Home America do Sul Foz do Iguaçu – Paraná – Roteiro de 3 Dias

Foz do Iguaçu – Paraná – Roteiro de 3 Dias

por Anderson Kaiser
Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Quedas
Compartilhe:

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu? Essa é uma pergunta frequente pois a cidade tem muito o que oferecer. Confira nosso roteiro de 3 dias por lá e quais foram os locais que passamos durante nossa viagem.

Voo

Recebemos um e-mail com uma ótima promoção de milhas da Gol e vimos que entre os destinos estava Foz do Iguaçu. Então essa foi uma viagem daquelas nada planejadas, mas que surgem como uma excelente oportunidade. Compramos as passagens, arrumamos as malas e partimos.

Gol para Foz do Iguaçu - Avião

Nossos voos tinham uns horários meio estranhos, mas promoção é promoção. Saímos de São Paulo – Guarulhos – às 16:55 (Chegando em Foz às 18:40) de uma Quinta-Feira e voltaríamos na Segunda-Feira 6:15 (Chegando em São Paulo às 08:00). Por um lado foi bom, pois teríamos 3 dias inteiros para aproveitar a cidade.

Se quiser conferir qual foi nossa experiência voando com a Gol para Foz do Iguaçu, confira o post clicando neste link.

Hospedagem

Durante nossa pesquisa de hotéis, encontramos muitos elogios a respeito do Hotel Bella Italia. Inicialmente não por causa dos quartos, mas por causa do jantar especial que eles servem chamado Noite Italiana (vamos comentar sobre isso ali em baixo).

Hotel Bella Italia em Foz do Iguaçu

Sempre pesquisamos hotéis em nosso parceiro Booking.com. E este vimos que estava com boas notas e excelentes comentários. Então decidimos fazer a reserva. Aliás, no Booking.com sempre podemos cancelar com antecedência (sem custo) e já sabemos o valor final da hospedagem.

Se quiser saber os detalhes e nossa experiência com o Hotel Bella Italia, confira o post que fizemos clicando neste link. Se quiser fazer uma reserva, confira os Preços e Promoções do Hotel Bella Italia. Já adiantamos que um dos motivos de nossa escolha foi em função de sua localização, bem na região central de Foz do Iguaçu, e fácil acesso para transporte e passeios.

Hotel Bella Italia - Quarto

Mas o que nos conquistou de fato no hotel foi o conforto, o atendimento nota 10 e a comida. Saíamos rolando de tanta variedade.

Noite Italiana em Foz do Iguaçu

Depois de ótimas referências, já havíamos planejado conhecer e aproveitar a Noite Italiana do Hotel Bella Italia. Estávamos pensando em qual dia colocá-lo em nosso roteiro, mas como acabamos ficando no próprio hotel, foi mais fácil encaixá-lo já na noite em que chegamos.

Noite Italiana em Foz do Iguaçu - Queijos

Mesa de Queijos na Noite Italiana em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação

Foi uma excelente escolha. Quanta variedade, quanta comida. Dessa vez saímos rolando e sem fôlego. Se quiser saber mais detalhes sobre a Noite Italiana do Hotel Bella Italia, confira nosso post neste link.

Roteiro: Durante os 3 dias que ficamos em Foz do Iguaçu, decidimos que iríamos focar mais em conhecer a cidade em si do que nos aventurar em passeios longos ou muito distantes. Então vamos dividir esse roteiro em duas partes. A primeira parte é o nosso roteiro, o que fizemos dando foco a conhecer a cidade e a segunda parte um roteiro alternativo, com muito mais atrações.

Roteiro – Dia 1 – Sexta-Feira

Reservamos nosso primeiro dia para conhecer a cidade e ir visitar alguns dos principais pontos turísticos. Muitos deles fazem parte do CityTour de Foz do Iguaçu, mas planejamos fazer apenas os três principais com mais calma e com mais tempo.

Nossa primeira parada foi no Templo Budista, um local bem tranquilo para uma caminhada. Está localizado em uma das áreas mais altas de Foz, e de lá é possível ver parte da região central da cidade e também da Ciudad del Este (Paraguai).

Templo Budista em Foz do Iguaçu - Roteiro de 3 dias

O passeio não dura mais que uma hora. Não é um local tão grande, mas é interessante para se manter o contato e conhecer um pouco da filosofia Budista.

Já que estávamos no clima “religioso”, assim que saímos do Templo Budista fomos para a Mesquita Muçulmana. Foz do Iguaçu é um misto de várias culturas e religiões, e isso é parte do que torna a cidade tão encantadora.

Mesquita Muçulmana em Foz do Iguaçu

Aproveitamos o horário para fazer um almoço próximo à Mesquita Muçulmana pois ali existem dois locais que devem ser visitados. O primeiro é o restaurante Castelo Libanês, que fica há poucos metros da mesquita e tem em seu cardápio pratos típicos da cultura libanesa. Um almoço barato mas com comidas diferentes e muito boa.

Depois do almoço fomos de fato conhecer a mesquita, e pudemos saber um pouco mais sobre a cultura e os costumes por trás desta religião. Saindo da mesquita atravessamos a rua para conhecer a mais que recomendada Albayan Doceria Árabe. Que doces fantásticos. É uma parada obrigatória na região.

Pegamos um de cada para experimentar e nos arrependemos já de cara, pois deveríamos ter pego muito mais.

Doces da Doceria Arabe Albayan na Mesquita Muçulmna em Foz do Iguaçu

Para mais detalhes sobre a Mesquita Muçulmana e sobre os restaurantes que comemos, veja o post que fizemos neste link,

Depois que saímos da mesquita voltamos caminhando para o hotel para queimar algumas calorias conhecer o calçadão e as praças da Avenida Paraná. Uma caminhada rápida até nosso hotel, mas que serviu para aproveitarmos a paisagem.

Roteiro 3 dias Foz do Iguaçu - Avenida Paraná

Nem bem esticamos as pernas e já saímos para conhecer um outro ponto turístico bem famoso e importante de Foz do Iguaçu. Fomos ver o Marco das Três Fronteiras.

O Marco das Três Fronteiras é uma atração pois fica exatamente na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Dele é possível ver não apenas os países vizinhos, mas os marcos construídos neles também.

Marco das Três Fronteiras - Sino - Foz do Iguaçu

Sem contar a bela paisagem do Rio Paraná que faz a fronteira natural entre os três países. Um bom lugar para se passar um tempo, e até fazer uma refeição se for o caso. Existe um restaurante dentro do Marco chamado Cabeza de Vaca.

Além disso, se for à noite poderá contemplar um show de luzes na fonte que é apresentado constantemente após o pôr-do-sol.

Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu - Mirante

Roteiro – Dia 2 – Sábado

Nosso segundo dia foi dedicado ao Parque Nacional das Cataratas,  e agora sim fomos finalmente conhecer essa que foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Logo pela manhã começamos nosso passeio pelo Parque das Aves. Ele também fica dentro do Parque Nacional e é uma área de preservação onde diversas espécies são mantidas e tratadas.

Tucano no Viveiro Pantanal no Parque das Aves em Foz do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Muitos dos animais que estão ali são reabilitados para serem soltos na natureza. Alguns são resgatados de apreensões de tráfico de animais e cuidados dentro do parque.

Não é um passeio demorado. Sem pressa, você consegue ver tudo e aproveitar ao máximo em até 1h30min / 2 horas. Se quiser saber mais detalhes sobre o Parque das Aves, veja o post que fizemos neste link.

O Parque das Aves fica ao lado da entrada das Cataratas do Iguaçu. Não dá mais que 200 metros, então caminhamos até lá, retiramos nosso ingresso e fomos conhecer sem correria as famosas Cataratas do Iguaçu. Logo que você chega já se impressiona com tamanha beleza e com a imensidão do local.

Cataratas do Iguaçu - Inicio da Trilha em Foz do Iguaçu

O ônibus do parque te deixa na entrada da trilha que vai te levando ao encontro das cataratas. É uma trilha bem tranquila de se fazer. E é impressionante que a cada curva, a cada novo trecho que você chega a paisagem vai mudando e revelando novas e fascinantes vistas.

Trilha das Cataratas do Iguaçu - Quedas Rio - Foz do Iguaçu

Já da pra ter um gostinho do que vai vir pela frente, mas nada se compara a chegar de fato ao fim da trilha e poder ver de pertinho tamanha beleza. De fato é impressionante e belo.

Cataratas do Iguaçu - Garganta do Diabo - Queda em Foz do Iguaçu

Fomos, nos molhamos, aproveitamos ao máximo as belezas do local. É de verdade um passeio que impressiona.

Para ver todos os detalhes sobre as cataratas e sobre o parque nacional, fizemos dois posts a respeito. Note que além das cataratas, existem algumas outras atividades, como trilhas, passeios de barcos e muito mais por lá. Confira os detalhes em nossos posts Passeios no Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu.

Roteiro – Dia 3 – Domingo

Em nosso terceiro e último dia ficamos em dúvida do que fazer em Foz do Iguaçu. Nos programamos para ir à Itaipu, mas quanto mais pesquisávamos a respeito das atividades oferecidas na usina, mais nos dávamos conta de que ela deveria ser o nosso único destino aquele dia.

Por esse motivo resolvemos que o Domingo seria totalmente dedicado à Usina de Itaipu. Por que? Por todas as atrações que eles oferecem, e por que cada uma parecia mais interessante que à outra. E realmente foram.

Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu Paraná

Nosso primeiro passeio em Itaipu no domingo foi pelo Pólo Astronômico e Observatório. Um passeio bem interessante para quem gosta do assunto. Eles possuem algumas mostras bem legais, como um meteorito de verdade, que você pode inclusive tocar e também pode fazer observações no telescópio do local. Observação solar durante o dia e do céu e planetas durante a noite.

Entrada do Polo Astronômico de Itaipu - Foz do Iguaçu

Depois do Pólo Astronômico, fomos fazer o passeio chamado Circuito Especial. E este é o passeio que todo mundo deve fazer em Itaipu.

Circuito Especial e Visita Panorâmica - Entrada da Usina de Itaipu

Entrada da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Nesse passeio você tem a oportunidade de fazer uma visita panorâmica por toda a usina hidrelétrica, e ao mesmo tempo é levado para conhecer o interior dela, seu centro de operações e chega até a entrar na área das turbinas, que é onde de fato a energia elétrica é gerada.

Centro de Controle de Itaipu - Circuito Especial - Foz do Iguaçu

É com certeza o mais interessante e recomendado do local. E é impressionante ver o tamanho e o potencial desta usina. Você provavelmente irá se espantar com sua imensidão só pelo seu exterior. Mas quando você entra, é ai que começa a se encantar com tudo que acontece ali.

Encanamentos de Itaipu - Circuito Especial - Foz do Iguaçu

E para finalizar o dia, fomos fazer um passeio de barco no Porto Kattamaram. É um passeio que te leva pelo lago formado pela represa e que irá te proporcionar uma bela vista.

porto kattamaram em itaipu foz do iguaçu

Dependendo do horário, você pode fazer o passeio durante o pôr-do-sol. Esse é um dos mais procurados e bonitos, pois durante a navegação temos a oportunidade de ver o sol se pondo no horizonte tendo como paisagem a usina hidrelétrica.

por do sol no kattamaram em itaipu foz do iguaçu

Foi um passeio que gostamos bastante. Mas ter passado o dia todo em Itaipu foi melhor ainda, pois tivemos a oportunidade de conhecer essa grandiosa construção em território nacional e de verdade ficamos impressionados com o que encontramos.

Além desses passeios, Itaipu tem alguns outros à oferecer. Separamos cada um deles em diferentes posts aqui no blog. Se quiser ver como foi nosso dia completo lá, veja o post Itaipu Binacional – Passeios na Usina Hidrelétrica, além do roteiro, tem um descrição sobre os outros atrativos da usina. Também fizemos um post somente sobre o Polo Astronômico de Itaipu. Sem deixar de mencionar o post sobre o Circuito Especial e Visita Panorâmica e também sobre o passeio de Kattamaram pelo Lago Itaipu.

Com isso terminamos nosso roteiro de 3 Dias em Foz do Iguaçu. Voltamos para o hotel para descansar pois nosso voo sairia bem cedo e precisávamos chegar no aeroporto de madrugada.

Algumas Observações sobre Foz do Iguaçu

Neste viagem, descobrimos que poderíamos ter feito muito mais. Mas ficaríamos com o tempo muito apertado. Então decidimos que iríamos fazer os principais passeios que Foz tinha à nos oferecer, mas iríamos aproveitá-los ao máximo.

É importante também ressaltar que Foz do iguaçu é um destino totalmente turístico, e se locomover por lá não é barato. Demos algumas dicas sobre isso, e sobre a contratação de passeios. Entenda melhor sobre esse assunto em: É necessário contratar um Pacote Turístico em Foz?

Roteiro Alternativo de 3 Dias em Foz do Iguaçu

Se você estiver procurando por dias mais agitados, ou se é do tipo de pessoa que gosta de fazer o máximo possível em uma viagem, podemos sugerir um roteiro alternativo e mais corrido para 3 dias em Foz do Iguaçu.

Vale ressaltar que Foz possui agências de turismo a cada esquina, e provavelmente o hotel que você ficar irá ter uma ou irá te indicar uma. O bom disso é que os preços entre elas são justos, e também que a grande maioria possui ofertas bem parecidas. Sem contar as que fazem parcerias e dividem os passeios entre si.

Por isso, não é difícil encontrar agências que poderão planejar todo seu roteiro em Foz do Iguaçu. Mas vamos ao que interessa:

Dia 1

Comece o dia com um Roteiro de Compras no Paraguai. Geralmente os passeios saem as 08:00 de Foz do Iguaçu e voltam às 12:30. É tempo suficiente para retornar do Paraguai, largar as compras e sacolas no hotel e fazer um City Tour por Foz do Iguaçu.

O City Tour de Foz geralmente começa às 14:00 (recomenda-se chegar um pouco antes desse horário). Ele percorre alguns dos principais pontos da cidade, e também faz paradas mais demoradas na Mesquita Muçulmana, no Templo Budista e no Marco das Três Fronteiras.

Interior da Mesquita Muçulmana de Foz do Iguaçu

Ao voltar do City Tour você pode fazer o passeio que algumas empresas chamam de Circuito Iguazú na Argentina.

Consiste em um passeio por uma loja de vinhos, com uma parada em uma delicatessem para uma degustação de doces, queijos e alguns outros produtos. Ao final mais duas paradas, uma no Ice Bar em Puerto Iguazú e finaliza com um jantar típico argentino. Esse passeio começa às 18:30 e retorna à 00:00.

Um pouco corrido, mas você terá a oportunidade de visitar 3 países em um único dia.

Dia 2

Reserve o Segundo Dia para o Parque Nacional. Comece pelo Parque das Aves, e depois vá visitar as Cataratas do Iguaçu. Se der tempo, faça alguns dos outros Passeios do Parque Nacional Iguaçu.

Mirante da Garganta do Diabo nas Cataratas do Iguaçu

Na volta para a cidade, aproveitando que já estará na Avenida das Cataratas, pare para jantar na Rafain Churrascaria – Show. Você aproveita uma boa comida, enquanto curte um show. Existem algumas opções de apresentação dependendo do dia. Lembre de acessar o site e comprar o ingresso com antecedência.

Dia 3

Não dá pra ir à Foz do Iguaçu e não visitar as Cataratas. Assim como não se pode ir embora sem visitar Itaipu. Recomendamos fazer pelo menos o Circuito Especial se você quiser conhecer a Usina de uma forma bem detalhada. Ele tem duração de 2h30min e o primeiro passeio começa às 08:30. Quer dizer que você já terá conhecido ao menos o “principal” de Itaipu até as 11 da manhã.

Usina de Itaipu - Circuito Especial - Visão do Alto

Depois que sair de Itaipu, reserve um tempo para um descanso, ou um passeio pelo centro de Foz. No final da tarde / início da noite, faça o City Tour Argentina.

Esse passeio dura aproximadamente 4 horas. Começa às 17:00 e Termina às 21:00. Passa pelo centro Centro Comercial de Puerto Iguazú, pelo Marco das Três Fronteiras da Argentina e finaliza no La Aripuca.

Ainda está com pique e provavelmente com fome? Termine seu terceiro dia com a Noite Italiana de Foz do Iguaçu no Hotel Bella Italia.

Noite Italiana em Foz do Iguaçu - Saladas

Balcão de Saladas na Noite Italiana em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação

Bom. Opções não faltam para se conhecer Foz do Iguaçu. Dependendo do seu perfil, você pode escolher fazer um passeio mais tranquilo, ou um mais corrido e conhecer muito mais coisas.

No entanto, não importa qual seja seu estilo, Foz é uma cidade que vai te conquistar. Somente as Cataratas já valem a viagem, e é nelas que você deve focar a maior parte do seu tempo, elas merecem.

Vale a Pena ir até as Cataratas do Lado Argentino?

Com certeza que vale, mas este é um passeio para no mínimo dois dias, pois o Parque Nacional do lado Argentino é bem maior (e as trilhas e caminhadas são mais demoradas). Então se você tem pouco tempo, se concentre no lado brasileiro e veja tudo com calma, e aproveite.

Não chegamos à fazer muitas das coisas que Foz tem pra oferecer, mas isso serve como desculpa para voltarmos lá novamente e poder aproveitar melhor a cidade.

E você, qual seu estilo? Vai mais calmo ou prefere ver tudo de uma vez? Deixe nos comentários seu perfil e qual foi / será a sua escolha por lá.

 

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

1 comentário

Cris 04/10/2019 - 12:30 pm

Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.

Reply

Deixe um Comentário