Colonia del Sacramento, no Uruguai, é uma dessas cidadezinhas com estilo colonial que foram se preservando no tempo e que hoje são verdadeiras atrações turísticas. Não por menos se tornou Patrimônio da Unesco e muitas vezes é chamada de Paraty do Uruguai.
Você deve estar se perguntando o por que dessa comparação. E é única e exclusivamente pelo fato de ela ter sido, assim como a “nossa” Paraty, uma colônia portuguesa lá nos idos de muito tempo atrás. E não é difícil de se encontrar casas que seguem o mesmo estilo e a mesma arquitetura das que encontramos em nosso litoral. Mas as semelhanças param por ai.
Dica: Vai viajar pela América do Sul? Faça o Seguro Viagem com nossos parceiros que oferecem um bom desconto e é válido para toda a região, não apenas um país. Faça a cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo.
Ida
Aproveitamos uma viagem à Buenos Aires para fazer um bate-volta em Colonia, no Uruguai. Por mais estranho que possa parecer, é mais perto ir à Colonia saindo da Argentina (Buenos Aires) do que de Montevidéu ou de certas partes do Uruguai, por exemplo. Por ser uma região costeira, a proximidade que essa região tem da costa Argentina acaba sendo uma boa alternativa de passeio e uma escolha bem comum pra quem está em Buenos Aires com um tempinho de sobra.
De Montevidéu, por exemplo, a distância aproximada é de 185 Km. O que demora em torno de 2 Horas de carro e 2h30m de ônibus. De Buenos Aires a travessia é feita de balsa e não demora mais do que 1 hora.
Como estávamos na Argentina, fizemos a travessia de balsa. Se quiser mais detalhes, veja o post: Balsa de Buenos Aires para Colonia no Uruguai. Contamos sobre a travessia, as diversas opções e também sobre nossa experiência com a Buquebus.
A Cidade
Se a nossa Paraty está à beira-mar, Colonia del Sacramento está à “beira-rio”. Seu centro histórico cheio de ruazinhas estreitas, com casas ao estilo colonial, está localizada à beira do Rio de la Plata. Não é difícil de observar pequenas marinas por lá com veleiros espalhados.
Além disso, apesar de ter sido uma colônia Portuguesa, pouco se observa da arquitetura deles. É muito mais comum se deparar com arquitetura Espanhola por lá. Poucas ruas ainda possuem casas com estilo português. A unica predominância nas ruas são as famosas pedras “pé-de-moleque”
Uma das ruas mais famosas em Colonia del Sacramento é a Calle de los Suspiros. Ainda hoje mantém sua arquitetura Portuguesa e suas ruas como eram naquela época.
Próximo dali, ainda temos o Farol de Colonia del Sacramento. É aberto ao público, mas em apenas algumas horas específicas durante o dia. É necessário ver os cartazes afixados à ele para saber o horário.
O que não falta em Colonia de Sacramento são carros antigos que hoje formam a paisagem do local e são uma atração à parte na região. O desafio é achar todos. O da foto abaixo parece combinar com as árvores e arquitetura à sua volta.
E não é difícil de encontrar outros tantos “caracterizados”. Se você der sorte, conseguirá almoçar ou mesmo tomar um café dentro de um. É meio apertado mas vale a pena e a tentativa, se não tiver pernas compridas. 😉
Não podemos esquecer de falar do artesanato, pois esse é um dos atrativos e também o que movimenta a economia do centro histórico de Colonia del Sacramento. Por todas as ruas, vielas e “paseos” você encontra casas que são um verdadeiro paraíso para quem gosta de lembrancinhas e de objetos da cultura local.
Sem contar os diversos museus espalhados pela região. No centro histórico você encontra: Museo del Azulejo, Museo Municipal, Museo Portugues e também o Farol, que tem um pequeno acervo. O bom é que um ingresso permite a entrada em todos os museus da região. Quando fomos o Museo do Humor estava fechado, não por causa do dia, mas sem previsão de reabertura. 🙁
A foto acima é da Plaza de Armas, que já fica próximo à Basilica del Santissimo Sacramento e na região dos restaurantes. Pra dizer bem a verdade, todas as ruas possuem restaurantes, cafeterias e locais para se fazer uma pausa e “aquecer o estômago”, mas nessa região é onde está a maior concentração.
O que Fazer em Colonia del Sacramento
Resumiríamos Colônia del Sacramento em: Chegar no meio da manhã, conhecer o centro histórico, passar por lojas de artesanatos (todas se der tempo) – o atrativo aqui não são os objetos em si, a maioria vende produtos “iguais”, claro que cada uma tem sua particularidade, mas a arquitetura das casas por dentro é que chama à atenção – comer e ir embora. É necessário pernoitar em Colonia? Necessário não é. Se você tiver tempo de sobra pode passar uma noite, mas não terá muito o que fazer. Existem pousadas e hotéis por toda a região, mas você consegue desbravar a cidade em apenas um dia. Por esse motivo é um destino bastante procurado por quem está em Buenos Aires, pois é perto e o “bate-volta” permite que você aproveite bastante.
Onde comer?
Comida e restaurantes é o que não falta em Colonia del Sacramento. Cada rua apresenta suas surpresas, e as vezes você encontrará um restaurantezinho escondido em um lugar bem calmo e onde você menos espera.
Para um café, recomendamos o Churana. Não tem site, e a nossa sugestão é pela decoração, e pela vista. Em frente ao Rio da Prata, eles servem em mesinhas espalhadas por todo o quintal. Além das mesas você ainda encontra poltronas, espreguiçadeiras e pufes espalhados, onde pode tomar um café ou chá vendo o rio e suas embarcações. Vale realmente a pena.
Para o almoço, você vai encontrar muitas opções, inclusive famosos e gigantes restaurantes espalhados pela cidade. Mas esses não terão aquela sensação de “comida local” ou de restaurante típico. Nossa escolha foi pelo simples Viejo Barrio, que fica em frente à Basilica del Santissimo Sacramento. Uma dica? Coma o prato típico deles, o Chivito. Existem outras opções pela região que servem Chivito no Pão. Precisamos voltar lá para experimentar.
Feirinha de Artesanato
Mais artesanato? Sim. Falamos que a economia dos habitantes de lá girava em torno disso. Mas aqui a dica é um pouco diferente. Um pouco mais afastado do Centro Histórico de Colonia del Sacramento, existe um espaço reservado para a feirinha de artesanato da cidade.
Já fica na região mais central da cidade, onde está a grande maioria do comércio local. Não fica assim tão longe do Centro Histórico. É uma caminhada de no máximo 10 minutos. Veja no Mapa a localização dela.
Ali você encontrará uma grande variedade de barracas, com todo tipo de produtos locais. Esculturas, imãs de geladeira, roupas e uma série de outras opções para gastar seu dinheiro.
Está aberta todos os dias, das 11:00 às 18:00. Mas durante a semana, algumas das barracas podem estar fechadas.
Resumo
Colonia del Sacramento é um lugar bem organizado, lindo e que vale a visita com certeza. Um lugar calmo, com uma bela paisagem e ruas e casas que raramente você irá encontrar em outras partes desse mundão.
Fomos visitar em uma Quinta-Feira, para não pegar a agitação do final de semana, e encontramos uma cidade vazia, tranquila e muitos lugares “só para nós”. Por ser um ponto bem turístico, aos finais de semana (incluindo Sexta-Feira) já começa a ficar mais concorrida e lotada. Se tiver disponibilidade e flexibilidade, dê preferência aos dias da semana.
Se isso ainda não te convenceu, vamos deixar mais algumas fotos aqui e ver se você muda de ideia. 😉
Claro que não queremos acabar com todas as surpresas, só mais algumas e chega. Nos conte como foi sua visita por lá.
Uma ultima dica. Quando você chega ao porto / terminal de ônibus, verá uma enorme oferta para a locação de carrinhos de golfe. Não recomendamos alugá-los. Principalmente por que tudo é perto do porto e o centro histórico não permite passar com esse tipo de veículo em determinadas ruas. Além disso, o mais barato por lá gira em torno de U$ 50.00. Cinquenta Dólares. Isso mesmo.
Só vale a pena se você for se arriscar pelos lados da famosa Plaza de Toros. É um ponto turístico bem imponente em Colonia del Sacramento, que era utilizado para as touradas da cidade e hoje está fechado pois parece que o esporte não agradou muito aos Uruguaios. Por sua falta de preservação, está fechada ao público. Você só pode tirar fotos por fora e não tem muito mais o que fazer pela região. É um bate-volta bem longe do centro histórico.
Pra finalizar, uma foto do Rio de la Plata.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |
14 comentários
estou indo a Buenos Aires no periodo de 23 a 28 de setembro/19, e gostaria muito de ir a Colonia Sacramento, gostaria que voces me informasem a empresa que faz este passeio a Aguiar Buenos Aires? ou este que voce falou Balça , se poderem me informe tambem valor e moeda que irei usar no pagamento, ficarei muito grata por esta ajuda.Obrigada MARIA FEIJO NUNES – FORTALEZA-CE.
Olá Maria. Nós fizemos esse passeio por conta própria, e não utilizamos nenhuma agência. Para você ir para Colônia, basta você comprar o ingresso da balsa com uma das empresas que falamos no post e embarcar. Nós recomendamos comprar com a Buquebus. Você pode comprar diretamente com eles no porto, na hora de embarcar, ou comprar pela internet. Se comprar com eles na hora, você paga em Pesos Argentinos. Se comprar online, você pode escolher pagar em pesos argentinos ou em pesos uruguaios. Nos dois casos, é preciso ter um cartão internacional para efetuar a compra. O valor de ida e volta é de aproximadamente $5000 Pesos Argentinos. Se comprar em Pesos Uruguays o valor é de aproximadamente $3000,00 pesos uruguaios. Então vale a pena comprar em pesos uruguaios online. Se tiver alguma dúvida, manda pra gente. O passeio é lindo e realmente vale a pena.
Oi estou com dúvidas com relação a documentação, não possuo passaporte e depois que tenho CNH o RG foi esquecido…kkkk
A CNH não é aceita para o transporte da balsa?
Olá Ingrid. A CNH não é considerada um documento válido para você cruzar fronteiras. Apesar de você não precisar de passaporte para os países que fazem parte do Mercosul, ainda assim é necessário que seu RG esteja válido e seja novo (menos de 10 anos de emissão). Também não vale levar aquele RG de quando era adolescente. 😉
A nossa dica é sempre viajar com passaporte, mesmo pela América do Sul. O embarque e liberação é sempre mais rápido. Com o RG você precisa preencher um formulário de autorização. E é sempre legal “colecionar carimbos” dos países visitados, né? Confira nossas dicas de como tirar ou renovar seu passaporte. Boa viagem.
Oi…. Viajo em janeiro para Buenos Aires e e gostaria de fazer um tour em Colonia antes de deslocar para Montevideo… Alguem sabe se existe algum lugar que posso deixar as malas para aproveitar melhor o passeio?
Olá Marcos. No terminal rodoviário existem guarda-volumes ao lado dos banheiros. Eles são gratuitos mas costumam ser um pouco concorridos. É necessários solicitar a chave na administração do terminal. Se não conseguir com eles, em frente ao Terminal tem uma empresa chamada “Viaggio Servicios Turisticos” e entre os serviços que oferecem, possuem guarda-volumes e bagagens. É um serviço cobrado, mas nada de absurdo. Espero que goste de Colônia, ela é bem legal. Boa viagem.
Estou indo dia 18/11 e já coloquei na minha lista para ir visitar . Amei as dicas e vou passar um dia (bate/volta) para conhecer esta cidade calma e singela mas com profundas historias.
Olá Sheila. Você com certeza vai adorar Colonia. Ela realmente tem seu charme e encanta. Uma dica: 18/11 é um sábado, e Colonia costuma ser mais movimentada aos finais de semana. Restaurantes e bares costumam ficar mais cheios e ter fila de espera, então se atente à isso. Como você não disse de onde esta indo (se do Uruguai mesmo ou da Argentina) fique atenta aos horários de transporte. Se for via balsa, chegue com antecedência no controle de imigração pois as filas aos finais de semana são maiores também. Mas nada de muito preocupante. Boa viagem e aproveite. 😉
Que saudade de Colonia! Eu fiquei dois dias na cidade, e foi como um respiro fora da agua depois de horas de apneia, sabe? O lugar faz a gente desacelerar, pensar nas coisas lindas da vida. Sou apaixonada por essa cidade!
Olá Klécia. Acabamos indo lá só vendo poucos relatos. Então chegamos com aquele misto de surpresa, rs. Mas de fato foi uma cidade que nos encantou. Estávamos com um roteiro bem apertado, mas por pouco não mudamos os planos e passamos a noite por lá.
Que cidade bonitinha. E assim perto de Buenos Aires, vale muito a pena visitar! Tenho de pôr na minha lista, hehe
Com certeza é um lugar a se visitar. Ficamos bem impressionados com a cidade e ela nos conquistou, com certeza. Voltaríamos lá sem pensar duas vezes.
Já estive três vezes em Buenos Aires e nunca fui conhecer Colonia del Sacramento. Vejo que é um lugar tão lindo, tão genuíno! espero um dia ter a chance de voltar.
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Pôxa Dani. Esta ali tão pertinho de Buenos Aires. Realmente é um passeio obrigatório. Assim como fizemos, da pra ser em apenas um dia, mas talvez passar a noite e ficar por lá por mais tempo seja algo a se pensar. É um lugar bem legal.