Home America do SulBrasil Museu do Automóvel de Curitiba – Paraná

Museu do Automóvel de Curitiba – Paraná

por Anderson Kaiser
Museu do Automovel de Curitiba - Paraná
Compartilhe:

O Museu do Automóvel de Curitiba é um passeio diferente e cheio de surpresas para os apaixonados (e para os nem tanto) por carros. Uma visita rápida mas cheia de histórias e curiosidades.

Um dos pontos positivos do Museu do Automóvel de Curitiba é que ele está localizado no Parque Barigui, então você consegue fazer dois passeios juntos. Você pode conhecer o museu e ao mesmo tempo visitar o parque preferido dos curitibanos.

Entrada do Museu do Automóvel de Curitiba

O Museu do Automóvel de Curitiba é administrado pelo Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná (CAAMP). Foi inaugurado em 1976 e o seu acervo conta com 74 peças expostas de maneira permanente. Todos os carros pertencem aos sócios do clube.

No local você encontrará dois galpões: A Sala dos Campeões e o Museu do Automóvel.

Sala dos Campeões

O destaque dessa sala fica para os dois carros de corrida ali expostos. Temos o Fórmula Indy pilotado pelo Maurício Gugelmin em 2000 pela equipe PacWest (carro da direita) e o Fórmula 1 – MacLaren M23 do piloto Emerson Fittipaldi utilizado na conquista do mundial de 1974 (carro da esquerda).

Sala dos Campeões no Museu do Automóvel de Curitiba

A Sala dos Campeões ainda conta com algumas outras curiosidades. Uma delas é o armário de troféus, que possui muitas premiações conquistadas por pilotos brasileiros e também itens como capacetes, macacões e objetos utilizados em corridas.

Troféus no Museu do Automóvel de Curitiba

Um dos outros atrativos da Sala dos Campeões do Museu do Automóvel de Curitiba é o Manta. Um carro protótipo de competição totalmente brasileiro da década de 1970 e hoje único exemplar existente. Então esse é o único local que você poderá vê-lo e esse é, com certeza, uma verdadeira raridade.

Manta no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Além dos modelos acima, encontramos também o carro protótipo Aurora. Criado na década de 90 e totalmente brasileiro, esse carro foi criado usando-se peças de diversos outros modelos e hoje só existem dois deles no Brasil.

Protótipo Aurora no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Museu do Automóvel de Curitiba 

O segundo galpão é onde estão todos os carros do museu. Hoje expostos contam com algo em torno de 75 veículos. Entre carros, motos e bicicletas, o museu é um atrativo para todos os públicos. É um passeio para todas as idades. Crianças costumam adorar e os adultos ficam parecendo criança. 😉

Esse outro galpão reserva ótimas surpresas e carros bem interessantes e cheio de histórias. O carro mais antigo da exposição é um Ford T – 1919 que era utilizado pela empresa Matte Leão.

Ford T 1919 no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Mas outros tantos, e belos, carros estão espalhados por todo o galpão e um é mais legal que o outro. Todos possuem sua história e suas curiosidades.

Carros antigos no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Galpão com Carros no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Nem só de carros antigos vive o Museu do Automóvel de Curitiba. Mas ainda dentro do tema encontramos entre um e outro algumas motos, bicicletas até carros-anfíbio. Ou seja, tem veículos para todos os gostos e preferências.

Harley Davidson no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Um outro atrativo do museu é sua decoração. Os carros estão espalhados por diversos ambientes que muito se assemelham à antigas garagens e oficinas. O que cria uma atmosfera bem interessante e dá um pouco mais de vida ao que é apresentado no local.

Decoração do Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Alguns dos equipamentos, placas e objetos ali mostrados também são originais e muitos foram restaurados ou se encontram em seu estado original de conservação.

O Museu do Automóvel de Curitiba é um passeio para todos e possui muitos veículos com histórias bem interessantes. Alguns dos veículos também pertenceram à celebridades e até políticos. Então conhecer um pouco mais dessa história é algo que deve ser colocado no roteiro quando for à capital paranaense.

Informações sobre o Museu do Automóvel de Curitiba

Ingresso: R$ 10,00 por pessoa (Novembro/2017)
Horário: Terça à Sexta das 14:00 às 17:00 / Sábados e Domingos: 10:00 às 18:00 / Segunda-Feira: Fechado
Possui estacionamento gratuito no local.
EndereçoAv. Cândido Hartmann, 2300 – Mercês. Fica ao lado do Parque Barigui.

Veja também todos os outros passeios que fizemos em Curitiba – Paraná.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário