Home America do SulBrasil Palácio Boa Vista em Campos do Jordão

Palácio Boa Vista em Campos do Jordão

por Anderson Kaiser
Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo
Compartilhe:

O Palácio Boa Vista foi construído para ser a casa de veraneio do governador do estado de São Paulo e em algumas épocas do ano fica aberto à visitação guiada. Confira as dicas e curiosidades sobre o local.

História do Palácio Boa Vista

A construção do Palácio Boa Vista começou em 1938 e foi concluída apenas em 1964. Foi concebido inicialmente para ser a casa de veraneio do governador do estado de São Paulo e em 1967 foi aberto à visitação pública.

Vista lateral do Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo

Em Abril de 1970, o então governador Abreu Sodré, declarou o Palácio Boa Vista como “Monumento Público do Estado de São Paulo”.

Uma curiosidade? O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão teve origem na mesma época e era celebrado no salão nobre e no pátio interno do palácio. Depois de 1978 foi transferido para o Auditório Cláudio Santoro, onde é realizado até hoje.

Visita Guiada ao Palácio Boa Vista

As visitas guiadas ao palácio ocorrem de Quarta a Domingo das 10:00 às 17:00 horas. Tem duração de 1 hora e durante a visita os monitores levam os turistas para conhecer todas as dependências e salas do local.

O passeio começa explicando um pouco da arquitetura. E por falar nisso, ela lembra um palácio da era medieval, e foi justamente isso que fez ele ser conhecido como Palácio Boa Vista.

Arquitetura do Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo

O local é praticamente um museu e possui um grande acervo artístico também. Por todos os cômodos você vai observar móveis do século XVII e XVIII, sem contar antiguidades, esculturas e muitas obras de artistas conhecidos, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Aldo Bonadei. Não deixando de mencionar o destaque que é dado aos quadros de Di Cavalcanti.

A visitação é grátis, e grupos são formados por ordem de chegada. Para os últimos horários, são distribuídas senhas. Não é permitido fotografar o interior do palácio. Mas fotos são permitidas no pátio interno.

Pátio Interno do Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo

Onde Fica?

O Palácio Boa Vista fica na Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001. Fica próximo ao Auditório Cláudio Santoro e Museu Felícia Leirner, então é fácil colocá-lo no roteiro e visitar essas atrações no mesmo dia. Não é longe do centro da cidade e placas indicam o caminho até ele e até as demais atrações.

Possui uma área para estacionar em frente ao portão de entrada e o estacionamento não é cobrado.

Outras Atrações?

Sim, tem mais coisa pra ver. Ao lado do Palácio Boa Vista tem a Capela de São Pedro Apóstolo. Abriga um acervo de arte sacra do período colonial e de artistas contemporâneos.

Capela no Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo

Foi construída em 1989, em comemoração ao jubileu de prata de inauguração do Palácio Boa Vista, pelo então governador Orestes Quércia.

Café do Palácio

Fora das dependências do palácio, mas em frente ao portão de entrada, encontramos também o Café do Palácio. Um local aconchegante mas não muito grande que serve alguns lanches e bebidas quentes. O destaque do café é o deck de madeira que permite uma vista panorâmica da cidade.

Vista do Café do Palácio Boa Vista em Campos do Jordão - São Paulo

Uma boa pedida para comer algo, dar uma esquentada no estômago com uma vista bem legal do mirante.

Não reparamos se havia banheiro no café, mas ao lado da portaria do palácio você encontra banheiros públicos. Todos bem limpos e conservados.

Visitar o Palácio Boa Vista é com certeza um interessante passeio pra se fazer em Campo, cheio de história e belas paisagens. Confira também outras atrações em Campos do Jordão.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário