Voando Aerolineas Argentinas – Ushuaia e El Calafate

Compartilhe:

Fomos com a Aerolineas Argentinas conhecer Ushuaia e El Calafate na Argentina. No total fizemos cinco voos com essa companhia aérea e vamos contar um pouco como foi nossa experiência com eles.

Para essa viagem chegamos à conclusão que fazer voos “ida-e-volta” não era a melhor opção, tanto por questões financeiras quanto pela quantidade de voos. Então decidimos comprar e pesquisar passagens multi-destinos. O que nos gerou uma ótima economia e economizamos também em tempo de viagem.

Confira nossas dicas de Passagens Multi-Destinos – Vantagens e Como Usar.

Nossos Voos

Fizemos 5 voos com a Aerolineas Argentinas. Saímos de São Paulo até Ushuaia e depois fomos para El Calafate, retornando para São Paulo diretamente desta última. Pra sermos mais exatos, nossa viagem ficou assim:

1° Voo: São Paulo -> Buenos Aires (Conexão) -> Ushuaia
2° Voo: Ushuaia -> El Calafate
3° Voo: El Calafate -> Buenos Aires (Conexão) -> São Paulo

Voando com a Aerolineas Argentinas de Buenos Aires para Ushuaia
Voando com a Aerolineas Argentinas de Buenos Aires para Ushuaia. A bela vista já começa no alto.

Conexão

Nosso voo faria conexão – tanto na ida quanto na volta – em Buenos Aires. Saindo de São Paulo, nossa primeira parada foi no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery (sigla AEP). Foi bom pois é um aeroporto que fica bem no centro de Buenos Aires e muitos dos voos nacionais partem dele, o que era o nosso caso indo para Ushuaia.

Se atente para esse fato ao comprar as passagens, pois voos internacionais frequentemente chegam por Ezeiza (que fica aproximadamente 45 Km do centro de Buenos Aires) e os voos nacionais podem partir do Aeroparque. Então uma conexão apertada ou com pouco tempo pode ser uma correria danada.

Nossa conexão em Buenos Aires iria ter um intervalo de aproximadamente 4h30min. O que daria tempo suficiente para sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Daria, se não tivéssemos que esperar 1h30min para despachar as malas. Lembre-se que você está vindo de um voo internacional para uma conexão nacional, então é obrigado a retirar as bagagens e passar pela aduana.

Como nosso voo era “mais tarde”, eles não poderiam aceitar as malas antes de faltar 3 horas para o embarque. Pelo que conversamos com as atendentes, não é uma política da Aerolineas Argentinas, mas uma falta de estrutura do aeroporto, que não tem onde deixar guardado por tanto tempo. Pelo menos foi o que nos disseram.

Dica: Para evitarmos problemas e dores de cabeça com extravio de nossas malas, sempre fazemos um Seguro Viagem. É muito importante e recomendado. Faça uma cotação com a Real Seguros ou com a Seguros Promo. Você compara preços em diversas seguradoras e pode ter desconto em pagamento no boleto.

Malas despachadas, e nos restando apenas 3 horas de conexão, enfrentamos o transito caótico de Buenos Aires para uma única parada, o Puerto Madero. Comemos por lá e voltamos para o aeroporto rumo ao Ushuaia.

puerto madero puente de la mujer 1 dia em buenos aires argentina

Dica: Sua conexão em Buenos Aires vai ser longa? Confira algumas de nossas dicas em nosso Roteiro de 1 dia em Buenos Aires.

A conexão de volta também seria por lá, vindo de El Calafate. Mas como estávamos vindo de um voo nacional para um internacional (El Calafate -> Buenos Aires -> São Paulo) não foi necessário retirar as malas e elas foram despachadas direto para nosso destino final.

Avião

Nossos 5 voos foram em aviões de modelo Boeing 737-800. Não foram ruins, mas não possuem nenhum atrativo e sistema de entretenimento.

Aerolineas Aegentinas foto interior avião

Pra não sermos totalmente injustos, eles possuem sistema de entretenimento via Wi-Fi. Ou seja, você conecta seu próprio dispositivo (SmartPhone / Tablet / Notebook) ao Wi-Fi do avião e acessa conteúdo como filmes, guias de viagens e músicas.

Em nossos testes com dois aparelhos Iphone (6s e 6s Plus) e com um aparelho Android (Asus ZenPhone 2) o sistema conectava mas alguns filmes nunca chegaram a funcionar. Algumas músicas também não tocaram. Então consideramos um ponto um pouco negativo durante o voo.

Os aviões eram simples, aqueles que estamos acostumados quando fazemos voos curtos ou de ponte-aérea, mas todos limpos, bem cuidados e dentro do esperado.

Serviço de Bordo

O serviço de bordo da Aerolineas Argentinas não é o que podemos chamar de mais sofisticado que já experimentamos. Mas já encontramos alguns bem piores por aí.

Nos voos nacionais (Buenos Aires -> Ushuaia / Ushuaia -> El Calafate / El Calafate -> Buenos Aires) foram servidos apenas alguns snacks com alfajores e bebidas (água e refrigerante).

Nos voos internacionais (São Paulo -> Buenos Aires e Buenos Aires -> São Paulo) já recebemos algo bem mais substancial: lanches. 😛

Aerolineas Argentinas - Serviço de Bordo Lanches

Em todos os serviços além das bebidas frias (água e refrigerante) eles também ofereceram café. E depois do serviço passam mais uma vez oferecendo água.

Check-In e Atendimento

O check-in deles é online e você escolhe os assentos no momento em que compra as passagens. Esse é um ponto interessante quando se está viajando acompanhado ou em grupo. No entanto, essa escolha só é possível para voos internacionais. Em voos nacionais você não consegue fazer a escolha antes de 24 horas do voo.

Em nosso caso, não conseguimos sequer fazer a escolha online, e tivemos que nos contentar com os locais que “escolheram” para nós. Ficamos juntos na viagem, mas não conseguimos, por exemplo, escolher assentos nas janelas.

O atendimento foi muito bom, e mesmo quando tivemos problemas com nosso cartão de crédito (problema com a operadora, não com a Aerolineas Argentinas) e foi necessário ligar para eles, fomos bem atendidos e o atendimento foi todo em português.

Voos

Nenhum de nossos voos saiu atrasado. Todos foram bem pontuais e chegamos sempre no horário marcado ou até alguns minutinhos antes no destino. Isso foi bom por que nossa conexão de volta estava com o horário um pouco apertado, então pontualidade foi fundamental.

Um fato curioso aconteceu quando estávamos saindo de El Calafate. Nosso voo saiu até com alguns minutos de antecedência, e o piloto resolveu aproveitar esse fato para fazer duas voltas sobre as geleiras da patagônia e mostrá-las de cima para os passageiros. Fato inédito até então para nós, mas que nos proporcionou uma das mais belas vistas do alto dessa maravilha da natureza. 😉

Aerolineas Argentinas - Voo para El Calafate

Considerações sobre a Aerolineas Argentinas

Foi nossa primeira experiência voando com a Aerolineas Argentinas, mas achamos o serviço prestado bem satisfatório. Nossa única “reclamação” foi com o fato de não conseguir fazer check-in online para um dos voos nacionais deles. E tivemos que nos contentar com a escolha deles de assentos. Como nos colocaram lado-a-lado, não foi tanto um problema.

Porém, a pontualidade, o bom atendimento e o bom serviço oferecido nos agradou e com certeza indicamos voar com eles quando forem para Buenos Aires ou para outro destino na Argentina.

Sem contar o preço, que foi bem atrativo quando escolhemos os destinos e resolvemos fazer a viagem para Ushuaia e El Calafate.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *