Home America do SulBrasil Embu das Artes – Interior de São Paulo

Embu das Artes – Interior de São Paulo

por Anderson Kaiser
Embu das Artes - São Paulo
Compartilhe:

Se você gosta de artesanato e boa gastronomia Embu das Artes é um destino certo para você. Confira algumas dicas de passeios, compras e onde comer pela cidade.

Embu das Artes está repleta de atrativos e é bem agitada aos finais de semana. Com muita opção de artesanato, é destino conhecido e muito procurado para quem procura itens de decoração e preços acessíveis. São dezenas de lojas cheias de produtos feitos à mão, como móveis, roupas, objetos de decoração, quadros, pinturas e muito mais.

Durante a semana apenas as lojas estarão funcionando, mas durante o fim de semana (e especialmente aos Domingos) vemos as ruas se transformarem e se encherem de barraquinhas vendendo todo tipo de artigos.

Barracas no Centro de Embu das Artes - São Paulo

Localização

Embu das Artes está localizada na região de Itapecerica da Serra, a aproximadamente 30 quilômetros do Centro de São Paulo, com acesso pela Rodovia Régis Bittencourt. Para quem está na capital paulista, é uma ótima oportunidade para um bate-volta.

Mapa de São paulo para Embu das Artes

Par quem quer ir de transporte público de São Paulo, algumas linhas de ônibus intermunicipais saem da região de Pinheiros e Butantã (das estações de metrô) com destino à Embu das Artes. Os detalhes, linhas e itinerários podem ser consultados no Site da EMTU.

O que você vai encontrar em Embu das Artes?

Bom, já falamos do artesanato, e esse é de fato o principal atrativo da cidade. Praticamente todo o comércio de Embu das Artes é voltado ao artesanato, com produtos feitos à mão por artesãos, em sua maioria da região.

Artigos e artesanato em Embu das Artes - São Paulo

Você irá encontrar todo tipo de produtos por lá. Começando por simples enfeites e peças de decoração até móveis como mesas, cadeiras, sofás etc. O comércio de artes, como quadros e pinturas, também é bem forte e as praças ficam lotadas de artistas vendendo obras que vão de algumas dezenas de reais até alguns que valem algumas tantas centenas.

Quadros em Embu das Artes - São Paulo

Você também vai encontrar enormes lojas repletas de produtos de todos os tipos. Com corredores apertados e com objetos até o teto, é difícil não encontrar algo que ache interessante para se comprar.

Lojas de Artesanato em Embu das Artes - São Paulo

Algumas galerias ficam um pouco “escondidas”. Não deixe de entrar nas portinhas ou subir uma escada meio “suspeita”, por exemplo. Você vai se surpreender com a quantidade de produtos que poderá encontrar, e até se surpreender com algumas lojas que você mal repara e que de repente está ali, cheia de produtos legais.

Carros e Artesanato em Embu das Artes - São Paulo

Cada objeto é único em Embu das Artes

Onde Comer em Embu das Artes?

Em um bom passeio não pode faltar boa comida, correto? E Embu oferece uma grande variedade de restaurantes com preço acessível e com boa comida.

Na região mais movimentada, e onde tem a feirinha de final de semana, você encontra boas opções e bons restaurantes. Mas tem dois que gostaríamos de sugerir.

O primeiro é o TuTu’s Restaurante. Se o nome não te sugere nada, arrisque comer o Tutu de Feijão deles. O prato serve tranquilamente 4 pessoas (sim, quatro) e por um preço bem justo se contar a quantidade de comida que vem.

Tutu's Restaurante em Embu das Artes - São Paulo

Na mesma proporção, eles servem um Leitão à Pururuca que também é um dos pratos principais do restaurante. Claro que eles possuem diversos outros pratos, mas esses são os mais procurados. Veja detalhes, horários e cardápio no Site do Tutu’s Restaurante.

Tutu de Feijão no Restaurante Tutu's em Embu das Artes - São Paulo

Prato tamanho família no Restaurante Tutu’s em Embu das Artes

O segundo lugar é o Divinno Choperia. Não é bem um “restaurante” se formos comparar com o Tutu’s, mas tem seu charme e atrativos. É um bar com uma boa variedade de cervejas e o que nos conquistou nele foram as porções.

Se vale uma dica aqui do que pedir, escolha a porção de Croquete de Carne Seca com Mandioca.

Dibinno Choperia em Embu das Artes - São Paulo

Eles possuem alguns outros pratos por lá, além de lanches. Mas os petiscos é que nos fazem voltar. Horários e o cardápio completo no Site da Divinno Choperia.

O bom mesmo é ir nas duas, quem sabe um almoço no Tutu’s e no fim da tarde uma porção com cerveja na Divinno. 😉

Essas são nossas sugestões, mas por toda parte você encontrará bares e restaurantes bons. Pela região você encontrará culinárias para todos os gostos. Japonesa, Italiana e até Alemã. Todas no centrinho de Embu das Artes mesmo.

Embu das Artes além do Artesanato

Nem só de artesanato vive Embu das Artes. Na região é possível encontrar alguns outros atrativos e locais para se conhecer além da feirinha e do comercio artesanal.

Uma sugestão é começar o dia conhecendo o Parque do Lago Francisco Rizzo. Ele fica a poucos minutos do centro de Embu e pode ser encaixado no roteiro antes de enfrentar as lojas e a agitação das compras.

Lago Francisco Rizzo em Embu das Artes - São Paulo

O Parque foi construído em torno do lago e possui pista para caminhada, espaço para crianças, mesas para lanches e pique-nique e um espaço enorme onde as pessoas costumam “se largar” e esticar as pernas para um descanso.

Quiosques com alguns petiscos também estão espalhados pelo parque e o melhor de tudo é que a entrada é gratuita.

Parque do Lago Francisco Rizzo em Embu das Artes - São Paulo

Já no centro de Embu das Artes você também pode conhecer o Museu de Arte Sacra Jesuíta que fica dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Aberto de Terça à Domingo das 09:00 às 17:00.

Museu de Arte Sacra de Embu das Artes - São Paulo

O valor do ingresso é de R$ 8,00 (Adultos) e R$ 4,00 (Estudantes e Professores). Idosos, aposentados e crianças de ate 7 anos não pagam (valores de Outubro/2017). Não é permitido tirar foto do museu. Mas você pode encontrar mais detalhes no Site do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.

Tem mais tempo em Embu das Artes? Você pode esticar até o Templo Odsal Ling e conhecer um pouco da pratica do budismo em um templo com uma decoração totalmente tailandesa. Informações no Site do Odsal Ling.

Ou quem sabe o Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira. Um acervo de estátuas de cerâmica portuguesa que contam um pouco da história da produção da cerâmica em Portugal e sua relação com o Brasil. Fica na Rua Taji Takahashi, 754 e a entrada é gratuita.

Embu Para Crianças

Um espaço para as crianças é a Fazendinha Cia dos Bichos. Uma fazenda para elas terem contato com animais e interagirem com eles. Oferece passeio à cavalo e de charrete, um berçário com filhotes e uma vila caipira que serve café fresquinho de graça. 🙂 Detalhes e horários no Site Cia dos Bichos.

Ainda para as crianças existe a Cidade das Abelhas. Em meio à Mata Atlântica, o parque oferece visitações à áreas destinadas à criação de abelhas e fabricação de mel. As informações de visitas podem ser vistas no Site da Cidade das Abelhas.

Onde se Hospedar em Embu das Artes?

Embu não possui muitas opções de hospedagem, mas a grande maioria na região são boas e com um preço bem acessível. Se você estiver de carro, pode procurar outras opções em cidades próximas, como Taboão da Serra ou Cotia, por exemplo. Mas não tem nada como ficar próximo ao centro da cidade.

Bem próximo do Centro de Embu das Artes (próximo a ponto de ser apenas duas quadras da praça principal) você possui duas opções. A Pousada du Valle e a Pousada O Garimpo.

Já um pouco mais afastado mas ainda assim a uma distância “caminhável” do centro, você encontra o Hotel Vale das Artes. Essas são as opções mais próximas do centro e melhores localizadas. Se tiver de carro não tiver problemas em se deslocar de táxi / uber, você pode ver algumas das outras opções de Hotéis e Pousadas em Embu no Booking.com.

Embu é uma cidade para se conhecer em um dia, mas possui atrações para se ficar dois ou três. Por ser perto de São Paulo, pode ser uma boa opção para uma visita em um fim de semana, ou vários, para se explorar todas as atrações.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário