Glaciar Perito Moreno em El Calafate – Argentina

Compartilhe:

Dentro do Parque Nacional Los Glaciares está uma das geleiras mais fantásticas que você precisa conhecer um dia: o Glaciar Perito Moreno. Uma das experiências mais fantásticas que já tivemos em um lugar lindo e ao mesmo tempo tranquilo. Confira os detalhes desse passeio.

O Glaciar Perito Moreno está localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, possui 5 quilômetros de largura e uma altura de 60 metros. Se estende até a fronteira com o Chile e é banhado pelo Lago Argentino.

Glaciar Perito Moreno e Lago Argentino em El Calafate - Argentina

É um dos passeios mais impressionantes para se fazer pela Patagônia Argentina e uma experiência única.

Como Chegar ao Glaciar Perito Moreno?

Se você contratou um pacote turístico com alguma agência, você provavelmente não precisará se preocupar com isso, pois eles irão te levar de ônibus ou van até o local. Mas caso você tenha optado por ir de carro e fazer o passeio por conta própria, vamos deixar algumas dicas para chegar até ele.

O Glaciar Perito Moreno está localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, no final da Ruta 11. A entrada do Parque Nacional está a apenas 45 quilômetros do Centro de El Calafate, mas o Glaciar Perito Moreno está um pouco mais à frente, a aproximadamente 75 quilômetros (30 quilômetros da entrada do Parque).

Mapa do Glaciar Perito Moreno em El Calafate - Argentina

A estrada é boa, e você chega à Entrada do Parque Nacional em aproximadamente 40 minutos. Depois disso, o limite de velocidade dentro do parque é bem menor e você demora um pouco mais para chegar até o Glaciar Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno - Ruta 11 em El Calafate - Argentina

Já dentro do Parque Nacional, mas ainda à caminho do glaciar, existem alguns pontos de parada onde você tem uma visão privilegiada do Lago Argentino.

Ruta 11 dentro do Parque Nacional Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina

Estacionamento e Restaurantes

Existem dois estacionamentos dentro no Parque Nacional. Os dois dão acesso ao Glaciar Perito Moreno, mas existem algumas diferenças.

Estacionamento 1Estacionamento Passarelas Glaciar Perito Moreno (ver no mapa): é o primeiro bolsão de estacionamento que você irá passar e é onde a maioria dos ônibus e vans turísticas irão estacionar. Não é difícil encontrar por lá também alguns dos animais que fazem parte da fauna do local.

Raposa no Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina

Neste estacionamento está localizado o Bar del Glaciar Perito Moreno. Um restaurante com boas opções de lanches, bebidas e que serve almoço também. Geralmente eles possuem massa, alguns pratos típicos, carnes e saladas. É onde também estão os banheiros.

Estacionamento 2 – Parada do Nativos De La Patagonia (ver no mapa): é o segundo bolsão de estacionamento, um pouco menor que o primeiro mas com bastante vagas também. Fica mais próximo da região central das passarelas.

Quando fomos (Maio/2017) o restaurante Nativos de La Patagonia estava fechado e em reforma. Então o único local para comer e utilizar o banheiro disponível era no Bar del Glaciar Perito Moreno.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno

Os dois estacionamentos dão acesso às passarelas da geleira. Então qual escolher vai depender muito do seu gosto. Mas, a melhor opção na nossa opinião é a da parada Nativos de la Patagonia.

Por que? Por ela ser o ponto central de partida e você poder circular a passarela e voltar à este local com facilidade. Essa é uma área bem centralizada e onde estão os melhores mirantes do Glaciar Perito Moreno.

Partindo da parada do Bar de Glaciar, você tem que percorrer aproximadamente um quilômetro até chegar nos mirantes centrais. E depois voltar tudo se deixou seu carro estacionado ali.

Passarela do bar Del Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina

Além disso, essa é uma área sem acessibilidade, com muitas escadas, subidas e descidas. Então pessoas com dificuldade de locomoção não terão uma vida fácil nessa região. Mas, e sempre temos o “mas”, essa área possui uma bela vista lateral do Lago Argentino com a geleira ao fundo, proporcionando belas fotos e um visual fantástico.

Vista Lago Argentino e Glaciar Perito Moreno em El Calafate - Argentina

Partindo da parada Nativos de la Patagonia, as rampas são para todo tipo de público. Temos escadas, rampas para pessoas com dificuldade de locomoção e o acesso aos mirantes estão mais próximos.

Passarela Nativos de la patagonia do Glaciar Perito Moreno em El Calafate - Argentina

Níveis de Dificuldade

Existem diferentes tipos de “passeos” no Glaciar Perito Moreno. Eles são divididos por Dificuldade e Tempo. Bem da verdade a “dificuldade” está mais relacionada à quantidade de degraus para ir até o mirante e voltar.

Cada parte é dividida em cores e tempo. As mais difíceis são não são necessariamente as mais longas, mas são as com mais degraus.

Mapa do Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina

Veja no mapa acima que a parte branca, que é a unica parte com acessibilidade, fica na região central. A parte “De la Costa” que começa no estacionamento do bar, vem margeando todo o Lago Argentino até chegar na região dos mirantes. A unica mais difícil é a “Inferior”, que desce quase no nível do lago e que possui muitos degraus.

Glaciar Perito Moreno

O glaciar está visível de diversas partes do Parque Nacional. Mas com certeza as melhores visões dele são dos mirantes das passarelas. O ponto mais próximo do mirante até a geleira está a apenas 200 metros de distância, e é onde fica a zona de ruptura.

É impressionante ver tamanha quantidade de gelo, que se forma a quilômetros de distância chegar até ali e criar uma das mais belas formações da natureza.

Mirante de Glaciar perito Moreno em El Calafate - Argentina

De cada mirante se tem uma visão de diferentes ângulos da geleira e cada parte, mais acima ou mais abaixo, mostra detalhes impressionantes dessa formação.

Glaciar Perito Moreno - Geleira em El Calafate - Argentina

À todo momento é possível ouvir os barulhos do gelo rachando e se deslocando. Esses deslocamento causam pequenas fissuras que fazem com que ele se quebre e caia no lago. O barulho é bem alto e não é difícil de identificar. Então fique sempre atento que você com certeza irá presenciar um pedaço da geleira caindo na água.

Esses rompimentos e quedas pequenas acontecem à todo momento, em diversas partes dela. Se você der muita sorte, poderá ver um grande deslocamento. Os últimos ocorreram em 2008, 2006 e 2004. Então são bem raros realmente.

Gelo desprendido no Glaciar Perito Moreno em El Calafate - Argentina

Caminhada no Glaciar Perito Moreno

A visita à geleira pode ir muito além de apenas observá-la dos mirantes e passarelas. Você pode caminhar sobre ela em um passeio conhecido como “Mini-Trekking” ou se tiver mais disposição poderá fazer o passeio chamado “Big Ice“. Esses passeios são operados pela Hielo & Aventura, e atualmente somente eles possuem autorização de fazer esse percurso.

No primeiro, você faz uma caminhada de 1h30min sobre o Glaciar Perito Moreno. A caminhada é acompanhada por um guia e admitem pessoas de 10 à 65 anos. É considerada uma caminhada de Moderada Dificuldade.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno – Divulgação: Hielo & Aventura

Quanto Custa? ARS 3200,00 (Com Translado de El Calafate) e ARS 2400,00 (Sem Translado). Os preços se ajustam em Dezembro/2017 para ARS 3600,00 e ARS 2700,00, respectivamente.

Você encontra informações, detalhes e consegue comprar ingressos do Mini-Trekking no site da Hielo & Aventura.

Já o Big Ice é para os aventureiros de plantão. É uma caminhada bem mais puxada sobre a geleira e tem duração de aproximadamente 3h30min. Exige-se um bom preparo físico e a idade de admissão é entre 18 e 50 anos.

Big Ice no Glaciar Perito Moreno em El Calafate - Argentina
Big Ice no Glaciar Perito Moreno – Divulgação: Hielo & Aventura

Quanto Custa? ARS 5600,00 (Com Translado de El Calafate) e ARS 4600,00 (Sem Translado). Os preços se ajustam em Dezembro/2017 para ARS 6200,00 e ARS 5200,00, respectivamente.

Você encontra informações, detalhes e consegue comprar ingressos do Big Ice no site da Hielo & Aventura.

Caso não queira comprar pela internet, você pode visitar a loja deles que fica na Av. Libertador 935 no centro de El Calafate.

Hielo & Aventura - Caminhada Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina

Valores e Informações sobre a Visita ao Glaciar Perito Moreno

O valor da entrada do Parque Nacional los Glaciares é de ARS 500,00 por pessoa (Outubro/2017). É cobrado na entrada do parque e o pagamento é apenas em dinheiro (efectivo).

Horário de Funcionamento: 1° de Setembro até Início de Abril (Semana Santa Argentina) das 08:00 às 18:00hs. De Abril (após Semana Santa Argentina) até 31 de Agosto: das 09:00 às 16:00hs.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

2 comentários em “Glaciar Perito Moreno em El Calafate – Argentina

  • 03/12/2017 em 4:56 pm
    Permalink

    Oi, pessoal! Adoramos as dicas!! Iremos em Janeiro/2018 e gostaríamos de saber se é preciso comprar o passeio nas passarelas antes ou se pode podemos pagar na hora.

    Obrigada!!!

    Resposta
    • 04/12/2017 em 8:15 am
      Permalink

      Olá Laura, obrigado pelo comentário. Para ter acesso à passarela do Glaciar Perito Moreno você não paga nada. Uma vez que você entrou no Parque Nacional, você paga a taxa de entrada do parque e tem acesso aos restaurantes, estacionamento e passarela sem nenhum custo adicional. No entanto, você paga a entrada do Parque Nacional. Esse pagamento é feito em espécie (eles não aceitam nenhum cartão) e deve ser pago na hora, não tem como comprar antecipadamente. Pagamos ARS 500 por pessoa (Maio/2017). Então não há necessidade de comprar nenhum pacote antes e você paga a entrada na hora que chega ao parque. Aproveite bastante pois esse é um passeio fantástico e muito bonito. Boa Viagem. 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *