Ushuaia – Roteiro de 7 Dias no Fim do Mundo

Compartilhe:

Ficamos 7 dias em Ushuaia – Terra do Fogo – e vamos contar um pouco sobre nosso roteiro pela cidade. As atrações que visitamos, os  passeios que fizemos e nossa experiência nessa linda cidade no fim do mundo.

É importante mencionar que no início Ushuaia foi estabelecida totalmente em função do Presídio construído na cidade. Por ser um local remoto, os Argentinos precisavam se estabelecer na cidade e garantir presença no território para não correrem o risco de perdê-lo para outros países.

É importante começar explicando isso pois alguns dos passeios são exatamente baseados no presídio. Sem contar que lojas de souvenires e diversos locais vão fazer referência à isso. Mas, com cerceta, não só do presídio vive Ushuaia hoje em dia. Um local fantástico, com paisagens de tirar o fôlego e muitos passeios cheios de aventura. Confira como foi nosso roteiro de 7 dias em Ushuaia.

Voo

Começando pelo Voo. Saímos de São Paulo com destino à Ushuaia fazendo uma conexão em Buenos Aires. Fomos com a Aerolíneas Argentinas e gostamos bastante de ter voado com eles. Como não existem voos diretos para lá, a conexão é obrigatória. Algumas outras companhias aéreas até fazem esse mesmo percurso, mas com muito menos frequência.

Aerolineas Argentinas

Como os preços estavam bons e a frequência de voos era grande, optamos por voar com eles. Um detalhe de nossa viagem é que além de Ushuaia, fomos também para El Calafate. No total fizemos 5 voos com a Aerolíneas, e não temos do que reclamar. Uma dica interessante quando você vai fazer diversos destinos a mesma viagem é a vantagem e facilidade de passagens multi-destinos.

Se quiser saber mais detalhes da nossa experiência com a Aerolíneas Argentinas, confira o post: Voando Aerolineas Argentinas.

Hospeagem

Ushuaia tem muitos atrativos, mas uma das características dela é que a grande maioria dos hotéis estão localizados no centro. Mais precisamente em torno da principal avenida da cidade, a Avenida San Martin. Esta é a rua onde você vai encontrar praticamente todo o comércio turístico da cidade. Restaurantes, bares, lojas e gift-shops estão todos localizados nesta rua.

Portanto, se estiver procurando um hotel em Ushuaia, você provavelmente irá querer ficar em um que esteja localizado nesta avenida, ou nas ruas próximas. Por esse motivo, nossa escolha foi pelo Alto Andino.

Hotel Alto Andino Ushuaia Terra do Fogo Vista Lago

Ele não fica necessariamente na San Martin, mas duas quadras acima. E exatamente por este motivo conseguimos um bom preço por ele. Hotéis não tão diferentes dele eram bem mais caros só por que estavam localizados na San Martin. Além da vista que nos conquistou (foto acima) a distância e o preço foram determinantes para nossa escolha.

Se quiser saber mais detalhes sobre esse hotel, confira nosso post: Hotel Alto Andino.

Roteiro – 7 Dias em Ushuaia

Enquanto planejávamos nosso roteiro pelos 7 Dias que ficaríamos em Ushuaia, fomos adiantando a compra de diversos pacotes e passeios para já chegar lá com tudo mais ou menos acertado e sem precisar sair correndo atrás de agências. Já sabíamos onde queríamos ir, então tiveram poucos passeios que decidimos ou adquirimos por lá.

Chegamos em Ushuaia em uma Quarta-Feira à noite, depois de uma escala em Buenos Aires. Por esse motivo, chegamos no hotel, fizemos check-in e saímos para comer algo e ir em algum mercado nos abastecermos de água e guloseimas que levaríamos para os passeios.

Dica: Não se esqueça que Ushuaia tem muitos passeios, e muitos deles são trilhas por geleiras. Algumas trilhas de difícil acesso, inclusive. Evite problemas e viaje tranquilo com um Seguro Viagem. Confira preços e promoções com a Real Seguros e com a Seguros Promo.

Dia 1 – City Walk

Nosso primeiro dia foi bem tranquilo, pois havíamos planejado apenas ficar pela cidade e conhecer alguns locais próximos. Consideramos esse dia como nosso “dia do city walk”. Existem diversos locais pra se conhecer no centro de Ushuaia, e todos ficam bem próximos uns dos outros.

Além disso, planejamos esse dia mais “leve” pois os demais estavam todos ocupados com passeios, trilhas e lugares mais distantes. Portanto, um descanso do voo do dia anterior também era importante para nós.

Nossa primeira parada neste dia foi no Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia. Nada mais justo que conhecer o local onde tudo começou e em torno de onde a cidade foi construída.

Museu Maritimo e Museu do Presídio de Ushuaia

O presídio foi transformado em um museu e hoje conta a história das navegações argentinas, conta a história de como surgiu a cidade em função da criação do presídio e uma série de curiosidades. Foi bom conhecê-lo antes das demais atrações, pois muito do turismo da região é baseado no presídio e nos presos. Então além de ter sido um passeio cultural, acabamos entendo todas as referências posteriores como nomes de rios e ruas, por exemplo, pois conhecemos a história antecipadamente.

Quer saber os detalhes? Acesse o post sobre o Museu Marítimo e Presídio.

Saindo do museu fomos conhecer o Porto Comercial de Ushuaia e também a Placa do Fim do Mundo. O porto é banhado pelo Canal do Beagle, na Bahía de Ushuaia, e é de onde partem alguns dos passeios de barco da região.

Navegação Canal do Beagle em Ushuaia - Porto Comercial

Pra sermos sinceros, fomos ao Porto Comercial mais precisamente pela Placa do Fim do Mundo. Como tínhamos um passeio de barco ainda na semana, teríamos que ir lá de qualquer forma, mas preferimos conhecer a placa logo, e aproveitamos que era meio da semana e a cidade estava bem tranquila para isso.

Tiramos a famosa foto na Placa do Fim do Mundo. Não é todo dia que podemos mostrar para os outros que estivemos lá na ponta do mapa, não é mesmo?

Placa do Fim do Mundo em Ushuaia - Terra do Fogo

Depois do almoço foi a vez de conhecer as lojas e atrações da Avenida San Martin. Sendo a principal avenida turística de Ushuaia, você provavelmente irá passar por ela diversas vezes durante sua estadia na cidade. Mas é bom reservar um tempo para conhecer tudo em detalhes.

Com uma extensão de aproximadamente 1.5 Km, você percorre ela em poucos minutos. Mas o interessante é ir parando, entrando nas lojas, nas cafeterias, ver os produtos e o que cada lugar tem a oferecer.

Ushuaia - Fim do Mundo - Avenida San Martin

Aproveitamos também essa caminhada para trocar nossos voucher dos passeios pelos ingressos de fato. A grande maioria das agências de viagens que vendem pacotes pela internet ficam também nessa avenida. Então é importante você fazer essa troca antes de fazer os passeios para evitar qualquer atraso.

Dia 2 – Trem do Fim do Mundo e Glaciar Martial

Foi em nosso segundo dia que começamos de fato a fazer os passeios e nos aventurarmos para fora do centro da cidade. Levantamos bem cedo e pegamos um táxi que nos deixou na Estação do Fim do Mundo, onde faríamos o passeio do Trem do Fim do Mundo pelos últimos 7 quilômetros do percurso feito pelos presos que trabalhavam na extração de madeira na região.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia no Parque Nacional Terra do Fogo

O passeio não é tão demorado, e todo o percurso de ida e volta dura em torno de 2 horas. Portanto é um passeio interessante para ser feito bem cedo, pois você ainda terá praticamente parte da manhã e todo o resto do dia para aproveitar outras atrações.

Vale a pena fazer o passeio do Trem do Fim do Mundo? Com certeza que sim. Muitos dos moradores da cidade dizem que é um passeio “caro e curto”, mas ele passa por belas paisagens por dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego que outros passeios não contemplam. Então achamos válido e um passeio muito bonito, com belas paisagens.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia - Lago Congelado

Confira todas as dicas e informações em: Trem do Fim do Mundo.

Como falamos, ainda nos sobrou bastante tempo depois desse passeio e então pegamos o táxi de volta e pedimos para ele nos deixar no Glaciar Martial. Chegamos no pé da montanha já bem próximo do horário do almoço, então antes de subirmos até a geleira, paramos na famosa casa de chá La Cabaña Casa de Té, bom para encher a barriga com algumas guloseimas e tomar um chocolate quente para esquentar antes da subida.

Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo - Casa de Chá La Cabaña

Estomago forrado e quente, partimos montanha acima para conhecer nossa primeira geleira em Ushuaia. Não é considerado um percurso difícil de início, mas é sempre bom tomar cuidado pois o início da subida é sempre muito escorregadio. Mas a vista ainda no começo da caminhada faz valer a pena.

Vista do Canal do Beagle no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Chegar até o topo exige mais preparo e aqui sim é algo mais complicado. Quando fomos, devido à condições climáticas, o acesso à ultima parte estava inclusive fechado. Mas chegamos até o meio da montanha e nos divertimos durante a subida.

Rio de Degelo do Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Apenas se atente para o fato de que o teleférico no Glaciar Martial não está em funcionamento (Agosto / 2017). Vimos em diversos lugares comentários a respeito, mas quando chegamos lá descobrimos que ele está em manutenção há mais de um ano, e sem previsão de término. Então a subida / descida é toda feita à pé.

Quer saber todos os detalhes da subida, dicas e informações? Confira o post detalhado sobre o Glaciar Martial.

Dia 3 – Parque Nacional Terra do Fogo

Esse dia reservamos para conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo (Parque Nacional Tierra del Fuego). Compramos o pacote com a Info de Ushuaia, e esse foi um dos poucos pacotes que compramos na cidade. Eles possuem uma loja bem no centro da Avenida San Martin, então não foi nada complicado. Fizemos a compra na noite anterior ao passeio, inclusive. Pontualmente às 9:00 da manhã estava o ônibus nos esperando na porta do hotel.

Quando você compra esse passeio, você pode escolher fazer junto o passeio do Trem do Fim do Mundo. Não foi nosso caso, pois já havíamos feito no dia anterior. Então fomos direto para o Parque Nacional conhecer a parte do percurso que não é feita pelo trem. Mas, que por sinal, é uma outra área com belas paisagens.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Bahia lapataia - Montanhas

O interessante desse parque é que ele faz fronteira com o Chile. Então de um lado estamos na Argentina e do outro lado do rio vemos as montanhas que fazem parte da patagônia chilena.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Enseada Zaratiegui

Um passeio bem interessante, que toma toda a parte da manhã e um pouco do início da tarde também. Isso quer dizer que possivelmente será um dia em que você não conseguirá fazer outros passeios.

Aproveitamos o retorno no meio da tarde para ir ao Centro de Informação Turística de Ushuaia e carimbar nosso passaporte.

Ushuaia - Carimbo no Passaporte

Eles não cobram nada por isso, e fazem como um atrativo aos turistas que visitam a cidade. Ainda oferecem um certificado de visita à cidade mais austral do mundo.

Já que estávamos na região do Porto Comercial novamente, onde fica o Centro de Informação Turística, resolvemos esticar um pouco a caminhada na avenida e ir conhecer a Plaza Islas Malvinas. Não tem muito o que fazer lá, é apenas uma praça erguida em comemoração à conquista das Ilhas Malvinas pela Argentina.

Plaza Islas Malvinas em Ushuaia

É ir, tirar uma foto ficar apreciando mais uma vez a bela paisagem da Bahía de Ushuaia e pronto. Mas é bom passar e conhecer. Sem contar que é em frente à essa praça que tem também o Cassino Club de Ushuaia.

Se quiser arriscar a sorte e ganhar (ou mais provavelmente perder) alguns poucos pesos argentinos, esse é o lugar.

Cassino Club de Ushuaia

Dia 4 – Navegação pelo Canal do Beagle

Para esse dia havíamos reservado a Navegação pelo Canal do Beagle. É um passeio de barco que parte do Porto Comercial e que passa por mais algumas belas paisagens. Sem deixar de mencionar que ele também faz algumas paradas em ilhas de lobos marinhos e ilha de pássaros.

Navegação pelo Canal do Beagle em Ushuaia - Ilha dos Lobos Marinhos

Mas o melhor fica para o final quando ele chega ao Farol do Fim do Mundo, que na verdade se chama Farol Les Eclaireurs. Essa é a última parada do barco antes dele fazer o percurso de volta à Ushuaia.

Navegação Canal do Beagle - Ushuaia - Farol Les Eclaireurs

Foi um passeio que havíamos comprado com antecedência e não tivemos nenhum problema. inclusive foi um dos que fomos trocar o voucher no primeiro dia.

Veja todos os detalhes sobre esse passeio em nosso post: Navegação pelo Canal do Beagle.

Dia 5 – Passeio de 4×4

Nosso quinto dia foi totalmente reservado ao Passeio de 4×4 pelas montanhas, rios e lagos de Ushuaia.  É um passeio bem interessante e muito bonito que já começa te apresentando lindas paisagens ainda na estrada, antes mesmo de você chegar de fato aos famosos lagos.

4x4 em Ushuaia - Ruta 3 - Terra do Fogo na Argentina

Tendo como destino final o Lago Fagnano, o 4×4 passa por alguns rios e outros lagos menores em uma trilha cheia de buracos, lama, neve, descidas íngremes e uma boa dose de aventura.

4x4 em Ushuaia - Lago Escondido - Argentina

As paisagens são todas de tirar o fôlego e passamos por belas localidades durante todo o percurso até chegarmos de fato ao Lago Fagnano.

4x4 em Ushuaia - Lago Fagnano - Argentina

Na volta, ainda passamos por uma outra localidade muito legal e bem curiosa. O Rio Olivia – Onde foi filmado o filme O Regresso com Leonardo diCaprio.

Rio Olivia - Filme O Regresso em Ushuaia - 4x4 em Ushuaia - Argentina

É um passeio que te toma o dia todo. Mas também é um passeio bem completo, onde está incluso um lanchinho pela manhã e um almoço fantástico (churrasco típico argentino ou uma opção de almoço vegetariano).

Quer saber mais detalhes e informações desse passeio? Veja o post sobre o Passeio 4×4.

Dia 6 – Laguna Esmeralda

O nosso penúltimo dia em Ushuaia foi reservado à conhecer a Laguna Esmeralda. Ela recebe esse nome em função de sua coloração típica e bem visível na Primavera e no Verão. Durante o inverno a paisagem se transforma totalmente e ela fica toda coberta de gelo e até congelada em certas épocas do ano.

Mas, mesmo antes de chegar à Laguna Esmeralda, o percurso e suas belas paisagens ainda valem a pena serem conhecidos e observados.

Montanhas na trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia

São paisagens que enchem os olhos e fazem você se encantar. Durante todo o percurso você está cercado por montanhas e belas localidades.

Trilha de Madeira para Laguna Esmeralda em Ushuaia - Terra do Fogo

Até por fim chegar à Laguna Esmeralda. Não é um percurso muito fácil. Dependendo das condições climáticas pode ser um pouco complicado ou estar um pouco difícil o acesso.

Laguna Esmeralda no Outono - Ushuaia - Terra do Fogo
Visão da Laguna Esmeralda no Outono

Quer saber mais detalhes sobre esse passeio, as dificuldades e as demais fotos? Confira nosso post sobre a Laguna Esmeralda, onde damos todas as informações de como chegar, o que fazer etc.

Dia 7 – Galeria Tematica – Historia Fueguina

Nosso ultimo dia em Ushuaia seria bem curto, pois era o dia que iríamos pegar nosso voo para El Calafate. Então não tínhamos nenhum passeio pra fazer e teríamos a manhã toda disponível.

Resolvemos fazer umas ultimas compras na San Martin, comprar lembrancinhas e já que estávamos com tempo, fomos conhecer a Galeria Tematica – Historia Fueguina. É um museu localizado na própria San Martin e que conta um pouco mais da história da região.

Galeria Tematica - Historia Fueguina em Ushuaia

O presídio conta um pouco dessa história, e na Galeria Tematica ela até se repete um pouco, mas acrescenta diversos outros detalhes como a origem dos povos da região, as grandes navegações, a formação da cidade etc.

Em determinados momentos as histórias serão um pouco “repetitivas” com a história do Museu e Presídio de Ushuaia. Mas você encontrará informações adicionais no local. Toda a visita é guiada por áudio, que você pode escolher entre Português, Espanhol e Inglês.

Estátua da Galeria Tematica - Historia Fueguina de Ushuaia

Não é uma visita demorada, mas é um pouco cansativa, pois você tem que ir parando, ouvindo o áudio e depois continuar a caminhada. Mas vale a pena se você estiver com tempo de sobra na cidade.

Fizemos a visita, fizemos as compras e voltamos para o Hotel para pegar nossa mala e partir para o aeroporto rumo à El Calafate, para continuar nossa aventura pela patagônia argentina.

Resumo

Se você tiver menos dias em Ushuaia, você até consegue juntar dois ou mais passeios em um dia só. Com mais dias, é possível fazer todos com tranquilidade e aproveitá-los com mais tempo.

Alguns passeios não fizemos em função da época do ano. Por exemplo, não fomos ao Centro de Esqui Cerro Castor, pois ele só abre no inverno. Como viajamos no Outono, a montanha até tinha neve, mas ele não estava aberto. Então a escolha da época também é importante em seu planejamento.

Muito provavelmente nós não iríamos esquiar, somos bem medrosos, ;-). Mas pelo menos subir o teleférico e ir até o topo da montanha seria algo que teríamos feito.

No entanto, Ushuaia é uma localidade que deve ser visitada mais de uma vez na vida, em diferentes épocas do ano pois cada estação reserva passeios diferentes. Por exemplo, a Ilha dos Pinguins só esta aberta à visitação no Verão, quando não tem neve e quando os pinguins migram para lá.

E você, já foi para Ushuaia? Conte sua experiência. Está indo? Deixe suas dúvidas na sessão de comentários que poderemos te ajudar em seu planejamento.

Veja Também

Dicas de Hospedagem – Hotéis em Ushuaia

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *