Obelisco de São Paulo – Mausoléu aos Heróis de 32

Compartilhe:

Fomos conhecer o Obelisco de São Paulo ou para utilizar o nome correto: Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. É um desses passeios obrigatórios para turistas e paulistanos. Vamos contar algumas curiosidades, dar algumas dicas e informações. Confira.

O Obelisco de São Paulo – Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 – é um monumento funerário que fica no Parque Ibirapuera. É o maior monumento da cidade, com 72 metros de altura e é o símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932.

Foto Completa do Obelisco de São Paulo - Mausoléu aos Heróis de 32

O Obelisco de São Paulo foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera, mas concluído em 1970. Ficou fechado por alguns anos mas em 2014 foi reaberto ao público após uma reforma e revitalização.

Visita ao Obelisco de São Paulo

O interessante do Obelisco e do Mausoléu é que você pode conhecê-lo e explorar as suas áreas. Além disso, guias acompanham os visitantes e contam a história não só do monumento, mas também da Revolução Constitucionalista de 32.

Obelisco de São Paulo - Entrada do Mausoléu aos Heróis de 32

O mausoléu do Obelisco abriga os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução do ano de 1932 – e que foi o estopim para o início da luta armada. Lá estão também os restos mortais de outros 713 ex-combatentes.

O interior do Obelisco tem forma de cruz, onde são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus.

Um dos Mosaicos dentro do Mausoléu aos Heróis de 32 - Obelisco de São Paulo

Além disso, podemos encontrar em sua parte interna um total de 800 urnas funerárias e três capelas. Cada um dos mosaicos fica em uma das capelas. E cada uma delas representa uma das pontas da cruz.

Curiosidades e Simbologia do Obelisco de São Paulo

Existem muitas curiosidades sobre a criação do obelisco. Vamos comentar algumas, mas não todas, para que a surpresa de conhecê-las seja complementada com a experiência da visita.

O jardim que abriga o monumento aponta para a Avenida 23 de Maio, exatamente a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.

9 de Julho de 1932 foi a data em que se iniciou a revolução armada. Todo o obelisco foi construído em torno dessa data. Por exemplo, 72 metros de altura: 7+2 = 9. A entrada do mausoléu possui 9 degraus.

Além disso, a área ao redor do Obelisco possui 1932 metros quadrados. O gramado é em formato de coração, e no centro está o obelisco. Simbolizando a espada fincada no coração de São Paulo, que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas.

Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 no Obelisco de São Paulo

Dentro do monumento você também encontra o Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.  Conhecido como o Guardião do Obelisco, ele estaria apenas descansando, pronto para se levantar e lutar no caso de uma nova revolução. Além disso, ele está deitado olhando para a bandeira de São Paulo, no alto do Obelisco.

Visão do Guardião no Mausoléu do Obelisco de São Paulo

Essa é a visão do Guardião, que está “vigiando e guardando a bandeira do estado de São Paulo”.

Todas essas informações são apenas algumas das curiosidades que envolvem a construção do Obelisco de São Paulo. Muitas outras curiosidades cercam esse monumento à Revolução de 32 que merece ser visitado e é de fato um local obrigatório para quem mora ou está passeando por São Paulo.

Visita ao Obelisco de São Paulo – Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32

A visita ao obelisco é grátis e pode ser feita das 09:00 até as 17:00. Está localizado em frente ao Parque do Ibirapuera na Praça Hibraim Nobre, s/n.

É um dos passeios mais legais para se fazer em São Paulo. Tanto pelo conteúdo histórico quanto pelas curiosidades e simbologia do monumento. Se não tiver tempo de conhecer em detalhes, pelo menos pare para algumas fotos. É um dos monumentos mais legais da cidade.

Veja também outros posts que fizemos sobre São Paulo e alguns passeios bem interessantes..

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *