Home America do SulBrasil Museu do Holocausto de Curitiba – Paraná

Museu do Holocausto de Curitiba – Paraná

por Anderson Kaiser
Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná
Compartilhe:

Visitamos o Museu do Holocausto de Curitiba e vamos contar um pouco sobre o que encontramos por lá. Histórias, depoimentos e fotos de um passado não tão distante, mas com um assunto ainda presente no nosso dia-a-dia.

O Museu do Holocausto de Curitiba foi inaugurado em 2011 e foi o primeiro do Brasil à recordar o Holocausto por meio da memória e depoimento de vítimas e sobreviventes. Também utiliza esse tema como ponte para discussão de outros assuntos como racismo, intolerância e preconceito nos dias atuais. Bem da verdade foram esses fatores que causaram a morte de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O que encontrar no Museu do Holocausto de Curitiba?

O acervo do museu conta com diversos itens, objetos, documentos e vídeos que criam uma linha-do-tempo histórica explicando o fim da Primeira Guerra Mundial e início da ascensão do Nazismo. A história passa por diversos fatos conhecidos e remonta toda a trajetória dos acontecimentos da guerra e do que ocorreu com os judeus.

Quadros no Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

A exposição do Museu possui 56 objetos expostos e aproximadamente 300 fotos e vídeos.  Essa é uma parte bem pequena do acervo total do museu que recebe doações de famílias e pessoas que sobreviveram ou que de alguma forma tiveram contato com os acontecimentos.

O museu é bem interativo e possui bastante conteúdo de áudio e vídeo. Depoimentos de sobreviventes que fugiram da guerra e vieram para o Brasil estão espalhados por toda a mostra e ajudam a formar a memória dos fatos.

Interatividade no Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

Objetos, cartas e até documentos estão à mostra no Museu do Holocausto de Curitiba. Trazidos por pessoas que conseguiram de alguma forma escapar das atrocidades da guerra seja por sorte ou por ter recebido ajuda de famílias e pessoas.

Documentos e Objetos no Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

E o museu também presta homenagem não só aos que sofreram as consequências da guerra, mas também aos que se esforçaram, e até foram contra seus governos, para ajudar “apenas” uma pessoa ou famílias inteiras. Você encontrará nomes conhecidos por todo o local.

Diferente de alguns museus, boa parte dos objetos expostos podem ser tocados e muitos são interativos. Caixas fechadas e quadros podem ser abertos ou tocados e fazem parte da interação do público com o acervo. Os itens que não podem ser mexidos estão devidamente protegidos ou identificados.

Mostra e Objetos do Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

Informações sobre o Museu do Holocausto de Curitiba

A entrada do Museu do Holocausto de Curitiba é gratuita mas você só pode fazer a visita com agendamento. Nem adianta chegar na porta sem agendar que eles não liberam a entrada. As visitas guiadas são mais concorridas, então reserve com antecedência. Mas se for fazer por conta própria, não é tão difícil de conseguir um horário. Dependendo do dia, da pra fazer o agendamento na véspera.

O agendamento deve ser feito no site do museu após preencher um cadastro. Você escolhe o dia e a hora que vai visitar e recebe a confirmação por e-mail. Para fazer o agendamento, acesse esse link do museu para se cadastrar e escolher a data e hora da visita.

O Museu do Holocausto de Curitiba funciona nos seguintes dias e horários: Segunda, terça e quarta: 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30Sexta: 8h30 às 11h30. Domingo: 9h às 12h. Não abre Quinta nem Sábado.

EndereçoCel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro, Curitiba.

Não é permitido fotografar nenhuma área da exibição do museu. Eles permitem fotos apenas da área externa. Todas as fotos desse post, excluindo a foto de abertura e a foto abaixo, foram cedidas pelo Administração do Museu do Holocausto de Curitiba.

Entrada do Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

“Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana” – Anne Frank

Visitar o museu é um passeio que faz a gente refletir bastante e até mesmo se inconformar com o motivo pelos quais certas atitudes foram tomadas. E como dissemos no início do post, ele faz uma ligação entre os acontecimentos do holocausto com diversos fatos mais recentes de nossa história. Apesar de não serem nas mesmas proporções, ainda fazemos o mesmo e parece que a lição não foi aprendida.

Homenagem no Museu do Holocausto de Curitiba - Paraná

Ao final também, temos uma pequena mostra da participação do Brasil na segunda guerra e qual foi nossa ajuda no contexto histórico da batalha. É uma visita que vale a pena para conhecer um pouco mais, mas também sentir um pouco sobre o sofrimento e sobre o mal que ainda causamos com certas atitudes.

Veja também os outros locais que visitamos em Curitiba.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário