Home America do Sul Ushuaia – Roteiro de 7 Dias no Fim do Mundo

Ushuaia – Roteiro de 7 Dias no Fim do Mundo

por Anderson Kaiser
Hotel Alto Andino Ushuaia Terra do Fogo Vista Sol
Compartilhe:

Ficamos 7 dias em Ushuaia, a Terra do Fogo, e vamos contar um pouco sobre nosso roteiro pela cidade, as atrações que visitamos, os  passeios que fizemos e nossa experiência no fim do mundo.

É importante explicar que Ushuaia cresceu ao redor e em função exclusivamente do presídio construído na cidade. Por ser um local remoto, os Argentinos precisavam se estabelecer na cidade e garantir presença no território para não correrem o risco de perdê-lo para outros países.

Temos que começar explicando isso pois a maioria dos passeios da região tem relação com esse assunto. Você encontra referência à esse fato histórico em todos os locais, como lojas de souvenires, restaurante, bares e atrações. Claro que nem só do presídio vive Ushuaia hoje em dia. Um local fantástico, com paisagens de tirar o fôlego e muitos passeios cheios de aventura. Confira como foi nosso roteiro de 7 dias em Ushuaia.

Chegando em Ushuaia

Você provavelmente não irá encontrar muitos voos diretos para Ushuaia. Portanto, é praticamente certo que você terá que fazer uma conexão em Buenos Aires. E esse foi exatamente o nosso caso. Saímos de São Paulo até a capital argentina e de lá pegamos nosso voo com destino à Terra do Fogo.

Fomos com a Aerolíneas Argentinas, que é a principal operadora do país e que tem voos constantes para a região. Outras companhias aéreas brasileiras até fazem esse percurso, mas com muito menos frequência.

Aerolineas Argentinas

Conseguimos bons preços para essa viagem e tínhamos muitas datas para escolher. Não tivemos nenhum problema e até gostamos do serviço, pontualidade e atendimento deles. E olha que nessa mesma viagem fizemos 5 voos com eles, no total. Isso por que nós também colocamos no percurso uma parada em El Calafate.

Onde se Hospedar em Ushuaia

Não existe segredo ao pesquisar onde se hospedar em Ushuaia pois você provavelmente irá querer ficar nas proximidades da Avenida San Martin. Ela é a principal avenida da cidade e onde está localizado o centro turístico. É nela que você encontra praticamente todos os bares, restaurantes, lojas e comércio da região.

Nossa escolha de hospedagem foi o Hotel Alto Andino. Sua localização é excelente, ficando bem perto da San Martin. Preço bom, atendimento de qualidade e com uma vista linda e panorâmica da cidade.

Hotel Alto Andino Ushuaia Terra do Fogo Vista Lago

Nós fizemos um review completo sobre o Alto Andino nesse link. Mas também damos outras dicas e informações de onde se hospedar em Ushuaia.

Roteiro – 7 Dias em Ushuaia

Nós tínhamos uma idéia de alguns dos passeios que gostaríamos de fazer em Ushuaia, então nós acabamos comprando e reservando alguns antecipadamente para não perder muito tempo na cidade com isso. Não é necessário, mas queríamos já chegar com alguns já reservados por comodidade mesmo.

Nós chegamos em Ushuaia no finzinho da tarde em uma Quarta-Feira, depois e fazer uma conexão em Buenos Aires. Fomos direto para o Hotel fazer o check-in, deixar as malas e achar um lugar para comer. Nossa idéia era voltar logo e descansar para aproveitar o dia seguinte na cidade.

Muitos passeios em Ushuaia são em montanhas, geleiras e trilhas, algumas consideradas de dificuldade média e até difícil. É importante sempre viajar com um Seguro Viagem. Nós sempre indicamos nossos parceiros Real Seguros e Seguros Promo. Você sempre encontra boas promoções e descontos.

Dia 1 – City Walk

Nosso primeiro dia foi bem tranquilo, pois havíamos planejado apenas ficar pela cidade e explorar os arredores e o centro turístico. Fizemos um “city walk” para conhecer as lojas, bares e atrações do local.

Sem contar que esse dia acabamos pegando mais leve nas caminhadas pois todos os outros já tínhamos passeios, trilhas e atrações programadas para visitar.

Nossa primeira parada neste dia foi no Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia. Como a cidade cresceu em função do presídio, não poderíamos deixá-lo de fora.

Museu Maritimo e Museu do Presídio de Ushuaia

O presídio foi transformado em um museu e hoje conta a história das navegações argentinas, conta também como surgiu a cidade em função da sua criação e tem também uma série de curiosidades. Foi bom conhecê-lo antes das demais atrações, pois muito do turismo da região é baseado em sua história e na dos presos. Então além de ter sido um passeio cultural, acabamos entendo todas as referências posteriores como nomes de rios e ruas, por exemplo, pois conhecemos a história antecipadamente.

Quer saber os detalhes? Acesse o post sobre o Museu Marítimo e Presídio.

Saindo do museu fomos conhecer o Porto Comercial de Ushuaia e também a Placa do Fim do Mundo. O porto é banhado pelo Canal do Beagle, na Bahía de Ushuaia, e é de onde partem alguns dos passeios de barco da região.

Navegação Canal do Beagle - Porto Comercial

Pra sermos sinceros, fomos ao Porto Comercial mais precisamente pela Placa do Fim do Mundo. Como tínhamos um passeio de barco ainda na semana, teríamos que ir lá de qualquer forma, mas preferimos conhecer a placa logo, e aproveitamos que era meio da semana e a cidade estava bem tranquila para isso.

Tiramos a famosa foto na Placa do Fim do Mundo. Não é todo dia que podemos mostrar para os outros que estivemos lá na ponta do mapa, não é mesmo?

Placa do Fim do Mundo em Ushuaia - Terra do Fogo

Depois do almoço foi a vez de conhecer as lojas e atrações da Avenida San Martin. Sendo a principal avenida turística de Ushuaia, você provavelmente irá passar por ela diversas vezes durante sua estadia na cidade. Mas é bom reservar um tempo para conhecer tudo em detalhes.

Com uma extensão de aproximadamente 1.5 Km, você percorre ela em poucos minutos. Mas o interessante é ir parando, entrando nas lojas, nas cafeterias, ver os produtos e o que cada lugar tem a oferecer.

Ushuaia - Fim do Mundo - Avenida San Martin

Aproveitamos também essa caminhada para trocar nossos voucher dos passeios pelos ingressos de fato. A grande maioria das agências de viagens que vendem pacotes pela internet ficam também nessa avenida. Então é importante você fazer essa troca antes de fazer os passeios para evitar qualquer atraso.

Dia 2 – Trem do Fim do Mundo e Glaciar Martial

Foi em nosso segundo dia que começamos de fato a fazer os passeios e nos aventurarmos para fora do centro da cidade. Levantamos bem cedo e pegamos um táxi que nos deixou na Estação do Fim do Mundo, onde faríamos o passeio do Trem do Fim do Mundo pelos últimos 7 quilômetros do percurso que era feito pelos presos que trabalhavam na extração de madeira na região.

Trem do Fim do Mundo no Parque Nacional Terra do Fogo

O passeio não é tão demorado, e todo o percurso de ida e volta dura em torno de 2 horas. Portanto é um passeio interessante para ser feito bem cedo, pois você ainda terá praticamente todo o resto do dia para aproveitar outras atrações.

Vale a pena fazer o passeio do Trem do Fim do Mundo? Com certeza que sim. Muitos dos moradores da cidade dizem que é um passeio “caro e curto”, mas ele passa por belas paisagens por dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego, que outros passeios não contemplam. Então achamos válido e um passeio muito bonito, com belas paisagens.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia - Lago Congelado

Confira todas as dicas e informações em: Trem do Fim do Mundo.

Como falamos, ainda nos sobrou bastante tempo depois desse passeio e então pegamos o táxi de volta e pedimos para ele nos deixar no Glaciar Martial. Chegamos no pé da montanha já bem próximo do horário do almoço, então antes de subirmos até a geleira, paramos na famosa casa de chá La Cabaña Casa de Té, bom para encher a barriga com algumas guloseimas e tomar um chocolate quente para esquentar antes da subida.

Glaciar Martial - Terra do Fogo - Casa de Chá La Cabaña

Estomago forrado e quente, partimos montanha acima para conhecer nossa primeira geleira em Ushuaia. Não é considerado um percurso difícil, mas é sempre bom tomar cuidado pois o início da subida é sempre muito escorregadio. Mas a vista ainda no começo da caminhada faz valer a pena.

Vista do Canal do Beagle no Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Chegar até o topo exige mais preparo e aqui sim é algo mais complicado. Quando fomos, devido à condições climáticas, o acesso à ultima parte estava inclusive fechado. Mas chegamos até o meio da montanha e nos divertimos durante a subida.

Rio de Degelo do Glaciar Martial em Ushuaia - Terra do Fogo

Apenas se atente para o fato de que o teleférico no Glaciar Martial não está em funcionamento (Agosto / 2017). Vimos em diversos lugares comentários a respeito, mas quando chegamos lá descobrimos que ele está em manutenção há mais de um ano, e sem previsão de término. Então a subida / descida é toda feita à pé.

Quer saber todos os detalhes da subida, dicas e informações? Confira o post detalhado sobre o Glaciar Martial.

Dia 3 – Parque Nacional Terra do Fogo

Esse dia reservamos para conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo (Parque Nacional Tierra del Fuego). Compramos o pacote com a Info de Ushuaia, e esse foi um dos poucos pacotes que compramos na cidade. Eles possuem uma loja bem no centro da Avenida San Martin, então não foi nada complicado. Fizemos a compra na noite anterior ao passeio. Pontualmente às 9:00 da manhã o ônibus já estava nos esperando na porta do hotel.

Quando você compra esse passeio, você pode escolher fazer junto o percurso com o Trem do Fim do Mundo. Não foi nosso caso, pois já havíamos feito no dia anterior. Então fomos direto para o Parque Nacional conhecer a parte do percurso que não é feita pelo trem. Mas, que por sinal, é uma outra área com belas paisagens.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Bahia lapataia - Montanhas

O interessante desse parque é que ele faz fronteira com o Chile. Então de um lado estamos na Argentina e do outro lado do rio vemos as montanhas que fazem parte da patagônia chilena.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Enseada Zaratiegui

Um passeio bem interessante, que toma toda a parte da manhã e um pouco do início da tarde também. Isso quer dizer que possivelmente será um dia em que você não conseguirá fazer outros passeios.

Aproveitamos o retorno no meio da tarde para ir ao Centro de Informação Turística de Ushuaia e carimbar nosso passaporte.

Ushuaia - Carimbo no Passaporte

Eles não cobram nada por isso, e fazem como um atrativo aos turistas que visitam a cidade. Ainda oferecem um certificado de visita à cidade mais austral do mundo.

Já que estávamos na região do Porto Comercial novamente, onde fica o Centro de Informação Turística, resolvemos esticar um pouco a caminhada na avenida e ir conhecer a Plaza Islas Malvinas. Não tem muito o que fazer lá, é apenas uma praça erguida em comemoração à conquista das Ilhas Malvinas pela Argentina.

Plaza Islas Malvinas em Ushuaia

É ir, tirar uma foto, ficar apreciando mais uma vez a bela paisagem da Bahía de Ushuaia e pronto. Mas é bom passar e conhecer. Sem contar que é em frente à essa praça que tem também o Cassino Club de Ushuaia.

Se quiser arriscar a sorte e ganhar (ou mais provavelmente perder) alguns pesos argentinos, esse é o lugar.

Cassino Club de Ushuaia
Dia 4 – Navegação pelo Canal do Beagle

Nesse dia fizemos a Navegação pelo Canal do Beagle. É um passeio de barco que parte do Porto Comercial e que passa por mais algumas belas paisagens. Sem deixar de mencionar que ele também faz algumas paradas em ilhas de lobos marinhos e ilha de pássaros.

Navegação pelo Canal do Beagle em Ushuaia - Ilha dos Lobos Marinhos

Mas o melhor fica para o final quando ele chega ao Farol do Fim do Mundo, que na verdade se chama Farol Les Eclaireurs. Essa é a última parada do barco antes dele fazer o percurso de volta à Ushuaia.

Navegação Canal do Beagle - Ushuaia - Farol Les Eclaireurs

Foi um passeio que havíamos comprado com antecedência e não tivemos nenhum problema. inclusive foi um dos que fomos trocar o voucher no primeiro dia.

Veja todos os detalhes sobre esse passeio em nosso post: Navegação pelo Canal do Beagle.

Dia 5 – Passeio de 4×4

Nosso quinto dia foi totalmente reservado ao Passeio de 4×4 pelas montanhas, rios e lagos de Ushuaia.  É um passeio bem interessante e muito bonito que já começa te apresentando lindas paisagens ainda na estrada, antes mesmo de você chegar de fato aos famosos lagos.

4x4 em Ushuaia - Ruta 3 - Terra do Fogo na Argentina

Tendo como destino final o Lago Fagnano, o 4×4 passa por alguns rios e outros lagos menores em uma trilha cheia de buracos, lama, neve, descidas íngremes e uma boa dose de aventura.

Lago Escondido - Argentina

As paisagens são todas de tirar o fôlego e passamos por belas localidades durante todo o percurso até chegarmos de fato ao Lago Fagnano.

Lago Fagnano - Argentina

Na volta, ainda passamos por um outro local muito legal e bem curioso. O Rio Olivia – Onde foi filmado o filme O Regresso com Leonardo diCaprio.

Rio Olivia - Filme O Regresso em Ushuaia - 4x4 em Ushuaia - Argentina

É um passeio que te toma o dia todo. Mas também é um passeio bem completo, onde está incluso um lanchinho pela manhã e um almoço fantástico (churrasco típico argentino ou uma opção de almoço vegetariano).

Quer saber mais detalhes e informações desse passeio? Veja o post sobre o Passeio 4×4.

Dia 6 – Laguna Esmeralda

O nosso penúltimo dia em Ushuaia foi reservado à conhecer a Laguna Esmeralda. Ela recebe esse nome em função de sua coloração típica e bem visível na Primavera e no Verão. Durante o inverno a paisagem se transforma totalmente e ela fica toda coberta de gelo e até congelada em certas épocas do ano.

Mas, mesmo antes de chegar à Laguna Esmeralda, o percurso e suas belas paisagens ainda valem a pena serem conhecidos e observados.

Montanhas na trilha da Laguna Esmeralda em Ushuaia

São paisagens que enchem os olhos e fazem você se encantar. Durante todo o percurso você está cercado por montanhas.

Trilha de Madeira para Laguna Esmeralda em Ushuaia - Terra do Fogo

Não é um percurso muito fácil. Dependendo das condições climáticas pode ser um pouco complicado ou estar um pouco difícil o acesso.

Laguna Esmeralda no Outono
Visão da Laguna Esmeralda no Outono

Quer saber mais detalhes sobre esse passeio, as dificuldades e as demais fotos? Confira nosso post sobre a Laguna Esmeralda, onde damos todas as informações de como chegar, o que fazer etc.

Dia 7 – Galeria Tematica – Historia Fueguina

Nosso ultimo dia em Ushuaia seria bem curto, pois era o dia que iríamos pegar nosso voo para El Calafate. Então não tínhamos nenhum passeio pra fazer e teríamos a manhã toda disponível.

Resolvemos fazer umas ultimas compras na San Martin, comprar lembrancinhas e já que estávamos com tempo, fomos conhecer a Galeria Tematica – Historia Fueguina. É um museu localizado na própria San Martin e que conta um pouco mais da história da região.

Galeria Tematica - Historia Fueguina em Ushuaia

O presídio conta um pouco dessa história, e na Galeria Tematica ela até se repete um pouco, mas acrescenta diversos outros detalhes como a origem dos povos da região, as grandes navegações, a formação da cidade etc.

Em determinados momentos as histórias serão um pouco “repetitivas” com a história do Museu e Presídio. Mas você encontrará informações adicionais no local. Toda a visita é guiada por áudio, que você pode escolher entre Português, Espanhol e Inglês.

Estátua da Galeria Tematica - Historia Fueguina

Não é uma visita demorada, mas é um pouco cansativa, pois você tem que ir parando, ouvindo o áudio e depois continuar a caminhada. Mas vale a pena se você estiver com tempo de sobra na cidade.

Fizemos a visita, fomos às compras e voltamos para o Hotel para pegar nossa mala e partir para o aeroporto rumo à El Calafate, para continuar nossa aventura pela Patagonia Argentina.

Resumo

Se você tiver menos dias em Ushuaia, você até consegue juntar dois ou mais passeios em um dia só. Com mais dias, é possível fazer todos com tranquilidade e aproveitá-los com mais tempo.

Alguns passeios não fizemos em função da época do ano. Por exemplo, não fomos ao Centro de Esqui Cerro Castor, pois ele só abre no inverno. Como viajamos no Outono, a montanha até tinha neve, mas ele não estava aberto. Então a escolha da época também é importante em seu planejamento.

Muito provavelmente nós não iríamos esquiar, somos bem medrosos, ;-). Mas pelo menos subir o teleférico e ir até o topo da montanha seria algo que teríamos feito.

No entanto, Ushuaia é uma localidade que deve ser visitada mais de uma vez na vida, em diferentes épocas do ano pois cada estação reserva passeios diferentes. Por exemplo, a Ilha dos Pinguins só esta aberta à visitação no Verão, quando não tem neve e quando os pinguins migram para lá.

E você, já foi para Ushuaia? Conte sua experiência. Está indo? Deixe suas dúvidas na sessão de comentários que poderemos te ajudar em seu planejamento.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

6 comentários

Polyana 15/01/2019 - 10:28 am

Bom dia,
Observei no carimbo, que você visitou Ushuaia em maio, é isso mesmo?
Estou organizando um passeio entre final de abril e inicio de maio, gostaria de saber se esses passeios estão disponíveis?
Obrigada

Reply
Anderson Kaiser 15/01/2019 - 11:31 am

Olá Polyana,
Sim, fomos em Maio para Ushuaia e todos os passeios que escrevemos aqui estavam disponíveis. É um período que eles consideram final da “baixa temporada”. Estará frio, mas sem neve. Então algumas atrações como o Centro de Esqui Cerro Castor, por exemplo, estará fechado. Mas fora essa atração, todas as demais estavam funcionando normalmente e fomos conhecer.

Reply
Janaína 11/01/2019 - 8:16 pm

Olá!! Parabéns pelo blog, adorei todas as dicas!
Sabe me dizer se é possivel visitar o Parque Nacional Terra do Fogo sem ser com pacote guiado? Pensei em fazer o passeio pelo trem e descer no parque nacional ate a volta ao trem.. Vendem apenas a entrada do parque?

Reply
Anderson Kaiser 13/01/2019 - 9:47 am

Olá Janaína, que bom que gostou de nossas dicas. Ir do trem até o Parque Nacional por conta é possível, mas longe e a caminhada é boa. Da estação final do trem até a entrada do parque são aproximadamente 5,6km andando pela Rute 3. Em um ritmo bom, considere de 2 a 3 horas entre ida e volta, e mais o tempo de caminhada dentro do parque (1 a 2 horas mais ou menos). Você não paga para entrar no parque nacional. Esse link <https://goo.gl/maps/DjpKyBDUE5v> é da estação final do trem. Calcule a distância até a entrada. Se estiver de carro, dá pra fazer por conta. Mas é mais recomendado fazer um pacote com alguma agência nesse caso. Não é impossível, mas é uma distância considerável.

Reply
Camilla 22/02/2018 - 4:12 pm

Boa tarde. Gostei muito do roteiro em Ushuaia. Gostaria de saber apenas os valores. Foi mencionado a compra de diversos pacotes e passeios antecipadamente. Foi através de agências?

no aguardo

Reply
Anderson Kaiser 22/02/2018 - 4:58 pm

Olá Camila. Obrigado pela visita. Os passeios que fizemos compramos os ingressos diretamente com as empresas, mas compramos antecipadamente aqui no Brasil a maioria. Por exemplo o Trem do Fim do Mundo, compramos pelo Submarino. A Navegação Pelo Canal do Beagle também. O único passeio que compramos por agência foi para o Parque Nacional Terra do Fogo. Esse compramos na véspera pois não sabíamos ainda qual dia iríamos. Confere esses links da resposta que tem todas as dicas e links para os ingressos neles. 😉

Reply

Deixe um Comentário