Home America do Sul Passeio de 4×4 em Ushuaia – Terra do Fogo

Passeio de 4×4 em Ushuaia – Terra do Fogo

por Anderson Kaiser
4X4 em Ushuaia - Terra do Fogo - Argentina
Compartilhe:

Fizemos um passeio de 4×4 em Ushuaia passando por belas paisagens, locais de difícil acesso e ao final desfrutamos de uma excelente comida. Confira como foi nossa experiência e as nossas dicas.

Não é difícil de encontrar empresas oferecendo passeios 4×4 em Ushuaia. Por ser um local cheio de montanhas, com muitas estradas de terra que cruzam rios e encostas, o local se torna um atrativo para quem aprecia esse tipo de aventura.

4x4 em Ushuaia - Terra do Fogo Argentina

De uma forma bem simples, podemos descrever que o 4×4 em Ushuaia consite em te levar por rotas alternativas até alguns dos principais lagos da cidade: o Lago Escondido e o Lago Fagnano. Mas de verdade, o passeio está muito além disso e te proporciona um passeio agradável, por muitos dos principais pontos da região com belas paisagens.

Saindo de Ushuaia os Lagos Escondido e Fagnano estão próximos da Ruta 3, uma das principais estradas da Argentina, que começa em Buenos Aires e termina no Parque Nacional Terra do Fogo. Durante todo o percurso você irá se deparar com belas paisagens de tirarem o fôlego.

4x4 em Ushuaia - Ruta 3 - Terra do Fogo na Argentina

O 4×4 em Ushuaia tem uma duração de aproximadamente 7 horas. Então é importante que você reserve um dia inteiro para ele. Começa às 9:00 da manhã com a empresa contratada te pegando na porta do Hotel e te deixam novamente no hotel ao final do dia, em torno das 16:00 / 17:00. Algumas paradas podem variar de empresa para empresa, mas basicamente o roteiro é o seguinte:

  • 09:00 – Saída na Porta do Hotel;
  • Início do passeio pela Ruta 3 com algumas paradas em alguns mirantes;
  • Início do 4×4 por caminhos alternativos;
  • Parada no Lago Escondido
  • Parada no Lago Fagnano
  • Almoço (Comida e Bebida à vontade)
  • 17:00 – Retorno ao Hotel

A lista acima é um resumo do percurso. Entre uma atração e outra, entre um lago e outro, ocorrem algumas paradas em mirantes por todo o caminho, ou em pontos turísticos, por exemplo.

Mirante na Ruta 3 - 4x4 em Ushuaia - Argentina

Mirante na Ruta 3 – Parada durante o 4×4 em Ushuaia

Além disso, parte do percurso, ou alguma paradas, podem variar de empresa para empresa. Mas no final o objetivo é realmente chegar aos lagos.

Nosso 4×4 em Ushuaia

Para fazer o 4×4 em Ushuaia contratamos a Baqueanos de Tierra del Fuego. Foi um achado encontrar essa empresa e só temos elogios a fazer à eles. Acabamos pro conhecê-los por acaso e entramos em contato. Pontuais, super atenciosos e um passeio de excelente qualidade. Nosso motorista foi o Jorge, e se além de recomendarmos essa empresa pudermos fazer uma outra sugestão, aqui vai: peçam para que o seu motorista seja o Jorge. Satisfação e diversão garantida.

O Jorge nos pegou pontualmente às 09:00 da manhã nosso hotel e de lá partimos para a Ruta 3 para começar o passeio.

Nossa primeira parada foi no alto do Rio Olivia, ainda na Ruta 3. É um lugar interessante, mas ultimamente passou a ganhar mais destaque pois foi onde ocorreram as filmagens do Filme O Regresso – com Leonardo DiCaprio. Por esse motivo, o local agora é muito mais procurado por turistas.

Alto do Rio Olivia - Filme O Regresso em Ushuaia - 4x4 em Ushuaia

Continuamos pela Ruta 3 e paramos em alguns outros mirantes pelo caminho. Até começarmos o 4×4 o caminho pela estrada passa por alguns dos pontos turísticos de Ushuaia, como a entrada da trilha da Laguna Esmeralda e o Centro de Esqui Cerro Castor.

4x4 em Ushuaia - Cerro Castor na Ruta 3 - Argentina

Depois de passar por essas áreas, começa de fato o passeio 4×4 em Ushuaia. Entramos em uma rota alternativa, cheia de subidas, descidas, barro, pedras e muita aventura.

4x4 em Ushuaia - Caminho para o Lago Escondido

Nossa primeira parada seria no Lago Escondido. E da pra perceber por que ele é chamado de Escondido. Fica em uma região de mata, difícil acesso e muitas das vezes totalmente encoberto por nuvens.

Quando entramos na trilha ainda estava um pouco fechado, mas assim que fomos nos aproximando a visão foi melhorando e as nuvens se dispersando. Pudemos ver com clareza o Lago Escondido e toda sua beleza.

4x4 em Ushuaia - Lago Escondido - Argentina

Ainda nessa região passamos por uma pequena queda d’água onde o Jorge parou para tirarmos algumas fotos e nos oferecer alguns doces e pães fresquinhos, as famosas “Facturas” para usar o nome correto. Alimentados, continuamos no 4×4 contornando o Lago Fagnano.

Pegamos novamente a Ruta 3, por um pequeno trecho até voltarmos para um outro caminho alternativo e exclusivo da Baqueanos de Tierra del Fuego. Aqui entramos em uma propriedade particular que antes era uma madeireira. Se antes estávamos empolgados achando que sabíamos o que era um 4×4, agora descobrimos que não tínhamos nem passado perto de um.

4x4 em Ushuaia - Caminho Lago Fagnano - Argentina

Depois de poças de lama, subidas, descidas, solavancos e escorregadas, finalmente chegamos ao Lago Fagnano. Não entenda errado, foi para isso que pagamos o passeio de 4×4. 😉

Passamos por belas paisagens, florestas e até diques de castores. Mas nos encantamos com a paisagem do Lago Fagnano. Um dos maiores lagos da América do Sul. Se o lago Escondido que mostramos na foto la de cima era grande, com seus mais de 7 Km de comprimento, o Lago Fagnano tem “apenas” 117 Km de comprimento.

4x4 em Ushuaia - Lago Fagnano - Argentina

Aqui fomos “abandonados” pelo motorista, que nos deixou no fim da trilha do 4×4, nas margens do lago. Ficamos no lago enquanto ele ia preparar o almoço. O que nos deu tempo de aproveitar bastante o Lago Fagnano e tirar muitas fotos no local.

4x4 em Ushuaia - Trilha no Lago Fagnano - Argentina

Ficamos bastante tempo apreciando a paisagem e aquela imensidão de água cristalina. Mas estávamos com frio e com fome, e fomos encontrar com o Jorge para o almoço.

Almoço do 4×4 em Ushuaia com a Baqueanos

Em todos os passeios de 4×4 que pesquisamos, estava incluso o almoço. Mas não tínhamos ideia como seria. Fomos andando pela margem do lago até encontrar o local que o motorista havia combinado. E ao chegarmos lá, tivemos mais uma agradável surpresa:

4x4 em Ushuaia - Almoço - Cabana no Lago Fagnano - Argentina

Fogueira acesa, uma agradável cabana de frente para o Lago Fagnano e churrasqueira à todo vapor. Nosso almoço foi um típico churrasco argentino. Sem deixar de mencionar a entrada com queijos e salames da região acompanhados de vinhos e bebidas à vontade. Existe a opção de almoço vegetariano também, mas é necessário avisar com antecedência.

4x4 em Ushuaia - Almoço - Petiscos

Alguns Petiscos enquanto o almoço ficava pronto. Queijos e Salames locais.

Depois da entrada, partimos para o prato principal, um churrasco bem típico e muito bem preparado. E ao final ainda tomamos um chá com rosquinhas e doces como sobremesa.

Ainda bem que estávamos de carro, senão sairíamos rolando de lá, de tanto que comemos.

Com o Lago Fagnano sendo nossa ultima parada, partimos de volta para o centro de Ushuaia. Ainda pegamos mais um pouco de estrada de terra e 4×4, mas logo voltamos para a Ruta 3.

Rio Olivia

Na volta, o motorista ainda desviou um pouco do caminho e saiu da Ruta 3 para entrar no Rio Olivia. Como havíamos perguntado bastante sobre os detalhes do local onde o filme O Regresso tinha sido filmado, ele acabou entrando e parando nas margens do rio para que pudéssemos conhecer e ver onde tinham sido feitas as gravações.

Rio Olivia - Filme O Regresso em Ushuaia - 4x4 em Ushuaia - Argentina

Não foi uma parada demorada, e a estradinha que dá acesso ao rio é paralela à Ruta 3, então não desviamos tanto do caminho para prosseguir até o centro de Ushuaia. Se quiser saber mais detalhes sobre o Rio Olivia, veja o post que fizemos com algumas curiosidades sobre o filme neste link.

Baqueanos de Tierra del Fuego

O passeio de 4×4 em Ushuaia que fizemos com a Baqueanos foi uma excelente escolha e um dos melhores passeios que fizemos durante nossa viagem. Tanto pelo ótimo atendimento, quanto pelo tratamento que recebemos, podemos dizer que é um passeio mais do que recomendado, e com certeza contratar a Baqueanos é algo que você não irá se arrepender.

4x4 em Ushuaia - Baqueanos - Argentina

Se puder, peça para fazer o passeio com o Jorge. Não sabemos como são os outros motoristas deles, mas se forem no mínimo iguais à ele, com certeza terão uma agradável companhia.

Eles não possuem site, mas possuem uma Página no Facebook, que respondem bem rápido. Você também pode entrar em contato com eles por e-mail e contratar o passeio: baqueanostierradelfuego@gmail.com.

Além do 4×4, eles também possuem cavalgadas por alguns dos Lagos de Ushuaia.

Valor:  AR$ 2.500,00 (por pessoa) – Aproximadamente R$ 510,00 – Valores de Maio / 2017. Mas lembre-se que além do passeio está incluso também almoço, e alguns petisquinhos durante o percurso.

Bônus – Vídeo

Fizemos um pequeno vídeo compilando alguns dos pontos que passamos durante o passeio de 4×4 em Ushuaia. Confira abaixo:

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

7 comentários

Adriana Magalhães 12/06/2017 - 2:37 pm

Fui a Ushuaia e Não fiz esse passeio. Dica anotada pra próxima vez

Reply
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 11/06/2017 - 6:41 pm

Apaixonada, rendida por essa paisagem e este 4X4 por Ushuaia! Os cenários são espetaculares e aquele almoço, naquela estrutura, tipicamente argentino foi a cereja de um delicioso bolo! 🙂

Reply
Mariana 11/06/2017 - 2:29 pm

Que delícia de passeio! Adoro 4×4 e se pudesse seria piloto de rally. kkkk Mas, além das paisagens, o que me apeteceu mesmo foi aquela mesinha ali com embutidos argentinos e a descrição do churrasco. Realmente, memorável! Ushuaia está na lista de viagens da minha família há tempos… E a gente só planeja, planeja. Um dia a viagem sairá do papel!

Reply
Rayane 11/06/2017 - 12:22 pm

Que legal esse passeio! Nunca tinha visto um post assim, tão completo! Deu vontade de fazer. Aliás, Ushuaia tá na lista há um tempo. Tomara que consiga riscar este ano!

Reply
Pedro 10/06/2017 - 5:43 pm

Agora fiquei com mais vontade ainde de conhecer essa região. Queria ter ido à “Tierra del Fuego” ano passado, quando estive em Buenos Aires, mas a logística não dava. Deve ser realmente muito legal um passeio desses.

Reply
Beneth Santana Torquato 10/06/2017 - 11:56 am

Passear de 4×4 é sempre uma aventura, coisa que adoro fazer. Muito legal o post!

Reply
Luiz Jr. Fernandes 10/06/2017 - 10:58 am

Uma vez um amigo meu já de idade avançada e que conhece vários lugares no mundo me disse que algumas das mais belas paisagens que ele já viu na vida, estão nessa região da Patagônia. Eu já conheço alguns lugares, mas creio que já mereço voltar a essa terra 😉 Abraço!

Reply

Deixe um Comentário