Museu do Automóvel de Curitiba – Paraná

Compartilhe:

O Museu do Automóvel de Curitiba é um passeio diferente e cheio de surpresas para os apaixonados (e para os nem tanto) por carros. Uma visita rápida mas cheia de histórias e curiosidades.

Um dos pontos positivos do Museu do Automóvel de Curitiba é que ele está localizado no Parque Barigui, então você consegue fazer dois passeios juntos. Você pode conhecer o museu e ao mesmo tempo visitar o parque preferido dos curitibanos.

Entrada do Museu do Automóvel de Curitiba

O Museu do Automóvel de Curitiba é administrado pelo Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná (CAAMP). Foi inaugurado em 1976 e o seu acervo conta com 74 peças expostas de maneira permanente. Todos os carros pertencem aos sócios do clube.

No local você encontrará dois galpões: A Sala dos Campeões e o Museu do Automóvel.

Sala dos Campeões

O destaque dessa sala fica para os dois carros de corrida ali expostos. Temos o Fórmula Indy pilotado pelo Maurício Gugelmin em 2000 pela equipe PacWest (carro da direita) e o Fórmula 1 – MacLaren M23 do piloto Emerson Fittipaldi utilizado na conquista do mundial de 1974 (carro da esquerda).

Sala dos Campeões no Museu do Automóvel de Curitiba

A Sala dos Campeões ainda conta com algumas outras curiosidades. Uma delas é o armário de troféus, que possui muitas premiações conquistadas por pilotos brasileiros e também itens como capacetes, macacões e objetos utilizados em corridas.

Troféus no Museu do Automóvel de Curitiba

Um dos outros atrativos da Sala dos Campeões do Museu do Automóvel de Curitiba é o Manta. Um carro protótipo de competição totalmente brasileiro da década de 1970 e hoje único exemplar existente. Então esse é o único local que você poderá vê-lo e esse é, com certeza, uma verdadeira raridade.

Manta no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Além dos modelos acima, encontramos também o carro protótipo Aurora. Criado na década de 90 e totalmente brasileiro, esse carro foi criado usando-se peças de diversos outros modelos e hoje só existem dois deles no Brasil.

Protótipo Aurora no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Museu do Automóvel de Curitiba 

O segundo galpão é onde estão todos os carros do museu. Hoje expostos contam com algo em torno de 75 veículos. Entre carros, motos e bicicletas, o museu é um atrativo para todos os públicos. É um passeio para todas as idades. Crianças costumam adorar e os adultos ficam parecendo criança. 😉

Esse outro galpão reserva ótimas surpresas e carros bem interessantes e cheio de histórias. O carro mais antigo da exposição é um Ford T – 1919 que era utilizado pela empresa Matte Leão.

Ford T 1919 no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Mas outros tantos, e belos, carros estão espalhados por todo o galpão e um é mais legal que o outro. Todos possuem sua história e suas curiosidades.

Carros antigos no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Galpão com Carros no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Nem só de carros antigos vive o Museu do Automóvel de Curitiba. Mas ainda dentro do tema encontramos entre um e outro algumas motos, bicicletas até carros-anfíbio. Ou seja, tem veículos para todos os gostos e preferências.

Harley Davidson no Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Um outro atrativo do museu é sua decoração. Os carros estão espalhados por diversos ambientes que muito se assemelham à antigas garagens e oficinas. O que cria uma atmosfera bem interessante e dá um pouco mais de vida ao que é apresentado no local.

Decoração do Museu do Automóvel de Curitiba - Paraná

Alguns dos equipamentos, placas e objetos ali mostrados também são originais e muitos foram restaurados ou se encontram em seu estado original de conservação.

O Museu do Automóvel de Curitiba é um passeio para todos e possui muitos veículos com histórias bem interessantes. Alguns dos veículos também pertenceram à celebridades e até políticos. Então conhecer um pouco mais dessa história é algo que deve ser colocado no roteiro quando for à capital paranaense.

Informações sobre o Museu do Automóvel de Curitiba

Ingresso: R$ 10,00 por pessoa (Novembro/2017)
Horário: Terça à Sexta das 14:00 às 17:00 / Sábados e Domingos: 10:00 às 18:00 / Segunda-Feira: Fechado
Possui estacionamento gratuito no local.
EndereçoAv. Cândido Hartmann, 2300 – Mercês. Fica ao lado do Parque Barigui.

Veja também todos os outros passeios que fizemos em Curitiba – Paraná.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *