações astronômicas noturnas. Tudo de graça.

planetario galileo galilei buenos aires argentina noturno

Quer saber mais a respeito? Veja nosso post completo sobre o Planetário Galileo Galilei.

Por fim, fomos dar umas pernadas pelo centro da cidade, ver algumas lojas e voltamos para o hotel. Ao fim do dia, resolvemos comer em algum lugar mas barato e típico. Encontramos à duas quadras do Hotel o Bernardo Reloaded. Pratos bem típicos, simples mas gostosos. De fato onde os argentinos vão para comer. Valeu a pena, e gostamos da carne.

Buenos Aires Bernardo Reloaded assado

Sim, esse era o prato individual.

Terceiro Dia – Sábado

No Sábado fomos fazer alguns passeios mais tranquilos, mas não tanto. Primeiro saímos do hotel e fomos até a região central de Buenos Aires para um passeio de compras.

Começamos o trajeto indo de metrô até a estação 9 de Julio (Linha D) para ver o Obelisco. Apesar de ter sido nossa escolha passar por ele cedo nesse dia, ele fica em uma região bem central. E você provavelmente irá “cruzar” com ele diversas vezes em suas andanças por Buenos Aires.

buenos aires argentina obelisco

Obelisco visto da Plaza de Mayo em Buenos Aires.

De lá, pegamos a Avenida Corrientes e fomos em direção à Rua Florida. Esta rua é o paraíso para quem procura fazer compras e quer encontrar de tudo. E é de tudo mesmo, pois vende roupas, sapatos, doces, eletrônicos e uma série de outros itens. E, o melhor? Não é um comércio totalmente voltado à turistas. Então você encontra bastante coisas por lá que estão com preço “normal”. Ou seja, não inflacionados para quem não é da cidade.

Nesta rua também que fica a famosa Galerias Pacífico. Este sim, um shopping bem procurado por turistas e um dos pontos que você mais vai encontrar marcas famosas em Buenos Aires. Grandes marcas internacionais possuem lojas dentro desse shopping. E apesar de tudo, o preço não é tão em conta assim. Não é algo absurdo de caro, mas não está dentro dos padrões portenhos.

buenos aires fachada galerias pacifico

Fonte: Divulgação

De lá, pegamos um Taxi para a Recoleta. Para aproveitarmos duas atrações na região. A primeira é uma que só acontece aos finais de semana: A Feira de Artesanato da Recoleta. Ou, como é chamada por alguns lá: Feira de Plaza Francia.

buenos aires argentina feira da recoleta

É uma dessas feiras enormes que eles vendem muitos artigos locais e totalmente voltada ao artesanato. Tem diversos produtos todos produzidos manualmente. Acontece apenas aos finais de semana, das 11:00 às 20:00.

Ao lado, está um dos pontos turísticos mais estranhos e ao mesmo tempo interessantes que uma cidade pode ter: um cemitério. Fomos lá com a finalidade de visitar o Cemitério da Recoleta. Um ponto turístico de Buenos Aires e um dos cemitérios mais visitados do mundo.

buenos aires cemiterio da recoleta entrada

O que chama à atenção é sua arquitetura e os enormes mausoléus. Cada um é mais imponente que o outro, e muitos são enormes, tendo mais de 1 andar. É uma região bem rica de Buenos Aires, então o cemitério é onde estão enterrados generais, presidentes, artistas e celebridades. Entre elas, um dos túmulos mais procurados é o de Eva Perón.

Se quiser saber mais detalhes e curiosidades sobre o cemitério, e também como encontrar o Túmulo da Eva Perón, confira o post que fizemos sobre o Cemitério da Recoleta.

cemitério da recoleta buenos aires argentina tumulos

Ainda no Bairro da Recoleta, fomos conhecer a Floraris Generica. A famosa flor metálica que fica na Plaza de las Naciones Unidas.

buenos aires argentina floralis generica plaza de las naciones unidas

Fica bem próximo do cemitério e da Feira da Recoleta. E tem um espaço enorme para esticar as pernas. Inclusive alguns bancos bem grandes onde você pode deitar e apreciar a vista.

A flor metálica abre durante o dia, e vai fechando de tarde, até ficar completamente fechada de noite. É bem interessante de se passar o fim do dia e acompanhar todo o processo.

Se quiser terminar o dia com uma ótima cerveja e com bons petisquinhos, a região tem um pub a cada metro quadrado. Então opções não vão faltar. Mas se cabe aqui uma sugestão, vá ao Buller Pub. Pub escuro, com mesas apertadas e próximas. O interessante do local é que a cerveja servida é de fabricação própria. Clara, Escura, IPA, Honey Beer, tem para todos os gostos. E, se você é um apreciador de todos os tipos, pode pedir para eles um “Sample”, que eles servem 5 copos pequenos, cada um com um sabor diferente e você terá a oportunidade de conhecer todos os sabores fabricados.

Quarto Dia – Domingo

No domingo, começamos o dia indo ao Caminito. É um dos pontos turísticos mais procurados e visitados de Buenos Aires. Um verdadeiro museu à céu aberto. Casas de lata totalmente coloridas e obras de arte espalhadas por toda a rua são as principais atrações desse bairro.

caminito la boca buenos aires

Um local bem interessante e com obras de arte expostas em um bairro recheado de gastronomia, gift-shops e boas atrações. Começar o dia por lá é uma boa, pois você consegue pegar as atrações no momento em que elas estão abrindo e o público chegando. Então chegar cedo é bom pois terá pouca gente ainda pela região.

buenos aires caminito galerias

Se quiser ver todos os detalhes a respeito do local, confira nosso post Caminito no Bairro La Boca.

Do Caminito, mas ainda no Bairro La Boca, fomos até o estádio do Boca Junior, onde existe o Museo de La Pasion Boquense. É um museu sobre a história e trajetória desse time. Bem da verdade, nosso objetivo nem era tanto a história do time. Mas conhecer o estádio La Bombonera.

museo de la pasion boqeunse la bombonera buenos aires

O ingresso ao museu permite o acesso ao estádio. Além disso, existe ainda um outro ingresso que inclui também uma visita guiada ao local. Nos contentamos apenas com o Museu e Estádio, sem necessidade de um tour monitorado.

Museo de la Pasión Boquense buenos aires estadio boca juniors

Estádio do Boca Juniors – La Bombonera

Quer conhecer todos os detalhes sobre o Museu de La Pasion Boquense? Confira nesse post que fizemos.

De lá, pegamos um taxi até a Plaza Dorrego. É onde começa a famosa Feira de San Telmo. Feira cheia de antiguidades e muito artesanato. Se prepare par uma boa caminhada, pois a “feirinha” é realmente enorme.

buenos aires feira san telmo

Fomos caminhando por toda a Calle Defensa (rua que recebe a feira) até chegarmos à Mafalda. Pegamos uma pequena fila para tirar foto com a famosa personagem.

buenos aires feira san telmo mafalda

Aqui paramos para um lanchinho. Algo bem típico e servido em diversos locais por toda a feira: Choripán. Pode não ser o mais saudável dos lanches, mas que é bom não temos como negar.

feira san telmo buenos aires choripan

Quer ver todas as dicas e sugestões sobre o local? Confira nosso post sobre a Feira de San Telmo em Buenos Aires.

Continuamos a caminhada e chegamos à Plaza de Mayo, onde tínhamos agendade uma visita guiada à Casa Rosada. Aos finais de semana é possível agendar visitas à sede do governo argentino e conhecer o interior da Casa Rosada. Um passeio que definitivamente deve ser feito em sua viagem. Comentamos um pouco sobre a Plaza de Mayo e a Casa Rosada (inclusive a visita) nos respectivos links.

casa rosada buenos aires parcial

Ainda passamos rapidamente na Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Um local bem interessante por sua arquitetura e pela sua imponência.

buenos aires argentina catedral metropolitana

Quinto Dia – Segunda-Feira

Na Segunda-Feira reservamos novamente o dia para sair um pouco do centro da capital. Fomos conhecer uma região ao redor de Buenos Aires. Mais especificamente, fomos à Tigre. E acredite quando dizemos que esse é um passeio de um dia todo. A região realmente merece que você reserve esse tempo, pois além de muito bonita e interessante, tem bastante atrações à oferecer.

Do Hotel pegamos o Metrô para o final da Linha C – Estação Retiro, que é de onde saem os trens que vão para Tigre. Uma viagem tranquila que dura aproximadamente uns 40 minutos. Não muito mais que isso.

buenos aires argentina tigre trem

Construída na margem do Delta do Tigre, oferece uma paisagem bem interessante. Sem deixar de mencionar os diversos passeios de barco pelas ilhas da região.

buenos aires argentina tigre delta yatch

Além disso, por lá você irá encontrar o famoso Puerto de Frutos. Um mercado voltado ao comércio de Frutas, Legumes, Especiarias e bastante produtos de madeira. Mas também é um excelente lugar para comprar vinhos, e ter uma refeição bem típica.

tigre buenos aires argentina mercado produtos

Saindo do Puerto de Frutos, Tigre ainda possui um parque de diversões e um Cassino, onde você pode tentar a sorte e gastar alguns pesos antes de voltar à Buenos Aires.

Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Delta do Tigre ou conhecer alguns dos museus espalhados por toda a região. O Museo Naval e o Museo de Arte de Tigre são alguns exemplos que você encontra durante o passeio.

tigre buenos aires argentina museo de arte de tigre

Quer saber mais sobre o local? Veja nosso post sobre Tigre.

Por fim, voltamos à Buenos Aires no fim da tarde para comermos uma Pizza na região do centro. Fomos experimentar a pizza da “La Rey“. Fica ao lado do Obelisco (viu, passamos por ele novamente) e é uma boa pedida na região. Ficam abertos ate 1:00 da manhã (2:00 da manhã aos finais de semana).

buenos aires argentina pizzaria la rey

Aproveitamos para tirar uma foto noturna do Obelisco (foto que abre este post) e dar uma volta na região antes de voltarmos ao Hotel.

Sexto Dia – Terça-Feira

Diversos lugares ainda estavam faltando em nosso roteiro e os dias estavam acabando. Nosso penúltimo dia fizemos um misto de ir bater perna pelo centro e conhecer alguns lugares que ainda faltavam e conhecer alguns outros pontos turísticos.

Começamos pelo Puerto Madero. Um dos locais mais badalados de Buenos Aires por ter um misto de área comercial, com hotéis 5 estrelas e multi-nacionais, pontos turísticos, como a Puente de la Mujer e por fim também diversos bares e restaurantes.

puerto madero buenos aires argentina vista hotel

O local é bem interessante por todos os motivos acima. Bom para fazer uma caminhada por toda a margem do rio, aproveitar os diversos bares e restaurantes e até mesmo visitar um museu. No Puerto Madero tem uma Fragata-Museu da Marinha Argentina.

A Puente de la Mujer é uma atração que não deve ser ignorada. Fica bem no centro do porto e ambos os lados possuem atrações, bares e restaurantes para os turistas. Mas exatamente por ser uma região badalada, não espere encontrar lugares tão baratos por lá.

puerto madero puente de la mujer 1 dia em buenos aires

Quer conhecer os detalhes do porto? Confira nosso post sobre o Puerto Madero e as dicas sobre o local.

De lá fomos para o centro novamente para conhecer outros prédios e observar com mais calma a arquitetura da região. Apesar de já termos passado em alguns lugares, muitos deles passamos correndo por estarmos com o tempo meio apertado. Esse dia tivemos tempo de explorar melhor a região.

Aqui você pode ir conhecer alguns dos lugares mais típicos de Buenos Aires e ver um bom tango no Café Tortoni. Como já conhecíamos, não colocamos em nosso roteiro. A fila costuma ser grande. Mas você pode encaixá-lo em qualquer dia que estiver na região central também.

Alguns gift-shops depois, terminamos a noite novamente no Puerto Madero, dessa vez para jantar em um restaurante chamado “Cabaña Villegas“. Um restaurante típico (um pouco mais requintado e caro, mas nada de absurdo) com excelentes pratos típicos. Quer experimentar um bom corte argentino? Vá de “Vazio” ou “Bife de Chorizo”.

puerto madero buenos aires cabana villegas

Sétimo Dia – Quarta

Nosso ultimo dia não teríamos muito tempo, pois precisaríamos ir relativamente cedo para o Aeroporto para nosso voo de volta ao Brasil. Por isso resolvemos não nos arriscar tanto. Mas como já estávamos com tudo arrumado, deixamos as malas no hotel e fomos tentar um último passeio: o Teatro Colón.

buenos aires argentina teatro colon

É um dos mais imponentes e belos teatros que já visitamos. Sua arquitetura é fantástica e além disso, eles possuem visitas guiadas para quem quiser conhecer.

A visita te leva para conhecer as galerias, o palco e te conta a história do teatro. Um passeio que realmente vale muito a pena.

buenos aires argentina teatro colon palco

Palco do Teatro Colón em Buenos Aires. Foto: Blog Uma Turista nas Nuvens

MAS, esta visita não conseguimos fazer. Mesmo chegando cedo lá, os ingressos estavam esgotados. Então aqui cabe uma dica: se pretende visitar o Teatro Colón, faça a compra e agendamento do ingresso da visita com antecedência.

O único absurdo que achamos foi a discrepância de preços. Para Residentes, o ingresso para a Visita Guiada custa AR$ 90.00. Para turistas, o preço é de AR$ 250.00. Faça o agendamento com antecedência através do Site do Teatro Colón. Ou compre o ingresso neste link, clicando em Visitas Guiadas.

Apesar de não termos feito a Visita Guiada, recomendamos ver o post da blogueira Josiane Bravo do blog Uma Turista nas Nuvens: Teatro Colón: um dos mais belos da América Latina. Que gentilmente também cedeu o uso da foto acima do Palco do Teatro. Confira todos os detalhes no post.

Por fim, voltamos para o Brasil com saudades e com vontade de ficar mais algumas semanas, pra podermos aproveitar tudo que a cidade oferece sem ter que correr para ver tudo.

Existe muito o que se ver em Buenos Aires. Mas em contrapartida, tudo está próximo. Então mesmo com poucos dias é possível fazer um roteiro mais corrido, mas sem deixar de ver os pontos mais importantes.

Lembre-se: Fazer um Seguro Viagem é muito importante e recomendado. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo. Você compara preços em diversas seguradoras e pode ter desconto no pagamento por boleto.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

1 comentário

Josiane Bravo 03/01/2017 - 5:14 pm

Que roteiro incrível 🙂 Me bateu uma saudades de BA lendo este relato. Muito obrigada por mencionar o Uma Turista Nas Nuvens.
Abraços

Reply

Deixe um Comentário