Aeromexico – Experiência voo São Paulo – Las Vegas

Compartilhe:

Neste post irei descrever a experiência que tivemos em nossa viagem à Las Vegas utilizando a companhia aérea Aeromexico. Vamos contar como foi a experiência de voo, tripulação e conexões nos aeroportos.

Essa viagem foi adquirida através de um pacote em uma agência na internet. Portanto, só recebemos os detalhes e voucher do itinerário alguns poucos dias antes da data de partida.

A primeira informação que corremos para ler era com qual companhia aérea iriamos. Afinal de contas, já estavamos planejando isso há algum tempo e também estavamos de olho, em ganhar milhas no meu programa de fidelidade. Foi quando ficamos sabendo que voariamos pela Aeromexico. O voo seria de São Paulo -> Cidade do México / Cidade do México -> Las Vegas. Mas o primeiro pensamento que nos veio à cabeça foi: “mas quem é essa tal de Aeromexico?”.

Sim, nunca tinhamos ouvido falar dessa companhia aérea até então. E claro que fomos pesquisar na Internet maiores detalhes a respeito dela. Sites de reclamação, blogs, etc. No início nos espantou a quantidade de reclamações que existiam sobre dois principais assuntos:

  • Reserva de Lugares no momento do check-in:
    • MUITAS pessoas reclamando que ao fazerem o check-in no aeroporto, raramente conseguiam lugares juntos à seus companheiros ou familiares. Grupos viajavam separados, casais não conseguiam lugares um ao lado do outro etc.
  • Atraso na entrega de bagagens em voos de conexão:
    • Outras tantas pessoas reclamando que a companhia aérea demorava muito para desembarcar e entregar as malas e muitas tinham perdido voos de conexão em horários próximos pois não conseguiam pegar a mala a tempo, e a companhia cobrava uma taxa de embarque (ou mesmo o valor de uma nova passagem) para embarque em outro voo. Muitas acusações de que isso era feito de propósito pela companhia aérea para ganhar mais dinheiro dos passageiros.

Em relação à primeira reclamação que vimos, ficamos realmente preocupados, pois viajamos em três pessoas. Não queríamos voar separado. Compramos o pacote juntos e pretendíamos fazer a viagem juntos. E realmente vimos várias pessoas no aeroporto reclamando de terem pego assentos separados, casais dentro do avião solicitando troca de lugar com outros passageiros para poderem ficar juntos etc.

DICA: Não deixe para fazer a reserva de lugares apenas quando chegar ao Aeroporto. Faça a reserva de lugares pela internet antes e confirme os lugares durante seu check-in e despacho das malas.

Realmente vimos diversas pessoas que estavam juntas viajando separadas e reclamando que durante o check-in não conseguiram assentos sequer próximos. Conseguimos ir os três juntos pois fizemos a reserva pelo site assim que recebi meu voucher / reserva.

Sobre as entrega das malas, estávamos relativamente tranquilos pois o intervalo de tempo entre nossos voos era de aproximadamente 2h30min. Mas de fato tanto na Cidade do México, quanto em Las Vegas, depois na volta que fizemos o percurso contrário, nossas malas não chegaram à esteira antes dos 30 minutos de espera, em nenhum trecho. Na Cidade do México pegamos fila para passar pela alfândega e ainda assim tivemos que esperar um bom tempo para minha mala chegar à esteira após passarmos pelos agentes. Portanto, não tem como afirmar que isso seja um comportamento para enganar o passageiro e fazer ele pagar outra passagem, como muitos afirmaram, mas acredito que seja uma falta de organização somada à poucos funcionários e a distância do portão de desembarque até o setor de devolução de bagagens. Realmente conexões com espaço curto de tempo podem ser prejudicadas por esse atraso das bagagens.

Check-In

Nosso voo saiu de São Paulo (Guarulhos). O balcão de check-in estava bem tranquilo. Como esta companhia opera poucos voos, a fila estava relativamente curta e o processo de check-in foi rápido. Despachamos as malas e logo fomos para o portão de embarque. Em Guarulhos você precisa ter olhos treinados para achar o balcão da Aeromexico. É um dos últimos do Terminal 1, e passamos em frente duas vezes para nos dar conta de onde estava. O Totem informando a companhia não é muito informativo e passa despercebido se você não prestar atenção.

Avião

O voo GRU -> MEX foi em um Boeing 777-200 e o voo de MEX -> LAS foi em um Boeing 737-700. Naves padrão para voos internacionais de longa e curta distância, respectivamente e na maioria dos casos. Achei a aparência dos aviões bem conservada, a limpeza e a organização da aeronave estavam muito boas. Já fizemos voos com aeronaves em piores condições, de verdade.

Voo

O voo em si foi bem tranquilo, sem incidentes, e todos nossos voos saíram no horário programado. Durante o voo cada passageiro recebe um pequeno Kit com: escova e pasta de dentes, fone de ouvido e uma mascara de repouso (tive que pesquisar o nome por que não sabia).

kit_aeromexico

Vimos que o Kit da primeira-classe é diferente, com mais acessórios, pois estavam distribuídos nos assentos quando embarcamos. Só assim mesmo, pois fomos de classe econômica, como sempre. Além desses itens acima, temos o já costumeiro Travesseiro e Cobertor.

O Serviço de bordo conta com um jantar (já que nossa viagem foi noturna) e um café da manhã quase no fim do trajeto. Comida padrão (massa ou frango e/ou carne – no nosso caso de ida foi frango e tinha carne na volta). Com bolachas, bebidas e pão. O café da manhã tinha ovo mexido, bebidas e um creme de feijão (que eu particularmente não gostei) e que descobrimos depois ser algo típico mexicano no café da manhã.

O entretenimento durante o voo possuía alguns filmes novos já disponíveis, alguns jogos e musicas e séries de TV. O voo não contava com WIFI.

A Aeromexico também oferece jornais do dia, distribuídos na porta de entrada da aeronave, em alguns de seus voos.

Tripulação

A tripulação foi realmente atenciosa e prestativa durante todo o voo. No caso desta companhia em especial, espere para ser tratado em sua grande maioria em Espanhol. Durante nosso voo partindo de São Paulo encontramos apenas um tripulante que falava Português, todos os demais falavam apenas Espanhol. Já nos voos entre Mex -> LAS, LAS -> MEX  somente tripulantes falando Espanhol. Como eles estão acostumados, provavelmente, com esse fluxo, um “Portunhol” costuma funcionar perfeitamente como meio de comunicação.

Resumo

Viajar com a Aeromexico foi realmente uma surpresa, pois apesar de ter sido nosso primeiro contato com esta companhia aérea, acabamos tendo um bom voo, tudo correu de forma satisfatória, sem problemas com horários. Vimos algumas pessoas realmente reclamando dos assentos que foram colocadas, conforme as reclamações que tinhamos lido em diversos lugares.

Como fizemos a escolha antes não tivemos este problema, e a demora na entrega das bagagens foi a única coisa que realmente nos incomodou um pouco. Achamos que o serviço poderia ser um pouco mais rápido nesse sentido. Mas para um primeiro contato com a companhia, que até então era desconhecida para nós, podemos dizer que realmente vale a pena dar uma chance à ela nesse sentido. Como dito no início, acabamos pegando esse voo por um pacote, portanto não podemos avaliar nem comparar o preço em relação à outras aéreas. Mas pelo que vimos depois, alguns voos deles costumam ser mais baratos, realmente. E como nossa viagem era para a costa-oeste dos Estados Unidos, a conexão e distância foram oportunas.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

12 comentários em “Aeromexico – Experiência voo São Paulo – Las Vegas

  • 14/12/2017 em 5:54 pm
    Permalink

    Boa tarde comprei em abril de 2018 estarei indo com minha esposa para Las Vegas com conexão pela cidade do México tanto o voo de ida como o de volta pela AEROMEXICO, dai algumas duvidas:
    1-Quando despachar a bagagem no aeroporto em São Paulo terei que retira-la no México ou ela seguira direto para Las Vegas.
    2-Quando despachar a bagagem no aeroporto em LAS VEGAS terei que retira-la no México ou ela seguira direto para SÃO PAULO.
    3- No retorno sairemos de Vegas as 15:30 com chegada no México as 21:25 o meu voo sairá para São Paulo somente no outro dia as 19:10 ,neste sentido gostaria de sair do aeroporto para um hotel e no outro dia ver um pouco a cidade do México e voltar para o embarque para o Brasil por volta das 17 horas,qual procedimento devo fazer para embarcar novamente ?acha que pode haver algum problema o que sugere?

    Resposta
    • 14/12/2017 em 8:00 pm
      Permalink

      Olá Patrick. Vamos às suas dúvidas.
      1 – Sim, você precisa retirá-las no aeroporto do México após passar pela imigração e despachá-las novamente. O processo é simples pois a esteira para despachar a mala fica ao lado da esteira que você retira. Mas como você faz uma conexão internacional, ainda assim precisa passar com sua mala pelo controle de alfândega antes de despachá-la novamente.
      2 – Sim, é o mesmo processo que o voo de ida. Mas de igual forma um processo bem simples.
      3 – Não tem muito segredo para conexões longas (ou no seu case de praticamente 1 dia). No seu voo de volta você irá passar novamente pela imigração e irá informar que irá passar a noite em hotel e só embarcará no dia seguinte. Você deverá receber a autorização em seu passaporte e poderá sair do aeroporto normalmente. No dia seguinte você entra sem problemas apresentando sua passagem de volta para o Brasil e despacha a sua bagagem normalmente. É o mesmo processo de se pegar o voo direto do México para o Brasil. Não tem problema nenhum você sair do aeroporto. Só se atente aos horários. Duas horas de antecedência é um bom tempo, mas preste atenção no trânsito e distância do aeroporto apenas.
      Boa viagem. Las Vegas é sensacional. Se não conferiu, veja nosso Roteiro de 7 Dias em Las Vegas, tem várias dicas de passeios. 😉

      Resposta
  • 18/11/2017 em 1:22 am
    Permalink

    Oi, vou viajar pela Aeroméxico para Vegas e meu retorno de Los Angeles para o Brasil com conexão na Cidade do México é de 1h 45 min. Acha tempo suficiente para passar pela imigração, alfândega e redespachar as malas? Isso tudo considerando o voo sem atrasos. Estou com receio desta conexão curtana volta, menos de 2 horas!
    Acha melhor remarcar os voos de volta com conexão maior?

    Resposta
    • 18/11/2017 em 1:23 am
      Permalink

      Olá Luis,
      Não é um tempo muito curto não. Pode ficar um pouco apertado, mas acredito que seja suficiente. Após o desembarque você já passa pela imigração. Dependendo do horário de seu voo, a fila pode ser bem rápida. Mas esse é o tempo em que sua mala já deverá estar na esteira ou à caminho. Para despachar novamente para seu voo final, não é necessário pegar uma nova fila. Após pegar a mala você já poderá despachá-la rapidamente, pois ela já virá com a etiqueta do destino final (Las Vegas ou Brasil – no caso da volta) e tem uma esteira exclusiva para isso pertinho de onde você retira a mala.
      Boa Viagem

      Resposta
  • 18/11/2017 em 1:19 am
    Permalink

    Boa noite!!! Estarei viajando para os EUA em dezembro/17, eu e minha esposa, acontece que fui informado que os assentos só poderão ser marcados 24 horas antes, pois senão, pagaria uma taxa… Será que se eu marcar 24 horas antes on line eu não correria risco se ficar longe de minha esposa.. Alguém pode me ajudar a esclarecer essa duvida?? obrigado

    Resposta
    • 18/11/2017 em 1:20 am
      Permalink

      Olá Alessandro. A Aeromexico realmente não garante a escolha de lugares antecipados. Você pode consultar e ver quanto fica a taxa, ou próximo de completar 24 horas já começar a entrar no site, e assim que liberar a marcação de lugares fazer a reserva.
      Uma outra alternativa é você entrar em contato com eles via atendimento (chat / e-mail) e dizer que tem essa preocupação. Como está um pouco “longe” ainda, recomendamos fazer isso mais próximo da data. Eles geralmente atendem esses pedidos via canais de atendimento.
      Boa Viagem. 😉

      Resposta
  • 18/11/2017 em 1:13 am
    Permalink

    Estou com a mesma dúvida do Tancredo devido ao que vi no site da companhia.

    Resposta
    • 18/11/2017 em 1:16 am
      Permalink

      Olá Juliane. Não é necessário Visto para o México. E se você está indo para o México como turista, não precisa pagar nenhuma taxa. Você também não precisa pagar taxa se for fazer voos de conexão no méxico, ou seja, se for passar pelo México apenas em conexão à outro país.
      Agora, o que pode acarretar cobrança é se por exemplo, seu destino final for o México, e então você de lá resolver ir para algum outro país. Por exemplo: Você está no México e compra a passagem de ida e volta para os Estados Unidos. Uma taxa de U$ 25.00 “PODE” ser cobrada no momento do check-in no aeroporto.
      “Informamos que os passageiros que viajarem para um terceiro país via Cidade do México sem ter o visto mexicano, estarão sujeitos a pagar uma taxa de 25 dólares americanos (50 dólares em viagem de ida e volta), no momento do check-in no nosso balcão nos aeroportos fora do México.”
      Para conexões você não paga essa taxa. E se seu destino final for Brasil -> Mexico e depois Mexico ->Brasil, você também não paga por isso. Em caso de conexão, você nem sequer passa pelo check-in, e na volta seu destino final não é Cidade do México.
      Parece meio confuso, mas não é tanto. Acho que consegui explicar melhor agora. rs.
      Obrigado por sua visita

      Resposta
  • 18/11/2017 em 1:08 am
    Permalink

    Amigo, li no site da Aeromexico que o viajante que faz conexão na Cidade do México e não possui visto mexicano, é necessário pagar uma taxa de 25 dólares. Você teve que pagar essa taxa?

    Resposta
    • 18/11/2017 em 1:11 am
      Permalink

      Olá Tancredo. Essa taxa não é cobrada. Hoje se você viaja para o México e sua permanência lá é menor ou igual à 6 meses para turismo, você nem precisa de visto. Se for apenas uma conexão, você passa pela imigração normalmente e vai para o embarque. Nada é cobrado.
      Só se atente para conexões com países que exigem visto. Por exemplo se for aos Estados Unidos, você obrigatoriamente terá que apresentar seu visto americano no passaporte. Essa é a única exigência.
      Como complemento, o que temos no site da AeroMexico é: https://aeromexico.com/pt/viagem-com-aeromexico/preparando-a-sua-viagem/documentos-e-vistos/passageiros-transito-viajando-mexico/?site=br
      “Informamos que os passageiros que viajarem para um terceiro país via Cidade do México sem ter o visto mexicano, estarão sujeitos a pagar uma taxa de 25 dólares americanos (50 dólares em viagem de ida e volta), no momento do check-in no nosso balcão nos aeroportos fora do México.”
      Voos de conexão não entram nessa categoria. Seria o caso de você fazer sua viagem para o México (sem visto, o que é permitido para turistas) e de lá fazer um outro voo para um outro país. Nesses casos essa taxa pode ser aplicada. Mas voos de conexão você sequer passa pelos guichês da companhia aérea.
      Boa Viagem. 🙂

      Resposta
  • 31/07/2017 em 9:21 am
    Permalink

    ola viajarei em outubro pro mexico e na volta meu horari oe as 23 horas , gostaria de saber se tem como eu antecipar o meu voo para o voo das 17 horas e como fazer?

    Resposta
    • 31/07/2017 em 9:26 am
      Permalink

      Olá Welder,
      A troca de voos é possível, mas depende muito de algumas companhias e de disponibilidade. Por exemplo, você pode chegar mais cedo ao aeroporto e pedir o adiantamento do voo no balcão. Geralmente eles te colocam em uma “fila” e se o voo não encher eles vão acomodando os pedidos. Isso é ruim pois você precisa chegar bem antes do voo que você quer trocar (nesse caso o das 17:00). Além disso, depende também de como foi adquirido o voo. Em alguns casos, se foi tarifa promocional ou com alguma agência, a troca é possível, mas pode ter um custo. Tente conversar no atendimento online da Aeromexico e veja se eles podem te ajudar com isso, enquanto ainda está com um bom prazo para a viagem. Pode ser que eles tenham uma solução. Mas pode ter um custo. Boa Viagem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *