Conhecer a Laguna Esmeralda em Ushuaia não é uma tarefa das mais simples, mas com certeza vale o esforço quando você termina a caminhada. Vamos contar nossa experiência por lá, dificuldades e algumas dicas.
Localização
A Laguna Esmeralda se encontra no Valle Tierra Mayor, há cerca de 20 quilômetros do centro de Ushuaia pela Ruta 3.
Bom, na verdade a entrada da trilha para a Laguna Esmeralda se encontra nessa região. Para chegar até a Laguna é preciso percorrê-la, e é uma boa caminhada.
Como Chegar à Trilha?
A entrada da trilha para a Laguna Esmeralda fica há poucos quilômetros do centro de Ushuaia, na Ruta 3.
De Carro: Se você estiver de carro, pode utilizar como referência o Valle de Lobos em seu GPS. Cerca de 200 metros antes de chegar ao Valle, você irá encontrar uma pequena área de estacionamento onde também é a entrada para a trilha que leva até a Laguna.
De Táxi ou Remi: Você pode pegar um Táxi ou Remi no centro de Ushuaia até a entrada da trilha. Mas é importante combinar com o motorista para te buscar no final do dia, senão você não terá como retornar. Por ser um local bem afastado, não tem como pegar um táxi de volta sem combinar antes.
De Transporte Público: Não existem ônibus que passem pela Ruta 3 para te deixar na entrada da trilha, mas algumas empresas oferecem esse serviço de transporte saindo de Ushuaia. Algumas vans ficam estacionadas ao lado da entrada do Puerto Comercial e cobram um valor de ARS 350,00 (R$ 63,00) – Valores de Maio/2017 – por pessoa para levar e depois buscar os turistas.
Utilizamos esta última opção por ser a mais fácil para nós na ocasião. Não alugamos carro, então descartamos o táxi pra não ter que depender de combinar horários. Com as vans, eles te deixam na entrada e já agendam o horário de volta, contando mais ou menos o tempo de percurso de ida e volta até a Laguna Esmeralda. Mas, se você acha que vai demorar mais, pode conversar com eles para irem depois.
Como é a Trilha?
Nesse ponto podemos dizer: depende. Sim, depende de vários fatores. Você com certeza vai encontrar diversos lugares falando que a trilha é fácil, outros dizendo que a trilha é de dificuldade moderada e alguns poucos até dizendo que é difícil.
“Oficialmente” (na placa que fica na entrada da trilha) ela é considerada de moderada dificuldade, mas vamos explicar alguns fatos.
Fomos à Ushuaia no fim do outono (Maio de 2017) já quase começando o inverno. Então não pegamos aqueles dias de muita neve mas já estava começando a formar gelo em diversos pontos da cidade.
O terreno da trilha não exige muito esforço e não possui muitas subidas ou descidas acentuadas em sua grande maioria. Mas ele pode ser bem escorregadio e ruim de caminhar se for um dia que estiver chovendo ou que tenha chovido um ou dois dias antes. Na foto acima, pegamos muito barro / lama no caminho exatamente por causa de chuva.
E não foi raro afundar nossos pés na lama uns 10 ou 20 centímetros em alguns pontos. Além disso, quanto mais você vai se aproximando da Laguna Esmeralda, mais o solo vai ficando congelado e escorregadio.
Isso requer um pouco mais de atenção pois algumas poças d’água e pontes podem estar com gelo e escorregadias, o que pode tornar a caminhada um pouco mais lenta.
Dica: Não se esqueça de sempre fazer um Seguro Viagem. Ainda mais se você for fazer trilhas e encarar passeios desse tipo. Você poderá contar com assistência em caso de acidentes, mesmo que pequenos. Faça a cotação com a Real Seguros e com a Seguros Pomo.
Marcações na Trilha
A trilha é sinalizada com pequenas plaquinhas de cor azul indicando a direção e onde se deve ir para continuar sentido Laguna Esmeralda.
Repare nas plaquinhas de cor azul que destacamos com círculos vermelhos na foto acima. Elas estão por toda a trilha e ajudam à guiar em direção à Laguna. Elas também estão visíveis no lado oposto das árvores, para que você se guie no percurso de volta.
Em áreas abertas e que não possuem árvores, existem algumas estacas de madeira ou ferro no chão com a ponta pintada de azul, que também servem de guia para ajudar na localização.
Existem alguns pontos que não são tão bem sinalizados ou uma placa pode estar bem distante da outra. Então isso é algo que você deve se atentar ao fazer a trilha. Em partes ela é um poco intuitiva, mas você pode pegar um caminho errado sim. Então sempre caminhe procurando pela próxima plaquinha azul.
Belas Paisagens
Nem só de barro é feita a trilha. Durante todo o percurso ela irá te proporcionar belas paisagens, boas paradas para fotos ou mesmo para ver um lago represado por um dique de castor. Então só a caminhada pela trilha já vale a pena.
Acima uma foto de uma parte da trilha toda em madeira, já com um pouco de gelo e bem escorregadia. Abaixo, uma foto tirada bem no começo da nossa caminhada, em um primeiro ponto de parada para apreciar as montanhas congeladas ao fundo.
Chegamos cedo, então vimos o sol nascendo atrás das montanhas, uma bela maneira de começar o dia.
Também passamos por um enorme dique de castor durante o percurso da trilha. Apesar de ser considerado um predador na região, não podemos negar que eles sabem como construir suas casas. 😛
Laguna Esmeralda
Finalmente a Laguna. Depois de algumas horas de caminhada cruzando rios, afundando o pé na lama e escorregando, enfim a tão esperada laguna.
Ela tem esse nome por sua coloração. A água de degelo das montanhas que forma a laguna ficam com uma bela cor durante boa parte do ano, mais precisamente durante a Primavera e o Verão. No inverno ela congela e fica coberta de neve, então vai ser difícil você ver algo “esmeralda” por lá.
A caminhada vale a pena quando você chega à Laguna. A paisagem é de tirar o fôlego e a beleza do local é revigorante. No inverno a paisagem não deixa de ser menos atrativa, mas você provavelmente irá encontrá-la com muita neve e em alguns momentos até congelada. Quer ver como ela fica?
O pessoal do Blog Viajei Bonito foi para Ushuaia durante o Inverno (Agosto de 2017) e encontrou a laguna toda branquinha. Eles fizeram um passeio bem interessante nessa época do ano e até caminharam na laguna congelada. Confira como foi a aventura deles no post “O trekking da Laguna Esmeralda no inverno” clicando neste link.
Algumas Dicas para a Laguna Esmeralda
- Chegue cedo, ainda mais no inverno, pois os dias são curtos e fazer a trilha à noite não é recomendado;
- Procure ir em dias mais secos, ou que não tenha chovido em dias anteriores;
- Fique atento à Sinalização e Marcações da Trila;
- Cuidado com o terreno molhado ou congelado, pois ele requer mais atenção;
- Sempre caminhe procurando ver onde esta a próxima plaquinha de sinalização;
- Leve bastante água e comida / lanches na mochila.
Lembre-se que o tempo de duração de ida e volta para a Laguna Esmeralda é de aproximadamente 5h30min. Sim, mais de 5 horas o percurso total, então vá se preparando para isso. Tenha em mente também esse tempo quando for agendar o horário de retorno to Táxi / Remi ou da Van que irá te buscar.
Se achar que irá demorar mais do que isso, combine um período mais prolongado com o motorista que irá te buscar, assim você terá tempo de ir e voltar tranquilamente.
Já foi à Laguna Esmeralda? Achou fácil ou difícil? Conte como foi sua experiência. Ainda vai? Deixe sua pergunta nos comentários ou veja outros posts e dicas sobre Ushuaia.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |
1 comentário
Estamos planejando ir para Ushuaia em breve e adoramos suas dicas da Laguna Esmeralda. Agora só falta ler as outras sugestões sobre a cidade. Estamos achando tudo muito lindo. Obrigada.