Home Companhias AereasAerolineas Argentinas Voando Aerolineas Argentinas – Ushuaia e El Calafate

Voando Aerolineas Argentinas – Ushuaia e El Calafate

por Anderson Kaiser
Aerolineas Argentinas - Ushuaia e El Calafate
Compartilhe:

Fomos com a Aerolineas Argentinas conhecer Ushuaia e El Calafate na Argentina. No total fizemos cinco voos com essa companhia aérea e vamos contar um pouco como foi nossa experiência com eles.

Para essa viagem chegamos à conclusão que fazer voos “ida-e-volta” não era a melhor opção, tanto por questões financeiras quanto pela quantidade de voos. Então decidimos comprar e pesquisar passagens multi-destinos. O que nos gerou uma ótima economia e economizamos também em tempo de viagem.

Confira nossas dicas de Passagens Multi-Destinos – Vantagens e Como Usar.

Nossos Voos

Fizemos 5 voos com a Aerolineas Argentinas. Saímos de São Paulo até Ushuaia e depois fomos para El Calafate, retornando para São Paulo diretamente desta última. Pra sermos mais exatos, nossa viagem ficou assim:

1° Voo: São Paulo -> Buenos Aires (Conexão) -> Ushuaia
2° Voo: Ushuaia -> El Calafate
3° Voo: El Calafate -> Buenos Aires (Conexão) -> São Paulo

Voando com a Aerolineas Argentinas de Buenos Aires para Ushuaia

Voando com a Aerolineas Argentinas de Buenos Aires para Ushuaia. A bela vista já começa no alto.

Conexão

Nosso voo faria conexão – tanto na ida quanto na volta – em Buenos Aires. Saindo de São Paulo, nossa primeira parada foi no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery (sigla AEP). Foi bom pois é um aeroporto que fica bem no centro de Buenos Aires e muitos dos voos nacionais partem dele, o que era o nosso caso indo para Ushuaia.

Se atente para esse fato ao comprar as passagens, pois voos internacionais frequentemente chegam por Ezeiza (que fica aproximadamente 45 Km do centro de Buenos Aires) e os voos nacionais podem partir do Aeroparque. Então uma conexão apertada ou com pouco tempo pode ser uma correria danada.

Nossa conexão em Buenos Aires iria ter um intervalo de aproximadamente 4h30min. O que daria tempo suficiente para sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Daria, se não tivéssemos que esperar 1h30min para despachar as malas. Lembre-se que você está vindo de um voo internacional para uma conexão nacional, então é obrigado a retirar as bagagens e passar pela aduana.

Como nosso voo era “mais tarde”, eles não poderiam aceitar as malas antes de faltar 3 horas para o embarque. Pelo que conversamos com as atendentes, não é uma política da Aerolineas Argentinas, mas uma falta de estrutura do aeroporto, que não tem onde deixar guardado por tanto tempo. Pelo menos foi o que nos disseram.

Dica: Para evitarmos problemas e dores de cabeça com extravio de nossas malas, sempre fazemos um Seguro Viagem. É muito importante e recomendado. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo. Você compara preços em diversas seguradoras e pode ter desconto em pagamento no boleto.

Malas despachadas, e nos restando apenas 3 horas de conexão, enfrentamos o transito caótico de Buenos Aires para uma única parada, o Puerto Madero. Comemos por lá e voltamos para o aeroporto rumo ao Ushuaia.

puerto madero puente de la mujer 1 dia em buenos aires argentina

Dica: Sua conexão em Buenos Aires vai ser longa? Confira algumas de nossas dicas em nosso Roteiro de 1 dia em Buenos Aires.

A conexão de volta também seria por lá, vindo de El Calafate. Mas como estávamos vindo de um voo nacional para um internacional (El Calafate -> Buenos Aires -> São Paulo) não foi necessário retirar as malas e elas foram despachadas direto para nosso destino final.

Avião

Nossos 5 voos foram em aviões de modelo Boeing 737-800. Não foram ruins, mas não possuem nenhum atrativo e sistema de entretenimento.

Aerolineas Aegentinas foto interior avião

Pra não sermos totalmente injustos, eles possuem sistema de entretenimento via Wi-Fi. Ou seja, você conecta seu próprio dispositivo (SmartPhone / Tablet / Notebook) ao Wi-Fi do avião e acessa conteúdo como filmes, guias de viagens e músicas.

Em nossos testes com dois aparelhos Iphone (6s e 6s Plus) e com um aparelho Android (Asus ZenPhone 2) o sistema conectava mas alguns filmes nunca chegaram a funcionar. Algumas músicas também não tocaram. Então consideramos um ponto um pouco negativo durante o voo.

Os aviões eram simples, aqueles que estamos acostumados quando fazemos voos curtos ou de ponte-aérea, mas todos limpos, bem cuidados e dentro do esperado.

Serviço de Bordo

O serviço de bordo da Aerolineas Argentinas não é o que podemos chamar de mais sofisticado que já experimentamos. Mas já encontramos alguns bem piores por aí.

Nos voos nacionais (Buenos Aires -> Ushuaia / Ushuaia -> El Calafate / El Calafate -> Buenos Aires) foram servidos apenas alguns snacks com alfajores e bebidas (água e refrigerante).

Nos voos internacionais (São Paulo -> Buenos Aires e Buenos Aires -> São Paulo) já recebemos algo bem mais substancial: lanches. 😛

Aerolineas Argentinas - Serviço de Bordo Lanches

Em todos os serviços além das bebidas frias (água e refrigerante) eles também ofereceram café. E depois do serviço passam mais uma vez oferecendo água.

Check-In e Atendimento

O check-in deles é online e você escolhe os assentos no momento em que compra as passagens. Esse é um ponto interessante quando se está viajando acompanhado ou em grupo. No entanto, essa escolha só é possível para voos internacionais. Em voos nacionais você não consegue fazer a escolha antes de 24 horas do voo.

Em nosso caso, não conseguimos sequer fazer a escolha online, e tivemos que nos contentar com os locais que “escolheram” para nós. Ficamos juntos na viagem, mas não conseguimos, por exemplo, escolher assentos nas janelas.

O atendimento foi muito bom, e mesmo quando tivemos problemas com nosso cartão de crédito (problema com a operadora, não com a Aerolineas Argentinas) e foi necessário ligar para eles, fomos bem atendidos e o atendimento foi todo em português.

Voos

Nenhum de nossos voos saiu atrasado. Todos foram bem pontuais e chegamos sempre no horário marcado ou até alguns minutinhos antes no destino. Isso foi bom por que nossa conexão de volta estava com o horário um pouco apertado, então pontualidade foi fundamental.

Um fato curioso aconteceu quando estávamos saindo de El Calafate. Nosso voo saiu até com alguns minutos de antecedência, e o piloto resolveu aproveitar esse fato para fazer duas voltas sobre as geleiras da patagônia e mostrá-las de cima para os passageiros. Fato inédito até então para nós, mas que nos proporcionou uma das mais belas vistas do alto dessa maravilha da natureza. 😉

Aerolineas Argentinas - Voo para El Calafate

Considerações sobre a Aerolineas Argentinas

Foi nossa primeira experiência voando com a Aerolineas Argentinas, mas achamos o serviço prestado bem satisfatório. Nossa única “reclamação” foi com o fato de não conseguir fazer check-in online para um dos voos nacionais deles. E tivemos que nos contentar com a escolha deles de assentos. Como nos colocaram lado-a-lado, não foi tanto um problema.

Porém, a pontualidade, o bom atendimento e o bom serviço oferecido nos agradou e com certeza indicamos voar com eles quando forem para Buenos Aires ou para outro destino na Argentina.

Sem contar o preço, que foi bem atrativo quando escolhemos os destinos e resolvemos fazer a viagem para Ushuaia e El Calafate.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

8 comentários

Glauciely 29/07/2019 - 3:59 am

Bom dia, tudo bem?

Estarei indo para El Calafate em Novembro e vou fazer uma conexão de 1 dia em Buenos Aieres, lá na cidade eu vou fazer a troca de aeroportos.
Você sabe me informar, se eu vou pagar somente a taxa de 20 dólares para ir e 20 para voltar?

Essa é minha grande dúvida, estou muito perdida em relação ao preços que vou pagar nas bagagens.
Obrigada.

Reply
Anderson Kaiser 29/07/2019 - 12:33 pm

Oi Glauciely, tudo bom? Se você comprou a passagem para El Calafate e tem uma conexão em Buenos Aires e pagou para despachar, então o valor é até o destino final. Você paga para a viagem toda. Agora, se você comprou dois trechos separados, tem que pagar para cada um. Mas, acredito que seja o caso de ser uma conexão, então você despacha no Brasil, pega em Ezeiza e despacha novamente no Aeroparque (é esse seu trajeto, correto?) sem pagar, pois já pagou todo o percurso. Depois fala pra gente o que achou da cidade, nós adoramos. 😉

Reply
Candida 24/02/2019 - 12:35 am

Olá. Estou fazendo a compra de um roteiro parecido com o seu, mas tenho uma dúvida. A tarifa que estou comprando não inclui bagagem. Terei que compra-la separadamente. A pergunta. Pelo que eu vi o custo é de 20 dólares. A dúvida é esses 20 dólares eu pago por trecho, já que vou descer em El calafate ficar uns dias e depois vou a Ushuaia, ou é o custo total para todo trecho de ida e posteriormente 20 dólares para o trecho de volta. Tu saberia me dizer?

Reply
Anderson Kaiser 24/02/2019 - 7:27 am

Olá Candida, tudo bem?
Geralmente as bagagens são por trecho. E depende de como você comprou a passagem. Por exemplo, se você sai do Brazil até El Calafate com uma conexão em Buenos Aires, o custo para despachar a bagagem é até seu destino final. Pois é considerado um trecho completo, independente se tem conexão/escala ou não.
Agora, se comprou vários trechos, você paga por cada um deles na maioria dos casos. Por exemplo: Brasil -> El Calafate (1 trecho independente de conexão), El Calafate para Ushuaia (outro trecho) e depois Ushuaia para Brasil (1 trecho, independente de conexão). Nesse caso são três trechos diferentes.
No entanto, se sua parada de 1 dia em El Calafate fizer parte do trecho comprado até Ushuaia, seria o que você falou: 20 dólares para a ida e 20 dólares para a volta. É meio confuso mesmo essa parte de entender os trechos e cobrança.
Aproveite a viagem, o lugar é lindo.

Reply
Selma m de paula 14/02/2019 - 6:08 pm

Olá boa tarde, iremos para Ushuaia em Junho/2019, e procurando por informações achei o seu blog, é a primeira vez que vamos fazer um vôo com conexão, então, não sabemos como proceder, você poderia nos informar como agir neste caso, obrigada

Reply
Anderson Kaiser 14/02/2019 - 6:20 pm

Olá Selma, tudo bem? Fazer conexão é bem simples. Como você vai para Ushuaia, e não existem voos diretos para lá, você sairá do Brasil para algum aeroporto na Argentina (muito provavelmente Buenos Aires, em Ezeiza ou Aeroparque) e deverá embarcar no outro voo. A única observação no seu voo de ida, é que você ao desembarcar irá precisar pegar suas malas, passar pela alfândega e controle de fronteira da argentina e depois despachar suas malas novamente para o próximo voo que vai para Ushuaia. A volta para o Brasil é bem mais simples. Mesmo tendo conexão, as malas são despachadas automaticamente para o próximo voo, você só precisa desembarcar e encontrar o seu próximo portão de embarque para o voo de volta. Dá uma olhada também no nosso Roteiro em Ushuaia, para ter uma idéia de passeios e o que fazer na cidade. Se tiver mais alguma dúvida, manda pra gente, ok? Boa Viagem.

Reply
CASSIO RODRIGO ZOCOLOTTI 17/01/2018 - 1:11 pm

Pessoal, vou para Mendoza com parada de 6:55 em Buenos Aires, tanto a chegada em Buenos Aires quanto a saída para Mendoza serão no mesmo aeroporto (código AEP – Aeroparque), comprei uma única passagem pela Aerolineas Argentinas (através do programa Smiles), estou com dúvida se será possível sair do aeroporto e visitar a cidade durante este período ou vou ter que ficar obrigatoriamente todo este tempo no aeroporto?
Onde será que eu consigo de forma segura esta informação? Não consigo contato através do telefone da Aerolineas Argentinas 0800 761 0254.
Obrigado!!

Reply
Anderson Kaiser 17/01/2018 - 2:35 pm

Olá Cassio, tudo bem?
Entendemos que você comprou uma passagem do Brasil para Mendoza e vai fazer conexão no Aeroparque. Mesmo tendo sido uma “unica passagem” você deve ter recebido duas passagens, correto? Uma do Brasil para AEP e outra de AEP para MDZ. E a volta o mesmo. Foi isso? Se sim, você tendo a passagem em mãos, não há necessidade de ficar no aeroporto todo o período de espera. Você pode sair e dar uma volta pela cidade sem problemas. Só precisa se atentar se seu voo é uma Escala ou Conexão. Se for escala (onde o avião pousa, reabastece e embarca e desembarca outras pessoas) o desembarque não é permitido realmente. Mas é raro encontrar escalas tão longas assim. Acreditamos que deva ser o primeiro caso. Confirme se você tem duas passagens ou em seu voucher. Qualquer coisa, nos mande uma mensagem no Facebook que podemos tentar ajudar e verificar. 😉
Só fique atento que 6 horas parece bastante, mas entre tempo de desembarque, passagem por alfândega (obrigatório pois é voo internacional) você já gasta 1:30min mais ou menos. E o transito de Buenos Aires não é dos mais amigáveis.

Reply

Deixe um Comentário