Home America do SulBrasil Ruinas da Lagoinha em Ubatuba – Litoral de São Paulo

Ruinas da Lagoinha em Ubatuba – Litoral de São Paulo

por Anderson Kaiser
ruinas da lagoinha ubatuba sao paulo
Compartilhe:

Um passeio diferente para quem vai para Ubatuba, litoral norte de São Paulo, é ir conhecer as Ruinas da Lagoinha.

Ubatuba é um excelente destino do Litoral Norte de São Paulo, com belas praias de ótima qualidade e uma paisagem maravilhosa. Entre uma praia e outra, existem alguns passeios interessantes que Ubatuba oferece aos turistas e também algumas trilhas para os visitantes mais aventureiros. Entre esses locais está um que oferece um pouco de cada: as Ruínas da Lagoinha. Em meio à natureza e cercada de vegetação nativa, ainda oferece uma trilha para se chegar à uma queda d’água bem interessante.

ruinas da lagoinha ubatuba sao paulo

As Ruinas da Lagoinha ficam na Av. do Engenho Velho, no bairro da Lagoinha, o acesso à ela não é tão complicado. Apesar de ter asfalto apenas na estrada principal, o caminho é um pouco acidentado, mas bem fácil de se chegar.  Próximo ao KM 7 da Rodovia Rio-Santos fica a entrada para o Bairro da Lagoinha.

Nota: Fique atento à alguns GPS (mesmo Waze e Google Maps) pois ao buscar por “Ruinas da Lagoinha”, alguns indicam um caminho totalmente diferente já sentido Rio de Janeiro (Paraty) e partindo de Ubatuba, as ruínas ficam sentido Caraguatatuba, na Rodovia Rio-Santos.

ruinas da lagoinha ubatuba

Construída no início do Século XIX, hoje é tombado e mantido pela Prefeitura de Ubatuba e pelo Fundart (Fundação de Arte e Cultura). Uma das primeiras fabricas de vidros da America Latina, era antes uma produtora de café e cana-de-açúcar. Mas com a necessidade de se produzir recipientes para armazenar esses produtos, uma fábrica de vidros foi construída para a fabricação de garrafas.

Com o abandono do engenho, logo a natureza foi tomando conta novamente. Ainda que reste pouca coisa no local, não é difícil encontrar peças e pequenos resquícios de casas e construções utilizadas antigamente pelos habitantes de la. A trilha que leva à cachoeira passa por diversos outros pontos onde pequenas ruínas ou mesmo pequenas construções são observadas.

ruinas da lagoinha detro casa

A cachoeira

Passando pelas ruínas, existe uma trilha que leva à Cachoeira Véu de Noiva. Uma trilha considerada de dificuldade entre fácil à moderada, leva cerca de 50 à 60 minutos para ser percorrida até chegar à cachoeira. Mas a paisagem é bem interessante, com objetos e “poços” naturais por todo o caminho.

É uma trilha tranquila, e em alguns pontos passa uma pessoa por vez, por ser bem estreita. Além disso, fica bem escorregadia em dias mais chuvosos ou após uma chuva.

ruinas da lagoinha ubatuba rio

Final da Cachoeira, próximo às Ruinas da Lagoinha

O passeio às Ruinas da Lagoinha  é bem interessante de se fazer, mas não é algo que vá levar muito tempo. Apensar se bem legal, o local é pequeno e não tem muito o que se fazer por ali. Um passeio entre 30 min à 1 hora acaba sendo suficiente. Claro que esse tempo aumenta caso resolva fazer a trilha até a cachoeira. Mas em si, apenas uma ida às Ruínas irá ser algo bem bacana, com um ótimo contato com um pouco de história e natureza. Definitivamente vale a visita, e ela pode facilmente ser colocada no seu roteiro ou passar por lá bem cedo antes de ir para alguma praia.

O local é bem calmo e mesmo aos finais de semana não costuma ser movimentado, o que deixa ele mais interessante.

Não se espante também se encontrar pessoas por lá fazendo ensaios ou filmagens. Pois o local tem sido bastante utilizado para isso há algum tempo, devido à sua paisagem.

Apesar disso, uma coisa que nos incomodou um pouco é que o local não tem nenhuma divulgação ou conservação. Ok, são ruínas e estão ali para serem “tomadas pelo tempo”, mas não existe uma divulgação, nem sequer uma conservação do local. Tem uma placa de conservação da Prefeitura, mas fora isso, o local é quase esquecido. E de fato, só descobrimos o local por acaso, vendo blogs ou outros posts de viajantes. Mas oficialmente, não conseguimos encontrar (pelo menos não facilmente) informações sobre o local.

Mas, a visita vale cada minuto gasto no local, rendem boas fotos e uma certa tranquilidade durante sua viagem. Mais do que recomendado ir.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário