Fomos conhecer a Gruta dos Crioulos, em Campos do Jordão, e vamos contar as curiosidades e como chegar até o local que fica um pouco afastado do centro turístico da região.
A Gruta dos Crioulos tem uma história interessante e foi isso que nos atraiu até o local a princípio. Diz a lenda que o local era utilizado como refúgio para escravos que fugiam das fazendas das regiões vizinhas. Esses escravos eram liderados por Manoel Crioulo, e por isso recebeu esse nome.
Naquela época, o local era praticamente inacessível e a trilha que chegava até a Gruta dos Crioulos passava pelo meio da mata no que era conhecido como “caminho das minas de ouro” que ligava o Sul de Minas Gerais aos portos de São Sebastião e Paraty.
Como Chegar à Gruta dos Crioulos?
Não é tão difícil de se chegar ao local, mas requer um pouco de atenção. Os últimos metros do percurso são por uma rua de terra, sem asfalto e não muito boa. Quando fomos tinha chovido e pegamos um pouco de barro pelo caminho.
Pelo Waze você encontra o local e ele calcula a rota até lá. Se quiser, pode abrir o trajeto por esse link. Pelo Google Maps, você segue as orientações até esse ponto. Chegando no local marcado, você encontrará uma placa indicando a direção até a Gruta dos Crioulos.
Uma outra dica é você colocar como destino final a Pedra do Baú. O caminho é praticamente o mesmo, e você vai encontrar placas pelo caminho indicando a direção da gruta.
#ficaadica – Como alternativa, você pode alugar um quadriciclo na cidade e fazer o percurso junto com um guia. Assim você não entra em ruas de terra com seu carro, e ainda curte uma aventura. Só pensamos nisso depois que já estávamos no local. 🙁
O que fazer na Gruta dos Crioulos?
É importante mencionar que a gruta é um local para você parar, tirar algumas fotos, conhecer por alguns minutos e ir embora. Você não demora mais do que 30 minutos no local. Então é importante considerar conhecê-la quando estiver à caminho de outra atração. Aproveite para ir conhecer a Pedra do Baú, que mencionamos acima, e pare na gruta na ida ou na volta.
Além disso, em frente à gruta você encontra um bar, mas não achamos o local muito amigável. É um lugar bem isolado, e por não ser tão procurado por turistas, recomendamos uma certa atenção.
A Gruta dos Crioulos é um local interessante de ser conhecido. A estrada até chegar à ela é em meio à muita vegetação nativa e com belas paisagens.
Vale a pena visitar a Gruta dos Crioulos e colocá-la em seu roteiro quando for à Campos do Jordão. E você não paga nada por isso.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |