Home America do SulBrasil Curitiba – Roteiro de 8 Dias – Paraná

por Anderson Kaiser
Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Detalhe MON
Compartilhe:

Confira nosso Roteiro de 8 dias em Curitiba no Paraná. Conhecemos grande parte das atrações turísticas da cidade, parques, museus e também aproveitamos para conhecer algumas outras cidades próximas.

Já fazia um tempo que Curitiba estava em nossos planos, mas sempre acabávamos adiando por motivos diversos. Até que conversando a respeito de fazer uma road-trip um pouco mais longa decidimos que ir até o Paraná seria interessante. Com isso, pegamos um feriado prolongado e juntamos mais alguns dias em direção à capital paranaense.

Trajeto de São Paulo à Curitiba

Dessa vez decidimos não ir de avião e fazer uma road-trip. Vento no rosto e pé na estrada, saímos de São Paulo em um Sábado ensolarado para chegar em Curitiba com chuva e um friozinho até que agradável.

Road Trip - São Paulo para Curitiba - Estrada com Chuva

De São Paulo para Curitiba o percurso é de aproximadamente 420 quilômetros e algo em torno de 5h20min. Mas considere um pouco mais para uma ou duas paradas, que foi nosso caso.

Se quiser saber todos os detalhes da nossa Road-Trip de São Paulo para Curitiba, confira todos os detalhes neste link.

Hospedagem em Curitiba

Enquanto estávamos planejando onde ficar, acabamos pesquisando diversos hotéis pela cidade. Gostamos de vários, e a maioria na região do centro. No entanto, como estávamos de carro, tínhamos um pouco mais de mobilidade e poderíamos escolher lugares não tão centrais, mas bem localizados para os nossos diversos passeios.

Considerando isso, decidimos dessa vez alugar uma casa pelo Airbnb. E foi uma ótima opção, pois pegamos um bairro residencial tranquilo, mas em uma região bem central também. Isso facilitou bastante nosso deslocamento.

Quarto Airbnb em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Sala Airbnb em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Cozinha Airbnb em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Se você estiver pensando em usar o Airbnb, se cadastre por esse link e ganhe R$ 100,00 de desconto na sua primeira locação. Se preferir ficar em hotéis, confira preços e disponibilidade através do booking.com.

Dia da Viagem – Sábado

Nosso check-in no Sábado era no meio da tarde, algo em torno de 14:00. Então acabamos não saindo tão cedo de São Paulo. Aproveitamos para curtir um pouco a estrada e fazer algumas paradas e chegamos em Curitiba no meio da tarde.

Como tínhamos alugado a casa no Airbnb, precisávamos nos abastecer um pouco de comida, bebidas e água. Fomos ao mercado e descansamos um pouco da viagem de carro.

Mesmo assim, aproveitamos a noite de sábado para conhecer a famosa Rua 24 Horas. O local tem bares e lanchonetes que ficam abertos até tarde. Aproveitamos para jantar e dar uma volta pelo centro para conhecer um pouco os locais.

Entrada da Rua 24 Horas em Curitiba - Paraná

Apesar do nome, as lojas da rua 24 horas fecham as 23:00. Sim, é isso mesmo. Alguns bares e restaurantes ficam abertos até 01:00 da manhã nos finais de semana, mas também não são todos. Veja nosso post completo sobre a Rua 24 Horas.

Dia 1 – Domingo

Nosso primeiro dia em Curitiba começou com uma visita ao MON – Museu Oscar Niemeyer. Um dos pontos turísticos mais famosos da capital paranaense, o MON é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. O projeto é do arquiteto que dá nome ao museu e ele também possui uma exposição das principais construções de Niemeyer.

Museu Oscar Niemeyer - MON - em Curitiba - Roteiro de 8 Dias

Além dessas obras o museu conta com diversas outras mostras temporárias e permanentes. O tempo de visita do MON é em média de 3 a 4 horas. Foi nosso passeio mais demorado desse dia, mas pelo menos vimos tudo sem correria e aproveitamos. Funciona de Terça à Domingo das 10:00 às 18:00. Ingresso: R$ 16,00 (Novembro/2017).

Ao sair, não deixe de passar no MON Café. Serve lanches e refeições, mas não é dos mais baratos na região. Porém, você DEVE experimentar a coxinha de frango deles. Quase uma refeição completa e muito gostosa.

Já que estávamos do lado, aproveitamos para conhecer o Bosque do Papa (Bosque João Paulo II). Ele fica à apenas 50 metros do MON. Nele encontramos também o Memorial da Imigração Polonesa. Inaugurado em 1980, ficou bem conhecido quando o Papa João Paulo II visitou Curitiba e fez uma missa dentro dele.

Bosque do Papa João Paulo II - Curitiba - Roteiro 8 Dias - Paraná

Não é um bosque muito grande, então você deve gastar no máximo 1 hora lá dentro. Considere um pouco mais de tempo para conhecer o Memorial da Imigração Polonesa, mas que também não deve levar mais que 30 minutos.

Bosque do Papa e Memorial da Imigração Polonesa em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

O Bosque do Papa abre diariamente das 7:00 às 20:00. O Memorial da Imigração Polonesa de Terça à Domingo das 09:00 às 18:00. É Grátis.

Saindo do bosque, fomos conhecer o Parque Tanguá. Este é um dos mais famosos parques de Curitiba e possui alguns atrativos. Além da bela vista, possui também quedas d’água e até um café.

Parque Tangua em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Abre diariamente das 08:00 às 19:00 e a entrada é grátis. Tem estacionamento no local e você não deve gastar muito tempo nele. Mas, vale a pena dar uma esticada nas pernas e descansar um pouco. Aproveitar as belas paisagens e subir nas torres para uma visão panorâmica é mais do que recomendado.

Depois que saímos do Parque Tanguá ainda fomos para o centro para uma última parada que foi visitar a Torre Panorâmica de Curitiba (ou Torre Panorâmica da Oi).

Vista Externa da Torre Panorâmica de Curitiba - Paraná

Ela fica em uma região bem central e em um dos pontos mais altos, o que permite uma vista panorâmica de 360° de toda a cidade. É também um desses locais que você deve ir para poder observar todos os locais que você quer conhecer ou que já conheceu.

Vista da Torre Panorâmica de Curitiba - Paraná

Funciona de Terça à Domingo das 10:00 às 19:00. O tempo nesta atração gira em torno de 1 hora. O preço por pessoa é de R$ 5,00 (Novembro/2017).

Dia 2 – Segunda-Feira

Segunda-Feira é um dia “complicado” em Curitiba. A maioria das atrações turísticas e museus, por exemplo, não funcionam. Então tivemos que escolher locais públicos para visitar. Eles já estavam em nosso roteiro, mas adiantamos alguns justamente pela questão dos horários.

O dia começou com uma visita ao Museu do Holocausto de Curitiba. É um museu dedicado à memória e homenagem das vítimas do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

Entrada do Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

“Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana” – Anne Frank

Os objetos à mostra no museu são todos doados por famílias de refugiados que chegaram ao Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O tempo médio de permanência no museu é de 2 a 3 horas.

Tem entrada grátis, mas só permite entrar com agendamento. Funciona de Segunda, terça e quarta: das 8:30 às 11:30 e 14:30 às 17:30. De Sexta: das 8:30 às 11:30 Domingo das 9:00 às 12:00. Não abre de Quinta e Sábado.

Confira todas as dicas e informações no post: Museu do Holocausto.

Saímos do museu e fomos conhecer a Praça General Osório. Ela é caminho para outros pontos do centro de Curitiba, e passamos por ela para conhecer e ver as fontes e o relógio.

Praça General Osório em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Antes paramos para almoçar e arriscamos o Bar e Restaurante Arrumadinho. Fica à uma quadra da praça, tem comida boa, mas também tem aperitivos e uma grande variedade de cervejas e bebidas. Bom para um Happy Hour. O preço também é bem atrativo, então fica como uma boa sugestão.

Fomos então conhecer a Rua das Flores e o Bondinho da Leitura, na rua 15 de Novembro. Da praça General Osório, basta seguir direto e você chega nela. Por isso escolhemos começar na praça e ir conhecendo conforme caminhávamos, pois é bem próximo.

Rua das Flores e Bondinho da Leitura em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Já que está na 15 de Novembro, não deixe de passar e comer os ótimos doces na Confeitaria das Famílias. Nem estávamos com fome, mas não resistimos à tanta variedade. Bolos, tortas, folhados. Tudo muito bom.

E como era bem perto, fomos para a Praça Tiradentes, conhecer a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Vale mencionar que todo esse percurso foi feito à pé. Esses locais são todos próximos uns dos outros e todos ficam na região central de Curitiba. Existem outros pontos turísticos bem próximos destes, mas fomos em outra ocasião pois aproveitamos outros passeios, que vamos comentar mais abaixo.

Dia 3 – Terça Feira

Na Terça-Feira fomos conhecer a famosa Ópera de Arame. Toda feita de ferro, é um teatro / casa de shows que não pode ficar de fora de seu roteiro. Se tiver oportunidade, assista à um show nela. Não conseguimos quando fomos, mas nem por isso deixaríamos de vê-la.

Ópera de Arame em Curitiba - Roteiro de 8 Dias - Paraná

Funciona de Terça à Domingo das 08:00 às 18:00. Você não paga nada para conhecer. Se quiser aproveitar melhor o tempo no local, na parte inferior tem um restaurante que serve almoço diariamente. Além disso, a paisagem ao redor é fantástica. Se for passar rapidamente no local para conhecer, não deve gastar muito mais que 1 hora, vendo tudo com calma.

Saindo da Ópera, fomos conhecer o Bosque Alemão. O bosque conta com diversas referências à cultura germânica e possui trilhas no meio de vegetação nativa e densa.

Bosque Alemão em Curitiba Roteiro de 8 Dias - Paraná

Apesar disso, é um local de visita rápida e que também é interessante para as crianças. Possui espalhado por toda sua extensão  pequenos quiosques que contam a história da João e Maria, e ao final da trilha existe a “Casa da Bruxa”. Uma biblioteca com atividades para os pequenos.

Abre diariamente das 06:00 às 20:00. Entrada é gratuita. A trilha é bem tranquila de ser percorrida, e no total considere 1h30min para conhecer tudo, sem muita correria.

Saindo do Bosque fomos conhecer o Museu do Automóvel de Curitiba. Um local bem interessante para quem gosta de carros antigos, mas que também agrada quem não é tão fanático assim.

Museu do Automovel de Curitiba - Paraná

É interessante pois além de carros antigos, possui carros de corrida, sala com troféus e roupas de pilotos e uma enorme coleção de carros, motos e até algumas bicicletas. Em média você conhece tudo com calma em duas horas.

Funciona de Terça à Sexta das 14:00 às 17:00 e Sábados e Domingos das 10:00 às 18:00. O ingresso custa R$ 10,00 por pessoa (Novembro/2017). Tem estacionamento gratuito no local. Confira mais detalhes e informações no post sobre o Museu do Automóvel.

O museu fica no Parque Barigui. Então já aproveitamos para conhecê-lo e riscar mais um parque de nossa lista. Este parque é um dos favoritos dos curitibanos. Com diversas pistas de corrida, lagos e muita área verde, é bem procurados aos finais de semana.

Parque Barigui em Curitiba - Roteiro de 8 dias - Paraná

O último local que visitamos nesse dia foi o Shopping Estação, onde fomos visitar o Museu Ferroviário. É um museu pequeno, mas conta a história das ferrovias e viagens de trem do Brasil e mais especificamente de Curitiba.

Chama-se Shopping Estação pois era antes o local de uma antiga estação ferroviária. Se parece bem pouco por fora com uma estação, mas no interior a decoração foi mantida e possui até um trem estacionado.

Shopping Estação e Museu Ferroviário de Curitiba - Roteiro - Paraná

A visita é bem rápida e grátis ao Museu Ferroviário de Curitiba. Considere algo em torno de 30 minutos à 1 hora. O shopping funciona todos os dias das 10:00 às 22:00. O Museu Ferroviário funciona de Terça à Domingo das 10:00 às 18:00.

Terminamos o dia no bar Porks – Porco e Chope. Fica em frente ao Museu Oscar Niemeyer e oferece apenas isso, porco e chope. Mesmo. O chope deles é artesanal, e isso já foi algo que nos agradou pois estávamos procurando algo mais local há alguns dias, e para comer, o cardápio é bem simples e TODOS os itens dele tem preço fixo de R$ 10,00 (Novembro/2017).

Vale a pena conhecer para observar também o pôr-do-sol por trás do MON. É uma vista bem bonita. Abre de Terça à Sexta das 17:00 às 00:00. Sábado e Domingo das 14:00 às 23:00.

Pôr do Sol no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - Roteiro - Parana

Dia 4 – Quarta-Feira

Nesse dia fizemos nosso primeiro passeio fora de Curitiba. Compramos a passagem para o Trem de Morretes e fomos conhecer essa cidade litorânea no trem que desce a serra do mar.

Trem Para Morretes - Curitiba - Roteiro - Paraná

Esse é um dos passeios mais famosos de Curitiba por percorrer belas paisagens de mata nativa em meio à serra. O passeio turístico começa com o trem descendo a serra do mar e para na cidade de Morretes, no litoral paranaense.

Morretes no Litoral Paraná - Curitiba - Roteiro

A volta é feita de van, e passa por dois outros locais. A primeira parada é em outra cidade litorânea chamada Antonina. Uma cidade bem calma mas com belas paisagens.

Antonina no Paraná - Curitiba - Roteiro

Depois dessa parada, a van continua a volta à Curitiba mas dessa vez passando pela Estrada da Graciosa. Uma estradinha cheia de surpresas e belas paisagens na subida da serra.

Estrada da Graciosa - Curitiba - Roteiro _ Parana

Dependendo do clima, a van pode fazer uma breve parada na estrada. Mas geralmente a subida pela estrada é só de passagem durante a volta à Curitiba.

Confira todos os detalhes deste passeio, preços e informações no post: Trem para Morretes e Antonina.

No final do dia, e já com saudade dessas cidadezinhas, fomos jantar no Mercadoteca. É um espaço que possui diversas lojas e restaurantes. Praticamente uma praça de alimentação, mas com comidas mais sofisticadas e restaurantes mais “gourmet”.

Dia 5 – Quinta Feira

Nossa quinta-feira foi bem agitada e visitamos vários lugares. Mas a maioria eram próximos uns dos outros e muitos deles fizemos o percurso à pé.

Mas, começamos o dia finalmente conhecendo o cartão postal da capital paranaense: o Jardim Botânico de Curitiba. Esse é sem dúvida a atração mais visitada da cidade e parada obrigatória para qualquer turista.

Jardim Botânico de Curitiba - Paraná

A famosa estufa (ou o Palácio de Cristal) é o cartão postal da cidade e merece ser visitado. Apesar de sua importância e reconhecimento, o Jardim Botânico é um passeio relativamente rápido. Se você estiver com pouco tempo, ainda assim consegue explorá-lo em 1 ou 2 horas.

Vale também mencionar o Jardim das Sensações, que fica dentro do Jardim Botânico. Uma experiência um poco diferente e bem sensorial.

Jardim das Sensações no Jardim Botânico de Curitiba - Paraná

O Jardim Botânico de Curitiba funciona de Segunda à Domingo das 6:00 às 20:00 (no verão) e das 6:00 às 19:30 (no inverno). O Jardim das Sensações de Terça à Sexta das 9:00 às 17:00. Se quiser mais detalhes, veja nosso post completo sobre o Jardim Botânico.

Saímos do Jardim Botânico e fomos conhecer duas famosas praças da cidade. A primeira foi a Praça Japão. Uma praça construída em homenagem à população oriental de Curitiba e toda temática.

Praça Japão em Curitiba - Roteiro - Paraná

Ficamos só o tempo de conhecê-la, e depois fomos conhecer a Praça da Espanha. Outra praça que faz homenagem à diferentes etnias em Curitiba, mas que não tem muito o que se ver.

Praça da Espaha - Curitiba - Roteiro - Paraná

Para não sermos tão injustos nessa observação, essa praça recebe diversos eventos culturais e aos sábados ocorrem exibições de automóveis antigos e também possui uma feira de antiguidades no local. Os automóveis pertencem aos mesmos donos do Museu do Automóvel e são exibidos durante o dia até as 19:00.

Aproveitamos que era hora do almoço e fomos comer no Restaurante Pata Negra. Ele fica do lado da Praça da Espanha e serve comida típica espanhola. Aproveitamos o clima para experimentar um restaurante com a temática diferente. A decoração impressionou mais que a comida pra sermos sinceros.

Restaurante Pata Negra em Curitiba - Roteiro - Paraná

Voltamos para a região do centro de Curitiba e começamos nosso passeio a pé. Começamos pelo Centro Histórico, no Largo da Ordem. Local famoso por ser palco da feira de artesanato aos domingos. No entanto recomendamos uma visita rápida durante a semana para poder aproveitar e conhecer em detalhes a arquitetura dos prédios antigos do local.

Lago da Ordem - Centro Curitiba - Roteiro - Paraná

Nos arredores existem diversos locais a serem visitados. Aos finais de semana eles ficam praticamente intransitáveis, e por isso recomendamos passar por eles, mesmo que rapidamente, em um dia qualquer que não seja o Domingo.

Nessa região temos diversas atrações e pontos para conhecer. Como são todos próximos uns dos outros passamos pela Praça Garibaldi, onde tem o Relógio das Flores e o Palácio Garibaldi.

Relógio das Flores e Palacio Garibaldi em Curitiba - Roteiro - Parana

Subimos uma quadra para visitar as Ruínas do São Francisco.

Ruínas do São Francisco no Centro de Curitiba - Roteiro - Paraná

E uma quadra ao lado fomos conhecer a Mesquita Imam Ali.

Mesquita Imam Ali no Centro de Curitiba - Roteiro - Paraná

Um pouco mais longe, mas ainda na região central, fomos ver a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

UFPR em Curitiba - Roteiro - Paraná

E em frente paramos para ver o Teatro Guaíra.

Teatro Guaira em Curitiba - Roteiro - Paraná

Com isso, conseguimos ver praticamente todos os pontos mais interessantes do centro de Curitiba. Entre um e outro, temos algumas paradas para conhecer algumas igrejas e outros prédios pelo caminho, claro. Esses você acaba passando em frente com certeza. Os que mencionamos acima são os principais.

Por fim, terminamos o dia com um achado no bairro Bacacheri. Encontramos uma “badalada” barraca de Cachorro Quente. O Cachorro Quente do Zeu. Fica na Rua Holanda – N° 15. Abre só depois das 19:00 e é uma verdadeira linha de produção de cachorro quentes. É comida de rua, baixa gastronomia, mas bom e tem fila de espera.

Dia 6 – Sexta Feira

Na Sexta-Feira começamos o dia com um café da manhã colonia na Confeitaria Piegel. Costuma ser bem concorrida aos finais de semana, mas é bem calma de Segunda à Sexta. É aquele típico café da manhã para você não precisar comer por dias. Então vale a pena experimentar.

Já que estávamos em frente, aproveitamos para tirar foto de um dos locais mais falados nos últimos tempos em Curitiba: o prédio da Justiça Federal do Paraná. 😛

Predio Justiça Federal do paraná - Curitiba - Roteiro

Fica na mesma avenida que a confeitaria, praticamente em frente e é possível ir à pé. Aliás, se você se interessar, pode fazer o Tour da Lava Jato, um roteiro pelos principais prédios púbicos que fazem parte da operação.

Depois de tomarmos o café, fomos conhecer o Parque Tingui e visitar o Memorial Ucraniano que fica dentro do parque.

Parque Tingui e Memorial Ucraniano - Curitiba - Roteiro - Paraná

O parque tem uma grande área verde e um lago no centro, então pode-se conhecer com mais calma para fazer uma caminhada ou dar um passeio. Já o Memorial Ucraniano é interessante pois é dentro de uma réplica da Capela de São Miguel e possui uma coleção de pêssankas (ovos pintados à mão). Vale a pena conhecer. A entrada é grátis e abre de Terça à Domingo das 10:00 às 17:45.

Pessankas no Memorial Ucraniano em Curitiba - Roteiro -Paraná

Saindo do parque, fomos conhecer o Museu Egípcio de Curitiba. O museu é pequeno, e a grande maioria dos objetos que você encontra nele são réplicas dos originais espalhados pelo mundo.

Corredor das Esfinges no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

NO ENTANTO (sim, em letras maiúsculas) ele tem algo muito interessante em seu interior. Duas múmias de verdade fazem parte da exibição. Nós não esperávamos encontrar múmias no Brasil, e foi bem interessante poder ver bem de pertinho como elas são. Só isso já é motivo de sobra para você ir conhecer o Museu Egípcio de Curitiba.

Funciona de Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30Sábados e Feriados das 10:00 às 17:00Domingos das 9:00 às 12:00. O ingresso custa R$ 5,00 por pessoa (Novembro/2017). A visita é rápida, não deve demorar mais do que 1 hora ou 1h30min. Confira todos os detalhes no nosso post sobre o Museu Egípcio.

Do museu fomos almoçar no Armazém Santa Ana. Apesar de ser conhecido e ter pratos bons no cardápio, fomos lá para comer um prato típico de Curitiba: o Pão com Bolinho. Cada restaurante tem sua variação desse lanche, mas é algo típico da cidade então escolha bem onde irá comer. Fica na Avenida Senador Salgado Filho, 4460.

Depois de forrarmos o estômago, fomos conhecer a Arena da Baixada. Estádio que foi um dos escolhidos para a Copa do Mundo de 2014, possui uma visita guiada que é bem legal também.

Arena da Baixada em Curitiba - Roteiro - Paraná

A visita guiada da Arena da Baixada passa por todas as áreas do estádio, inclusive áreas exclusivas da diretoria, dos sócios e até nos vestiários. Interessante conhecer um dos palcos da copa do mundo assim de pertinho. A visita demora em torno de 1 hora a 1h30min.

Custa R$ 20,00 (Novembro/2017) e o tour é de Terça-feira à Domingo, às 9:30, 10:30, 14:00, 15:00 e 16:00.

Saindo da Arena, fomos visitar a Adega Del Rei. Fica na Avenida Anita Garibaldi, 1047. Lugar perfeito para quem gosta de vinhos, cervejas, queijos e petiscos. Não tem onde comer no local, mas é uma adega enorme, e você provavelmente vai encontrar algo que goste por lá.

E por fim, fomos jantar no Banoffi Bistrô e Confeitaria. Local simples com uma boa refeição. Mas o que nos levou até este lugar foram as famosas sobremesas que eles vendem. Fica na Rua Itupava, 1091. Próximo do Centro de Curitiba.

Dia 7 – Sábado

No Sábado, decidimos sair um pouco do agito da cidade grande e fomos conhecer a Lapa. Uma cidade que fica à uns 70 quilômetros de Curitiba, e que tem uma história muito interessante.

Antes de irmos para o centro da cidade, fomos conhecer a Gruta do Monge. Fica dentro do Parque Estadual do Monge, na própria Lapa. Era um local no meio da mata onde o Monge João Maria D’Agostinis se instalou para meditar, estudar plantas e cuidar dos enfermos.

Gruta do Monge na Lapa - Paraná - Curitiba - Roteiro

É necessário percorrer uma trilha que não é difícil, mas não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção, pois são centenas de degraus e muitos deles feitos na própria rocha. Então acaba se tornando um percurso complicado para certas pessoas.

Trilha da Gruta do Monge na Lapa - Paraná - Curitiba - Roteiro

Entre visitar o parque, fazer a trilha e conhecer a Gruta do Monge, gastamos algo em torno de 2 horas. Talvez um pouco mais. Mas o lugar é bonito e vale a pena conhecer.

Fomos então para o centro da Lapa. Essa cidadezinha do interior do Paraná tem muita história e ficou famosa pelo Cerco da Lapa. Durante a Revolução Federalista em 1894, a Lapa tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas e os Maragatos, contrários a república.

Por esse motivo, todo o turismo da cidade é baseado em eventos históricos dessa batalha e os museus e casas possuem alguma relação com os fatos ocorridos.

Panteão dos Heróis na Lapa - Paraná - Curitiba - Roteiro

Durante nossa visita, fomos conhecer alguns dos principais pontos históricos da batalha: Igreja Matriz de Santo Antonio, Casa da Câmara e Cadeia – Museu de Armas, Casa Lacerda e Casa Vermelha – Centro de Artesanato Aloísio Magalhães. Alguns outros pontos para se parar e conhecer na cidade: Pantheon dos Heroes (foto acima), Monumento ao TropeiroMonumento a Gomes CarneiroMonumento ao Barão dos Campos Gerais.

É um passeio para o dia todo, mas cheio de história em uma simpática cidade do interior do Paraná. Um lugar mais do que recomendado para se conhecer, chegar cedinho e ir embora só no fim da tarde. E, não deixe de comer por lá a famosa Coxinha de Farofa.

Coxinha de Farofa na Lapa - Paraná - Curitiba - Roteiro

Um prato bem típico do local e que provavelmente você não encontrará em outros locais. Coma bem quentinha, essa é nossa dica.

Confira todos os detalhes completos desses locais nos posts que fizemos sobre a Lapa e sobre a Gruta do Monge.

Dia 8 – Domingo

No domingo saímos bem cedo para conhecer a famosa Feira do Lago da Ordem. Como já havíamos passado pela região alguns dias antes, fomos exclusivamente pela feira. Local com muitas barracas, cada uma vendendo um tipo de artesanato.

Para quem gosta de feirinha e arte, esse é um passeio que não deve ficar de fora do seu roteiro. A Feira do Lago da Ordem se espalha não só pela Praça Garibaldi, mas também por algumas outras ruas ao redor.

Feira do Lago da Ordem em Curitiba - Roteiro - Paraná

É impressionante reparar como o centro histórico de Curitiba se transforma e fica quase irreconhecível no dia da feira. Por isso é importante visitá-lo antes se possível, para poder aproveitá-lo melhor sem as barracas.

Ficamos pouco tempo na feira pois já tínhamos programado conhecer a Cave Colinas de Pedra, em Piraquara, na Grande Curitiba. Se você é fã de espumante e de boa gastronomia, esse é um passeio que deve fazer.

Cave Colinas de Pedra em Piraquara - Grande Curitiba - Paraná

A fermentação das espumantes é feita in-natura dentro de um túnel desativado de trem, na serra do mar. O túnel foi transformado em vinícola e você pode visitá-lo em um tour guiado. E além de tudo, fazer degustação de espumantes.

Tunel da Cave Colinas de Pedra em Piraquara - Grande Curitiba - Paraná

Um passeio no mínimo interessante. Mesmo para quem não gosta de bebidas alcoólicas, vale a pena conhecer o local pela sua história. Foi um passeio que descobrimos meio que por acaso e achamos legal incluí-lo no nosso roteiro. Ficamos praticamente o dia todo conhecendo a vinícola e também almoçamos no local.

Confira os detalhes desse passeio no post: Cave Colinas de Pedra.

Segunda-Feira – Viagem de Volta

Segunda-Feira foi dia de voltar pra São Paulo e deixar Curitiba com um pouco de aperto no peito. A cidade tem uma boa estrutura para o turista e muitos locais interessantes para serem visitados. Um Roteiro de 8 dias em Curitiba foi pouco e já saímos da cidade com aquela vontade de querer voltar.

Confira as dicas e detalhes da nossa Road Trip de Curitiba para São Paulo neste post. Fizemos até uma parada para comprar palmito de produtores locais.

Palmitaria na estrada de Curitiba para São Paulo

E você, está indo pra Curitiba? Ou já foi? Deixe seu comentário e se tiver dúvidas, não deixe de perguntar. 😉

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.