Gruta do Monge na Lapa – Paraná

Compartilhe:

A Gruta do Monge, localizada no Parque Estadual do Monge, é uma das atrações turísticas e até religiosas da Lapa, no interior do Paraná. Fomos conhecer e contamos todos os detalhes, dicas e informações sobre o local.

Uma das principais atrações da Lapa é sem dúvida a Gruta do Monge. Local também de peregrinações religiosas, atrais diversos turistas e fiéis para a região.

Por que Gruta do Monge?

Nesse local viveu por algum tempo o Monge João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações. Exatamente por ser um local tranquilo e isolado que foi escolhido pelo monge João Maria como refúgio de meditação e oração.

Como Chegar à Gruta do Monge?

Chega-se à Gruta do Monge por uma extensa escada em pedra (aproximadamente 100 degraus) que fica próxima ao Mirante, depois da entrada do Parque.

Escada de Acesso à Gruta do Monge no Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Ao final da descida, a gruta fica à direita, e não é difícil de ser identificada uma vez que ela é repleta de imagens e homenagens de peregrinos que procuram o local para orações.

Imagens Religiosas na Gruta do Monge - Parque nacional do Monge - Lapa - Paraná

É nesse local que dizem ser onde o monge fazia suas meditações e recebia pessoas com dificuldades e enfermidades que o procuravam para serem benzidas e curadas.

Apesar da quantidade de degraus, é fácil de se chegar até a gruta e o percurso não requer nenhum preparo.

Pedra Partida

Desse ponto em diante, existe uma trilha que leva até a “Pedra Partida”. Um grande salão feito de pedra com uma fenda que surgiu em decorrência do desgaste da rocha ao longo de milhares de anos.

Essa trilha não é difícil, mas requer um pouco de atenção pois ela é de terra e com muitas pedras e rochas no caminho formando escadas e degraus naturais.

Trilha para Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Em meio à mata nativa a trilha passa por belas paisagens e merece ser percorrida. Por todo o caminho passamos por diversas pequenas quedas d’água que complementam a beleza do local.

Trilha para Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Ao final da trilha, chegamos à Pedra Partida. Local bem tranquilo com uma bela paisagem e o único som que se ouve no local são das águas que escorrem do topo da rocha e dos pássaros.

Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

Pedra Partida na Gruta do Monge - Parque Nacional do Monge - Lapa - Paraná

O percurso é considerado fácil, e não demora mais do que 20 minutos para ser percorrido. No total considere algo em torno de 1 hora entre ir e voltar e também ficar um tempo apreciando o local.

Parque Estadual do Monge

O Parque Estadual do Monge, onde está a Gruta do Monge e a Pedra Partida foi criado em 1962 e é considerado patrimônio Natural no município da Lapa.

Possui uma boa infra-estrutura com sanitários, quadras e área de lazer. No entanto, atualmente algumas atividades não são permitidas no local, como por exemplo utilização do parque para lanches e churrascos. Era bem comum essa prática por lá, mas foi interrompida por questões de preservação do local.

Parque Estadual do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Por estar em uma região alta, o parque possui diversos mirantes que proporcionam uma bela visão tanto da cidade como dos vales.

Vista do Mirante Parque Nacional do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Mirante do Parque Nacional do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Informações sobre o Parque Estadual do Monge

O Parque Estadual do Monge pode ser acessado pela Avenida Getúlio Vargas. Ela é toda asfaltada até a entrada do parque. No alto do morro, quase na entrada do parque, ao lado direito está o mirante do Cristo, abençoando a cidade.

Mirante do Cristo no Parque Estadual do Monge - Gruta do Monge - Lapa - Paraná

Abre todos os dias das 08:30 às 17:00 e a entrada é grátis. Considere no total algo em torno de 2 horas para conhecer os mirantes, parar na Gruta do Monge e fazer a trilha para a Pedra Partida.

É um passeio indispensável quando estiver visitando a região da Lapa no Paraná. A cidade fica pertinho de Curitiba, então vale a pena conhecer.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *