Home America do Sul É necessário Alugar Carro em El Calafate – Argentina?

É necessário Alugar Carro em El Calafate – Argentina?

por Anderson Kaiser
Alugar Carro em El Calafate - Argentina
Compartilhe:

É necessário alugar um carro em El Calafate? Confira nesse post algumas de nossas dicas pela região e se você deve ou não alugar um carro por lá.

Para responder essa pergunta é preciso saber quais passeios serão feitos e como foram adquiridos. Além disso, é necessário levar em consideração os gastos de locomoção e trasporte.

Por exemplo, dois dos passeios mais procurados de El Calafate: o Glaciar Perito Moreno e a navegação pelos Rios de Hielo, ambos dentro do Parque Nacional Los Glaciales, ficam à uma distância de aproximadamente 65 Km e 50 Km, respectivamente, do centro de El Calafate.

Carro em El Calafate - Ruta 11

Famosa Ruta 11 – Caminho para o Glaciar Perito Moreno e Navegação Rios de Hielo

Quando você adquire um pacote através de uma agência de turismo, eles te cobram o valor do ingresso do parque nacional e acrescentam o valor do deslocamento do ônibus / van para te levar e trazer desses locais. Isso também acontece com outros passeios na região, claro. Com certeza esse é um valor muito mais baixo do que a diária de um carro.

Alugando um Carro em El Calafate

Mesmo com o que foi dito acima, ainda assim é válido considerar a locação de um carro em El Calafate? Sim, e essa foi inclusive nossa escolha em nossa viagem. Viajamos em três pessoas para El Calafate, então os custos com os passeios deveriam ser sempre multiplicados por 3.

Nesse caso, fizemos as contas de quanto sairia adquirir os pacotes com agências de turismo + deslocamento e vimos que a diferença era exatamente o gasto que teríamos com a locação do carro. Então decidimos por alugar o carro e fazermos os passeios por nossa conta.

Carro em El Calafate - Dentro do Parque Nacional Los Glaciares

Por que? Por que o preço sairia praticamente o mesmo, mas ganharíamos em conforto e flexibilidade de horário. Como todos nossos passeios seriam multiplicados por três, no final das contas acabamos ficando praticamente empatados em questão de gastos (mesmo considerando gastos com gasolina) mas ganhamos em facilidade de fazermos nosso próprio horário.

Lembre-se que quando você faz um passeio por uma agência, você tem um horário de partida (geralmente bem cedo) e tem um horário para a volta já pré-estabelecido. Isso tira um pouco a liberdade de você conhecer tranquilamente o local.

Como fizemos nosso próprio horário, acabamos não saindo tão cedo do hotel, chegamos nos locais praticamente no mesmo horário que os ônibus e pudemos aproveitar até o horário que queríamos.  Só isso foi fator determinante para termos escolhido alugar um carro em El Calafate.

Os gastos com combustível foram levados em conta. Como apesar do deslocamento e de termos utilizado o carro todos os dias, as distâncias eram “curtas” pegamos um carro econômico (1.0 mesmo, nada de luxo) e não gastamos sequer 1 tanque de gasolina.

Dica: Pensando em Alugar um Carro em El Calafate? Verifique a cotação com a Rentcars.com. Você paga em Reais, sem IOF e ainda pode parcelar.

Não Alugar um Carro em El Calafate

Aqui vai depender exatamente do oposto em relação à nossa escolha acima. Você não necessariamente precisa de um carro em El Calafate, e isso é um fato.

Você provavelmente irá ficar bem próximo da San Martín, a principal rua turística da cidade, e tudo nela poderá ser feito em curtas caminhadas.

Hotel Linda Vista Localizado Proximo a San martin em El Calafate - Argentina

Restaurantes, lojas, bares e atrações estão todos localizados nessa avenida que é facilmente percorrida em menos de 15 minutos de caminhada.

Além disso, se os gastos com os passeios forem menores que os custos da locação, opte por pagar e não alugar o carro. Você não terá tanta flexibilidade de horário, mas os passeios na região são bem organizados e bem pontuais, então provavelmente você irá aproveitá-los bastante.

Se você está pensando em não pegar um carro em El Calafate apenas por receio de dirigir em outro país, repense isso. Dirigir por lá não é tão diferente de dirigir no Brasil. Alias, durante todo nossos percursos indo de um passeio à outro, encontramos estradas desertas e ruas bem tranquilas, mesmo aos finais de semana.

A primeira foto da Ruta 11 neste post é um exemplo de como pegamos a estrada e como foi dirigir nela por quase toda sua extensão.

Dirigindo em El Calafate

Se você considerou alugar um carro em El Calafate, algumas dicas podem ser úteis para dirigir com segurança pela região.

Gelo na Pista: No inverno é comum pegar neve na estrada. Confirme com a locadora o clima e peça para eles correntes ou pneus especiais para dirigir com asfalto escorregadio. Eles oferecem carros com pneus especiais para o clima.

Pista Escorregadia: Mesmo que não tenha neve, ainda assim é uma região bem fria e não é difícil de encontrar nas estradas pequenas áreas congeladas. Elas são escorregadias, então evite passar por cima delas e reduza a velocidade nessas áreas.

Animais na Pista: É muito comum encontrar animais pela estrada. Dirigindo pela Ruta 40 vimos muitos  Guanacos e eles ficam na beira da estrada. Eles são bem desconfiados, e qualquer movimento ou barulho os espanta, mas foi comum presenciar eles atravessando a estrada enquanto estávamos passando.

Carro em El Calafate - Guanacos na Ruta 40 - Argentina

Já na Ruta 11, encontramos muitos coelhos (ou lebres) também atravessando a estrada aos montes. São animais menores e dependendo do horário a visibilidade é baixa, então atenção redobrada.

Considerações

Alugar ou não um carro em El Calafate vai depender muito de você. Optamos por alugá-lo exatamente pelo custo x benefício e por considerar os gastos que teríamos com os passeios para três pessoas. Valeu a pena em questão de flexibilidade e liberdade.

Economizamos um pouco, mas nada de absurdo. Mas mesmo assim decidimos por alugá-lo. Agora, se você quer descansar, não se preocupar em dirigir e apenas aproveitar os passeios, compre pacotes com agências de turismo e seja feliz, eles vão te atender muito bem.

Considere também em seus gastos o seguro da locadora. Se você tiver um cartão de crédito internacional que cubra seguro na locação, ótimo. Isso já ajuda na economia e você não precisa adquirir o seguro com eles.

E você. Alugou ou não um carro por lá? Deixe nos comentários sua opinião ou dúvidas, podemos te ajudar na decisão.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário