Em São Carlos fomos visitar o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel. Dentro do Campus da USP, ele é fonte de informação e estudos de observação do céu. Além disso, é aberto à população para aulas e observações astronômicas durante os finais de semana.
A cidade de São Carlos é uma pequena cidade no interior de São Paulo, que em alguns momentos pode confundir o visitante, pois tem algumas características de cidade grande. Localizada à 240 Km de São Paulo, é de fácil acesso e saindo da Capital do Estado a viagem não dura mais que 3 horas.
A cidade possui uma boa quantidade de locais para se visitar e diversos bares e restaurantes. No centro da cidade está o Campus da USP, o que acaba fazendo com que o entorno seja uma área bem completa e movimentada, com bastante comércio, bares e restaurantes.
A cidade possui alguns museus, mas infelizmente um dos mais interessantes, que era o Museu de Aviação da TAM, está fechado por tempo indeterminado. No entanto, a cidade oferece algumas outras atividades. Uma delas tivemos o prazer de visitar, é o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel.
O Observatório
Localizado dentro do Campus da USP de São Carlos, o observatório foi implantado em 4 de Abril de 1986, coincidindo com a passagem do cometa Halley, é ligado ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo.
A atração já começa no jardim e no acesso ao local, onde totens estão espalhados descrevendo nosso sistema solar, e detalhando cada planeta. É algo simples, mas que conta a história e as características de nosso sistema solar.
Os totens vão até a entrada do observatório, onde uma pequena sala apresenta aos visitantes o nosso sistema solar, e como a terra é atingida pelos raios solares em diferentes épocas do ano. Essa mesma sala dá acesso à um pequeno auditório e também aos telescópios do observatório.
O Jardim
Duas outras atrações interessantes que se pode encontrar no jardim do Observatório, além da informação de nosso sistema solar, é a representação das duas constelações mais conhecidas de nós aqui do hemisfério sul: O Cruzeiro do Sul e a Constelação de Órion.
Talvez você não reconheça inicialmente a Constelação de Órion por seu nome, mas com certeza já ouviu falar de um conjunto de três estrelas que fazem parte do cinturão e que nossos pais e avós nos ensinaram a identificar desde crianças: As Três Marias.
O Auditório
O auditório do Observatório Astronômico da USP não possui nenhuma exibição, mas é onde uma parte muito interessante do Observatório interage com o público. Eles oferecem mini-cursos, totalmente gratuitos, voltado ao público em geral. Os cursos vão desde o básico, para quem não sabe nada a respeito de Astronomia, quanto alguns mais avançados para quem já tem uma certa experiência.
Esses cursos ocorrem tanto em horários vespertinos, quanto noturnos, e a inscrição e participação é gratuita. Depende apenas da lotação da sala, que é em torno de 55 lugares. Os cursos tem uma duração média de 8 semanas.
O Observatório
O observatório é um outro ponto interessante, pois ele abre todas as Sextas, Sábados e Domingos à noite para que o público tenha acesso aos telescópios e possam fazer a observação do céu. Os monitores acompanham o público, e além de ajudarem nas observações, também contam a história e explicam sobre os objetos sendo demonstrados.
Eles possuem um telescópio de longo alcance e diversos outros menores, para atender os visitantes. O telescópio grande acabou de passar por uma reforma e possui novas lentes e mecanismos, permitindo um alcance melhor e mobilidade na observação.
Quando: Sextas, Sábados e Domingos
Horário: 20:00 – 22:00
Quanto: Grátis
O site do Observatório e Centro de Divulgação da Astronomia, possui todas as informações a respeito dos horários, dos cursos e palestras ministradas no local. Nenhuma atividade é cobrada e a maioria dos cursos introdutórios acetam inscrições para pessoas a partir de 14 anos, o que é bem interessante para o público de todas as idades.
Resumo
Conhecer São Carlos é bem interessantes, e ir no Observatório Astronômico da USP e participar de palestras ou mesmo observar o céu do hemisfério sul é uma atividade cultural não apenas interessante, como também educativa e cheia de conteúdo, com monitores que conhecem do assunto e não só acompanham o público, como também explicam e ensinam.
Vale a pena a visita, para conhecer o local, e durante a noite participar da observação. Claro que depende de como está o céu no dia, mas como ele fica aberto durante todo o final de semana no período noturno, veja o dia em que o céu está mais limpo para ir ao local. Existe também alguns dias programados que é possível fazer a observação durante o dia, onde o sol é a principal atração e ele é observado com a utilização de filtros.
Vá conhecer São Carlos, passe um dia na cidade, aproveitando suas praças e restaurantes. E no final do dia, vá ao Observatório Astronômico da USP para uma observação do céu noturno. Por ser uma cidade de interior, a poluição é muito menor, e a visibilidade muito mais clara, o que ajuda a ter uma melhor experiência.
Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem
Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos. | |
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros. | |
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações. | |
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto. |