Um passeio diferente para quem vai para Ubatuba, litoral norte de São Paulo, é ir conhecer as Ruinas da Lagoinha.
Ubatuba é um excelente destino do Litoral Norte de São Paulo, com belas praias de ótima qualidade e uma paisagem maravilhosa. Entre uma praia e outra, existem alguns passeios interessantes que Ubatuba oferece aos turistas e também algumas trilhas para os visitantes mais aventureiros. Entre esses locais está um que oferece um pouco de cada: as Ruínas da Lagoinha. Em meio à natureza e cercada de vegetação nativa, ainda oferece uma trilha para se chegar à uma queda d’água bem interessante.
As Ruinas da Lagoinha ficam na Av. do Engenho Velho, no bairro da Lagoinha, o acesso à ela não é tão complicado. Apesar de ter asfalto apenas na estrada principal, o caminho é um pouco acidentado, mas bem fácil de se chegar. Próximo ao KM 7 da Rodovia Rio-Santos fica a entrada para o Bairro da Lagoinha.
Nota: Fique atento à alguns GPS (mesmo Waze e Google Maps) pois ao buscar por “Ruinas da Lagoinha”, alguns indicam um caminho totalmente diferente já sentido Rio de Janeiro (Paraty) e partindo de Ubatuba, as ruínas ficam sentido Caraguatatuba, na Rodovia Rio-Santos.
Construída no início do Século XIX, hoje é tombado e mantido pela Prefeitura de Ubatuba e pelo Fundart (Fundação de Arte e Cultura). Uma das primeiras fabricas de vidros da America Latina, era antes uma produtora de café e cana-de-açúcar. Mas com a necessidade de se produzir recipientes para armazenar esses produtos, uma fábrica de vidros foi construída para a fabricação de garrafas.
Com o abandono do engenho, logo a natureza foi tomando conta novamente. Ainda que reste pouca coisa no local, não é difícil encontrar peças e pequenos resquícios de casas e construções utilizadas antigamente pelos habitantes de la. A trilha que leva à cachoeira passa por diversos outros pontos onde pequenas ruínas ou mesmo pequenas construções são observadas.
A cachoeira
Passando pelas ruínas, existe uma trilha que leva à Cachoeira Véu de Noiva. Uma trilha considerada de dificuldade entre fácil à moderada, leva cerca de 50 à 60 minutos para ser percorrida até chegar à cachoeira. Mas a paisagem é bem interessante, com objetos e “poços” naturais por todo o caminho.
É uma trilha tranquila, e em alguns pontos passa uma pessoa por vez, por ser bem estreita. Além disso, fica bem escorregadia em dias mais chuvosos ou após uma chuva.
O passeio às Ruinas da Lagoinha é bem interessante de se fazer, mas não é algo que vá levar muito tempo. Apensar se bem legal, o local é pequeno e não tem muito o que se fazer por ali. Um passeio entre 30 min à 1 hora acaba sendo suficiente. Claro que esse tempo aumenta caso resolva fazer a trilha até a cachoeira. Mas em si, apenas uma ida às Ruínas irá ser algo bem bacana, com um ótimo contato com um pouco de história e natureza. Definitivamente vale a visita, e ela pode facilmente ser colocada no seu roteiro ou passar por lá bem cedo antes de ir para alguma praia.
O local é bem calmo e mesmo aos finais de semana não costuma ser movimentado, o que deixa ele mais interessante.
Não se espante também se encontrar pessoas por lá fazendo ensaios ou filmagens. Pois o local tem sido bastante utilizado para isso há algum tempo, devido à sua paisagem.
Apesar disso, uma coisa que nos incomodou um pouco é que o local não tem nenhuma divulgação ou conservação. Ok, são ruínas e estão ali para serem “tomadas pelo tempo”, mas não existe uma divulgação, nem sequer uma conservação do local. Tem uma placa de conservação da Prefeitura, mas fora isso, o local é quase esquecido. E de fato, só descobrimos o local por acaso, vendo blogs ou outros posts de viajantes. Mas oficialmente, não conseguimos encontrar (pelo menos não facilmente) informações sobre o local.
Mas, a visita vale cada minuto gasto no local, rendem boas fotos e uma certa tranquilidade durante sua viagem. Mais do que recomendado ir.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |