Pode parecer meio fúnebre, mas um dos pontos turísticos de Buenos Aires é um cemitério. O Cemitério da Recoleta se tornou um dos locais mais visitados da capital Argentina, por sua imponência e beleza.
Mas afinal, o que tornou o Cemitério da Recoleta uma atração turística?
Pra sermos bem sinceros, é um cemitério. Então pouco tempo ali já é suficiente para se tornar um passeio meio repetitivo e até mesmo mórbido. No entanto, o Cemitério da Recoleta está em um dos bairros mais nobres de Buenos Aires. E é esse um dos motivos dele ter se tornado uma atração turística.
Este cemitério é o “destino final” dos mais ricos e das famílias mais tradicionais da Argentina. Dentro dele é possível encontrar verdadeiras obras de arte em formato de túmulos ou mausoléus. Ou seria o contrário?
Não é exagero dizer que alguns mausoléus são maiores que muitos apartamentos. Existem construções com centenas de metros quadrados. E existem outros que possuem mais de 1 andar.
E o que o torna tão atrativo são de fato as decorações e as obras de arte que os túmulos se transformaram. Além desse motivo, é também o cemitério em que estão enterrados muitos dos famosos da Argentina, incluindo presidentes, artistas, generais, ditadores e muitas pessoas da “alta-sociedade” portenha.
Os Mais Famosos do Cemitério da Recoleta
Se o cemitério se tornou um ponto turístico por sua beleza e grandiosidade, também ganhou fama exatamente por abrigar túmulos de artistas, celebridades e gente famosa.
Apesar de muita gente procurar o Cemitério da Recoleta apenas por causa do túmulo da Eva Perón, diversos outros nomes interessantes podem ser encontrados no local.
Alguns ex-presidentes da Argentina: Nicolás Avellaneda; Miguel Juárez Celman; Bartolomé Mitre; Carlos Pellegrini; Domingo Faustino Sarmiento. Aliás este ultimo é um dos mais visitados e também mais imponentes túmulos do Cemitério da Recoleta.
Há também dois vencedores do prêmio Nobel: Luis Federico Leloir e Carlos Saavedra Lamas. Ganhadores dos prêmios Nobel de Química e da Paz, respectivamente.
Sem esquecer de mencionar o autor do Hino Nacional Argentino: Vicente López y Planes.
Como Chegar ao Túmulo da Eva perón?
Com certeza você irá querer visitar o túmulo da Eva Perón. E apesar de o cemitério contar com um mapa, ele é nada intuitivo e não vai te ajudar muito. Então vamos deixar aqui uma dica de como chegar até o túmulo.
Não vá esperando encontrar um túmulo grande ou mesmo imponente. Ele é na verdade uns dos mais simples de todo o cemitério, e nem está em um local de destaque.
Mas aqui está um Guia de Como Chegar ao Túmulo de Eva Perón no Cemitério da Recoleta:
- O túmulo fica à esquerda da entrada principal (Quadrante 16 no mapa);
- Siga as Placas indicativas do túmulo do Presidente Sarmiento (Único túmulo que possui placas indicativas);
- Ao chegar ao corredor principal próximo ao Túmulo do Presidente Sarmiento, continue andando até encontrar pequenos corredores;
- O Túmulo da Eva Perón estrá à esquerda. Passando o túmulo do Sarmiento, fica à aproximadamente 8 corredores à frente.
- Procure pelo túmulo da “Familia Duarte”
Você pode se guiar também pela localização no Google Maps. Apesar de o Cemitério da Recoleta não estar mapeado, um ponto de localização foi acrescentado e você pode usa seu sinal de GPS para encontrá-lo.
Algumas Outras Curiosidades sobre o Cemitério da Recoleta
Além dos famosos túmulos já mencionados e dos nomes de presidentes, alguns outros túmulos merecem ser encontrados pois escondem fatos curiosos e interessantes por trás deles.
Liliana Crociati – Morreu durante uma viagem no mesmo dia em que seu cachorro morreu. Seu mausoléu foi construído pelo pai para parecer igual ao quarto dela. É a única estátua que está acompanhada de um cachorro em todo o cemitério.
David Alleno – Ele trabalhava como coveiro no Cemitério da Recoleta e tinha como sonho ser enterrado lá. Ainda vivo, juntou suas economias para comprar um espaço e construir seu túmulo. Mandou fazer uma lápide já com a data de nascimento e de sua morte (1881-1910). Quando tudo estava pronto, pediu demissão do emprego, foi para casa e se matou com um tiro.
Salvador María del Carril e Tiburcia Dominguez – Esse casal ficou mais de 30 anos sem se falar. Quando morreu Salvador María teve seu busto esculpido e colocado em seu túmulo. 15 anos depois, sua esposa Tiburcia morreu e foi enterrada no mesmo mausoléu. Mas o rancor era tanto que ela pediu que seu busto fosse construído de costas ao de seu marido. Para eles não se falarem nem durante a eternidade.
Informações sobre o Cemitério da Recoleta
Quando: Abre todos os dias das 07:00 até as 17:45.
Quanto: Entrada Gratuita
Onde: Junín 1760 – Bairro Recoleta.
Para mais informações, visite o Site do Cemitério da Recoleta.
Resumo
Visitar o Cemitério da Recoleta pode parecer um pouco estranho, mas ele é um dos cemitérios mais visitados do mundo. Pela sua beleza e pelo luxo de seus túmulos, sem deixar de mencionar sua arquitetura. É realmente um local bem interessante.
Acaba sendo um passeio bem rápido. Mas vale pela história por trás de alguns túmulos e pelas curiosidades.
E você, já foi e tem alguma outra curiosidade para compartilhar? Deixe nos comentários.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |