Parques de São José dos Campos

Compartilhe:

Confira uma lista com os principais Parques de São José dos Campos que conhecemos e fomos visitar. E cada um com uma particularidade e uma atração diferente. Alguns são enormes, outros pequenos, mas cheio de homenagens à personagens famosos. E alguns outros encontramos trilhas e muita aventura em meio à natureza.

Fomos à São José dos Campos com o principal objetivo de conhecer o MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro. Mas saímos de lá impressionados com a quantidade de parques que encontramos pela cidade. Sem deixar de mencionar a qualidade deles também.

Parque da Cidade

Começando pelo Parque da Cidade, este é de longe o maior Parques de São José dos Campos. Inclusive, é um dos maiores que já conhecemos de muitas cidades do interior. E não perde em qualidade para muitos outros de grandes cidades também. Com quase 1.000.000 m² o parque possui: pistas para caminhadas / corridas, aparelhos de ginastica, museus, vegetação nativa, lagos, e até um borboletário.

Parques de São José dos Campos parque da cidade

Funciona diariamente das 06:00 às 18:00 (até as 20:00 no horário de verão) e a entrada é grátis. A visita ao borboletário precisa ser agendada, através do número (12) 3921-9382Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos. Veja mais detalhes no post que fizemos sobre o Parque da Cidade.

parque da cidade sao jose dos campos aver

Parque Vicentina Aranha

Aberto em uma área de bosque com uma diversidade de árvores raras ao redor, o Parque Vicentina Aranha reserva uma surpresa, por possuir alguns prédios e capelas que fazem parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha.

parques de são josé dos campos parque vicentin aranha
Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo de São José dos Campos

Considerado uma área de proteção e preservação ambiental, o parque está aberto das 6:00 às 22:00, fica na região central de São José dos Campos e além da caminhada e da grande diversidade de plantas no local, é interessante verificar as construções do local.

Localizado na Rua Engº Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila AdyAna

Parque Santos Dumont

sao jose dos campos parque santos dumont 14bis

Parque que homenageia o pai da aviação: Santos Dumont. Fica bem no centro da cidade e oferece uma série de atividades aos visitantes, com quiosques e churrasqueiras, área de exercícios e play-ground, sem contar o lago no centro e os destaques para as réplicas dos foguetes e o protótipo do avião bandeirante no local.

sao_jose_dos_campos-parque_santos_dumont-sonda

No parque ainda existe um jardim japonês com um outro lago de menor tamanho e alguns peixes, onde ele segue a temática e e decoração oriental.

Abre diariamente das 04:00 às 22:00 para caminhadas e 07:00 às 16:45 para as demais atividades. Entrada é grátis e fica na Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 – Vila AdyAna. Você encontra mais detalhes a respeito no post que fizemos sobre o Parque Santos Dumont.

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi
Estamos falando aqui de um parque um pouco diferente, pois esse, ao contrário dos demais, não é aberto à visitação. Pelo menos não sem um acompanhamento ou monitoração. As trilhas do parque são muito ricas e possuem uma enorme diversidade de flora e a fauna é composta por algumas espécies preservadas e ameaçadas de extinção.
parques de são josé dos campos parque augusto ruschi
Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo São José dos Campos

O parque recebe visitação monitorada de pequenos grupos, que só podem entrar e fazer as trilhas com a presença de voluntários que atuam na preservação do local. Quem quiser realizar o agendamento deve fazê-lo pelo telefone (12) 3909-4512 na Secretaria de Meio Ambiente.

Está localizado na Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva nº 1000 (antiga Estrada do Costinha), e a entrada é grátis, mas com acompanhamento e agendamento.

Resumo

Ok, dissemos no incio que você consegue visitar todos os Parques de São José dos Campos em um dia. Sim, é verdade, mas vai ser bem corrido. Pela quantidade e, principalmente o tamanho de cada parque, pode ser que você tenha que correr para conseguir ver todos os Parques de São José dos Campos no mesmo dia.

O lado bom é que a maioria abre nas primeiras horas da manhã, e você pode chegar bem cedo. Se não quiser fazer tudo na correria, escolha uns 2 ou 3 e reserve para a visita. Nenhum deles irá te decepcionar.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

3 comentários em “Parques de São José dos Campos

  • 15/02/2017 em 9:24 am
    Permalink

    entao somando com esses parques foi inaugurado mais 2 em 2016 um chamado alberto simões e outro que fica na região nobre da cidade ou melhor de alto padrao no bairro urbanova chamado ribeirão vermelho

    Resposta
    • 15/02/2017 em 9:26 am
      Permalink

      Olá Agostinho.
      Valeu pelas dicas. Acho que precisaremos ir visitar SJC novamente para conhecer esses dois novos parques. Vamos tentar atualizar o post com eles para deixá-lo mais completo. Se quiser compartilhar sua experiência nesses parques, publicaremos seus comentários no post. 😉
      Obrigado pela visita.

      Resposta
      • 16/02/2017 em 10:21 pm
        Permalink

        certamente nao vai faltar oportunidade, na verdade eu ainda não fui conheçe-los mas me disseram q é muito bom , mas pretendo ir em breve ai te darei retorno ok

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *