Muita gente procura fazer a travessia de Balsa de Buenos Aires para Colonia, no Uruguai. Por ser uma travessia rápida, e um passeio que é fácil de ser incluído no roteiro, é bem famoso exatamente por isso. Mas também não podemos deixar de mencionar que Colonia é um daqueles destinos que encantam.
Vamos descrever como é fazer essa travessia partindo de Buenos Aires e o que você precisa para comprar as passagens e curtir um dia nessa cidadezinha bem interessante. Além disso, vamos contar qual foi nossa experiência com a Buquebus quando fomos turistar por lá.
Vale ressaltar que se você alugou um carro durante sua viagem à Buenos Aires, deixe ele na garagem e vá de Balsa de Buenos Aires para Colonia mesmo assim. É a forma mais rápida e barata de fazer a travessia. “Ah, mas eu posso levar o carro na balsa e usá-lo em Colonia?” Sim, você pode. Mas além de ser muito mais caro ir de carro na balsa, você vai utilizá-lo pouco em Colonia. Essa opção só vale a pena se você for ficar alguns dias no Uruguai e for para outros destinos por lá.
Dica: Vai viajar pela America do Sul? Não deixe de fazer um seguro viagem com nossos parceiros, ele é válido para toda a região e não apenas um país em específico. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo.
Confira também nosso Roteiro Colonia del Sacramento – Um dia no Uruguai.
Empresas que Fazem a Travessia
Existem três empresas que fazem a travessia de Balsa de Buenos Aires para Colonia no Uruguai (saindo do Puerto Madero): Buquebus, Seacat e a Colonia Express.
As duas primeiras são da mesma companhia. Enquanto a Buquebus é a principal, com balsas grandes e mais confortáveis, a Seacat pode ser considerada a “Buquebus de baixo-custo”. Os barcos são menos confortáveis e menores. Em compensação o preço das passagens são menores. Às vezes a lotação é tão baixa na Seacat que você acaba ganhando um “upgrade” e é transferido para a Buquebus, sem custo.
Já a Colonia Express é a concorrente direta das duas, e a mais barata entre elas. Mas é a mais mal avaliada entre todas. Ou a que costuma ter mais reclamações dos usuários, inclusive de atrasos e cancelamentos.
Compra da Passagem
Não existe muito segredo na compra de passagem para as três companhias. Todas oferecem a opção de compra online através de seus respectivos sites, e eles podem ser adquiridos até algumas horas antes da viagem, ou mesmo nos guichês das empresas no Porto.
Aqui cabem algumas dicas para quem for adquirir as passagens:
- Procure comprar com antecedência. assim como passagens aéreas, quanto mais próximo da data da viagem, mais caro as passagens ficam. Se você estiver em fase de planejamento, já comece a colocar as passagens na sua lista, você poderá pegar bons descontos nelas.
- Procure comprar sempre em Pesos Uruguaios. Quando você entra no Site da Buquebus ou da Seacat, por exemplo, geralmente você é redirecionado para o site Argentino. Procure mudar para o Uruguaio e na grande maioria das vezes você verá que o valor final será sempre menor, por causa da cotação do Peso Argentino e do Peso Uruguaio.
Durante a compra você deve especificar se fará a travessia normal, ou se irá levar o carro na balsa. Esse é um processo que faz parte do sistema de compras e basta especificar se sim ou não.
Uma outra dica é sobre parcelamento. Apesar de você poder escolher parcelar a compra das passagens, esse parcelamento não vale para cartões brasileiros, mesmo internacionais. O parcelamento é exclusivo para cartões argentinos e uruguaios, em seus respectivos sites. Então nem considere essa opção na hora de efetuar o pagamento. Você poderá ter problemas e até bloquearem sua compra com esse cartão.
Frequência de Viagens da Balsa de Buenos Aires para Colonia
Buquebus: 4 partidas diárias de Buenos Aires e 4 de Colonia.
Seacat: 5 Partidas diárias de Buenos Aires e 5 de Colonia.
Colonia Express: 3 Partidas diárias de Buenos Aires e 3 de Colonia
Imigração e Controle de Fronteira
Bom, quando você pega a Balsa de Buenos Aires para Colonia, você está deixando a Argentina e entrando no Uruguai, e vice-versa na volta, ou se estiver fazendo o caminho contrário, claro. Então você acaba passando por um controle de fronteira. Basicamente o mesmo que você passa nos aeroportos.
Nesse caso em específico, saindo de Buenos Aires, você passa em um guichê do controle Argentino, que irá carimbar seu passaporte com uma “saída do país” e em seguida já é encaminhado para um guichê do Uruguai, que fica ao lado, para ser registrada sua entrada por lá. No retorno acontece o mesmo processo, marcando sua saída do Uruguai e entrada na Argentina.
Lembrando que não é necessário visto para entrada e transito entre países do Mercosul. Você sequer precisa de passaporte, uma vez que a entrada é permitida apenas com seu RG, desde que ele seja atual (menos de 10 anos). No entanto, nós sempre recomendamos viajar com passaporte. Por que? Pois é um processo bem mais rápido. Viajando com o RG, você precisa preencher um formulário que será carimbado pelo controle de imigração. Nesse caso, você precisará carregar o formulário, dar baixa nele na Argentina, fazer um novo para entrada no Uruguai e na volta o mesmo processo demorado e trabalhoso novamente. Não vale a pena.
Serviços Oferecidos
Dentro da balsa não é difícil encontrar alguns serviços durante a travessia. Existe uma lanchonete (mais para uma cafeteria, na verdade) e também possuem um free-shop. Geralmente ele abre 10 minutos após a partida, e fecha 10 minutos antes do desembarque.
Além do free-shop, existem guichês de Câmbio, onde você pode trocar seus dinheiros por outros dinheiros. 🙂 Se você estiver indo apenas para Colonia, eles aceitam tanto Pesos Uruguaios quanto Pesos Argentinos em praticamente toda a cidade, e em diversos locais ainda aceitam Dólar e Reais. Ou seja, turista nenhum pode reclamar.
Portanto, não é necessário fazer câmbio. No entanto, é sempre recomendado levar um pouco de dinheiro local, não importa pra onde, pois alguns comerciantes (ainda mais em cidades com muito artesanato) costumam não aceitar outras moedas. Por lá eram bem aceitas, mas sempre procuramos não cair no “câmbio paralelo”.
As três companhias oferecem o mesmo tipo de serviço à bordo.
Experiência com a Buquebus
Vamos contar agora qual foi nossa experiência fazendo a travessia com a Buquebus, e ao longo dela, tentar fazer um comparativo entre as demais companhias.
Compramos as passagens pela Internet e partimos para o Puerto Madero. Fizemos o check-in e de lá passamos pelo controle de imigração para carimbar nossa saída da Argentina e no guichê ao lado já recebemos nosso carimbo para entrada no Uruguai.
Nossa partida seria na balsa das 9:00. O recomendado é sempre chegar com pelo menos uma hora de antecedência, pois o processo imigratório pode demorar por haver filas. Quando fomos a fila estava bem curta. E até mesmo a balsa sentido Colonia foi bem vazia.
A travessia não demorou muito mais que 50 minutos e tudo correu de forma bem tranquila. Deu tempo de dar uma passeada no Free-shop e também de fazer câmbio para um pouco de Pesos Uruguaios.
De uma forma geral achamos as poltronas e os locais bem confortáveis, estava tudo bem organizado. Apesar de não ser lugar marcado, se você chegar antes e entrar na fila logo, tem uma boa chance de pegar lugares bons, inclusive na janela.
Nossa volta foi um pouco mais “turbulenta” mas nada relacionado à Buquebus, e sim no controle imigratório do Uruguai. O retorno estava BEM cheio, e haviam poucos agentes no atendimento, e a fila foi aumentando e demorando muito o embarque. Pra sorte de todos que estavam ali, a balsa só saiu quando o ultimo passageiro foi liberado na imigração. Atrasou um pouco a saída, mas em contrapartida ninguém foi deixado pra trás. O que foi bom, pois nossa volta estava marcada para 16:00 e a próxima seria apenas às 22:00.
Então, se serve de dica, chegue com pelo menos 1 hora de antecedência para não ter problema de embarque.
Resumo
O serviço da Balsa de Buenos Aires para Colonia é bom, confortável e a travessia é bem rápida. Se você planeja passar mais dias no Uruguai, ou pretende ir à outros destinos, a saída da balsa é também o terminal de ônibus onde você pode embarcar para diversos outros locais, como Motevidéu, por exemplo. As passagens de ônibus não são adquiridas junto às da balsa, e devem ser compradas no terminal rodoviário.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |
9 comentários
Pode levar moto
Olá Osvaldo. É permitido levar moto sim. Existe um valor extra que se paga para carros e motos, mas é possível e existe uma área específica para motos na parte de baixo da balsa.
Olá, você lembra quanto gastou por este passeio?
Olá Fernanda. Na ocasião pagamos (ida e volta) algo em torno de $ 1.600,00 Pesos Uruguaios por pessoa. Convertendo hoje o valor, dá algo bem próximo de R$ 200,00. Hoje a tarifa mais barata está um poco mais cara, saindo próximo de 1.840,00 Pesos. O que dá algo próximo de R$ 230,00. Não mudou tanto e se você tiver flexibilidade de ir qualquer dia, pode ser que encontre algumas tarifas promocionais. Mas na média fica esse preço. De qualquer forma, vale a pena fazer o passeio, é muito legal. 😉
Boa noite, gostaria de saber quanto tempo vcs ficaram nessa cidade? E o que deu para fazer la? Desde ja grata!
Olá Suelen,
Ficamos um dia em Colonia, e conseguimos fazer bastante coisa pela cidade. Foi um “bate-volta” de Buenos Aires, mas deu para aproveitar bastante. Passamos pelo centro histórico de Colonia, visitamos parques e praças, pontos turísticos, o Farol de Colonia, almoçamos, andamos na margem do Rio de la Plata e ainda fomos até a Feira de Artesanato que fica fora do centro histórico. Da pra apertar um pouco o cronograma e ir conhecer a Plaza de Toros também. Fizemos um roteiro de Um dia em Colonia, confira nesse link que tem bastante informação: https://eufui.blog.br/2016/12/colonia-del-sacramento-um-dia-no-uruguai/
Um dia é suficiente em Colonia e da pra aproveitar bastante. Você vai curtir, com certeza. 😉
Olá Anderson!
Obrigada pelo feedback! Já fiquei bem mais tranquila com suas observações…hehe
Abraços!
Olá,
Adorei o post, obrigada pelas informações.
Gostaria de saber se durante a travessia há enjoos ou vertigens, como acontece em algumas viagens de barco.
Grata
Olá Ana, obrigado pela visita.
A travessia é bem tranquila pra dizer a verdade. O Rio de la Plata é bem calmo e não sentimos muito a vibração da balsa. Da pra andar tranquilamente nela e até fazer as compras no free-shop. E com certeza você vai até esquecer que está em uma balsa em certos momentos. Se você tiver MUITA sensibilidade à barcos / balsas, pode ser que sinta algo, mas ela é bem confortável e com quase nenhum balanço ou vibração. Então acho que irá aproveitar bastante.
Boa Viagem. 😉