Glaciar Martial – Ushuaia – Terra do Fogo

Compartilhe:

Subimos o Glaciar Martial em Ushuaia e vamos contar um pouco da nossa experiência por lá. Algumas dicas e o que esperar da subida. Sem deixar de mencionar a simpática casa de chá ao pé da montanha.

O Glaciar Martial está cerca de 7 quilômetros do centro de Ushuaia. Não é um percurso distante e uma corrida de taxi que te deixará no pé da montanha não sairá muito mais do que ARS 120,00 (R$ 25,00).

Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo - Mapa

Pelo mapa acima você já pode observar que a estrada é cheia de curvas, mas isso a deixa ainda mais interessante. Se estiver indo de carro, tome cuidado pois mesmo em dias que não esteja nevando, ela pode estar escorregadia e com gelo.

A estrada termina no pé da montanha e a partir desse ponto não tem mais como prosseguir dirigindo. E é nesse local que começa sua caminhada montanha acima. É nesse local também que se encontra a simpática e famosa casa de chá “La Cabaña”.

La Cabaña Casa de Té

Vamos começar falando da casa de chá no pé da montanha pois é nela que sua aventura começa e termina ao subir no Glaciar Martial.

Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo - Casa de Chá La Cabaña

A Casa de Té La Cabaña é uma simpática casa de chá que muitos dizem parecer com uma “casinha de bonecas” devido à sua decoração. Fica no fim da estrada que chega até o Glaciar Martial e é uma ótima parada para se aquecer antes e depois de fazer a caminhada.

Um ambiente aconchegante com bebidas quentes e também doces e bolos deliciosos. Vale a pena ganhar umas calorias a mais e fugir da dieta. Você vai perdê-las subindo o Glaciar Martial mesmo. 😉

Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo - Casa de Chá La Cabaña

Subindo a Montanha

Independente da época do ano, você com certeza vai encontrar neve e gelo no Glaciar Martial, mesmo que não esteja no inverno. Então esse já é um excelente motivo para você fazer este passeio.

Fomos no finalzinho do Outono e ainda não era época de neve em Ushuaia, mas isso não nos impediu de ver muito gelo e neve em nosso passeio. Mas só fomos começar a vê-los de fato depois de uns 150 metros morro acima.

Inicio da Subida no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo
Começamos a ver gelo só depois de alguns metros subindo o Glaciar Martial

Uma dica importante é tomar cuidado na base da montanha, pois provavelmente o chão estará congelado e com pouca neve. Isso torna o caminho muito escorregadio. Até chegar em uma área com muito mais neve, caminhe com cuidado. Podemos dizer isso com conhecimento de causa. 😐

O importante é que uns poucos metros mais acima o caminho começa a ficar mais fácil e menos escorregadio pela quantidade de gelo acumulado no chão.

Vista do Canal do Beagle no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Já no começo da subida é possível começar a observar a bela paisagem que se tem de Ushuaia ficando pra trás com uma ótima visão do Canal do Beagle ao fundo.

Algumas Dicas sobre o Glaciar Martial

A primeira dica que temos pra dar é em relação ao teleférico. Apesar de muitos locais e sites dizerem que ele opera normalmente, quando fomos (Maio / 2017) ele estava fechado para manutenção. Segundo o pessoal que administra o local, ele já estava em manutenção por mais de 2 anos e sem previsão de reabertura. Portanto, a subida toda foi feita à pé.

Na verdade a parada do teleférico é só a primeira de outros três diferentes mirantes possíveis de serem explorados. Tiramos uma foto do mapa abaixo para nos localizarmos. Não ficou muito boa, mas ajudou na subida.

Mapa da Montanha Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Quando fomos só estava liberado o acesso ao mirante da plataforma, e ao Ponto Panorâmico (Filo Trail). Por questões de segurança e de clima, a subida até Cañadón Negro e Glaciar Trail estavam fechadas.

Se for fazer as demais trilhas, que partem da plataforma do teleférico, esteja preparado, com roupas para ambientes muito frios. Não deixe de levar água e comida, além disso leve em conta que é uma trilha de aproximadamente 2 horas e 30 minutos o trecho (aproximadamente 5 horas ida e volta).

Você não paga nada para subir no Glacial. Dependendo até onde vai o trajeto pode ser considerado de fácil até médio-difícil intensidade.

Parada do Teleférico

Fizemos nossa primeira parada na plataforma do teleférico. De longe você já avista a cabana que fica no alto e que vai ser seu “guia” para chegar ao local.

Cabana na Plataforma do Teleférico do Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Vá seguindo em direção à ela morro acima e não tem erro. Na verdade não existe outro caminho, mas você pode ter uma ideia da distância conforme vai se aproximando dela. Aqui também temos uma boa visão da cidade e da altura que estamos.

Mirante do Teleférico no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Da entrada da montanha até a Plataforma do Teleférico o tempo de caminhada é de aproximadamente 1 hora. Percurso de fácil intensidade, mas com alguns cuidados para escorregões.

Desse ponto parte a trilha para os demais mirantes. Essa trilha vai margeando um “riozinho” formado pelo degelo do glaciar.

Rio de Degelo do Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Deste ponto até o mirante “Punto Panorâmico” é mais uma caminhada de aproximadamente 1 hora o trecho (2 horas ida e volta, até chegar novamente ao teleférico).

E deste ponto até o Cañadón Negro e Glaciar Trail são mais 2 horas e meia (5 horas ida e volta). Com um percurso de moderada à difícil intensidade.

Paramos nesse ponto pois o gelo novamente começou a ficar escorregadio e sem condições de caminhada. E como a parte superior estava também fechada de acordo com a administração do local, voltamos para Ushuaia.

Algumas Outras fotos do Glaciar Martial

Arvores no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Não é difícil se deparar com árvores e galhos na subida. Ainda mais quando você vai pelas laterais, onde tem mais gelo acumulado e a caminhada é mais fácil.

Montanha no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Também existem diversas montanhas e “picos” durante todo o caminho que vão compondo a paisagem. Alguns menores, que acumulam menos neve, mas que formam uma bela paisagem.

Voltando para Ushuaia

Se você subiu de Taxi ou Remi até a base da montanha, ao voltar não deverá ter problemas para encontrar um outro esperando para te levar de volta. Muitos táxis ficam ali em frente à casa de chá esperando para retornarem ao centro da cidade. Então não será difícil conseguir transporte para o retorno.

Resumo

Se você não for um aventureiro nato e não está acostumado com cainhadas ou com trekkings, ainda assim recomendamos ir conhecer o Glaciar Martial. Pelo menos vá até o teleférico. Se quiser ver a cidade um pouco melhor, vá até o “Punto Panorâmico” (Filo Trail).

Essas duas paradas são fáceis de chegar e se atentando ao caminho e tomando cuidado contra escorregões, você chega sem problemas. As demais trilhas é pra quem está acostumado e com preparo. Não é impossível, mas requer um pouco mais de tempo e condicionamento físico.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *