Home America do Sul Rios de Hielo em El Calafate – Argentina

Rios de Hielo em El Calafate – Argentina

por Anderson Kaiser
Navegação Rios de Hielo em El Calafate - Argentina
Compartilhe:

O passeio Rios de Hielo na Patagônia Argentina é fascinante por diversos motivos. Você irá navegar pelo Lago Argentino rodeado de belas paisagens, irá passar por icebergs e chegará perto de algumas das mais altas geleiras do mundo. Confira os detalhes desse passeio.

Uma das principais atrações de El Calafate são, sem dúvida, as geleiras. Localizadas dentro do Parque Nacional Los Glaciares, formam algumas das mais belas paisagens que você poderá encontrar. O passeio Rios de Hielo te leva para conhecer algumas dessas geleiras em uma navegação de quase seis horas pelo Lago Argentino.

Blocos de Gelo no Lago Argentino - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Rios de Hielo

E por o passeio recebe esse nome? Por que o Lago Argentino é cercado de geleiras por todos os lados. Blocos de gelo, grandes e pequenos, se desprendem delas e ficam boiando pelo lago.

Claro que o objetivo final da navegação é visitar algumas dessas geleiras, mas é interessante ver os blocos espalhados por todo o percurso. Portanto, a visita às geleiras e todo o gelo espalhado pelo caminho acabam sendo dando um nome bem sugestivo à esse tour.

Bloco no Lago Argentino - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Informações sobre o Puerto Bandera

O passeio pelo Lago Argentino sai do Puerto Bandera, dentro do Parque Nacional Los Glaciares. É cobrada uma taxa de ARS 500,00 (Outubro / 2017) na entrada do Parque Nacional Los Glaciares. Essa taxa é obrigatória e deve ser paga apenas em dinheiro na hora que se entra no porto. Algumas empresas cobram esse valor já no ingresso do passeio e pagam a taxa dos visitantes, mas geralmente cada um deve pagar a própria taxa nos guichês de entrada.

Puerto Bandera no Parque Nacional Los Glaciares - Rios de Hielo - El Calafate - Argentina

Como Chegar ao Puerto Bandera?

Quando você compra o passeio Rios e Hielo com alguma agência, eles oferecem a opção de transfer até o Puerto Bandera. Mas caso você esteja de carro pela região de El Calafate, vale a pena economizar com o transfer e dirigir até o local.

O Puerto Bandera está Localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, no final da Ruta 8. Fica a apenas 46 quilômetros de El Calafate. Saindo do centro da cidade, você deverá seguir direto pela Ruta 11 até encontrar uma bifurcação. Vire a direita nela e você entrará na Ruta 8. Mais alguns metros e você estará no estacionamento do Puerto Bandera. Veja no mapa a localização do local.

Mapa Puerto Bandera - Parque Nacional Los Glaciares - Rios de Hielo - El Calafate Argentina

Se virar a esquerda na bifurcação, você segue em direção à outra parte do Parque Nacional, que da acesso ao Glaciar Perito Moreno.

Navegação pelo Lago Argentino – Rios de Hielo

A navegação pelo Lago Argentino tem duração de aproximadamente 6 horas já incluindo o percurso de ida e volta. Os barcos partem geralmente às 8:30 e retornam ao porto às 14:00.

O passeio Rios de Hielo sai do Puerto Bandera em direção ao Canal Upsala. Depois de um tempo de navegação é possível avistar a Geleira Upsala, onde o barco faz sua primeira aproximação dela.

Glaciar Upsala - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Depois dessa geleira a navegação continua, mas agora pelo Canal Spegazzini, onde somos apresentados ao que é conhecido como “Geleira Seca”. Isso por que essa geleira se forma nas montanhas e não tem contato com as águas do lago. Uma interessante vista também.

Geleira Seca no Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Por fim, o barco continua a navegação pelo canal até chegar à Geleira Spegazzini. Aqui sim chegamos bem próximos desta geleira que é a mais alta de todo o Parque Nacional Los Glaciares. Sua parede de desprendimento, como é chamada a parte frontal da geleira, pode atingir de 80 à 130 metros de altura.

Glaciar Spegazzini - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Conforme o barco vai se aproximando, ela vai se tornando cada vez mais imponente à nossa frente. Quanto mais próximo chegamos, mais conseguimos ver a quantidade de blocos de gelo que se desprendem dela e formam a paisagem do lago por toda sua extensão.

Blocos de Gelo da Geleira Spegazzini - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

São realmente paisagens de tirar o fôlego e elas impressionam a cada momento. Cada detalhe se revela mais bonito que o anterior, como se isso fosse uma tarefa fácil.

Glaciar Spegazzini - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Não é raro observar a os blocos de gelo se desprendendo da geleira. Esse fenômeno acontece o tempo todo com blocos “menores” e os barulhos deles se soltando e caindo na água são bem altos. Algumas vezes esses deslocamentos são maiores, mais raros de acontecer mas que formam enormes Icebergs no Lago Argentino.

Icebergs

Durante o percurso até as geleiras, não é difícil encontrar Icebergs que se desprenderam e ficaram à deriva. São enormes formações de gelo que podem quase ser tocadas, de tão próximo que os barcos chegam delas.

Iceberg no Lago Argentino - Rios de Hielo - El Calafate - Argentina

São realmente impressionantes e gigantes. Alguns deles com algumas particularidades, como é o caso desse iceberg da foto abaixo:

Iceberg no Lago Argentino - Rios de HIelo em El Calafate - Argentina

Ele tem esse formato e colocação um pouco diferente pois ele está virado. Sim, essa era a parte submersa do iceberg que em algum momento acabou se virando e ficando para fora da água.

Solo Patagônia

Você não consegue comprar seu ingresso para o passeio Rios de Hielo na hora ou diretamente no porto. É necessário ter adquirido eles com antecedência com algumas das empresas que fazem o percurso.

Quando estávamos pesquisando o passeio, acabamos comprando com a Solo Patagonia. Eles tinham disponibilidade na data que estaríamos em El Calafate, e conseguímos fazer a compra on-line. O processo de compra on-line deles não é dos mais inteligentes, mas acabou funcionando bem.

Balsa Solo Patagonia - Rios de Hielo - El Calafate - Argentina

Você preenche um formulário no site e recebe no seu e-mail um link para efetuar o pagamento via Mercado Pago (do Mercado Livre). Depois de pago, você recebe um outro e-mail com o voucher para retirar seu ingresso na loja.

Com o voucher em mãos, não foi difícil conseguir os ingressos, pois a loja deles fica na principal avenida de El Calafate. Mais precisamente na Av. del Libertador Gral. San Martín 867.

Na foto acima, você pode ver que as balsas são confortáveis e todos os bancos possuem mesas. Então você pode levar sua própria comida. Mas eles também servem alguns lanches e bebidas (não incluso no valor).

Quando você compra o ticket para o Rios de Hielo você escolhe se quer adicionar ao pagamento o valor do translado, ida e volta entre El Calafate e Puerto Banderas. Além disso, você pode escolher um upgrade chamado Capitain’s Club.

Com esse upgrade você tem direito à cabine exclusiva, ao lado da cabine do capitão, e também inclui refeição, com entrada, salada, almoço e sobremesa. Também da direito à Open Bar.

O valor? Em Maio / 2017 pagamos ARS 1650,00 por pessoa. Não pagamos o transfer, pois tínhamos alugado um carro em El Calafate, e também não pegamos o Capitain’s Club. Se não nos falha a memória, o Capitain’s seria mais ARS 1000,00 por pessoa.

Belas Paisagens

Esse foi um passeio que nos surpreendeu bastante. É impressionante ver as geleiras e os icebergs. Mas entre um e outro, a vista e as belas paisagens por todo o caminho também encantam.

São 6 horas de navegação em um lago de água cristalina rodeado de montanhas e em alguns pontos vegetação nativa que formam uma paisagem difícil de descrever em detalhes.

Vegetação Lago Argentino - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

Muitas das montanhas possuem pequenas quedas d’água que ajudam a formar o Lago Argentino devido ao degelo de suas geleiras.

Montanha do Lago Argentino - Rios de Hielo em El Calafate - Argentina

É um passeio que vale a pena ser feito. Você irá passar praticamente o dia todo nele, mas vale cada minuto. Depois nos conte o que achou dele. Se já foi, compartilhe sua experiência conosco.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário