Home America do Sul Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão

Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão

por Anderson Kaiser
Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão - São Paulo
Compartilhe:

Fomos conhecer a Gruta dos Crioulos, em Campos do Jordão, e vamos contar as curiosidades e como chegar até o local que fica um pouco afastado do centro turístico da região.

A Gruta dos Crioulos tem uma história interessante e foi isso que nos atraiu até o local a princípio. Diz a lenda que o local era utilizado como refúgio para escravos que fugiam das fazendas das regiões vizinhas. Esses escravos eram liderados por Manoel Crioulo, e por isso recebeu esse nome.

Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão - Rocha

Naquela época, o local era praticamente inacessível e a trilha que chegava até a Gruta dos Crioulos passava pelo meio da mata no que era conhecido como “caminho das minas de ouro” que ligava o Sul de Minas Gerais aos portos de São Sebastião e Paraty.

Como Chegar à Gruta dos Crioulos?

Não é tão difícil de se chegar ao local, mas requer um pouco de atenção. Os últimos metros do percurso são por uma rua de terra, sem asfalto e não muito boa. Quando fomos tinha chovido e pegamos um pouco de barro pelo caminho.

Pelo Waze você encontra o local e ele calcula a rota até lá. Se quiser, pode abrir o trajeto por esse link. Pelo Google Maps, você segue as orientações até esse ponto. Chegando no local marcado, você encontrará uma placa indicando a direção até a Gruta dos Crioulos.

Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão - São Paulo

Uma outra dica é você colocar como destino final a Pedra do Baú. O caminho é praticamente o mesmo, e você vai encontrar placas pelo caminho indicando a direção da gruta.

#ficaadica – Como alternativa, você pode alugar um quadriciclo na cidade e fazer o percurso junto com um guia. Assim você não entra em ruas de terra com seu carro, e ainda curte uma aventura. Só pensamos nisso depois que já estávamos no local. 🙁

O que fazer na Gruta dos Crioulos?

É importante mencionar que a gruta é um local para você parar, tirar algumas fotos, conhecer por alguns minutos e ir embora. Você não demora mais do que 30 minutos no local. Então é importante considerar conhecê-la quando estiver à caminho de outra atração. Aproveite para ir conhecer a Pedra do Baú, que mencionamos acima, e pare na gruta na ida ou na volta.

Além disso, em frente à gruta você encontra um bar, mas não achamos o local muito amigável. É um lugar bem isolado, e por não ser tão procurado por turistas, recomendamos uma certa atenção.

Estátua no bar da Gruta dos Crioulos em Campos do Jordão

A Gruta dos Crioulos é um local interessante de ser conhecido. A estrada até chegar à ela é em meio à muita vegetação nativa e com belas paisagens.

Vale a pena visitar a Gruta dos Crioulos e colocá-la em seu roteiro quando for à Campos do Jordão. E você não paga nada por isso.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário