O Museu Egípcio de Curitiba possui diversas atrações bem interessantes, mas você sabia que ele possui duas múmias de verdade? Confira essa e outras dicas do local.
O Museu Egípcio de Curitiba
Quando fomos conhecer o Museu Egípcio não sabíamos ao certo o que encontraríamos no local. A única informação que tínhamos a respeito é que ele possuía diversos objetos e que também tinham múmias reais em exibição.
O Museu Egípcio de Curitiba é repleto de réplicas de objetos do Antigo Egito. Os objetos originais estão expostos em museus da Europa e Estados Unidos. Mas isso não torna a mostra menos interessante. Os objetos ali apresentados estão relacionais ao dia-a-dia dos egípcios, como se organizavam como sociedade alem de aspecto de sua religião e cultura.
A exposição está dividida em diversos assuntos. Mostra como viviam os egípcios e como se organizavam. Também mostra um pouco de suas crenças à época e como eram a vida dos faraós.
O Museu Egípcio de Curitiba também possui algumas exposições de longa duração que são apresentadas junto à mostra principal. Quando fomos, em Novembro/2017, a mostra era sobre a Literatura no Antigo Egito. Mostrando a evolução da escrita com o passar dos anos.
Na verdade, a mostra principal acaba completando a exposição de longa duração e elas são expostas de forma a contarem a história e evolução do tema abordado.
Múmias
Mas, o mais interessante do Museu Egípcio de Curitiba ainda estava por vir. Independente das exposições existe no museu duas múmias que podem ser observadas. E o mais legal de tudo é que elas não são réplicas.
A primeira é a Wanra. Esta é uma múmia que provavelmente veio da região dos Andes na América do Sul. Seu nome significa “criança” e ainda existem muitas informações que precisam ser descobertas a respeito dela. Alguns objetos encontrados nela dão algumas dicas de sua origem.
A segunda é a principal e está a muito mais tempo no museu. Chamada de Tothmea, essa é uma verdadeira múmia egípcia e sua idade é de aproximadamente 2700 anos.
Antes de pertencer ao Museu Egípcio de Curitiba, ela estava em um museu dos Estados Unidos. Foi doada para o museu de Curitiba em 1995 e desde então é apresentada ao público.
As múmias expostas são as únicas peças do museu que não podem ser fotografadas. As imagens acima são do site Museu Egípcio de Curitiba.
Informações
O Museu Egípcio de Curitiba abre todos os dias, nos seguintes horários: Segunda a Sexta-feira 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30. Sábados e Feriados: 10h00 às 17h00. Domingos: 9h00 às 12h00.
O valor do ingresso é de R$ 5,00 (Novembro/2017). Pagamentos podem ser feito em dinheiro e cartões de débito e crédito.
Endereço: R. Nicarágua, 2641 – Bacacheri – Curitiba. Eles não possuem estacionamento no local, mas você pode parar o carro na rua, onde tem vagas públicas. Fica em uma região bem tranquila, mas perto do Centro de Curitiba.
Informações sobre as mostras, horários e exposições podem ser consultados no site do Museu Egípcio de Curitiba.
Decoração
Além do museu no local ainda existem prédios da Rosa Cruz (AMORC). Uma organização de estudo místico-filosófico que auxilia no desenvolvimento humano em diversos aspectos como espírito de fraternidade, respeito a liberdade individual etc. Tem até uma universidade no local.
O mais legal disso não é nem o assunto em si, mas a decoração de todo o complexo. Cada prédio tem uma decoração bem típica egípcia, com estátuas, pinturas e ornamentos que valem a pena serem vistos.
Explore os locais e as áreas externas de todo o complexo, você vai encontrar detalhes bem interessantes. Provavelmente você não poderá entrar em alguns prédios, mas pode fotografar e conhecer a fachada de todos bem de pertinho.
Conclusão
Fazer uma visita ao Museu Egípcio de Curitiba vale bastante a pena. Por apenas R$ 5,00 você pode ver de perto duas múmias de verdade. Com certeza é um valor bem baixo para algo tão interessante.
O único problema é que você provavelmente irá sair do museu com uma vontade imensa de conhecer o Egito. 😉
É um passeio bem rápido, pois o museu não é grande. Você provavelmente não irá demorar mais do que 1 hora ou 1h30min visitando o local. Só se atente realmente ao horário em dias da semana. Eles fecham para o almoço.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |