Conhecendo o Subterrâneo de São Paulo

Compartilhe:

São Paulo é uma cidade cheia de surpresas e com diversas atrações. Mas você sabia que ela esconde muitos segredos em seu subterrâneo? Conheça alguns desses segredos nessa lista de atrações pelo Subterrâneo de São Paulo que fizemos.

Algumas das atrações que encontramos em São Paulo muitas das vezes são descobertas por acaso. Por exemplo quando entramos sem querer em alguma rua. Algumas outras ficam de fato um pouco mais “escondidas” aos olhos do público, mas isso não quer dizer que elas não possam ser visitadas.

Muitas delas possuem seus segredos e mistérios. Mas o lado bom é que esses segredos as vezes estão disponíveis para serem explorados, eles só não são tão bem divulgados. Conhecer o subterrâneo de São Paulo é um desses “segredos”. Está ali, disponível e de fácil acesso as vezes, mas ninguém comenta muito.

E o mais legal disso tudo? É que a maioria dos passeios pelo subterrâneo de São Paulo são de graça. Isso mesmo, você não paga nada por isso. E com um pouco de esforço, dá pra conhecer tudo no mesmo dia.

Atrações pelo Subterrâneo de São Paulo

Não dá pra falar de atrações subterrâneas sem ser um pouco “fúnebre” em certos momentos, correto? Afinal de contas, muitas das atrações que encontramos pelo subterrâneo de São Paulo são criptas e mausoléus.

Cripta da Catedral da Sé

A mais famosa talvez seja a Cripta da Catedral da Sé. Visitar a Catedral da Sé já é um passeio interessante e até já comentamos sobre ela aqui no blog no post Catedral da Sé. Localizada no centro de São Paulo e no Marco Zero da cidade, é com certeza um passeio bem legal.

catedral da sé centro são paulo

Embaixo da Catedral da Sé está a Cripta da Catedral da Sé, que pode ser visitada em horários específicos e conta inclusive com uma visita guiada para explicar seus detalhes. Nela estão sepultados alguns nomes importantes da igreja católica como bispos e arcebispos da capital. Mas, também possuem algumas outras “celebridades” como o Cacique Tibiriçá, o primeiro indígena a ser catequizado após a cidade de São Paulo ser fundada e alguns outros ilustres conhecidos do público.

cripta da catedral da sé centro sao paulo

A visita guiada à Cripta da Catedral da Sé custa R$ 7,00 (Novembro/2017) e ocorre nos seguintes horários: Segunda à Sexta das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos Sábados, Domingos e feriados  das 9h às 11h30 e das 13h às  15h. Se você quiser conhecer a cripta sem pagar, toda Segunda-Feira tem uma missa às 09:00.

Endereço: Praça da Sé, S/N – Centro.

Confira nosso post completo sobre a Cripta da Catedral da Sé.

Cripta do Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é um outro prédio histórico da cidade de São Paulo. No local onde foi construído ocorreu a primeira missa que deu origem à cidade.

patio do colegio sao paulo

Nele você encontra o Museu Anchieta (Museu de Arte Sacra), o Café do Páteo e também a entrada para a Cripta. O Valor do ingresso é de R$ 8,00 (Novembro de 2017) e dá acesso tanto ao museu quanto à cripta.

É uma visita bem legal pois você conhece um pouco da história do Brasil, da fundação da Cidade de São Paulo e também da construção e utilização da Cripta.

patio do colégio cripta
Cripta. Fonte: Site Pateo do Collegio

Apesar de hoje estar vazia, ela foi mantida como era originalmente e é uma visita bem interessante. No local onde está a Cripta do Pateo do Colégio também ocorrem mostras temporárias sobre diversos assuntos. Ainda no subterrâneo do local e ao lado da Cripta está a Biblioteca Pe. António Vieira. Geralmente não é aberta ao público, mas pode ser vista pelo lado de fora.

EndereçoPç. Pateo do Collegio, 2 – Centro

Confira nosso post e dicas sobre o Páteo do Collegio.

Teatro Municipal de São Paulo

Continuando nosso passeio pelo subterrâneo de São Paulo, temos também o Teatro Municipal. Esse prédio icônico e histórico do centro da cidade reserva belas surpresas à seus visitantes.

Vesta Externa do Teatro Municipal de São Paulo

Construído pelos barões do café para incluir São Paulo no circuito cultural e artístico mundial, você pode fazer uma visita guiada por ele em horários específicos. A visita é grátis, mas limitada a 50 pessoas por grupo e por ordem de chegada.

Durante a visita você é levado até o Salão de Arcos, no subterrâneo do teatro. Hoje utilizado para eventos, era antigamente a galeria de entrada de ar do teatro. Mantido com sua arquitetura original, é interessante notar a forma como foi construído e como até hoje sustenta toda a estrutura do local.

Galeria de Ar no Teatro Municipal de São Paulo - Subterrâneo de São Paulo

Os horários de visitação são: de Terça à Sexta-Feira: às 11h, 15h e 17hSábado e Feriados: 14h e 15h.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N – Centro

Veja todos os detalhes no nosso post sobre a Visita Guiada ao Teatro Municipal de São Paulo.

Ossário da Basílica da Penha

Este está um pouco fora do “circuito turístico” da cidade, mas tem lá seu charme também. A Basílica da Penha tem uma interessante história e tem sua fundação ligada diretamente à criação do bairro de mesmo nome.

Interior da Basílica da Penha em São Paulo

O mais interessante dela é que em seu sub-solo está um dos primeiros ossários da cidade de São Paulo. E ele também é um dos maiores da cidade. Se você der sorte, consegue até encontrar algum funcionário para te contar um pouco da história e curiosidades do local.

Altar no Ossário da Basílica da Penha em São Paulo

Está aberto todos os dias e a entrada é grátis. Geralmente pode ser visitado das 08:00 até as 17:00, mas se atente aos horários das missas.

EndereçoR. Santo Afonso, 199 – Penha de Franca

Temos alguns outros detalhes e mais informações no nosso post sobre a Basílica da Penha.

Parque da Independência

O Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I. Só por isso já entendemos a importância que esse parque tem para a cidade de São Paulo e também para o Brasil.

Detalhe do Parque da Independência em São Paulo

Dentro do Parque da independência temos o Monumento à Independência. Chamado tecnicamente de “monumento escultórico”, representa em cada lado uma passagem do grito de independência. De um lado estão representados os Inconfidentes Mineiros, do outro lado os Revolucionários Pernambucanos e na parte frontal tem a escultura “Independência ou Morte”.

Monumento à Independência no Parque da Independência em São Paulo

Mas é embaixo do Monumento à Independência que temos a cripta onde está instalada a Capela Imperial. Ela abriga os restos mortais de Dom Pedro I e de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e também de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.

Cripta no Monumento à Independência no Parque da Independência em São Paulo

A entrada do Parque da Independência é grátis, assim como o acesso ao Monumento à Independência e à Cripta. Abre todos os dias das 05:00 às 20:00.

EndereçoAv. Nazareth, S/N – Ipiranga

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil é uma rede de espaços culturais geridas e mantidas pelo Banco do Brasil que possui diversas mostras, exibições e espetáculos para disseminar a cultura para a população.

Fica em um belo prédio também na região do centro de São Paulo e sua arquitetura é bem interessante de ser observada a apreciada. Foi um dos primeiros bancos de São Paulo e possui uma história bem legal.

Fachada do Centro Cultural do Banco do Brasil

Mas, como estamos falando de atrações no Subterrâneo de São Paulo, ele também possui uma pequena surpresa. Em seu subsolo ainda existem as portas originais dos cofres que eram utilizados na época em que o prédio foi construído.

Muitas reformas ocorreram, mas as portas foram mantidas e podem ser visitadas. Inclusive em alguns horários é possível fazer uma visita guiada com um dos monitores, que vai contar toda a história do local.

Cofre no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil funciona de Quarta à Segunda das 09:00 às 21:00. Tem entrada grátis para a visita monitorada e para o subsolo. Mas os espetáculos e mostras são cobrados.

EndereçoR. Álvares Penteado, 112 – Centro

Aquário do Parque da Luz

Este tem uma história interessante, mas nos desapontou um pouco. Durante uma escavação dentro do Parque Jardim da Luz, foi encontrada uma caverna. Dentro dela havia uma estrutura com um aquário que foi construído há muito tempo embaixo do lago, mas que foi abandonado e enterrado. Apos descoberto, esse aquário foi revitalizado e reaberto ao público.

Lago no Parque Jardim da Luz em São Paulo

Por que nos decepcionou? Pela falta de conservação e abandono. O parque já não recebe uma boa manutenção. Em alguns pontos é até meio perigoso de se frequentar.

E o que era para ser uma atração interessante, acabou não sendo mantida e ficou sem os devidos cuidados.

Aquário no Parque Jardim da Luz em São Paulo

O espaço em si é bem pequeno. Mas é interessante por que é uma gruta e dentro dela tem um aquário com alguns peixes. Na foto acima você repara que ele foi construído embaixo da pedra. E as aberturas na parede (lado esquerdo) são os vidros do aquário. Mas encontramos ele da seguinte forma:

Parque Jardim da Luz - Peixes no Aquário em São Paulo

E, segundo informações dos guardas do local, essa atração está fechada “para manutenção”. Mas achamos que ela está fechada mesmo é por falta dela. Uma pena. 🙁

O Parque Jardim da Luz tem entrada gratuita. Funciona de Terça à Domingo das  09:00 às 18:00.

EndereçoR. Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro

Passagem Literária da Consolação

Esta talvez seja uma das mais “underground” dentre as atrações pelo subterrâneo de São Paulo. A Passagem Literária da Consolação foi criada inicialmente para facilitar a travessia de pedestres pela Rua da Consolação.

Entrada da Passagem Literária da Consolação em São Paulo

“Há sete anos, a passagem subterrânea da Consolação deixou de ser apenas um caminho para cruzar a avenida. De um local soturno e sujo, ela se transformou em espaço cultural, com sebo, exposições, shows e atrações diversas. Diariamente, a passagem é ocupada pela Via Libris, uma associação de livreiros que recebeu autorização da Subprefeitura da Sé para administrar o sebo e o espaço cultural.”

Sebo na Passagem Literária da Consolação em São Paulo

Ela é bem organizada e segura, mas um das escadas é de dar medo. Parecem aquelas que vemos em filmes. Mas é o que da charme ao local e o que faz parecer tão “underground” como falamos. 😉

Escada da Passagem Literária da Consolação em São Paulo

A Passagem literária da consolação tem entrada grátis, pois é um túnel por baixo da Rua da Consolação. Funciona de Segunda a Sexta das 7:00 às 20:00. Sábado (e alguns feriados) das 10:00 às 20:00. Domingo é fechado.

Endereço: R. da Consolação – Consolação – Ao lado do Metrô Paulista e do antigo Cine Belas Artes.

Obelisco de São Paulo

Não podemos dizer que esse último seja uma verdadeiro passeio pelo subterrâneo de São Paulo pois ele não é tão “subterrâneo” assim. Mas, se encaixa bem na descrição pois fica embaixo de um dos monumentos mais famosos da capital: o Obelisco de São Paulo.

Obelisco de São Paulo - Mausoléu aos Heróis de 32 - São Paulo

Embaixo do monumento está o Mausoléu aos Heróis da Revolução de 32. Local de homenagem aos combatentes da luta armada da Revolução Constitucionalista de 32, é onde estão os restos mortais de mais de 700 soldados, generais, médicos e pessoas que ajudaram de alguma forma na batalha.

Obelisco de São Paulo - Entrada do Mausoléu aos Heróis de 32

O local é bem emblemático e possui uma história incrível. Vale a pena uma visita para conhecer todos os detalhes. Está aberto ao público e sua entrada é grátis.

EndereçoPraça Hibraim Nobre, s/n – Vila Mariana

Confira todos os detalhes no post que fizemos sobre o Obelisco de São Paulo.

Roteiro Pelo Subterrâneo de São Paulo

Da pra conhecer todas as atrações no mesmo dia? Com um pouco de esforço até dá. Alguns dos locais não ficam tão próximos de estações de metrô, mas os que ficam na região do centro podem ser facilmente visitados a pé, e isso facilita bastante o deslocamento.

Se começar o passeio bem cedo, é possível conhecer a maioria das atrações. Vamos colocar abaixo um mapa com a localização de todas e descrever uma ordem mais lógica para que consiga colocar todos esses passeios no seu roteiro.

Uma sugestão da ordem para conhecer todas as atrações pelo subterrâneo de São Paulo seria:

  1. Basílica da Penha e Ossário;
  2. Catedral da Sé e Cripta da Catedral;
  3. Pateo do Collegio e Cripta do Pateo;
  4. Centro Cultural Banco do Brasil e Cofre;
  5. Teatro Municipal de São Paulo;
  6. Parque da Independência e Monumento à Independência;
  7. Obelisco de São Paulo e Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32;
  8. Passagem Literária da Consolação;

Note que não colocamos o Parque Jardim da Luz no roteiro, pois provavelmente você irá encontrar o aquário fechado. Mas ele também é um pouco fora do circuito e  o deslocamento poderia comprometer a visitação aos demais pontos.

Se atente aos horários de algumas atrações e das visitas. Com um pouco de planejamento, e talvez sem parar para almoçar, você consegue ver tudo em um único dia. 😉

Se estiver visitando a cidade com mais calma, você pode conhecer essas atrações sem correria e incluir os subterrâneos durante sua passagem por elas.

Conhece algum outro lugar que ficou fora da lista? Algum outro mistério e segredo escondido pela cidade? Deixe um comentário que incluiremos aqui.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

2 comentários em “Conhecendo o Subterrâneo de São Paulo

  • 04/12/2017 em 9:21 pm
    Permalink

    Não conhecia estes «segredos» de São Paulo! Muito interessante mesmo, sem dúvida que registo para incluir numa visita à cidade. A parte subterrânea do Teatro Municipal de São Paulo parece ser impressionante e a Passagem Literária é espectacular!

    Resposta
  • 04/12/2017 em 4:17 pm
    Permalink

    Adorei o post. Conheço a cripta da Sé, do Pateo do Colégio e esse passeio do Obelisco. Vou pra São Paulo agora em janeiro e vou aproveitar pra fazer as outras atrações

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *