Home America do SulBrasil Pão de Açucar e Bondinho no Rio de Janeiro

Pão de Açucar e Bondinho no Rio de Janeiro

por Anderson Kaiser
pão de açucar bondinho rio de janeiro
Compartilhe:

No bairro da Urca, no Rio de Janeiro, está a entrada de um dos mais icônicos pontos turísticos do país: o Pão de Açucar. Ele é um complexo de morros composto pelo Morro do Pão de Açucar (que dá nome ao complexo), Morro da Urca e Morro da Babilônia.

A origem do nome mais provável vem desde o início do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, na época colonial pelos portugueses. Quando a cana era espremida, o caldo era fervido e engrossado. O resultado eram blocos de açúcar sendo transportados para a Europa em recipientes de barro em formato cônico que levava o nome de Pão de Açucar. Com a semelhança entre os recipientes e o morro, ele acabou recebendo este nome.

Pão de Açucar rio de janeiro

Visão do Pão de Açucar do Mirante Dona Marta – Fonte Wikipedia

O acesso ao morro pode ser feito de duas formas, pelo já famoso e tradicional Bondinho, ou se você é um aventureiro e gosta de montanhismo, pode-se escalar a encosta. O mais comum é realmente o bondinho, que é um dos passeios turísticos mais procurados do Rio de Janeiro.

pão de açucar e bondinho, vista do morro da urca

Vista do bondinho entre os morros Urca e Pão de Açucar

O Bondinho foi inaugurado em 1912 – no princípio apenas interligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca – e recebeu esse nome pois quando foi construído lembrava muito os antigos bondes que circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro. Em 1913, foi inaugurado o segundo trecho entre o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açucar. No morro existe um dos antigos carros que levavam os turistas, e é possível observar como ele era bem rústico e como hoje a segurança é muito superior.

O passeio de Bondinho consiste em duas paradas. A saída da Praia Vermelha, na Urca, tem sua primeira parada no Morro da Urca, e se embarca em um segundo trecho para o Morro do Pão de Açucar. Os dois morros possuem atrações e pontos de observação que irão lhe proporcionar uma das melhores vistas no mundo, com diversas prais, pontos turísticos e locais famosos no Rio de janeiro.

pão de açucar morro da urca rio de janeiro

Vista do Corcovado – Cristo Redentor ao fundo

Os principais pontos que podem ser observados dos dois morros são: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio-Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.

pão de açucar ponte rio niteroi

Vista com a Ponte Rio-Niterói ao fundo

Existem algumas lunetas que permitem uma visão mais próxima de determinados pontos turísticos, mas elas podem ser um poco concorridas dependendo da lotação.

Nos dois morros existem algumas lojas e restaurantes. Gift-shop, com lembranças, camisetas etc, e também alguns locais para um lanche rápido ou mesmo uma refeição, caso queira passar mais tempo no local aproveitando a vista. Não são muitas as opções de comida, mas possuem mesas e cadeiras para acomodar os turistas em uma pausa. A lista de lojas pode ser vista no site do Bondinho.

O parque funciona da 08:00 às 21:00 mas a bilheteria fecha 1 hora antes do encerramento do parque. Portanto é possível aproveitar a vista durante o dia ou no fim da tarde, vendo o anoitecer e também a cidade iluminada.

O site do Bondinho também oferece agora a possibilidade de compra de ingresso online. A bilheteria vende ingressos apenas para o dia, e online é possível escolher a data que irá fazer a visita. Você pode comprar os ingressos através deste link.

O preço do Bondinho por pessoa (adulto) é de R$ 110,00 (Outubro/2018). Com desconto para estudantes, idosos, professores etc.

No site do Bondinho é possível ver todas estas informações de preços, horários e eventos especiais em algumas datas comemorativas. Localização no Google Maps.

Resumo

Visitar o Bondinho, e os morros do Pão de Açucar é uma das principais atrações no Rio de janeiro. É bem concorrido e costuma ter uma fila de espera grande, tanto na bilheteria, como no embarque. Mas é uma espera que vale a pena já no momento que começa a subida.

Uma das mais fantásticas visões que você provavelmente não irá encontrar em outro local. É um lugar icônico e fantástico de se visitar, com uma boa área de preservação em volta, e muito da floresta e mata nativa ainda estão nos morros.

Vale a pena fazer um passeio, mesmo para quem está com o cronograma apertado. Chegue cedo para garantir um dos primeiros lugares na fila da bilheteria ou do bondinho e você consegue aproveitar em uma manhã o passeio, mas se puder, gaste um pouco mais de tempo por lá, tome um lanche, ou coma algo. Escolha um dia ensolarado e visite ao pôr do sol. Não importa a hora, a sua experiência será muito boa, com certeza.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário