Visita Guiada ao Teatro Municipal de São Paulo

Compartilhe:

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos prédios mais icônicos do centro da capital paulista. Além de palco para grandes shows e espetáculos, você sabia que pode fazer uma visita guiada totalmente de graça por ele? Confira as nossas dicas e informações.

Um Pouco da História do Teatro Municipal de São Paulo

O Teatro Municipal de São Paulo (ou para escrever da forma correta – Theatro Municipal) foi inaugurado em 1911 para atender uma demanda cultural e artística dos barões do café. São Paulo estava em seus tempos áureos com a produção de café, mas faltava para os barões um local artístico à altura de suas posses.

Os próprios barões do café patrocinaram parte da construção do Teatro Municipal. A arquitetura ficou sob a responsabilidade do arquiteto Ramos de Azevedo, que hoje dá nome à praça em que se encontra o teatro.

Vesta Externa do Teatro Municipal de São Paulo

Sua construção foi influenciada pela Ópera de Paris e possui traços renascentistas e barrocos na fachada. Em seu interior possui muitos adornos e obras de arte como bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.

Visita Guiada ao Teatro Municipal de São Paulo

Claro que você sempre pode assistir à uma peça ou show no teatro se quiser conhecê-lo. Mas se você quiser visitar algumas áreas que não são abertas ao público e também conhecer mais sobre a história e conhecer os detalhes e a arquitetura sem pressa, recomendamos fazer uma visita guiada.

O interessante é que a visita guiada ao Teatro Municipal de São Paulo é grátis. Isso mesmo, você não paga nada por isso. Em contrapartida ela é limitada à um pequeno número de pessoas por dia e senhas são distribuídas por ordem de chegada na bilheteria do teatro.

Senha para visita guiada no Teatro Municipal de São Paulo

As visitas guiadas acontecem nos seguintes dias e horários: De Terça à Sexta-Feira: às 11h, 15h e 17hSábado e Feriados: 14h e 15h.

Para conseguir a senha você deve chegar com uma hora de antecedência do horário que for fazer a visita e entrar na fila. Por exemplo, se quiser ver no sábado às 14:00, a fila começa a se formar às 13:00. As visitas guiadas são limitadas à 50 pessoas por horário.

Então sempre preste atenção à quantidade de pessoas. Se já tiver atingido esse número, já se prepare para pegar a fila para o próximo horário.

Como é a Visita Guiada do Teatro Municipal de São Paulo?

A visita guiada ao teatro te leva para conhecer diversos pontos de sua arquitetura e até mesmo áreas que não são acessíveis a público que vai assistir à shows e peças. Ela começa pelos subterrâneos do teatro, no Salão dos Arcos.

Salão dos Arco do Teatro Municipal de São Paulo

Hoje utilizado para eventos, era antigamente a galeria de entrada de ar do teatro. Está sendo transformado também em um bar, que terá o sugestivo nome de Arcos Bar. É um espaço bem interessante, e promete ser bem badalado muito me breve.

Do subterrâneo, voltamos ao saguão de entrada onde conhecemos um pouco mais da história do teatro e diversos pontos e curiosidades da arquitetura são explicados.

Saguão do Teatro Municipal de São Paulo

Conhecemos detalhes a respeito da decoração, das estátuas, e de todos os objetos ali presentes. Somos levados também até a platéia do teatro, onde podemos ver de perto o palco e conhecer o local onde os shows são assistidos.

No dia que fomos não foi possível tirar foto deste local pois testes e ensaios estavam sendo realizados. Mas conseguimos essa de divulgação:

Plateia do Teatro Municipal de São Paulo
Foto Divulgação: Plateia do Teatro Municipal de São Paulo (Foto: Ricardo Kleine)

A visita continua e somos levados ao Salão Nobre do teatro, local onde os espectadores aguardam para entrar. Também é um espaço utilizado para eventos, e era bastante utilizado pelos barões e pela alta sociedade de São Paulo para promover encontros e fazer negócios.

Salão Nobre do Teatro Municipal de São Paulo

Diversas salas ainda mantêm suas decorações originais e algumas tem até histórias curiosas. Como por exemplo algumas salas reservadas para que as mulheres pudessem fumar. Não era “elegante” naquela época que elas fumassem no mesmo ambiente que os homens.

Sala para fumantes no Teatro Municipal de São Paulo

Esta é a última parte da visita guiada ao Teatro Municipal de São Paulo. Durante toda a visita conhecemos as curiosidades e a história por trás de cada sala ou objeto.

Teto do Salão Nobre no Teatro Municipal de São Paulo

Achamos que a visita é bem curta e alguns detalhes são passados de forma bem rápida. Mas não deixa de ser bem interessante e é um passeio bem legal de se fazer. Tem duração de aproximadamente 50 minutos, mas é tempo suficiente para que possamos ver todas as áreas do teatro.

Como Chegar ao Teatro Municipal de São Paulo?

O teatro está localizado na região central da capital paulistana. Fica na Praça Ramos de Azevedo S/N.

A forma mais fácil de chegar à ele é de metrô. A estação mais próxima é a Estação Anhangabaú da Linha Vermelha. Mas ele também fica próximo de outras duas linhas como a Estação República da Linha Vermelha ou a Estação São Bento da Linha Azul.

Ao lado da estação Anhangabaú existem paradas de ônibus que veem de diversos pontos da cidade. A maioria que passa por essa estação ou com letreiro “Praça Ramos” vai te deixar em frente ao teatro.

Você também pode encontrar mais informações e detalhes no site do Teatro Municipal de São Paulo. Confira também os diversos outros locais que fomos conhecer no Centro de São Paulo e pela Capital.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros

Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *