Home America do SulBrasil Museu Egípcio de Curitiba – Paraná

Museu Egípcio de Curitiba – Paraná

por Anderson Kaiser
Esfinge no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná
Compartilhe:

O Museu Egípcio de Curitiba possui diversas atrações bem interessantes, mas você sabia que ele possui duas múmias de verdade? Confira essa e outras dicas do local.

O Museu Egípcio de Curitiba

Quando fomos conhecer o Museu Egípcio não sabíamos ao certo o que encontraríamos no local. A única informação que tínhamos a respeito é que ele possuía diversos objetos e que também tinham múmias reais em exibição.

O Museu Egípcio de Curitiba é repleto de réplicas de objetos do Antigo Egito. Os objetos originais estão expostos em museus da Europa e Estados Unidos. Mas isso não torna a mostra menos interessante. Os objetos ali apresentados estão relacionais ao dia-a-dia dos egípcios, como se organizavam como sociedade alem de aspecto de sua religião e cultura.

Mostra do Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

A exposição está dividida em diversos assuntos. Mostra como viviam os egípcios e como se organizavam. Também mostra um pouco de suas crenças à época e como eram a vida dos faraós.

Faraó e seus objetos no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

O Museu Egípcio de Curitiba também possui algumas exposições de longa duração que são apresentadas junto à mostra principal. Quando fomos, em Novembro/2017, a mostra era sobre a Literatura no Antigo Egito. Mostrando a evolução da escrita com o passar dos anos.

Jarros no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Na verdade, a mostra principal acaba completando a exposição de longa duração e elas são expostas de forma a contarem a história e evolução do tema abordado.

Múmias

Mas, o mais interessante do Museu Egípcio de Curitiba ainda estava por vir. Independente das exposições existe no museu duas múmias que podem ser observadas. E o mais legal de tudo é que elas não são réplicas.

A primeira é a Wanra. Esta é uma múmia que provavelmente veio da região dos Andes na América do Sul. Seu nome significa “criança” e ainda existem muitas informações que precisam ser descobertas a respeito dela. Alguns objetos encontrados nela dão algumas dicas de sua origem.

Mumia Wanra no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Foto: Divulgação – Múmia Wanra no Museu Egípcio de Curitiba

A segunda é a principal e está a muito mais tempo no museu. Chamada de Tothmea, essa é uma verdadeira múmia egípcia e sua idade é de aproximadamente 2700 anos.

Antes de pertencer ao Museu Egípcio de Curitiba, ela estava em um museu dos Estados Unidos. Foi doada para o museu de Curitiba em 1995 e desde então é apresentada ao público.

Múmia Tothmea - Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Foto: Divulgação – Múmia Tothmea no Museu Egípcio de Curitiba

As múmias expostas são as únicas peças do museu que não podem ser fotografadas. As imagens acima são do site Museu Egípcio de Curitiba.

Informações

O Museu Egípcio de Curitiba abre todos os dias, nos seguintes horários: Segunda a Sexta-feira 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30Sábados e Feriados: 10h00 às 17h00Domingos: 9h00 às 12h00.

O valor do ingresso é de R$ 5,00 (Novembro/2017). Pagamentos podem ser feito em dinheiro e cartões de débito e crédito.

EndereçoR. Nicarágua, 2641 – Bacacheri – Curitiba. Eles não possuem estacionamento no local, mas você pode parar o carro na rua, onde tem vagas públicas. Fica em uma região bem tranquila, mas perto do Centro de Curitiba.

Informações sobre as mostras, horários e exposições podem ser consultados no site do Museu Egípcio de Curitiba.

Decoração

Além do museu no local ainda existem prédios da Rosa Cruz (AMORC). Uma organização de estudo místico-filosófico que auxilia no desenvolvimento humano em diversos aspectos como espírito de fraternidade, respeito a liberdade individual etc. Tem até uma universidade no local.

O mais legal disso não é nem o assunto em si, mas a decoração de todo o complexo. Cada prédio tem uma decoração bem típica egípcia, com estátuas, pinturas e ornamentos que valem a pena serem vistos.

Corredor das Esfinges no Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Explore os locais e as áreas externas de todo o complexo, você vai encontrar detalhes bem interessantes. Provavelmente você não poderá entrar em alguns prédios, mas pode fotografar e conhecer a fachada de todos bem de pertinho.

Fachada do Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Conclusão

Fazer uma visita ao Museu Egípcio de Curitiba vale bastante a pena. Por apenas R$ 5,00 você pode ver de perto duas múmias de verdade. Com certeza é um valor bem baixo para algo tão interessante.

O único problema é que você provavelmente irá sair do museu com uma vontade imensa de conhecer o Egito. 😉

É um passeio bem rápido, pois o museu não é grande. Você provavelmente não irá demorar mais do que 1 hora ou 1h30min visitando o local. Só se atente realmente ao horário em dias da semana. Eles fecham para o almoço.

AMORC - Museu Egípcio de Curitiba - Paraná

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário