Home America do SulBrasil Obelisco de São Paulo – Mausoléu aos Heróis de 32

Obelisco de São Paulo – Mausoléu aos Heróis de 32

por Anderson Kaiser
Obelisco de São Paulo - Mausoléu aos Heróis de 32 - São Paulo
Compartilhe:

Fomos conhecer o Obelisco de São Paulo ou para utilizar o nome correto: Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. É um desses passeios obrigatórios para turistas e paulistanos. Vamos contar algumas curiosidades, dar algumas dicas e informações. Confira.

O Obelisco de São Paulo – Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 – é um monumento funerário que fica no Parque Ibirapuera. É o maior monumento da cidade, com 72 metros de altura e é o símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932.

Foto Completa do Obelisco de São Paulo - Mausoléu aos Heróis de 32

O Obelisco de São Paulo foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera, mas concluído em 1970. Ficou fechado por alguns anos mas em 2014 foi reaberto ao público após uma reforma e revitalização.

Visita ao Obelisco de São Paulo

O interessante do Obelisco e do Mausoléu é que você pode conhecê-lo e explorar as suas áreas. Além disso, guias acompanham os visitantes e contam a história não só do monumento, mas também da Revolução Constitucionalista de 32.

Obelisco de São Paulo - Entrada do Mausoléu aos Heróis de 32

O mausoléu do Obelisco abriga os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução do ano de 1932 – e que foi o estopim para o início da luta armada. Lá estão também os restos mortais de outros 713 ex-combatentes.

O interior do Obelisco tem forma de cruz, onde são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus.

Um dos Mosaicos dentro do Mausoléu aos Heróis de 32 - Obelisco de São Paulo

Além disso, podemos encontrar em sua parte interna um total de 800 urnas funerárias e três capelas. Cada um dos mosaicos fica em uma das capelas. E cada uma delas representa uma das pontas da cruz.

Curiosidades e Simbologia do Obelisco de São Paulo

Existem muitas curiosidades sobre a criação do obelisco. Vamos comentar algumas, mas não todas, para que a surpresa de conhecê-las seja complementada com a experiência da visita.

O jardim que abriga o monumento aponta para a Avenida 23 de Maio, exatamente a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.

9 de Julho de 1932 foi a data em que se iniciou a revolução armada. Todo o obelisco foi construído em torno dessa data. Por exemplo, 72 metros de altura: 7+2 = 9. A entrada do mausoléu possui 9 degraus.

Além disso, a área ao redor do Obelisco possui 1932 metros quadrados. O gramado é em formato de coração, e no centro está o obelisco. Simbolizando a espada fincada no coração de São Paulo, que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas.

Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 no Obelisco de São Paulo

Dentro do monumento você também encontra o Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.  Conhecido como o Guardião do Obelisco, ele estaria apenas descansando, pronto para se levantar e lutar no caso de uma nova revolução. Além disso, ele está deitado olhando para a bandeira de São Paulo, no alto do Obelisco.

Visão do Guardião no Mausoléu do Obelisco de São Paulo

Essa é a visão do Guardião, que está “vigiando e guardando a bandeira do estado de São Paulo”.

Todas essas informações são apenas algumas das curiosidades que envolvem a construção do Obelisco de São Paulo. Muitas outras curiosidades cercam esse monumento à Revolução de 32 que merece ser visitado e é de fato um local obrigatório para quem mora ou está passeando por São Paulo.

Visita ao Obelisco de São Paulo – Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32

A visita ao obelisco é grátis e pode ser feita das 09:00 até as 17:00. Está localizado em frente ao Parque do Ibirapuera na Praça Hibraim Nobre, s/n.

É um dos passeios mais legais para se fazer em São Paulo. Tanto pelo conteúdo histórico quanto pelas curiosidades e simbologia do monumento. Se não tiver tempo de conhecer em detalhes, pelo menos pare para algumas fotos. É um dos monumentos mais legais da cidade.

Veja também outros posts que fizemos sobre São Paulo e alguns passeios bem interessantes..

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário