Home America do Norte Visto Canadense e Autorização Eletronica de Viagem

Visto Canadense e Autorização Eletronica de Viagem

por Anderson Kaiser
Bandeira Canada - Visto Canadense e Autorização Eletrônica de Viagem eTA
Compartilhe:

Neste post vamos falar sobre o visto canadense e sobre a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Confira nossas dicas e informações de qual é a melhor escolha para sua viagem para o Canadá e o que você pode fazer com cada um deles.

Devo Solicitar o Visto Canadense ou a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)?

Vamos começar falando das principais diferenças entre os dois modelos e quais são suas particularidades. Em 2017 o governo canadense facilitou a entrada de brasileiros ao Canadá através de uma Autorização Eletrônica de Viagem. No entanto, isso não quer dizer que os brasileiros não precisem mais de visto para viajar para la.

O eTA não vale para todo mundo?

Não. Só pode solicitar o eTA quem já teve um visto canadense válido nos últimos 10 anos ou quem tem um visto americano de não imigrante (geralmente B1/B2) ainda válido. Se você não tem um visto americano, ou nunca teve um visto canadense, você não pode solicitar um eTA e deve fazer a solicitação do visto normal.

Qual a diferença entre o visto canadense e a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)?

Validade: Vamos começar falando da validade. Enquanto o visto tem validade de 10 anos, o eTA tem validade de apenas 5 anos. Mas se atente para o fato de que o visto de turismo e até mesmo o eTA acompanham a validade do passaporte. Nesse caso, passaportes novos levam vantagem.

Por exemplo, se seu passaporte tem validade de 9 anos, seu visto será válido por 9 anos e seu eTA por 5 anos. Agora, se seu passaporte vence em dois anos, os dois vistos serão válidos somente até a data de validade do passaporte expirar.

Entrando no País: Com o visto, você pode entrar no Canadá tanto de carro (tem gente que aproveita a proximidade com os Estados Unidos para conhecer os dois países em uma mesma viagem) quanto de barco ou avião. Já com o eTA você só pode entrar no Canadá de avião. Você não pode cruzar a fronteira de carro ou fazer um cruzeiro, por exemplo, que tenha como destino final o Canadá.

Preço:  Além dos pontos acima, uma diferença enorme entre os dois tipos de solicitação é o preço. Enquanto o visto canadense custa $ 100,00, o eTA custa apenas $ 7,00 (preços em Março/2018). É uma boa vantagem para quem pode solicitar a autorização eletrônica.

Tempo de Resposta: O bom de solicitar o eTA é que a resposta para a sua solicitação sai em alguns minutos, praticamente no momento em que você termina de preencher o formulário. Já o visto depende do preenchimento dos dados, de coletar a documentação e fazer o envio delas para a unidade de análise / embaixada.

DICA: Não se esqueça que é importante sempre viajar com um Seguro Viagem. O Canadá recomenda que você tenha uma cobertura durante todo o tempo em que estiver no país. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo.

Como Solicitar o Visto Canadense ou a Autorização Eletrônica (eTA)?

Carimbo Visto Canadense e Autorização Eletrônica

O processo de solicitação do Visto Canadense ou mesmo da Autorização Eletrônica hoje é feito praticamente online. Sim, praticamente pois existem algumas peculiaridades e em alguns casos, dependendo do tipo, você ainda precisa preencher um formulário em papel e enviar os documentos para a embaixada.

Solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)

Vamos falar antes sobre o eTA, pois ele possui o processo bem simplificado de solicitação. O processo é todo online e você precisará basicamente dos seguintes documentos:

  • Seu Passaporte (e todos os dados dele para preencher o forulário);
  • Um cartão de crédito internacional (Visa / Master / Amex) para pagar a taxa;
  • Informações sobre a sua viagem;
  • Um e-mail válido para onde as informações serão enviadas.

Lembre-se que o eTA só é válido para quem teve um visto canadense nos últimos 10 anos ou para quem tem um visto americano válido. Então você precisará dessas informações também.

O processo de solicitação do eTA é feito através deste link. Todo o formulário está em Inglês, mas você pode acessar a descrição e informação de todos os campos em português neste link. Durante todo o processo o site mostra onde obter as informações necessárias através de imagens. Por exemplo, onde achar o número do passaporte, o país de origem que ele foi emitido, como preencher seu nome e sobrenome e etc. Tudo é bem intuitivo.

É importante mencionar que se você estiver fazendo mais de uma solicitação de eTA, cada uma deve ser feita de forma separada, mesmo que seja para casal, família etc.

Ao final de tudo preenchido você envia o formulário (de novo, garanta que todos os dados, e principalmente as informações do passaporte, estejam corretas) e faz o pagamento da taxa no valor de $ 7,00 CAD. Se tudo deu certo, você terá um recibo e ao final verá a seguinte página.

visto canadense e autorizaçã eletronica de viagem eta - pagina

O e-mail pode demorar até 3 dias para chegar. No nosso caso, chegou em menos de 5 minutos com a aprovação do eTA. O e-mail vem dessa forma:

e-mail de aprovação do eTA e visto canadense

No caso acima, o passaporte era válido até 2026, então o eTA veio com validade de 5 anos. Pronto, já podemos arrumar as malas para viajar para o Canadá. \o/

Solicitação do Visto Canadense

O processo de solicitação do visto canadense não é tão diferente do eTA. Mas requer um pouco mais de detalhes e você precisa fazer o preenchimento de mais informações.

Além disso, você deverá enviar os documentos para aprovação do governo canadense. Esse envio pode ser eletrônico (scanner ou foto tirada do celular) ou os documentos devem ser levados até um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília.

O processo de solicitação do visto canadense deve ser feito através deste link. Clicando no botão Apply online for a Visa, você irá preencher um questionário passando diversas informações sobre a viagem, sobre seu histórico de viagens, seus dados pessoais etc. Se você for elegível para o visto canadense online, você deverá receber um código de confirmação. Guarde bem esse código, pois ele será utilizado em todas as etapas do processo.

codigo de confirmação do visto canadense

Veja na imagem acima o código gerado no nosso teste foi AY5579094964. Ele tem validade de 30 dias e vai ser utilizado em todas as demais etapas.

Para solicitar o visto canadense, você precisará passar muito mais informações, se cadastrar no site e preencher o formulário. Depois disso, ainda será preciso enviar os documentos de comprovação da viagem e dos dados informados. Ao final, ainda para a taxa de $ 100,00 CAD.

lista de documentos do visto canadense online

A imagem acima mostra um pequeno check-list dos documentos que precisam ser enviados (escaneados ou pessoalmente na embaixada) após preencher o formulário de visitante (chamado IMM5257).  É necessário fazer também o envio de uma foto 3×5.

Repare que será preciso comprovar histórico de viagens (caso você tenha respondido no formulário que fez outras viagens internacionais) e comprovar que tem vínculos com o Brasil e que pretende voltar para o país e não ficar ilegalmente no Canadá. Também será necessário comprovação de suporte financeiro durante sua visita, para garantir que você terá como se sustentar durante sua viagem.

O processo depende de uma análise do governo canadense e pode demorar um pouco para sair a resposta. Se aprovado, você deve levar o passaporte para que o visto seja anexado à ele (é preciso ter pelo menos uma página em branco para isso) ou pode enviar por correio. Todo o processo é descrito em detalhes conforme você for finalizando o envio dos dados.

Posso voltar para o Canadá se eu for para os Estados Unidos com um eTA?

Essa é uma pergunta um pouco polêmica e depende um pouco das condições. Pela proximidade, muitas pessoas aproveitam que estão no Canadá e esticam para conhecer algumas cidades dos Estados Unidos.

Mas como o eTA só permite a entrada apenas por vias aéreas (avião) é possível atravessar a fronteira e depois voltar para o Canadá de carro, por exemplo? Vamos ver o que fala o Site do Governo Canadense:

visto canadense volta canada carro eta

De acordo com a segunda linha da imagem acima, temos: “Viajantes com status válido no Canada que re-entrarem após visitarem os Estados Unidos ou St. Pierre e Miquelon”. Na descrição do eTA também diz que a primeira entrada deve ser feita por via aérea.  Então podemos concluir que uma vez que você entre no Canada com um eTA por vias aéreas, você pode sair e voltar por fronteiras terrestres (ou marítimas) desde que ainda esteja com sua permanência válida.

Mas, para alguns pontos devem ser bem observados para garantir que isso funcione:

  • A entrada inicial deve obrigatoriamente ser feita por vias aéreas;
  • Peça para o agente da imigração carimbar seu passaporte com a data de permanência (geralmente 6 meses) logo que você chegar;
  • Tenha sempre documentos que comprovem que você ainda está hospedado no Canadá ou que comprovem que foi uma viagem curta até os Estados Unidos.

Lembre-se que mesmo com a regra acima, a entrada ou não no país depende da decisão do agente da fronteira. Então é sempre bom avaliar os riscos e fazer tudo certo. Note também que a permanência deve estar válida (dentro do prazo que o agente liberou) para que você volte sem complicações.

Fazer um bate-volta nos Estados Unidos não deve ser um problema, mas tome algumas medidas preventivas para garantir que não faça nada ilegal. E lembre-se que você sempre vai precisar do Visto Americano para poder entrar nos Estados Unidos.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

1 comentário

Freelance 02/04/2018 - 12:54 am

Finalmente 😄 Obrigado!!

Reply

Deixe um Comentário