Home America do SulBrasil Tour da Lava Jato em Curitiba – Paraná

Tour da Lava Jato em Curitiba – Paraná

por Anderson Kaiser
Tour da Lava Jato em Curitiba - Justiça Federal
Compartilhe:

Tour da Lava Jato em Curitiba pode ser feito tanto com agências de turismo quanto por conta própria. Confira todas as informações desse roteiro pelos principais pontos da investigação mais famosa da atualidade.

É impossível você viajar para Curitiba e não ouvir falar na Operação Lava Jato. Essa operação que está diariamente nos jornais e nas conversas dos brasileiros é percebida mais intensamente quando você está no local que é o centro das investigações e julgamentos.

Quando fomos conhecer a capital paranaense, descobrimos que algumas empresas de turismo ofereciam o Tour da Lava Jato.  Não é difícil entender o motivo, já que o assunto tem despertado cada vez mais interesse do público. No entanto, você pode conhecer todos os locais sem precisar contratar uma agência, se for sua preferência.

A diferença entre conhecer por conta própria e através de uma agência é que neste último caso você visitará todos os locais no mesmo dia. E o passeio costuma durar algo em torno de 3 horas. Se fizer por conta própria, você pode ir encaixando cada local no seu roteiro. E acredite, você provavelmente irá passar pela maioria deles quando for de um ponto turístico à outro pela cidade.

Tour da Lava Jato

Confira abaixo os principais prédios que você pode visitar estando em Curitiba que estão relacionados à Lava Jato. É importante mencionar que você não pode entrar na maioria deles pois são órgãos públicos e sue entrada é restrita à funcionários.

Justiça Federal do Paraná

Talvez um dos locais mais “famosos” de toda a operação, é ele que aparece na maioria das reportagens. É também onde trabalha o Juiz Sergio Moro e local onde o público procura bastante para fotos atualmente.

Tour da Lava Jato em Curitiba - Justiça Federal

Onde FicaAv. Anita Garibaldi, 888 – Ahu.  Não é bem na região central de Curitiba, mas fica em local de fácil acesso. Falamos dele no nosso Roteiro de 8 dias em Curitiba. Além disso, em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná você vai encontrar a Confeitaria Piegel. Uma padaria que serve um café da manhã completo no estilo “coma à vontade”. Vale a pena colocar no seu roteiro se for ao local.

Não é possível entrar no prédio. Só se pode conhecer sua fachada.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Talvez um dos únicos locais que você possa visitar no Tour da Lava Jato. O Museu Oscar Niemeyer é aberto à visitação e conta com diversas mostras. Tem como principal atração as obras do famoso arquiteto que dá nome ao local.

Museu Oscar Niemeyer - MON - em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Tour da Lava Jato

No local ficaram expostas 42 obras que foram apreendidas durante a Operação Lava Jato. Ficaram sob responsabilidade do MON por determinação da Justiça Federal por ser um local que tinha a capacidade de armazená-las e preservá-las durante a investigação.

Onde Fica: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico. Pode ser visitado pelo público e o ingresso custa R$ 20,00 por pessoa.

Prédio da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mais um local que entrou na lista do Tour da Lava Jato por ser a universidade que o Juiz Sergio Moro dava aula de direito até o final de 2017.

Tour da Lava Jato - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Apesar de não estar relacionado em nada às investigações, é um local bem legal de se visitar por sua arquitetura e imponência, bem no centro de Curitiba.

Onde ficaPraça Santos Andrade, 50 – Centro.  Na região você encontra diversas atrações e pontos turísticos par serem visitados. Então você provavelmente passará pela UFPR em suas andanças pela cidade. Fica também em frente ao Teatro Guaíra.

O prédio é aberto ao público, mas você provavelmente só conseguira entrar até certo ponto, pois ele é de acesso apenas à alunos e professores.

Polícia Federal do Paraná

Esse também é um dos mais famosos da região. É onde estão os investigadores e delegados da força tarefa da Lava Jato e onde estão alguns dos presos mais importantes da operação.

Tour da Lava Jato - Policia Federal do Paraná

Onde ficaR. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida.

Não é aberto ao público, e só se pode entrar no prédio com agendamento de serviços como emissão de passaporte, por exemplo. Atenção: Com a prisão do ex-presidente Lula, o acesso está bem mais complicado ao local uma vez que ele teve a segurança reforçada.

Ministério Público Federal do Paraná

O MPF-PR é onde está a força-tarefa da operação. Está localizado no prédio da Procuradoria da República do Paraná.

Tour da Lava Jato - MPF - procuradoria da Republica PR

Prédio da Procuradoria da República Paraná. Fonte: Divulgação

Onde Fica: Rua Marechal Deodoro, nº 933 – Centro. Não é aberto ao público, mas fica também na região central de Curitiba e provavelmente você passará por ele em algum momento.

Complexo Médico Penal

Esse é provavelmente o local mais longe de todo o Tour da Lava Jato. Não fica em Curitiba e sim em Pinhais, um outro município próximo ao centro da capital paranaense.

É o presídio que abriga os presos mais antigos da operação e os que já foram julgados e condenados. No local existe uma ala exclusiva apenas para eles.

Onde ficaAvenida Ivone Pimentel, s/n – Canguiri, Pinhais. Esse mais que os outros não permite a entrada e você só consegue ver a frente do presídio sem poder nem chegar muito próximo.

Tour da Lava Jato – Roteiro

Se você quiser fazer o Tour da Lava Jato por conta própria, você pode ir colocando esses locais em seu roteiro. Você com certeza irá passar por algum deles algumas vezes quando for de uma atração turística à outra.

Mas, se quiser fazer tudo no mesmo dia, você não deve levar mais do que 2 ou 3 horas para passar em todos os prédios. Lembre-se que na grande maioria, você não poderá entrar, então é apenas uma rápida parada para fotos e pronto.

Qual seria o o melhor roteiro pra se fazer o Tour da Lava Jato?

Comece pelo centro de Curitiba, partindo do MPF – Procuradoria da República e de lá vá para a Universidade Federal do Paraná. São bem próximos.

Depois vá para o prédio da Justiça Federal. Aproveite para tomar um café bem reforçado na Confeitaria Piegel, que fica praticamente em frente.  Saindo de lá, vá conhecer o prédio da Polícia Federal.

Agora o percurso mais distante. Vá para o Complexo Médico Penal em Pinhais. Por fim, volte para Curitiba e visite o Museu Oscar Niemeyer. Apesar de ser próximo dos demais, deixamos o MON por último pois nele você pode entrar em demorar o tempo que quiser conhecendo o local e vendo as exposições.

Todo o itinerário com os pontos de parada estão no mapa abaixo. São locais bem interessantes de se visitar e todos ficam próximos de atrações turística e pontos importantes da capital paranaense.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário