Home America do SulBrasil Gruta do Monge na Lapa – Paraná

Gruta do Monge na Lapa – Paraná

por Anderson Kaiser
Pedra Partida - Gruta do Monge no Parque Estadual do Monge - Lapa - Paraná
Compartilhe:

A Gruta do Monge, localizada no Parque Estadual do Monge, é uma das atrações turísticas e até religiosas da Lapa, no interior do Paraná. Fomos conhecer e contamos todos os detalhes, dicas e informações sobre o local.

Uma das principais atrações da Lapa é sem dúvida a Gruta do Monge. Local também de peregrinações religiosas, atrais diversos turistas e fiéis para a região.

Por que Gruta do Monge?

Nesse local viveu por algum tempo o Monge João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações. Exatamente por ser um local tranquilo e isolado que foi escolhido pelo monge João Maria como refúgio de meditação e oração.

Como Chegar à Gruta do Monge?

Chega-se à Gruta do Monge por uma extensa escada em pedra (aproximadamente 100 degraus) que fica próxima ao Mirante, depois da entrada do Parque.

Escada de Acesso à Gruta do Monge no Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Ao final da descida, a gruta fica à direita, e não é difícil de ser identificada uma vez que ela é repleta de imagens e homenagens de peregrinos que procuram o local para orações.

Imagens Religiosas na Gruta do Monge - Parque nacional do Monge - Lapa - Paraná

É nesse local que dizem ser onde o monge fazia suas meditações e recebia pessoas com dificuldades e enfermidades que o procuravam para serem benzidas e curadas.

Apesar da quantidade de degraus, é fácil de se chegar até a gruta e o percurso não requer nenhum preparo.

Pedra Partida

Desse ponto em diante, existe uma trilha que leva até a “Pedra Partida”. Um grande salão feito de pedra com uma fenda que surgiu em decorrência do desgaste da rocha ao longo de milhares de anos.

Essa trilha não é difícil, mas requer um pouco de atenção pois ela é de terra e com muitas pedras e rochas no caminho formando escadas e degraus naturais.

Trilha para Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Em meio à mata nativa a trilha passa por belas paisagens e merece ser percorrida. Por todo o caminho passamos por diversas pequenas quedas d’água que complementam a beleza do local.

Trilha para Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Ao final da trilha, chegamos à Pedra Partida. Local bem tranquilo com uma bela paisagem e o único som que se ouve no local são das águas que escorrem do topo da rocha e dos pássaros.

Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

O percurso é considerado fácil, e não demora mais do que 20 minutos para ser percorrido. No total considere algo em torno de 1 hora entre ir e voltar e também ficar um tempo apreciando o local.

Parque Estadual do Monge

O Parque Estadual do Monge, onde está a Gruta do Monge e a Pedra Partida foi criado em 1962 e é considerado patrimônio Natural no município da Lapa.

Possui uma boa infra-estrutura com sanitários, quadras e área de lazer. No entanto, atualmente algumas atividades não são permitidas no local, como por exemplo utilização do parque para lanches e churrascos. Era bem comum essa prática por lá, mas foi interrompida por questões de preservação do local.

Parque Estadual do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Por estar em uma região alta, o parque possui diversos mirantes que proporcionam uma bela visão tanto da cidade como dos vales.

Vista do Mirante Parque Nacional do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Mirante do Parque Nacional do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Informações sobre o Parque Estadual do Monge

O Parque Estadual do Monge pode ser acessado pela Avenida Getúlio Vargas. Ela é toda asfaltada até a entrada do parque. No alto do morro, quase na entrada do parque, ao lado direito está o mirante do Cristo, abençoando a cidade.

Mirante do Cristo no Parque Estadual do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Abre todos os dias das 08:30 às 17:00 e a entrada é grátis. Considere no total algo em torno de 2 horas para conhecer os mirantes, parar na Gruta do Monge e fazer a trilha para a Pedra Partida.

É um passeio indispensável quando estiver visitando a região da Lapa no Paraná. A cidade fica pertinho de Curitiba, então vale a pena conhecer.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário