Home America do SulBrasil O que fazer em Curitiba com chuva?

O que fazer em Curitiba com chuva?

por Anderson Kaiser
O que fazer em Curitiba com Chuva - vista alto torre panoramica
Compartilhe:

Vamos falar um pouco nesse post sobre o que fazer em Curitiba com chuva. Confira dicas de locais, passeios e atrações que podem ser visitadas quando o tempo não estiver colaborando na capital paranaense.

Pode parecer meio estranho escrever sobre isso, mas acredite, Curitiba tem um dos climas mais imprevisíveis que já presenciamos. Por experiência própria acabamos constatando que morar em Curitiba é basicamente sair de casa pela manhã  usando blusa e voltar pra casa apenas de camiseta e nunca, NUNCA, deixar de levar um guarda-chuva na mochila.

Pensando nisso, resolvemos escrever sobre o que fazer em Curitiba com chuva. Para você ter uma ideia, ficamos 8 dias em Curitiba, e praticamente em todos a previsão era de tempo nublado e chuva. Alguns dias não choveu como previsto, mas outros não tinha previsão de chuva e no final acabamos pegando até temporal.

Aliás, pegamos chuva até na estrada quando estávamos quase chegando da nossa Road-trip de São Paulo para Curitiba. Abaixo está a foto que não nos deixa mentir.

Road Trip - São Paulo para Curitiba - Estrada com Chuva - Curitiba com chuva

Abaixo está uma pequena lista dos locais que você pode visitar e aproveitar aquele dia mais chuvoso em que não dá pra visitar parques e atrações à céu aberto.

Atrações e Atividades para Conhecer em Curitiba com Chuva

Curitiba é uma cidade cheia de atrações e pontos turísticos. Sem mencionar também a grande quantidade de parques e praças. Mas é sempre bom ter algumas opções de passeios para quando o tempo não ajuda.

Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas é  uma galeria que possui diversas opções de lazer, serviços, comércios, gastronomia e até bancos. Apesar dos serviços oferecidos, ela é procurada por turistas por sua arquitetura, toda feita de metal.

Entrada da Rua 24 Horas em Curitiba com Chuva - Paraná

É um local fechado e seu atrativo também são os bares e restaurantes. Localizada na região central de Curitiba, é uma boa opção para se proteger do mal tempo. Tem estacionamento do lado e também fica em frente à pontos de ônibus e táxi.

Só se atente pois apesar do nome, ela não funciona 24 horas. Veja todas as dicas e detalhes em Rua 24 horas em Curitiba.

Museu do Automóvel

Uma outra atração para se visitar em Curitiba com chuva é o Museu do Automóvel de Curitiba. É interessante tanto para quem gosta do assunto, quanto para aqueles menos fanáticos.

Carros antigos no Museu do Automóvel de Curitiba com Chuva - Paraná

O museu possui uma enorme coleção de veículos antigos, motos e até bicicletas. Além disso, possui uma sessão reservada para carros de corrida e competições. É um passeio barato – R$ 10,00 por pessoa – e também é um destino interessante para levar crianças para ver algo diferente.

Possui estacionamento no local e é totalmente coberto. Está localizado na entrada do Parque Barigui. Se o tempo ruim der uma melhorada, já dá pra incluir esse parque também no seu roteiro.

Todos os detalhes e informações de horários estão no post Museu do Automóvel de Curitiba.

Museu Ferroviário – Shopping Estação

O Shopping Estação é interessante de ser visitado pois possui algumas atrações. No geral não é nada mais que um shopping como já estamos acostumados com suas lojas e praça de alimentação.

No entanto, ele tem uma história interessante pois tem algumas particularidades. Primeiro que foi construído onde existia uma antiga estação de trem, e até hoje encontramos um trem e a estação toda revitalizada no local.

Shopping Estação e Museu Ferroviário de Curitiba - Roteiro - Paraná

Além disso, a entrada ainda preserva a arquitetura da antiga estação. E pra finalizar, você encontra nele o Museu Ferroviário, com exposição de diversos itens que contam a história da estação, objetos utilizados há muitos anos atrás e como era a rotina naquela época.

É um passeio rápido e gratuito. Fica bem na região central de Curitiba e você também pode aproveitar para fazer uma refeição barata na praça de alimentação.

Museu Oscar Niemeyer

Um dos pontos turísticos mais famosos da capital paranaense, o Museu Oscar Niemeyer é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. O projeto é do arquiteto que dá nome ao museu e ele também possui uma exposição das principais construções do arquiteto.

Museu Oscar Niemeyer - MON - em Curitiba com chuva - Roteiro de 8 Dias - Tour da Lava Jato

É um passeio que vai tomar algumas horas, mas que é bem interessante de ser visitado. Esse é com certeza um dos locais que deve estar em sua lista para conhecer quando estiver em Curitiba.

Nele você também encontra diversas outras obras e mostras temporárias, então é sempre interessante ficar de olho no site do MON e ver o que está sendo exibido. Se o tempo estiver melhor depois da visita, vá visitar o Bosque do Papa. Fica do lado (mesmo) do museu e é bem interessante de ser conhecido.

Não deixe também de tomar um café no MON Café. Fica na entrada do museu (no mesmo local onde se compram os ingressos) e você deve experimentar a coxinha de frange deles. 😀

Museu Egípcio de Curitiba

Um excelente lugar para se fugir da Curitiba com chuva é o Museu Egípcio. Acabamos descobrindo ele meio que por acaso, mas adoramos a visita, e é uma ótima opção para quem viaja com crianças também.

Corredor das Esfinges no Museu Egípcio de Curitiba com chuva - Paraná

Essa visita nos reservou belas surpresas. Muitos dos objetos encontrados no museu são réplicas de originais espalhados por outros museus pelo mundo. O interessante é que ele conta história de faraós, da criação da escrita e da evolução e criação das pirâmides.

No entanto, o que mais nos impressionou é que este museu possui duas múmias de verdade em exposição. É impressionante ver como era feito o processo de mumificação e como elas ainda estão em excelente estado após centenas de anos.

É com certeza uma visita que vale muito a pena ser feita. Confira todos os detalhes e informações em: Museu Egípcio de Curitiba.

Museu do Holocausto de Curitiba

O primeiro museu dessa categoria no Brasil conta um pouco da história da segunda guerra mundial e é focado em contar a história das vítimas do Holocausto.

Homenagem no Museu do Holocausto de Curitiba com chuva - Paraná

Além disso, mostra bastante da história dos sobreviventes e dos refugiados que vieram para o Brasil fugindo da guerra. É um ótimo local para revisitarmos esse momento da história mundial e também conhecer um pouco mais como o nosso país teve uma participação na batalha. Não apenas diretamente com soldados, mas também abrigando fugitivos.

A visita é grátis, mas só pode ser feita com agendamento. Geralmente você consegue agendar a visita até para o mesmo dia, ou para o dia seguinte. Então dá pra fazer até de improviso. Contamos tudo sobre o museu em: Museu do Holocausto de Curitiba.

Tour no Estádio Arena da Baixada

Um outro passeio que não pode ficar de fora é conhecer o estádio que foi palco de alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil. Estamos falando da Arena da baixada, o estádio do Atlético Paranaense.

Arena da Baixada em Curitiba - Roteiro - Paraná

A visita guiada dura em torno de 1h30min. Passa por todas as áreas do estádio, incluindo tribuna de honra, salas vip e vestiários. É interessante conhecer a tecnologia por trás da construção dele e ver como ele foi adaptado para receber os jogos das seleções.

O dia que fomos estava chovendo, inclusive, e tivemos uma explicação “na prática” de como ocorre a captação da água para reutilização. Passeio bem interessante para quem gosta e também para os não tão aficionados por futebol assim.

Bônus: Torre Panorâmica de Curitiba

Não podemos dizer que esse seja um passeio que possa ser feito em uma Curitiba com chuva, pois o maior atrativo dele é poder ter uma visão panorâmica da cidade.

Painel Informativo da Torre Panorâmica de Curitiba - Paraná

No entanto, não é necessário também esperar aquele dia ensolarado para poder visitar a Torre Panorâmica. Fomos e o dia estava bem nublado, e até chovendo em algumas horas do dia.

Mas isso não impediu que pudéssemos aproveitar e ter uma boa visão de toda a região. Na foto acima e na foto que abre o post você pode ter uma ideia de como estava o tempo e da visão que tínhamos.

Curitiba com chuva ou sem chuva tem sempre uma série de atrativos e de pontos turísticos para serem visitados. É sempre bom saber onde podemos correr em alguns casos quando somos pegos de surpresa. Todos os passeios acima fizemos durante nossa viagem para a capital paranaense. Confira como foi nosso Roteiro de 8 dias em Curitiba.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

2 comentários

Viajento 09/05/2018 - 1:37 pm

Ótimas dicas. Nas minhas viagens, realmente costumo aproveitar os dias de chuvas para visitar museus e outros lugares fechados!

Reply
Anderson Kaiser 09/05/2018 - 2:47 pm

Que bom que gostou de nossas dicas. Achamos bem importante ter opções do que fazer em dias de chuva. Ainda mais em Curitiba, que o tempo é sempre imprevisível. 😉

Reply

Deixe um Comentário