Plaza de Mayo no Centro de Buenos Aires

Compartilhe:

Podemos dizer que a Plaza de Mayo é o ponto de encontro da região central de Buenos Aires. Sem esquecer de mencionar que é onde encontra-se a Casa Rosada (ou Casa Rosa), sede do governo Argentino.

buenos aires plaza de mayo
Monumento Piramide de Mayo com a Casa Rosada ao fundo

A Plaza de Mayo é uma das principais praças do centro de Buenos Aires. Sempre foi o centro da vida pública da cidade, desde a época colonial. Seu nome comemora a revolução de Maio de 1810, período em que a revolução pela independência das colônias da região sul da America Latina se iniciava.

Ao fundo da imagem acima é possível ver a Casa Rosada, sede do Governo Federal da Argentina e um dos pontos mais visitados na região. Sua arquitetura única e o fato de ser a sede do governo a torna um ponto turístico bem movimentado do centro da Cidade. Também é possível fazer uma Visita Guiada à Casa Rosada. Confira no link acima os detalhes.

plaza de mayo buenos aires casa rosada

Não se espante se chegar por lá e estiver acontecendo algum protesto. Da mesma forma que é bem turística por ser a sede da presidência argentina, ela também é bem agitada politicamente pelo mesmo motivo. Passamos algumas vezes por lá e teve alguns dias que a Plaza de Mayo ela estava fechada por causa de protestos.

A Casa Rosada possui fama internacional por ter sido palco de importantes manifestações políticas e também artísticas. O palácio é famoso pelo seu grande acervo de pinturas e esculturas, além da sua arquitetura.

O que ver na Plaza de Mayo

Deixando um pouco a Casa Rosada de lado, existem dois monumentos principais na Plaza de Mayo. Um deles é a Pirámide de Mayo e o outro o Monumento al General Manuel Belgrano.

buenos aires plaza de mayo piramide de mayo
Pirámide de Mayo na Plaza de Mayo

Este Obelisco foi construído em comemoração à Revolução de Maio. Um dos primeiros movimentos bem sucedidos no processo de independência dos países da America do Sul. Sua construção começou em 1811. Passou por algumas reformas em 1856 mas foi só em 1912 que ele foi definitivamente movido para a frente da Casa Rosada.

buenos aires plaza de mayo manuel belgrano
Detalhe da estátua do General Manuel Belgrano em frente à Casa Rosada na Plaza de Mayo

A estátua é em homenagem ao General Manuel Belgrano. Que além de general tinha uma série de outras formações, como advogado e economista. Mas de fato, um dos feitos marcantes é que ele foi também o criador da Bandeira da Argentina.

Por fim, não podemos deixar de citar as famosas pinturas por todo o entorno do obelisco. Simbolizando as “madres de mayo”.

plaza de mayo buenos aires madres de mayo

As pinturas simbolizam os panos utilizados para cobrir o rosto das mães que faziam vigílias pelos seus filhos desaparecidos durante a época da ditadura. Ela circula todo o jardim da Plaza de Mayo.

A Plaza de Mayo não é muito grande. E você provavelmente irá passar por ela em algum momento. Seja para visitar a Casa Rosada, seja para ir no Café Tortoni, ou nas Galerias Pacífico. Ela pode ser o ponto de partida, pois está de fato em uma região bem central da cidade.

Localização no Google Maps.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *